Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

O Índice Potencial Motivador na gestão de pessoas: Estudo de caso: Uma empresa no sector da restauração

Autor
Mano, Maria José Roque Coimbra
Resumo
pt
A Gestão de Pessoas enaltece o fator humano, o indivíduo e as suas experiências, bem como, o alinhamento entre os objetivos organizacionais com os interesses e as necessidades quer dos indivíduos quer da sociedade. As características do contexto atual constituem desafios para a Gestão de Pessoas, nomeadamente na forma como se trabalha, mais especificamente no desenho das suas funções. Este facto remete-nos para a área do Job Design que se refere ao desenho do trabalho/função que uma pessoa desempenha. O sector da Restauração é um sector crítico e desafiante na área da gestão de pessoas, não só pelas características e natureza do trabalho, como também por absorver mão de obra pouco qualificada, levando a taxas elevadas de turnover. Outro fator desafiante é a tipologia da generalidade das empresas deste setor, PME’s que apresentam falta de estruturas, recursos e conhecimentos para uma gestão de pessoas eficaz e sustentável. A partir destes pressupostos o presente projeto tem como objetivo apresentar uma metodologia de suporte aos diferentes níveis de liderança na gestão de pessoas, de uma empresa do sector da restauração. A empresa pertence a uma Sociedade Gestora de Participação Social (SGPS) que por motivos de confidencialidade não se revela a identidade da Empresa, nem do Grupo. Esta metodologia, pretende potenciar a flexibilização, a humanização e a experiência positiva dos colaboradores, no sentido de aumentar a sua satisfação e motivação no desempenho das suas funções. Para a prossecução do objetivo recorreu-se à metodologia qualitativa de estudo de caso.
en
In the current context, Human Resource Management praises the human factor, the individual and their experiences, as well as the alignment between organizational objectives with the interests and needs of both individuals and society. On the other hand, the characteristics of the current context represent challenges for Human Resource Management, namely in the way they work, more specifically in the design of functions. This leads us to the Job Design domain, which refers to the design of job or function that a person performs. The Restaurant sector is a critical and challenging sector in Human Resource Management, not only because the characteristics and nature of the work, but also for absorbing low-skilled persons, leading to high turnover rates. On the other hand, most companies in this sector are SMEs with lack of structures, resources and knowledge for effective and sustainable people management. Thus, this project aims to present a methodology to support different levels of leadership in people management, in a company in the restaurant sector. The company belongs to a Social Participation Management Company (SGPS) which, for reasons of confidentiality, will not reveal the identity of the Company or the Group. This methodology aims to enhance the flexibility, humanization, and positive experience of employees, in order to increase their satisfaction and motivation in the performance of their work. For the pursuit of the objective, the qualitative case study methodology was used.

Palavras-chave

Liderança
Gestão de recursos humanos
Human resources management
Satisfação no trabalho
Motivação no trabalho
Trabalho de projeto
Organização do trabalho
Estudo de casos
Indústria da restauração
Job design
Teoria das características do trabalho
IPM – Índice Potencial Motivador
Job characteristics model
MPS - Motivational Potencial Score

Acesso

Acesso livre

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