Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Satisfação do paciente no atendimento domiciliar após desospitalização

Autor
Carvalho, José Perrota de
Resumo
pt
A população mundial está envelhecendo e a tendência é que a faixa etária acima dos 65 anos cresça a cada ano, devido o aumento da perspectiva de longevidade. Com isso, alguns serviços voltados para essa faixa etária têm crescido e os serviços de saúde são os que se salientam. Nesse cenário os serviços de saúde domiciliares, também conhecidos como “Home Care” têm crescido por trazer vantagens tanto para os pacientes como para as organizações hospitalares. Diante desse crescimento é necessário fazer pesquisas voltadas para a avaliação da satisfação dos pacientes atendidos pelo sistema de “Home Care”, buscando verificar se os mesmos têm suprido suas necessidades e quais as mudanças necessárias para atender sempre da melhor forma os pacientes. Esse estudo teve como objetivo abordar a satisfação do paciente no atendimento domiciliar pós desospitalização. A pesquisa recorreu à escala SERVQUAL com pacientes da empresa PRO LIFE Home Care, buscando avaliar o grau de satisfação dos mesmos com os serviços prestados pela empresa. A realização dessa pesquisa é pertinente pelo fato do atendimento domiciliar pós desospitalização nesta empresa ser relativamente recente e ainda estar em um processo dinâmico de construção, o que propicia ainda muitas possibilidades e desafios a serem enfrentados. Para tanto, é necessário o estabelecimento de uma gestão estratégica visando minimizar os problemas advindos dessa modalidade e avaliar o grau de satisfação por parte dos pacientes que são atendidos por essa modalidade. O resultado revela que os pacientes atendidos pela PRO LIFE tem um grau elevado de satisfação com os serviços prestados somente em alguns quesitos e em outros é necessária uma atuação mais criteriosa para sanar os problemas verificados na pesquisa.
en
The world population is aging and the trend is for the age group over 65 to grow each year due to the increased prospect of longevity. With this, some services aimed at this age group have grown and health services are the ones that stand out. In this scenario, home health services, also known as Home Care, have grown to bring benefits to both patients and hospital organizations. Given this growth, it is necessary to conduct research aimed at assessing the satisfaction of patients assisted by the Home Care system, seeking to verify if they have met their needs and what changes are needed to always serve patients in the best way. This study aimed to address patient satisfaction in home care after dehospitalization. To this end, a literature review and SERVQUAL survey will be conducted with patients of the company PRO LIFE Home Care, seeking to assess their satisfaction with the services provided by the company. The realization of this research motivated me because the post-hospitalization home care is relatively recent and still in a dynamic process of construction, which still provides many possibilities and challenges to be faced. Therefore, it is necessary to establish a strategic management aiming to minimize the problems arising from this modality and to evaluate the degree of satisfaction by the patients who are treated by this modality. It was concluded that the degree of satisfaction of patients treated by PRO LIFE has a high degree of satisfaction with the services provided by the company only in some aspects and in others it is necessary a more careful action to solve the problems found in the research.

Data

05-mar-2020

Palavras-chave

Patient satisfaction
Health Management
Home care
Gestão da saúde
Atendimento domiciliar
Satisfação dos pacientes

Acesso

Acesso livre

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