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Ciclo de Conferências • 20 nov 2025
A Conferência Internacional de Computação Gráfica e Interação 2025, ICGI 2025, decorreu no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, nos passados dias 13 e 14 de novembro

A 31.ª edição da Conferência Internacional de Computação Gráfica e Interação (ICGI 2025) realizou-se nos dias 13 e 14 de novembro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. Organizada pelo Iscte, pelo Grupo Português de Computação Gráfica e Interação (GPCGI) e pela Eurographics Portuguese Chapter, esta conferência é um dos eventos científicos mais antigos em Portugal na área da Computação, com origens em 1988.

A edição de 2025 contou com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e diversos patrocinadores, reunindo cerca de 60 investigadores e académicos internacionais. O programa incluiu seis sessões temáticas sobre computação gráfica, interação humano-computador, ambientes imersivos e realidade estendida, além de uma sessão de posters e um programa social com visita ao Palácio Nacional de Sintra.

Destaque para as palestras convidadas de Daniel Gonçalves (Técnico – ULisboa) e Corina Sas (Lancaster University), que abordaram técnicas de apresentação e interação humano-alimento. Os artigos apresentados serão publicados na IEEE Xplore e três deles integrarão uma edição especial da revista Computers & Graphics. Foram atribuídos prémios científicos, incluindo o “Professor José Luís Encarnação” ao trabalho sobre técnicas para ligação de múltiplas salas em realidade virtual. Mais detalhes e lista completa de premiados estão disponíveis em gpcg.pt/icgi2025.

A Conferência Internacional de Computação Gráfica e Interação 2025, ICGI 2025 https://gpcg.pt/icgi2025/, que decorreu no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, nos passados dias 20 e 21 de novembro, foi a trigésima primeira edição deste evento científico, organizada pelo Iscte e pelo GPCGI , o Grupo Português de Computação Gráfica e de Interação, Eurographics Portuguese Chapter, e a segunda a ter lugar no Iscte após a primeira que ocorreu em 2001.

As origens desta conferência remontam a julho de 1988, quando a edição inaugural se realizou em Lisboa, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Trata-se, assim, de um dos eventos científicos mais antigos em Portugal na área da Ciência da Computação.

Este ano, tivemos o prazer de realizar a conferência na charmosa vila de Sintra, numa organização conjunta entre o GPCGI, o Iscte Sintra, o ISTAR_iscte e a Business Research Unit. O Comité de Organização, presidido pelo Professor Miguel Sales Dias, teve a colaboração do Investigador Tomás Alves, da estudante de Doutoramento Micaela Raposo, e da Cláudia Andrade, todos do Iscte.

Este evento contou com o apoio inestimável à organização por parte da Câmara Municipal de Sintra, tendo a abertura e o fecho da conferência sido protagonizados pela Exma. Vereadora com o Pelouro da Inovação e Modernização Administrativa, a Dra. Eunice Baeta. Tivemos ainda o patrocínio da Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A., da Associação Eurographics, da secção Portuguesa do IEEE, da empresa Clouts, do grupo Hotéis Vila Galé, da empresa Modula Quadro, e da Associação Iscte Meta Digital, aos quais endereçamos os nossos agradecimentos.

A conferência reuniu cerca de 60 investigadores e académicos internacionais que trabalham em Computação Gráfica, Visão por Computador, Interação Pessoa–Computador e Ambientes Imersivos e ofereceu uma oportunidade para apresentar trabalhos científicos concluídos ou em curso nestas áreas, bem como para trocar experiências entre as comunidades académicas no plano europeu.

Durante a conferência, decorreram 6 sessões de artigos dedicadas a Efeitos Cognitivos e Perceção Humana, Ambientes Imersivos, Ferramentas, Modelação em Computação Gráfica, Interação em Realidade Estendida e Design de Interfaces, e ainda, Aplicações de Realidade Estendida.

As palestras convidadas, por Daniel Gonçalves, Professor Catedrático do Técnico, Universidade de Lisboa, com o título “Apresentar com Impacto: Como Envolver, Informar e Inspirar”, e por Corina Sas, Professsora da Lancaster University, UK, sobre o tema, “Refletir sobre o Valor da Alimentação para a Investigação em Interação Humano–Alimento”, proporcionaram aos delegados à conferência perspetivas inspiradoras e serviram de ponto de partida para discussões científicas subsequentes.

Os artigos serão publicados numa publicação do IEEE Explore (ver a edição anterior do ICGI 2024 https://ieeexplore.ieee.org/xpl/conhome/10923725/proceeding), e três dos artigos completos apresentados na conferência, serão publicados numa edição especial da revista Computers & Graphics - Recent Advances in Graphics and Interaction.

O programa incluiu também uma sessão de posters, e um programa social que encerrou o evento com uma visita ao Palácio Nacional de Sintra.

Tivemos a honra de anunciar mais uma edição do prémio científico “Professor José Luís Encarnação”, atribuído ao artigo “Techniques for Multiple Room Connection in Virtual Reality: Walking Within Small Physical Spaces”, de Ana Rita Rebelo, Pedro A. Ferreira, e Rui Nóbrega. Durante o evento foram ainda atribuídos o prémio do melhor artigo, duas menções honrosas, o prémio da melhor apresentação e o prémio do melhor pôster, que podem ser consultados aqui https://gpcg.pt/icgi2025/program/.

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