Notícias

Investigação • 20 nov 2025
Iscte destaca-se na edição 2025 do Interdisciplinary Science Ranking

O Iscte volta a integrar o Interdisciplinary Science Ranking, publicado pela Times Higher Education (THE) em parceria com a Schmidt Science Fellows. A segunda edição analisa o envolvimento de mais de 900 universidades de 94 países na investigação interdisciplinar.

SocioDigital Lab


O ranking baseia-se em três dimensões:

  1. Inputs: financiamento dedicado à interdisciplinaridade e colaboração com a indústria;
  2. Processo: políticas e práticas institucionais que apoiam trabalho interdisciplinar;
  3. Resultados: produção científica e indicadores do inquérito de reputação da THE.

Na edição de 2025, Portugal surge representado com oito instituições. O Iscte regista a sua melhor classificação na dimensão dos resultados, destacando-se na produção científica e no impacto da investigação. O ranking é liderado pelo Massachusetts Institute of Technology.

A interdisciplinaridade é uma componente estruturante do Iscte, refletida na sua organização científica, que integra oito unidades de investigação, um laboratório associado e cinco entidades participadas.

Entre estas estruturas destacam-se:

  •  Iscte-Conhecimento e Inovação – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias, criado em 2020, que reúne num único edifício o ecossistema de investigação e inovação do Iscte. O Iscte-Conhecimento e Inovação promove o cruzamento das ciências sociais, humanas e tecnologias digitais, através de projetos conjuntos e transferência de conhecimento para organizações públicas, privadas e sociedade;
  • Laboratório Associado: o Sociodigital Lab for Public Policy é uma aliança seis Unidades de Investigação que promovem uma abordagem interdisciplinar única para o estudo das políticas públicas com conhecimentos científicos em áreas diversas e complementares das ciências sociais e das tecnologias digitais para abordar os problemas sociais contemporâneos e os desafios globais.

O Iscte é ainda membro fundador de três laboratórios colaborativos com agendas de investigação e de inovação de base interdisciplinar: ABC (envelhecimento ativo e saudável), COLABOR (trabalho, emprego e proteção social) e o SMARTFARM (agricultura digital).

A presença do Iscte no ranking e o desempenho na dimensão dos resultados refletem a consolidação de uma estratégia institucional orientada para a investigação interdisciplinar.

Mais informação sobre projetos e equipas de investigação está disponível no site do Iscte.

THE Science Ranking

 

Voltar ao topo