Notícias
O Iscte e a Associação de Estudantes do Iscte (AEISCTE) acolheram, nos dias 15 e 16 de novembro, a primeira edição da Rede Estudantil das Alianças (REA), reunindo estudantes de várias instituições de Ensino Superior portuguesas envolvidos nas European University Alliances.
Ao longo de dois dias, os participantes envolveram-se em sessões de formação, mesas-redondas e debates dedicados à inovação pedagógica, ao envolvimento estudantil na governação das alianças, à inclusão e ao impacto e futuro do Ensino Superior europeu.
O evento contou com a presença de várias personalidades de destaque no ecossistema do Ensino Superior:
- Helena Carreiras, Vice-Reitora do Iscte para a Internacionalização e Aliança Europeia PIONEER;
- Patrícia Pinto Rosado, Presidente do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior;
- Ana Cristina Perdigão, Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação;
- Paula Tavares, Coordenadora do FOR.UE.PT - Fórum das Universidades Europeias em Portugal;
- Luís Castro, Vice-Reitor da Universidade de Lisboa.
Ainda na qualidade de organizadores e moderadores dos vários painéis, estiveram presentes, Daniel Aragão, Presidente do Fórum Académico para a Informação e Representação Externa (FAIRe), Pedro Neto Monteiro, Presidente da Federação Académica de Lisboa (FAL), e Marco António de Andrade, Presidente da AEISCTE.
O painel “O Futuro e Sustentabilidade das Alianças de Universidades Europeias” destacou a importância da cooperação institucional, da participação estudantil informada e dos mecanismos de governança que reforçam a voz dos estudantes no espaço europeu de Ensino Superior.
No segundo dia, a European Students’ Union dinamizou um workshop em formato world café, onde os participantes construíram recomendações sobre a estrutura ideal da representação estudantil nas alianças e os níveis mínimos de participação nos seus órgãos de decisão.
Na sessão de encerramento, a AEISCTE sublinhou o valor desta rede de colaboração estudantil e reforçou o compromisso do Iscte em continuar a promover iniciativas que fortaleçam a participação dos estudantes no desenvolvimento das alianças europeias.
A REA 2025 contou com o apoio da Agência Nacional Erasmus+, do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica, do FOR.EU.PT, da European Students’ Union e da Federação Académica de Lisboa.