Notícias

Ação Social • 12 dez 2025
Iscte inaugura nova Residência Universitária em Odivelas

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa inaugura no dia 16 de dezembro a Residência Universitária Mosteiro de Odivelas, contando com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, do Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, e da Reitora do Iscte, Maria de Lurdes Rodrigues.

Residência Odivelas

A Residência Universitária Mosteiro de Odivelas oferece alojamento a 204 estudantes. Dispõe de 100 quartos simples e 52 quartos duplos, com casa de banho privada, uma cozinha e sala de estar por piso, salas de estudo, espaços de convívio e lavandarias.

Este empreendimento resulta da reabilitação profunda de dois edifícios gémeos, construídos no final da década de 1940, com projeto do arquiteto Raul Rodrigues de Lima, para alojamento das estudantes do antigo Instituto de Odivelas.

A abertura da residência acompanha o esforço da Câmara Municipal de Odivelas de requalificação geral e abertura do Mosteiro à comunidade, na sequência da extinção do antigo Instituto de Odivelas (1900-2015). Situação nova na história de 700 anos deste conjunto, classificado como monumento nacional desde 1911, e que alojou comunidades religiosas e militares desde a sua fundação em 1295.

O projeto de arquitetura foi elaborado por uma equipa do Iscte, pelo arquiteto Pedro Luz Pinto com Carlos Vieira e Francisco Freitas, teve como coordenador de contrato o engenheiro Luís Martins, e foi financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis. O investimento global ascendeu a 9,4 milhões de euros, dos quais 7,6 provenientes do PRR.

O Iscte encontra-se a concluir mais duas residências estudantis, uma na vila de Sintra e outra na Amadora, Venda Nova, esta última em parceria com a Universidade NOVA de Lisboa e com o Instituto Politécnico de Lisboa. Todas estas residências resultam de parcerias com municípios da Área Metropolitana de Lisboa e concretizam um forte aumento da oferta de alojamento, oferecendo 657 camas no total.

As candidaturas devem ser apresentadas em formulário próprio, disponível na página referente ao alojamento do Serviço de Ação Social.

Voltar ao topo