Notícias

Institucional • 21 mai 2025
A área de Arquitetura e Urbanismo no Iscte celebra 25 anos!

Teresa Madeira da Silva, Diretora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, conta-nos a história da consolidação da área no Iscte, desde 2000 até hoje, em que celebra um quarto de século.

Arquitetura 25 anos 2


A área de Arquitetura e Urbanismo no Iscte celebra 25 anos. O seu percurso é uma história de compromisso, dedicação e expectativa no futuro. Desde o início, há um quarto de século, a história da consolidação desta área tem sido marcada pela procura de qualidade e inovação, tanto no Ensino como na Investigação.

Fruto do legado deixado pelo Mestrado em Desenho Urbano e pelo Centro de Estudos em Urbanismo e Arquitetura (CEUA), que se dedicavam ao estudo das cidades de origem portuguesa, começou inicialmente como Área Científica de Arquitetura e Urbanismo. Em 2001, passou a designar-se Unidade de Ensino de Arquitetura e Urbanismo e, em 2003, a Secção Autónoma de Arquitetura e Urbanismo. Quatro anos depois, em 2007, foi criado o Departamento de Arquitetura e Urbanismo, integrando, a partir de 2010, a Escola de Tecnologias e Arquitetura aquando da passagem do Iscte a regime fundacional.

Quando a Licenciatura em Arquitetura do Iscte foi criada, em 1999/2000, existiam já cerca de 30 licenciaturas em Arquitetura em Portugal. O que nos distinguia era a estrutura inovadora do plano curricular, alicerçado em três componentes essenciais: as Ciências Sociais e a História, as Tecnologias e a Prática de Projeto e Desenho. A primeira procurava dotar os estudantes de consciência sobre a realidade social; a segunda de um domínio sólido dos meios tecnológicos; e ambas convergiam numa abordagem pedagógica centrada na formação prática e na experiência do saber de fazer.

Os objetivos essenciais desta área no Iscte têm sido, desde sempre, contribuir para a afirmação da Arquitetura e do Urbanismo no contexto do ensino e da investigação em Portugal, alargar a oferta formativa do Iscte e contribuir para a sua internacionalização. Ao longo dos anos, foi-se construindo uma identidade única no contexto do Iscte. Hoje, ao olhar para trás, podemos ver com orgulho que se conseguiu construir com dedicação, resiliência, compromisso, criatividade e inovação um projeto com capacidade para crescer e fazer crescer o Iscte.



Teresa Madeira da Silva
Diretora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Teresa Madeira da Silva
Voltar ao topo