ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
EN
menu
close
Iscte

Semana de Acolhimento do IN-Iscte aposta na inclusão

2024-02-01
Publicado por
Gabinete de Comunicação

De 5 a 9 de fevereiro de 2024 realiza-se a semana de acolhimento do IN-Iscte – Um espaço para crescer, um novo projeto que tem como objetivo estratégico “reduzir o abandono e promover o sucesso académico dos estudantes no 1.º ano”.

Durante uma semana, sob o mote da inclusão, mobilização e responsabilização da comunidade académica, e em estreita colaboração com os núcleos de estudantes das diversas Escolas do Iscte, são dinamizadas atividades que visam familiarizar os estudantes recém-chegados com o campus, serviços disponíveis, colegas de curso e a vida universitária em geral. Estas ações de acolhimento constituem uma oportunidade para a integração dos estudantes na comunidade académica e esclarecer dúvidas (Serviços de Gestão de Ensino, Escolas Iscte, Laboratório de Competências Transversais, Serviço de Ação Social e Serviço de Relações Internacionais).

Em termos específicos, o IN-Iscte propõe-se alcançar quatro objetivos:

  • Melhorar a experiência de acolhimento dos novos estudantes através de atividades mobilizadoras de toda a comunidade;
  • Melhorar a integração dos novos estudantes através de programas de mentoria;
  • Promover a partilha e disseminação de práticas de inovação pedagógica dentro e fora da sala de aula;
  • Desenvolver mecanismos de identificação e acompanhamento de estudantes em risco.

 Como objetivo transversal o IN-Iscte pretende conseguir o alargamento da base social dos estudantes do ensino superior. Neste sentido, será dada especial atenção a grupos tradicionalmente sub-representados ou com dificuldades identificadas na integração no ensino superior, apostando-se em:

- Desenvolver competências e ferramentas de inovação pedagógica para docentes.

- Promover a aquisição de competências transversais dos estudantes orientadas para o trabalho cooperativo e a gestão de situações de stress, em diversos contextos.

- Promover mais espaços e momentos para mais envolvimento, diálogo e participação de estudantes e docentes, dentro e fora da sala de aula.

Neste último aspeto, por exemplo, haverá um “espaço do estudante” que terá a responsabilidade de organização de eventos específicos, entre os quais o evento anual de acolhimento dos novos estudantes, no momento das inscrições e início das aulas.

Será também divulgado o programa de mentorias e há ainda o compromisso de criar um “Manual de Acolhimento”. Está ainda prevista a criação de várias sessões temáticas, incluindo sessões de informação e sensibilização sobre estudantes com necessidades educativas específicas (NEE) e respetivas estratégias. O objetivo é sensibilizar e fornecer informação crítica sobre a realidade diversa destes estudantes, apoiando os docentes na sua atividade.

 

Programa aqui.