Notícias

Investigação • 27 set 2022
Projetos do Iscte na Noite Europeia dos Investigadores

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa participa na edição de 2022 da Noite Europeia dos Investigadores, a 30 de setembro, com diversas actividades ligadas às diferentes áreas de investigação.



O que são os Estudos Internacionais?

Organização: CEI-Iscte

Local: Jardim Botânico, MUHNAC-ULisboa


CEI

 

Conheça os investigadores do Centro de Estudos Internacionais do Iscte e esclareça as suas curiosidades e questões sobre temáticas diversas, como a cidadania e igualdade de género; as ditaduras e democracias em África; a importância do desporto na entrada no mercado de trabalho; a promoção da entrada das mulheres no empreendedorismo; entre outros. Junte-se a nós durante esta Noite Europeia dos Investigadores!


 

 Exposição "Não há Planeta B" 

Organização: CIES-Iscte e CEI-Iscte

Local: Jardim Botânico, MUHNAC-ULisboa

 

CIES

Exposição de materiais da Greve Climática Estudantil e de outras manifestações pelo clima, que foram resgatados e conservados pelo Arquivo Ephemera. Um pouco por todo o mundo, milhares de manifestantes têm saído às ruas para protestar contra as alterações climáticas, encabeçados pelas gerações mais novas que exigem o seu direito ao futuro. Em Portugal, a Greve Climática Estudantil tornou-se o maior protesto de estudantes da última década, reflectindo o grito de uma geração que apela aos governos e políticos por mudanças urgentes e estruturais. -- Após analisarem a exposição, os participantes são desafiados a produzir os seus próprios materiais/cartazes sobre as alterações climáticas. 



"Passaponte": apresentação de um webdoc antropológico coletivo

Organização: CRIA

Local: Sala Welwitch, MUHNAC-ULisboa

 

CRIA
CRIACRIA


O CRIA junta-se a mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores com a atividade «"Passaponte": apresentação de um webdoc antropológico coletivo», acompanhando a temática proposta pela organização - "Ciência para todos – Inclusão e Sustentabilidade".

O webdoc Passaponte resulta de um curso intensivo realizado no Laboratório de Audiovisuais do CRIA e convida-nos a passar a ponte para o interior do Bairro do Rego (Lisboa) e a conhecer as suas gentes, o seu quotidiano, a sua história. Desde a sua construção – no início do século XX – que o bairro está separado da cidade nova pela linha do comboio, permanecendo “escondido” devido a esta fronteira urbanística, transponível através de uma ponte pedonal. O bairro adquiriu ao longo da sua existência uma história própria, de arrabaldes, de migrações, de encontros e desencontros, de luta e resistência, de outsiders. Num registo imersivo e intensivo, as pessoas que participaram na criação deste webdoc foram conduzidas dentro do bairro por jovens da Associação Passa Sabi, uma associação local de moradores que trabalha em prol da comunidade, juntando diferentes culturas e gerações (crianças, jovens, idosos).

O webdoc dirige-se tanto a jovens como a adultos e está disponível online, tendo sido concebido para ser totalmente interativo. O webdoc resultou de uma iniciativa promovida pelo CRIA/ISCTE e FABLAB/ISCTE (coordenação: Paulo Raposo, Filipe Reis, Alexandra Paio) com produção do Estúdio CRUA através das formadoras, Márcia Mansur e Marina Thomé e em parceria com a Associação Passa Sabi.

Dinamizadores da atividade: Paulo Raposo e Filipe Reis (CRIA-Iscte) 



Se visses isto na internet, o que fazias? Cyberbullying e preconceito 

Organização: CIS-Iscte

Local: Claustro, MUHNAC-ULisboa


CISBULL


Convidamos-te a imaginar o que é que fazias se visses algumas imagens/mensagens na internet, a desvendar como a tua resposta/ação é importante e a conversar com a investigadora do CIS-Iscte, Raquel António, sobre cyberbullying e preconceito. Se não sabes de que se trata exatamente, convidamos-te a descobrir e, se já tens alguma noção, não percas a oportunidade de saber mais... Esta atividade pretende contribuir para aumentar o conhecimento sobre Cyberbullying e preconceito, promover comportamentos de ajuda e a inclusão das minorias étnicas e sexuais. Estamos à tua espera!


  

YARD4ALL – Guias e jogos para uma educação inclusiva e sustentável

Organização: CIS-Iscte

Local: Claustro, MUHNAC-ULisboa

 

CISYARD


Esta atividade pretende dar a conhecer o projeto YARD4ALL- Using School’s yard for ALL child’s wellbeing and development (projeto Erasmus+ Ref.2019-1-PT01-KA201-060821). Esta iniciativa europeia que promove a educação inclusiva e orientada para o ambiente como essencial para um futuro sustentável visa, entre outros, introduzir ferramentas educativas não formais para a criação de laços entre crianças com e sem necessidades educativas especificas e ensinar conteúdos de matemática, ciências e empreendedorismo a crianças dos 6 aos 12 anos de idade. Se é adulto, pai ou professor, venha descobrir estas ferramentas: guias e jogos didáticos que promovem a utilização da matemática e de conceitos científicos fora da sala de aula. As crianças dos 6 aos 12 anos estão convidadas a conhecer e experimentar alguns destes materiais e atividades, e os adultos a tornarem-se crianças, se quiserem. Estamos certos de que irão gostar!



Insta-P: Segue o Património Cultural

Organização: Dinâmia’CET-Iscte

Local: Jardim do Príncipe Real, 17h00

 

DINAMIA


“Insta-P: Segue o Património Cultural” é uma atividade coordenada pelo Rolando Volzone, e organizada por Carla Duarte, Ana Oliveira, Elisabete Tomaz e Sebastiano Raimondo, integrados na unidade de investigação DINÂMIA’CET-Iscte. A mesma decorrerá no próximo dia 30 de setembro, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores. Indo ao encontro do tema da edição deste ano - “Ciência para Todos, Sustentabilidade e Inclusão” - os investigadores da unidade estão a preparar uma atividade em torno do património cultural e sua preservação.

Trata-se de uma caminhada fotográfica, por um circuito previamente definido, na zona envolvente do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, com o intuito de dar a conhecer alguns exemplos do património cultural aí existente e de promover um olhar crítico sobre os mesmos. Fruto de uma parceria com a Junta de Freguesia da Misericórdia, a atividade contará com a participação de um grupo de jovens do Projeto Intervir, que oferece atividades lúdicas e pedagógicas diárias e semanais aos jovens que estudam na freguesia.

Após uma breve introdução ao tema, os jovens serão convidados a caminhar pela cidade, fotografando e compreendendo sensorialmente as diferentes dimensões do património cultural. No final do percurso haverá tempo para a visualização e seleção das fotografias capturadas e para um debate e comentário das mesmas e de todo o processo. 

Para além de promover o andar a pé pela cidade como uma forma sustentável de deslocação, mas também de entendimento e de apropriação do espaço, esta atividade pretende contribuir para a sensibilização dos jovens acerca da importância da herança cultural, promovendo um olhar e um pensamento críticos, inclusivos e sustentáveis sobre a mesma. Tem também como objetivo estimular os jovens a explorar e a melhor compreender a diversidade do património desta área de Lisboa e a sua importância para o futuro, de modo a capacitá-los para participar ativamente na sua salvaguarda e transmissão. 

Para além da Junta de Freguesia da Misericórdia, esta atividade conta ainda com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e com o apoio do Centro de Informação Urbana de Lisboa (Câmara Municipal de Lisboa) e da Água de Luso.


Arquitetura tradicional baseada no uso da madeira: Permanências culturais, Mudanças regionais e Novas ferramentas computacionais

Organização: ISTAR-Iscte

Local: Jardim do Príncipe Real, 18h00-19h00


 

O olho de Hórus - Deteção de pessoas e objetos automática através de uma camara de filmar, e projetado em ecrã.

Organização: IT-Iscte

Local: Jardim do Príncipe Real, a partir das 19h00


O consórcio do projecto da Noite Europeia dos Investigadores, este ano com o mote SCIEVER – Science for Everyone, é coordenado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, e tem como parceiros o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, a Escola de Ciências da Universidade do Minho, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, e a Universidade de Évora.

O projecto é financiado pela Marie Skłodowska-Curie Actions.

Voltar ao topo