Eventos

Concurso
hackaBIP - projetos de bairro com ferramentas digitais
31
maio
2021
29
junho
2021

PORQUÊ?

Ao aproximar a comunidade tech da intervenção territorial, vamos abastecer a inovação tecnológica com as necessidades identificadas pela sociedade e aumentar a literacia digital da iniciativa local, potenciando os efeitos das suas ações nos territórios. Também promovemos o uso das plataformas de dados urbanos abertos, reforçando a apropriação da informação enquanto bem comum e recurso indispensável para a participação cívica. Assim, contribuimos para a afirmação da cultura livre, da democratização do conhecimento e das tecnologias.

COMO?

_hackaBIP acontece em ambiente online, em três etapas: 

> Período de inscrições, de 01 a 30/06/21, quando acontecem encontros online com conversas sobre vários temas, mentorias e showcases. O objetivo é contribuir para o enquadramento das ideias, elucidar possibilidades de desenvolvimento e proporcionar momentos de interação entre os/as participantes. 

> Maratona hacker para o desenvolvimento das ideias em projetos, entre 01 e 04/07/21.

> Período de votação, por um júri popular e um júri técnico, de 05 a 09/07/21.

No separador 'Timeline' encontra toda a programação prevista.

IMPACTO ESPERADO:

> Qualificação das redes de parcerias e dos projetos da iniciativa local;

> Maiores condições de monitorização dos territórios, no âmbito do desenvolvimento local;

> Contribuição para a articulação de uma visão coletiva sobre esses territórios;

> Fortalecimento da cultura livre e das comunidades hacker e maker em Lisboa;

> Inovação social, com o desenvolvimento de projetos comunitários relevantes para o desenvolvimento local.

QUEM PODE PARTICIPAR?

_hackaBIP é voltado para a iniciativa local, comunidade tech, academia, ecossistema da inovação social e todos os cidadãos curiosos e criativos que queiram contribuir para o seu bairro. Incentivamos a formação de equipas de 3 a 5 pessoas, compostas por, pelo menos: o/a promotor/a da ideia, uma pessoa ligada à iniciativa local e uma pessoa com capacidades em programação de ferramentas digitais, estabelecendo, dessa forma, a desejável ponte entre a comunidade tech e a iniciativa local

Uma vez inscritos, os/as participantes têm de mostrar-se disponíveis para colaborar, partilhar conhecimentos e inovar, além de assegurar acesso à internet e capacidade de aceder a diferentes ambientes online.

QUEM ORGANIZA?

Inserido na programação de aniversário dos 10 anos da Estratégia BIP/ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária, política do desenvolvimento local do município, hackaBIP parte de uma investigação de doutoramento alojada no Istar/ Iscte-IUL, de iniciativa da Sobreurbana e é promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. Tem como Parceiros Institucionais a Rede de Desenvolvimento Local de Base Comunitária de Lisboa, a comunidade Made of Lisboa e a rede internacional Urbact Com.Unity.Lab. São Parceiros de Mentoria a Fundação Galp, a Casa do Impacto, a LeWagon, o Fablab Lisboa, a Academia do Código, o Audax/ Iscte-IUL, o Observa/ ICS-UL, o Instituto a Cidade Precisa de Você e A-GRUPA.


DÚVIDAS?  

Consulte o separador 'FAQ' ou entre em contato através do e-mail hackabip@sobreurbana.com..

Voltar ao topo