Eventos

Seminário[Encontros Mensais sobre Experiências Culturais]
Artes Performativas e Património Local: Lavrar O Mar. Um Festival que desafia a sazonalidade.
27
outubro
2017
Local
Auditório 0NE03 - Mário Murteira
Piso 0
Edifício Sedas Nunes
ISCTE-IUL

Com estes Encontros pretendemos dar voz aos profissionais, ouvi-los contar a sua história e as suas experiências no mundo das artes contemporâneas.

O nosso objetivo é proporcionar conhecimento e debate sobre um leque diversificado de casos, de micro a macro instituições e projetos, nas áreas da política, gestão, criação, mediação e intervenção cultural e artística. Cada encontro mensal apresenta a experiência de um caso, comentada por outro convidado e em debate com o público.

Sobre o orador

Giacomo Scalisi
Diretor artístico de alguns dos festivais de artes e cultura mais interessantes e reconhecidos por diferentes públicos. O seu trabalho destaca-se pela conceção e criação dos programas de espetáculos, exposições e formação nas áreas do teatro, dança, música, novo circo, artes plásticas e novas tecnologias. Com Madalena Victorino, foi o diretor artístico do projeto Percursos, Festival Europeu de Artes do Espetáculo para um Público Jovem. Desde 2009, dirige O Teatro das Compras, no âmbito das Festas da Cidade de Lisboa. Em 2011, cria e dirige Movimenta-te: Trajetórias de programação cultural em rede, um projeto de trabalho com e sobre Faro, Loulé, S. Brás de Alportel, Olhão e Tavira. Entre 2009-2017, em colaboração com Miguel Abreu e Madalena Victorino, concebeu e produziu o Festival Todos, Caminhada de Culturas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, do programa Glem Lisboa Encruzilhada de Mundos e da Academia de Produtores Culturais, realizada no Jardim do Campo de Santana. Ultimamente, destaca-se o Festival Lavrar O Mar que concebeu com Madalena Vitorino. O Festival promove a região de Aljezur e Monchique. A ideia é agora desenvolver e mostrar projetos que entrelaçam as práticas artísticas contemporâneas com a memória e o conhecimento ancestral destes locais e dos seus habitantes.

Sobre as comentadores

Vera Borges
Investigadora no DINÂMIA'CET-IUL, ISCTE-IUL, e Investigadora Associada no ICS-UL. Doutorada em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e FCSH-UNL. Em 2005, integra a equipa do ICS-UL e com M. V. Cabral investigada a profissão dos arquitetos em Portugal. Entre 2014 e 2015, dirigiu o projeto Estudo analítico das estruturas culturais portuguesas apoiadas pela DGArtes. Com o ICS, foi co-autora da pesquisa Mapear os recursos, levantamento da legislação, caracterização dos atores e comparação internacional. Atualmente, dirige a cadeira de Políticas Culturais, no Mestrado de Estudos de Teatro e desenvolve o projeto “Reputação, mercado e território. Entre o teatro e a arquitetura”. Tem publicado inúmeros artigos e livros, dos quais se destacam: Todos ao Palco!, O Mundo do Teatro em Portugal, Teatro, Prazer e Risco, Profissão e Vocação: Ensaios sobre grupos profissionais (com A. Delicado e S. Dix); Criatividade e Instituições (com P. Costa) e na Análise Social (com. P. Costa e C. Ferreira), Desvendando o Teatro: Criatividade, Públicos e Território.

Adelaide Rocha
É licenciada em Economia pelo ISEG. A maior parte da sua vida profissional foi dedicada à gestão, nomeadamente de instituições e projetos culturais. O Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis, o Gabinete de Planeamento do Ministério da Educação, o Ministério da Cultura, a Europália 91- Portugal, a Lisboa 94 Capital Europeia da Cultura, o Centro Cultural de Belém, o Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais e a Câmara Municipal de Lisboa fizeram, entre outros, parte desse percurso. Atualmente participa, como consultora, nos projetos “Lavrar o Mar, as Artes no Alto da Serra e na Costa Vicentina” e “Festival TODOS Caminhada de Culturas”. É presidente da Comissão Executiva da Fundação Aristides de Sousa Mendes.

Orador(a)
Comentadores

Organizações

  
  
CHAIA   
Voltar ao topo