Eventos

Encontro[Encontros Mensais sobre Experiências Culturais]
Património Cultural: tendências e resistências sociais
13
dezembro
2018
Local
Auditório C1.03
Piso 1
Edifício II
ISCTE-IUL

Encontros Mensais sobre Experiências Culturais

Uma série de encontros pela voz de profissionais. O objetivo é proporcionar conhecimento e debate sobre um leque diversificado de casos, de micro a macro instituições e projetos, nas áreas da política, gestão, criação, mediação e intervenção cultural e artística. Cada encontro mensal com a experiência de um caso, comentada por convidados e em debate com o público.

Catarina Valença

Doutorada em História da Arte Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa (2008); tem um Diplôme des Hautes Études (3º ciclo) em Turismo pelo Institut de Recherche en Études Supérieures Touristiques da Universidade de Paris 1 - Panthéon Sorbonne (2006); é Mestre em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2001) e Licenciada em História variante História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (1998). Tem ainda uma Pós-Graduação em Direito da Cultura e do Património Cultural na Faculdade Direito da Universidade de Lisboa (2010). Foi Investigadora Integrada do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2010-2013) e foi Professora Convidada na Pós-Graduação em Património e Projectos Culturais no ISCTE, Lisboa, no ano lectivo de 2010/2011.

Actualmente, é Coordenadora do Curso de Gestão do Património Cultural na Formação para Executivos da Nova SBE. Tem 4 livros publicados na área da História da Arte e é autora de diversos artigos e múltiplas comunicações igualmente neste domínio. Criou o projecto de revitalização patrimonial “Rota do Fresco” em 1998, sendo Coordenadora do mesmo, até 2008, ao serviço da Associação de Municípios do Alentejo Central (Cuba). Em 2007, fundou a Spira – revitalização patrimonial Lda onde desempenha as funções de Directora-Geral. Pertenceu à Direcção da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico-Social entre 2012 e 2016. Pertence à Direcção da APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Animação Turística e Eventos (2016-2019). Foi fundadora, juntamente com outras empresas e entidades actuantes no sector do património cultural, da Associação Portugal Heritage, presidindo à sua Direcção no triénio 2016-2019.

A Spira é uma empresa dedicada à revitalização do património artístico, numa perspectiva de articulação entre conhecimento, divulgação e tecido socio-cultural e económico local, regional e nacional. O seu trajeto tem sido pioneiro e inovador no panorama da gestão e dinamização do património no nosso país.


Alexandra Gago da Câmara

Historiadora de Arte. Doutora em História da Arte pela Universidade Aberta (2001). Professora desta Universidade nas áreas de História da Arte, Artes Decorativas, Património Histórico e Artístico e Estudos do Património. Leciona nas áreas de História da Arte Moderna Portuguesa, Património Histórico e Artístico e Património Integrado do Barroco Português. Professora Auxiliar com nomeação definitiva na Universidade Aberta - Departamento de Ciências Sociais e Gestão. Membro da Comissão Científica do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora. Principais áreas de pesquisa científica: Humanidades Digitais, História da Arte Moderna em Portugal, Azulejaria e Arte Ornamental, História do Teatro e Cenografia, História do Urbanismo e História da Arquitetura.

Organizações

  
  
Voltar ao topo