Docentes

Adriana Albuquerque de Oliveira Campos.
Alda Botelho Azevedo holds a PhD in Demography from the Universitat Autònoma de Barcelona. Currently, she is a researcher at the Institute of Social Sciences, University of Lisbon, and guest lecturer at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. She is also a member of the Board of Directors of the Association of Historical Demography (2017-2019) and member of the Fiscal Council of the Portuguese Demography Association (2015-2016 and 2017-2018). Her research focuses on the study of housing demography, demographic ageing and on the sustainability of the Portuguese pension system.
Filipa Pinho é socióloga e doutorada em sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e atualmente é investigadora de pós doutoramento no CES Coimbra, no projeto Experiências e Expectativas de regresso dos novos emigrantes portugueses: reintegração e mobilidades, em que o CIES também participa (e onde é investigadora associada). Os interesses de investigação têm incidido sobretudo nas migrações internacionais (emigração portuguesa, emigração brasileira para Portugal, políticas de migração, refugiados). Atualmente (2019/2020) é, também, professora auxiliar convidada na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). Foi investigadora auxiliar convidada nos projetos PandPAS e Below 10, no CIES-IUL, em 2018. Anteriormente, foi coordenadora executiva do Observatório da Emigração desde a sua fundação até 2013, coordenadora de projetos e investigadora na Organização Internacional para as Migrações (2004 e 2014) e investigadora independente em projetos diversos, entre os quais: Empreender 2020 - Regresso de uma Geração Preparada (2017), da Fundação AEP; Integração e participação política de imigrantes (2015), da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA); Support and Opposition to Migration in a Comparative Perspective (2017).
Ana Caetano, doutorada em sociologia pelo ISCTE-IUL, é investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e professora auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Tem como principais interesses de investigação rupturas no percurso biográfico, reflexividade individual, relação estrutura-agência e métodos biográficos. Actualmente coordena o projecto "Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida" e integra a equipa da pesquisa "LINKED - Vidas vinculadas: uma abordagem multinível longitudinal e mista ao curso de vida da família", sendo os dois projectos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Ana de Saint-Maurice, nasceu em Moçambique em 1958. Desde 1981 que é docente do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE) em Lisboa, onde se licenciou em Sociologia. É Professora Auxiliar desde 1994, ano em que se doutorou em Sociologia, tendo desenvolvido a sua investigação nas áreas da Sociologia das Migrações e da Sociologia das Relações Étnicas e Rácicas. Actualmente, lecciona as cadeiras de Métodos e Técnicas de Investigação: Intensivos e Métodos e Técnicas de Investigação: Extensivos, tendo leccionado também em diversos Mestrados e no Programa de Doutoramento de Serviço Social do ISCTE. Colaborou em mestrados da Universidade Lusófona (Ciências da Educação) e da Universidade Católica de Lisboa (Comunicação Social). É investigadora do DINÂMIA/CET, desde a sua constituição em 1989. Ao nível da investigação o seu trabalho assenta em dois tipos de competências e interesses: de um lado, a especialização em métodos e técnicas de investigação permite a sua participação em áreas tão diversas das Ciências Sociais (como por exemplo "Observatório das Entradas na Vida Activa (OEVA)", IEFP; "Os consumo culturais no município de Lisboa", ISCTE/Câmara Municipal de Lisboa; "Regiões em Reestruturação e Promoção do Emprego", DINÂMIA; "Práticas e Representações Relativas ao Trabalho - A Administração Pública", (CITE); ?Caracterização sociográfica das Mulheres Autarcas?, STAPE; etc.). De outro lado, a Sociologia das Migrações tem sido uma área privilegiada, quer no que se refere à pesquisa, quer na participação em júris de mestrado e doutoramentos. Tem experiência em Avaliação de Programas, nomeadamente, de Programas Europeus (como exemplo, Avaliação do ?Projecto de Formação de Formadores de Quadros Médios em Estatística? inserido no Programa PALOP, financiado pelo FED; Avaliação do Programa HORIZON, através do DINÂMIA/ pela ECOTEC; Avaliação do Projecto ?Toda a gente é Alguém?, Programa INTEGRAR - Medida 4 , do Fundo Social Europeu; Avaliação do Plano de Estágios da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, etc.).
Licenciada em Sociologia pelo ISCTE-IUL (2007) e Mestre em Sociologia da Educação  (2011),  pela mesma instituição.Tem ainda uma pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais, também conferida pelo ISCTE-IUL (2018).  Desde 2013 que é Assistente de Investigação no CIES-IUL, tendo participado em vários projetos  de investigação e iniciativas científicas, sobretudo nas áreas da sociologia de educação e das políticas públicas educativas. É doutoranda em Sociologia (ISCTE-IUL) desde 2018, sendo, desde fevereiro de 2019, Bolseira de Doutoramento (FCT), com o tema de projeto subordinado à autonomia das escolas e relação com processos de promoção de equidade educativa, em perspetiva comparada. 
Sou doutorado em Antropologia (2011) pela Universitat de Barcelona, onde me graduei em Antropologia Social e Cultural (2005) e em História (2011). A minha tese de doutoramento nasce duma investigação histórica e etnográfica focalizada no espaço mais emblemático do centro de Lisboa, a Praça do Rossio, e outros bairros do centro da cidade. Durante a minha carreira investigadora participei em variadas pesquisas financiadas (I+D+i Nacional, Projetos Integrados, COST) e obtive bolsas de investigação individuais (STSM, FPU, BPD-FCT) mediante as quais realizei trabalhos etnográficos em Barcelona (Espanha), em Lisboa (Portugal) e na ilha de Santiago (em Cabo Verde). Atualmente, como investigador de pós-doutoramento no CIES-IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia – Instituto Universitário de Lisboa) estou a realizar uma pesquisa sobre os estudantes Erasmus como atores migratórios jovens envolvidos nos processos de patrimonialização e produção do espaço da cidade. Aliás sou membro do Grup de Recerca sobre Exclusió i Control Socials (GRECS) e do Observatori d’Antropologia del Conflicte Urbà (OACU) no Department d’Antropologia Social i Cultural da Universitat de Barcelona, e do Institut Català d’Antropologia (ICA).
Assistente de investigação, CIES-IUL. Professora assistente convidada, Departamento de Métodos de Pesquisa Social, Escola de Sociologia e Políticas Públicas, ISCTE-IUL. Estudante de doutoramento, Programa Interuniversitário de Doutoramento em Sociologia (OpenSoc).
Elsa Pegado é doutorada em Sociologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pela mesma instituição. Investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL (CIES-IUL). Profesora Auxiliar no ISCTE-IUL. Tem desenvolvido investigação na área da sociologia da saúde, mais especificamente sobre as Medicinas Complementares e Alternativas e sobre os medicamentos; na área das desigualdades sociais e pobreza e exclusão social; e no domínio das metodologias de avaliação, avaliação de políticas públicas, programas e projetos. É autora e coautora de diversas publicações e comunicações sobre estas temáticas.
Doutoramento em Sociologia, na área de Teoria e Método. Professora Catedrática  no ISCTE-IUL. Diretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Diretora da Pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais do ISCTE-IUL. Leciona e coordena diversas unidades curriculares de Estatística e Análise de Dados em cursos de Mestrado e de Doutoramento. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL. Linhas de investigação: Métodos quantitativos, multivariados e de interdependência para explorar variáveis categorizadas, privilegiadamente desenvolvidos pela Escola de Leiden: Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e análise não-linear em Componentes Principais (CatPCA); métodos de dependência para variáveis categorizadas (CATREG); modelos multinível; análise longitudinal com multinível; modelos de medida (análise factorial confirmatória); modelos de equações estruturais; modelação com moderação e com mediação e métodos de estimação bootstrapping. Coordena e lecciona diversas unidades curriculares de métodos de análise de dados em Mestrado e em Doutoramento.
Professora Auxiliar no ISCTE-IUL e CIES. Concluiu o Mestrado e o Doutoramento na área da Demografia pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Autora de 20 artigos científicos e 10 capítulos de livro na área da demografia, em particular sobre:  fecundidade, contracepção, mortalidade, migrações e projecções demográficas.
Socióloga, licenciei-me em Sociologia em 2001 na FCSH-UNL, tendo mais o concluído o Mestrado em Família e Sociedade (ISCTE-IUL, 2006), e a Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais (ISCTE-IUL, 2008). Concluí o meu Doutoramento e Sociologia no ISCTE-IUL sobre transições para a vida Adulta em Portugal e na Europa, onde segui a perspectiva crítica, teórica e metodológica do curso de vida.  Interesso-me e tenho-me debruçado sobretudo por temáticas como Trajetórias Sociais (nomeadamente dos Jovens), Métodos de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa, Perspectiva do Curso de Vida, Sociologia da Família e Desigualdades Sociais.  Actualmente sou Professora Auxiliar do Departamento de Métodos de Pesquisa Social e  Investigadora Integrada do CIES-IUL, tendo anteriormente sido Investigdora Auxiliar CEEC neste mesmo centro de investigação. Coordeno um projecto de Investigação Financiado pela FCT, intitulado "Vidas Vinculadas. Uma abordagem longitudinal, multinivel e mista ao curso de vida da familia", e co-coordeno um projecto financiado no mesmo concurso intitulado "Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida". Sou também a coordenadora local do Projecto European Cohort Development Project, financiado por H2020 e coordenado pela Metropolitan Manchester University.  Sou igualmente Co-coordenadora da Secção Temática Famílias e Curso de Vida da Associação Portuguesa de Sociologia, Representante da Society for Longitudinal and Life Course Studies, membro da Pool of European Youth Researchers of the Youth Partnership e Vice Coordenadora da RN30 Youth and Generation da Associação Europeia de Sociologia. Pertenço à comissão de acompanhamento do Plano Nacional de Juventude. Tenho publicado nacional e internacionalmente, em formatos diversos dos quais destacaria os artigos científicos em revistas indexadas (Quality and Quantity, Journal of Youth Studies, Sociologia, Contemporary Social Science, por exemplo) e os capítulos de livros em edições sobre Juventude na Routlegde, Brill, Palgrave Macmillan.  Em preparação tenho dois livros co-editados, pela Routledge.  Acredito numa sociologia pública e tenho publicado artigos de opinião científica em diferentes plataformas das quais destacaria o jornal Público e a Plataforma Barómetro Social. 
Graça Índias Cordeiro é professora de antropologia urbana e pesquisa etnográfica no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, e tem sido professora visitante em universidades nos Estados Unidos, Espanha (Catalunha) e Brasil. Com experiência de ensino em ciências sociais e estudos urbanos, tem aprofundado abordagens etnográficas e históricas sobre as cidades e a vida urbana contemporânea. É autora, co-autora e organizadora de livros, capítulos e artigos científicos. Lisboa tem sido um dos seus principais terrenos de pesquisa, em torno da relação entre práticas de sociabilidade e identidades de lugar e, mais recentemente, Boston, onde desenvolve pesquisa sobre a interseção entre o uso e representação da língua, etnicidade e sentido de pertença, entre as suas comunidades ‘lusófonas’. Foi a primeira Gulbenkian/Saab Visiting Professor in Portuguese Studies na Universidade do Massachusetts (UMass Lowell), nos EUA, entre janeiro e junho 2019.  
Doutorada em Métodos Quantitativos, especialista em Estatística e Análise de Dados (ISCTE-IUL). Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social (ISCTE-IUL). Coordenadora do Curso de Especialização em Comunicação Visual e Informação (desde 2015) e Coordenadora da Pós-Graduação em Visualização da Informação (desde 2017). Investigadora no projecto europeu GRADUA - GRaduates Advancement and Development of University capacities in Albania (Erasmus+). Desenvolveu e participou em diversos projetos, estudos, workshops e comunicações em congressos nacionais e internacionais. Interesses de investigação: amostragem, estatística robusta, visualização de informação, desigualdade social, empregabilidade e literacia financeira.
Madalena Ramos é licenciada em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (agora ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), fez mestrado em Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutoramento em Educação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2003). É professora associada no ISCTE-IUL, no Departamento de Métodos de Pesquisa Social, onde leciona disciplinas de Estatística e Análise de Dados, em licenciaturas, mestrados e programas doutorais nas áreas das Ciências Sociais, Marketing e Gestão. Integra o grupo de investigadores do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Tem participado em diversos projetos nacionais na área da família e da educação e colaborado como especialista de análise de dados com várias instituições. Nos últimos anos, tem publicado regularmente trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais. É vice-presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, onde coordenou o 1º levantamento nacional sobre as práticas profissionais dos sociólogos diplomados em Portugal. As suas áreas de interesse são, atualmente, o Casamento entre Pessoas do Mesmo Sexo e a Fraude e Integridade Académica. Publicações mais recentes Roque, Helena & Ramos, Madalena (2019). “Responsible Leadership and Expatriation: The Influence of National Culture” in Teixeira, N.M, Costa, T.G. & Lisboa, I.M. (eds.), Handbook of research on entrepreneurship, innovation, and internationalization, IGI Global, USA.  Chora, Mara, Monteiro, Lígia, Ramos, Madalena e Amaral, Rita (2019). Um olhar sobre o papel do pai na compreensão emocional das crianças: Os Estilos parentais e práticas de socialização das emoções negativas. PSICOLOGIA, 33(1): 19-32. Roque, Helena & Ramos, Madalena (2019). “Responsible Leadership and Expatriation: The Influence of National Culture” in Teixeira, N.M, Costa, T.G. & Lisboa, I.M. (eds.), Handbook of research on entrepreneurship, innovation, and internationalization, IGI Global, USA.  Chora, Mara, Monteiro, Lígia, Ramos, Madalena e Amaral, Rita (2019). Um olhar sobre o papel do pai na compreensão emocional das crianças: Os Estilos parentais e práticas de socialização das emoções negativas. PSICOLOGIA, 33(1): 19-32. DOI: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v33i1.1372. Ramos, Madalena e Capucha, Luís (coords.) (2018). Quem São e o Que Fazem os Sociólogos em Portugal? Lisboa, Mundos Sociais. Ramos, Madalena (2018). “As Práticas Profissionais dos Diplomados em Sociologia” in Ramos, M. e Capucha, L. (coords.), in Quem São e o Que Fazem os Sociólogos em Portugal? Lisboa, Mundos Sociais. Marques, Adilson, Peralta, Miguel, Ramos, Madalena, Lipert, Anna, Martins, João e Nunes, Luís Saboga (2018). “Prevalence and trends of older adults’ overweight and obesity in 10 European countries from 2005 to 2013”, Scandinavian Journal of Public Health, 46(5): 522-529.  Doi: 10.1177/1403494818764810. Martins, João, Anacleto, Francis, Ramos, Madalena, Torrado, Pedro, Marques, Adilson e Carreiro da Costa, Francisco (2018). “Estilos de vida e atividade física: identificação de perfis das representações e práticas de lazer em adolescentes: ", Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 13(2): 251-260. ISSN 1886-8576. Gaspar, Sofia, Ferreira, Ana Cristina e Ramos, Madalena (2018). Evolução e Padrões de Casamentos Binacionais em Portugal, Beau Bassin, Novas Edições Acadêmicas. Gaspar, Sofia, Ferreira, Ana Cristina e Ramos, Madalena (2017). Evolução e Perfis dos Divórcios em Casais Binacionais em Portugal (1995-2013), Lisboa, Alto Comissariado para as Migrações, Coleção Estudos OM, vol.61. ISBN 978-989-685-087-6. Gaspar, Sofia, Ferreira, Ana Cristina, Ramos, Madalena (2017). “European bi-national marriages in Portugal and EU social integration”, Portuguese Journal of Social Science, 16(3): 393-410. DOI: 10.1386/pjss.16.3.393_1.  Ramos, Madalena, Parente, Cristina, Santos, Mónica e Chaves, Miguel, (2017), “A typology of professional situations in the analysis of graduate transition from higher education to the labor market”, Sociologia, XXXIII: 47-72. ISSN: 0872-3419. Roque, Helena, Silva, Maria Rita, Ramos, Madalena, Caetano, António (2017). “Valores societais em Portugal: Replicação do Projeto Globe 17 anos depois e implicações para a gestão”, International Journal of Marketing, Communication and New Media, 9(5):24-42. ISSN: 2182-9306.  Ferreira, Ana Cristina, Ramos, Madalena & Gaspar, Sofia (2016). “Marriage and Migration in Portugal: Exploring Trends and Patterns of Divorce in Exogamous and Endogamous Couples” in Marzia Grassi e Tatiana Ferreira (Eds.), Mobility and Family in Transnational Space, Cambridge Scholars Publishing. p. 79-100. ISBN (13): 978-1-4438-8601-7. Calapez, Teresa, Ramos, Madalena e Botelho, Maria do Carmo (2016). “Describe all or just a few? The influence of verbal descriptors on Likert-type variables on items’ and scales’ distribution”, SOCIOLOGIA ON LINE, 12:87-109. ISSN 1647-3337. Chaves, Miguel, Ramos, Madalena, Santos, Rui (2016). Convergences and disparities of work orientations among recent graduates in Portugal. Sociologia Problemas e Práticas, 80, 9-29. DOI: 10.7458/SPP2015806679.   Projectos de investigação mais recentes Coordenação do projeto "Plágio e Integridade Académica no Ensino Superior".  Coordenação do Estudo de Opinião sobre a plataforma Capitania ON-LINE, para a Autoridade Marítima Nacional. Financiamento do Ministério da Defesa Nacional. Participação como investigadora no projeto "Preditores do sucesso escolar no segundo ciclo", coordenado por Isabel Correia e desenvolvido no ISCTE-IUL (2016/17).  Evolução e Perfis dos Divórcios em Casais Binacionais em Portugal (1988-2013)", coordenado por Sofia Gaspar. Projeto financiado pelo Alto Comissariado para as Migrações.Terminado em 2015. Participação como investigadora no projeto "Evolução e Padrões de Casamentos Binacionais em Portugal (1988-2011)", coordenado por Sofia Gaspar. Projeto financiado pela FCT (EXPL/IVC-SOC/1611/2012). Terminado em 2014. Participação como investigadora no projeto "Percursos de inserção dos licenciados: relações objectivas e subjectivas com o trabalho", coordenado por Luís Miguel Chaves. Projeto financiado pela FCT (PTDC/CS-SOC/104744/2008). terminado em 2013.
Professor Auxiliar do Departamento de Métodos de Pesquisa Social; Investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia; Coordenador do Grupo de Investigação Família, Gerações e Saúde do CIES-IUL. Editor do Portuguese Journal of Social Science Áreas de Investigação: Juventude, Tecnologia e Desigualdades Sociais  
Otávio Raposo é pesquisador integrado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e professor auxiliar convidado do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Desenvolve pesquisas nas áreas dos estudos urbanos, juventude, arte, segregação e migrações em Portugal e no Brasil que resultaram em artigos em revistas nacionais e internacionais. Está atualmente a pesquisar as práticas artísticas e os engajamentos políticos dos jovens das periferias de Lisboa, bem como as políticas públicas a eles dirigidas. Realizou diversos documentários, entre os quais “Nu bai. O rap negro de Lisboa” (2007) e “Na Quinta com Kally” (2019).
Patrícia Ávila (patricia.avila@iscte.pt). Doutoramento e mestrado em sociologia. Professora Associada no Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Investigadora Integrada no CIES-IUL. Diretora do Doutoramento em Sociologia (CIES e ISCTE-IUL). Subdiretora do CIES-IUL e subdiretora do Departamento de Métodos de Pesquisa Social do ISCTE-IUL. Co-coordenadora do Grupo de Investigação "Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação” do CIES-IUL. Tem participado em vários projetos de investigação sobre diferentes temáticas, com particular destaque para a literacia, educação de adultos e ciência e sociedade. É autora de vários artigos e livros.  
Rita Cachado é doutorada em Antropologia Urbana (Programa Internacional de Doutoramento em Antropologia Urbana ISCTE Lisboa/URV Tarragona) com tese sobre a população Hindu na Área Metropolitana de Lisboa e as suas condições habitacionais num bairro de habitação informal e respetivo processo de realojamento. Desenvolveu uma etnografia de longa duração com famílias Hindus em Lisboa e outros contextos urbanos como Londres, Leicester, Diu, Maputo, permitindo a aquisição de uma diversidade de competências metodológicas. É investigadora integrada no CIES-IUL desde 2009, onde atualmente desenvolve pesquisa sobre Etnografia Urbana em Portugal. É professora Convidada em Pesquisa de Terreno e em Etnografia Urbana (UC coordenadas por Graça Cordeiro), e é membro da direção da Associação Portuguesa de Antropologia (APA).
Sónia Pintassilgo concluiu o mestrado em Demografia e Sociologia da População e o Doutoramento em Sociologia, no ISCTE-IUL. É Professora Auxiliar no ISCTE-IUL, onde leciona desde 1996. Leciona e coordena Unidades Curriculares em diferentes licenciaturas e no mestrado de Sociologia, nas áreas da Sociologia e Demografia. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL, na linha de investigação Família, Gerações e Saúde. Os principais interesses de investigação centram-se nas áreas da Demografia, da Sociologia da População e da Sociologia do Nascimento e da Maternidade.
Voltar ao topo