Docentes

Ana Caetano, doutorada em sociologia pelo ISCTE-IUL, é investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e professora auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Tem como principais interesses de investigação rupturas no percurso biográfico, reflexividade individual, relação estrutura-agência e métodos biográficos. Coordenou recentemente o projecto "Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida" (2018-2022) e integrou a equipa da pesquisa "LINKED - Vidas vinculadas: uma abordagem multinível longitudinal e mista ao curso de vida da família" (2018-2022), tendo os dois projectos sido financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Elsa Pegado é doutorada em Sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pela mesma instituição. Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte. Investigadora e Sub-diretora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte (CIES-Iscte). Tem desenvolvido investigação na área da sociologia da saúde, mais especificamente sobre as Medicinas Complementares e Alternativas e sobre os medicamentos; na área das desigualdades sociais e pobreza e exclusão social; e no domínio das metodologias de avaliação, avaliação de políticas públicas, programas e projetos. É autora e coautora de diversas publicações e comunicações sobre estas temáticas.
Doutoramento em Sociologia, na área de Teoria e Método. Professora Catedrática  no ISCTE-IUL. Diretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Diretora da Pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais do ISCTE-IUL. Leciona e coordena diversas unidades curriculares de Estatística e Análise de Dados em cursos de Mestrado e de Doutoramento. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL. Linhas de investigação: Métodos quantitativos, multivariados e de interdependência para explorar variáveis categorizadas, privilegiadamente desenvolvidos pela Escola de Leiden: Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e análise não-linear em Componentes Principais (CatPCA); métodos de dependência para variáveis categorizadas (CATREG); modelos multinível; análise longitudinal com multinível; modelos de medida (análise factorial confirmatória); modelos de equações estruturais; modelação com moderação e com mediação e métodos de estimação bootstrapping. Coordena e lecciona diversas unidades curriculares de métodos de análise de dados em Mestrado e em Doutoramento.
Professora Auxiliar no ISCTE-IUL e CIES. Concluiu o Mestrado e o Doutoramento na área da Demografia pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Autora de 20 artigos científicos e 10 capítulos de livro na área da demografia, em particular sobre:  fecundidade, contracepção, mortalidade, migrações e projecções demográficas.
Sou socióloga. Licenciei-me em Sociologia em 2001 na FCSH-UNL, tendo mais tarde concluído o Mestrado em Família e Sociedade (ISCTE-IUL, 2006), e a Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais (ISCTE-IUL, 2008). Concluí o meu Doutoramento em Sociologia no ISCTE-IUL sobre Transições para a Vida Adulta em Portugal e na Europa, onde segui a perspectiva crítica, teórica e metodológica do Curso de Vida. Durante o meu doutoramento e o meu Pós doutoramento (sobre a Família como Microcosmos de Mobilidade Social) passei períodos como estudante visitante e/ou investigadora visitante na Universidade de Tampere (Finlândia) e na Universidade de Brown (EUA).  Interesso-me e tenho-me debruçado sobretudo por temáticas como Trajetórias Sociais (nomeadamente dos Jovens), Métodos de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa, Perspectiva do Curso de Vida, Sociologia da Família, Desigualdades Sociais, e as múltiplas faces da Precariedade na Academia. Actualmente sou Professora Auxiliar do Departamento de Métodos de Pesquisa Social e  Investigadora Integrada do CIES-IUL, tendo antes disso sido Investigadora Auxiliar CEEC (no concurso competitivo individual de 2017) neste mesmo centro de investigação. Co-coordeno, desde 2024, no CIES, o Grupo de Investigaçao "Género, Curso de Vida, e Saúde". Coordenei um projecto de Investigação intitulado "Vidas Vinculadas. Uma abordagem longitudinal, multinível e mista ao curso de vida da familia" (2018-2022), e co-coordenei um projecto financiado no mesmo concurso intitulado "Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida" (2018-2022), ambos financiados pela FCT. Fui também a coordenadora local do COORDINATE financiado por Horizon2020 e coordenado pela Metropolitan Manchester University. Sou editora associada do Journal of Youth Studies. Pertenci à comissão de acompanhamento do I Plano Nacional de Juventude, tendo sido responsável pela recolha e análise dos resultados de questionários aplicados a  jovens, que serviu de evidencia e apoio científicos para a concepção tanto do I como do II Plano Nacional de Juventude.  Co-ccordenei a Secção Temática Famílias e Curso de Vida da Associação Portuguesa de Sociologia de 2013 a 2013.  Co-coordeno, com Ana Caetano, desde 2017, um ciclo de seminários sobre "Biografias e Trajectórias" onde convidados estrangeiros e de universidades portuguesas apresentam e discutem resultados e trajectórias de pesquisa biográfica e do curso de vida.  Tenho publicado nacional e internacionalmente, sobre os temas atrás mencionadas, em co-autoria e como autora singular, em formatos diversos dos quais destacaria os artigos científicos em revistas indexadas (Quality and Quantity, Journal of Youth Studies, Sociology, Child in Care Practice, Contemporary Social Science, Scientometrics, por exemplo) e os capítulos de livros em edições sobre Juventude ou Família na Routlegde, Brill, Polity Press, ou Palgrave Macmillan.  Recentemente publiquei pela Tinta da China, com Ana Caetano, Anabela Pereira e Sónia Bernardo Correia, o livro "De Viva Voz: Ecos Biográficos da Sociedade Portuguesa". Em 2022 editei com Gary Pollock o Routledge Handbook of Inequalities and the Life Course. Em 2021 editei com Ana Caetano um Livro sobre "Structure and Agency in Young People’s Lives. Theory, Methods and Agendas", pela Routledge. Actualmente preparo um livro, sob contrato, e em co-autoria, para a Palgrave Macmillan.  Acredito numa sociologia pública e tenho publicado artigos de opinião científica em diferentes plataformas das quais destacaria o jornal Público,  e a Plataforma Barómetro Social, abordando sobretudo temas como precariedade científica, plágio conceptual e juventude. Participei numa edição do 45 graus e num encontro da FFMS, ambos sobre juventude.       
Graça Índias Cordeiro é antropóloga urbana e professora associada com agregação do Iscte- Instituto Universitário de Lisboa. Tem longa experiência de ensino em ciências sociais e estudos urbanos, sobretudo na área da etnografia e história social urbana, tanto em Portugal como no estrangeiro, tendo sido professora visitante nos Estados Unidos, Espanha (Catalunha) e Brasil. Lisboa tem sido um dos seus principais terrenos de pesquisa, onde tem aprofundado a relação entre práticas de sociabilidade e identidades de lugar, incluindo o associativismo popular e, mais recentemente, Greater Boston, onde tem desenvolvido pesquisa sobre etnicidade e sentido de pertença na diáspora Azorean American. Com várias publicações em autoria e coautoria, é atualmente investigadora do projeto ExPORT -ICS-Universidade de Lisboa (FCT- REF. 2022.08653.PTDC) https://export.ics.ulisboa.pt/index.php/en/home-en/    
Doutorada em Métodos Quantitativos, especialista em Estatística e Análise de Dados (Iscte). Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social (DMPS, Iscte) e vice-diretora do DMPS. Investigadora no CIES-Iscte e membro do Observatório do Emprego Jovem (OEJ). Coordenadora do Curso de Especialização em Comunicação Visual de Informação (desde 2015). Investigadora nos projectos europeus InCities - Trailblazing Inclusive, Sustainable and Resilient Cities e Synclusive - Abordagem sistémica para eliminar as lacunas de emprego e criar um mercado de trabalho mais inclusivo para grupos vulneráveis. Coordenadora nacional e membro do comité metodológico do projecto internacional World Elite Database (WED). Desenvolveu e participou em diversos projetos, estudos, workshops e comunicações em congressos nacionais e internacionais. Interesses de investigação: amostragem, estatística robusta, visualização de dados, empregabilidade, bem-estar e desigualdades sociais.
Licenciatura (ISCTE) e mestrado em Sociologia (FCSH-UNL), e doutoramento em Educação (Faculdade de Ciências, U.Lisboa). É Professora Catedrática no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona e coordena diversas disciplinas de Estatística e Análise de Dados. É atualmente Presidente do Conselho Científico do Iscte e investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Tem participado em diversos projetos de investigação, designadamente nas áreas da sociologia da família, das migrações e da integridade académica. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, nacionais e internacionais, bem como livros e capítulos de livros. Foi Presidente e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Iscte e é atualmente membro do Conselho de Ética do Iscte. É membro da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), da qual foi Vice-Presidente e onde coordenou o 1º levantamento nacional sobre as práticas profissionais dos diplomados em sociologia. É diretora da revista SOCIOLOGIA ON LINE, revista científica eletrónica da APS. Publicações recentes  Brandão, S.,  &  Ramos,  M.  (2023).  Teleworking  in  the  context  of  the  Covid-19  pandemic:   advantages,   disadvantages   and   influencing   factors   -   the   workers’   perspective. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 25(2), p.253-268. https://doi.org/10.7819/rbgn.v25i2.4221 Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). The impact that nonphysical education teachers' perceptions play on the promotion of active and healthy lifestyles: A cross-sectional qualitative study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20, 2026. (Q1)  https://doi.org/10.3390/ijerph20032026 Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). Physical activity levels of Portuguese adolescents in the first period of confinement due to the COVID-19 pandemic and the first activities of teachers and coaches: a cross-sectional study (Niveles de actividad física de adolescentes portugueses en el primer periodo de confinamiento por la pandemia de COVID-19 y las primeras actividades de profesores y entrenadores: un estudio transversal). Retos, 47, 701–709. (Q3).  https://doi.org/10.47197/retos.v47.93923 Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2022). Marriage patterns among Portuguese-Brazilian couples: are same-sex couples different from heterosexual couples? Migraciones. (Q2). https://doi.org/10.14422/mig.2022.018 Abrantes, P., Banha, R., Ramos, M., Aníbal, A. & Urze, P. (2022). Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 100, 65-85. (Q3). https://doi.org/10.7458/SPP202210025945 Morais, C., Ramos, M., Cardoso, A., Gonçalves, S., Ramos, R., Costa, R.P. & Gonçalves , J.P. (2022). Plágio no ensino superior. Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber. SOCIOLOGIA ON LINE, 29, 90-108. https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4 Mata, C., Onofre, M., Costa, J., Ramos, M., Marques, A. & Martins, J. (2021). Motivation and  Perceived Motivational Climate by Adoles-cents in Face-to-Face Physical Education during the COVID-19 Pandemic. Sustainability. Special Issue "Physical Activity and Sustainable Health". 13(23), 13051. (Q1). https://doi.org/10.3390/su132313051 Gaspar, S., Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2021). Transnational divorce in binational marriages: the case of Portuguese-Brazilian and Portuguese-Cape Verdean couples. Population, Space and Place. e2435. (Q1). https://doi.org/10.1002/psp.2435 Ramos, M. & Morais, C. (2021). As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso. Educação e Pesquisa, 47. e235184. (Q3).  https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231584  
Professor Associado do Departamento de Métodos de Pesquisa Social; Investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia; Editor Associado do Journal of Youth Studies Áreas de Investigação: Juventude, Tecnologia e Desigualdades Sociais  
Doutoramento em Sociologia. Professora Catedrática do Iscte, onde leciona desde 1993. Integra atualmente o Departamento de Métodos de Pesquisa Social, da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, e é investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). As suas principais áreas de investigação têm sido: educação e educação de adultos; competências, literacia e práticas de leitura; ciência e sociedade; e metodologias de investigação em ciências sociais. Tem coordenado e integrado equipas de vários projetos de investigação financiados por agências nacionais e internacionais, organismos privados e públicos. É autora e coautora de várias publicações científicas incluindo livros, capítulos de livros e artigos em revistas indexadas. Tem uma vasta experiência docente, tendo coordenado e lecionado de unidades curriculares em licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos, nos domínios da sociologia e da análise de dados em ciências sociais.  Atualmente, é Diretora do Programa de Doutoramento em Sociologia do Iscte, coordenadora do Grupo de Investigação “Educação e Ciência” do CIES, membro do Conselho Geral do Iscte, membro do Conselho Nacional de Educação, onde coordena a Comissão Especializada de “Democratização e Desigualdades Educativas”, e membro do Conselho Superior de Estatística, onde preside à Secção Permanente de Estatísticas Sociais.
Rodrigo Vieira de Assis é Professor Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e Investigador Integrado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). Atualmente, é membro do Conselho Pedagógico do Iscte e da Comissão Pedagógica da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). É, ainda, vogal suplente do Conselho de Deontologia da Associação Portuguesa de Sociologia (APS). Ao longo do seu percurso, tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais, desenvolvidos em instituições de diferentes países (ex.: Portugal, Brasil, Estados Unidos). As suas publicações mais recentes têm-se centrado em questões relacionadas com as desigualdades sociais, a precariedade laboral, a vida quotidiana em periferias urbanas e as dinâmicas de sociabilidade juvenil em contextos socialmente vulneráveis. Entre os seus interesses temáticos de investigação mais recentes, destacam-se as dinâmicas de reprodução das desigualdades sociais, as atitudes sociopolíticas das classes sociais e a relação entre precariedade laboral e desproteção social. Dedica-se à análise de fenómenos sociais em múltiplas escalas: no plano micro, explora trajetórias sociais, narrativas de vida e processos de individuação, procurando compreender experiências, perceções e práticas quotidianas; no plano macro, investiga a reprodução das desigualdades sociais, bem como padrões, tendências e mudanças estruturais nas atitudes, perceções e práticas em sociedades estratificadas. Em termos metodológicos, privilegia abordagens multifacetadas, orientadas por desenhos de pesquisa quer intensivos, quer extensivos ou mistos. A sua experiência abrange estudos desenvolvidos com recurso a inquéritos por questionário, inquéritos por entrevista, observação participante e etnografias urbanas, com aplicação de um leque diversificado de métodos quantitativos e qualitativos, apoiada pelo uso de softwares especializados (SPSS, JAMOVI, MAXQDA, etc.). Consequentemente, tem-se dedicado à inovação metodológica em ciências sociais, através da conceção e lecionação de disciplinas e cursos, bem como da elaboração de publicações orientadas para o aprimoramento e a divulgação de boas práticas metodológicas e de análise de dados no domínio da sociologia.
Doutorada em Sociologia e mestre em Demografia e Sociologia da População, pelo Iscte. Professora Associada no Departamento de Métodos de Pesquisa Social e Investigadora do CIES-Iscte. Foi Presidente do Conselho Pedagógico do Iscte, membro da Comissão Científica do Departamento de Métodos de Pesquisa Social, da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP), Presidente do Júri do concurso M23 da ESPP e membro da Comissão Científica dos concursos especiais de acesso ao Iscte (2019-2023). Co-coordenou o Laboratório de Estudos Sociais sobre o Nascimento - nascer.pt, do CIES-Iscte. Co-coordenadora de projeto de cooperação internacional, na área de Educação e Ensino Superior, com a Universidade Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau.Foi investigadora nos projetos FEMINA, EQUALS4COVID19, ERASMUS+ Educação e Formação, e membro da equipa responsável pela elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo, do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo e Cartas Educativas Municipais. Os principais interesses de investigação centram-se nas áreas da Demografia, Sociologia da População e Sociologia do Nascimento e da Maternidade.  
Docentes convidados
Filipa Pinho é socióloga e doutorada em sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Os interesses de investigação têm incidido sobretudo nas migrações internacionais (emigração portuguesa e regresso de migrantes, imigração brasileira em Portugal, políticas de migração, refugiados) e, ultimamente, na habitação (colabora com o projeto LxHabidata). É, desde o ano letivo de 2019/2020, professora auxiliar convidada na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP), e, atualmente, investigadora integrada no CIES, Iscte. Tem trabalhado como investigadora independente/consultora em projetos de tipo diverso. Alguns exemplos mais recentes: Education & Job Market Research (2024), Fundação Aga Khan; Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Lisboa 2023-2026 (2024), DDS/CML; Empreender 2020 - Regresso de uma Geração Preparada (2017), da Fundação AEP; Integração e participação política de imigrantes (2015), da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA); Support and Opposition to Migration in a Comparative Perspective (2017), projetos diversos no IPPS-Iscte e na PPLL, Lda (2017). Foi, entre janeiro de 2019 e setembro de 2021, investigadora de pós doutoramento no CES Coimbra, no projeto Experiências e Expectativas de Regresso dos Novos Emigrantes Portugueses: Reintegração e Mobilidades, no qual o CIES também participou. Foi investigadora auxiliar convidada nos projetos PandPAS e Below 10, no CIES_Iscte, em 2018. Anteriormente, foi coordenadora executiva do Observatório da Emigração desde a sua fundação, em janeiro de 2009, até 2013. Foi coordenadora de projetos e investigadora na Organização Internacional para as Migrações (em 2004, e em 2014). Também trabalhou, durante vários anos, em empresas nacionais e internacionais de estudos de mercado, como técnica de estudos de mercado.
Assistente de investigação, CIES-IUL. Professora assistente convidada, Departamento de Métodos de Pesquisa Social, Escola de Sociologia e Políticas Públicas, ISCTE-IUL. Estudante de doutoramento, Programa Interuniversitário de Doutoramento em Sociologia (OpenSoc).
Gabriel Cipriano é Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, e investigador no CIES-Iscte (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia). Doutorado em Políticas de Administração e Gestão Escolar, os seus principais interesses de investigação centram-se nas teorias da avaliação, avaliação das aprendizagens, métodos e técnicas de investigação, gestão de dados de investigação, avaliação de políticas públicas de educação, administração escolar e mobilidade escolar.
Voltar ao topo