Docentes

Ana Caetano, doutorada em sociologia pelo ISCTE-IUL, é investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e professora auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Tem como principais interesses de investigação rupturas no percurso biográfico, reflexividade individual, relação estrutura-agência e métodos biográficos. Coordenou recentemente o projecto "Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida" (2018-2022) e integrou a equipa da pesquisa "LINKED - Vidas vinculadas: uma abordagem multinível longitudinal e mista ao curso de vida da família" (2018-2022), tendo os dois projectos sido financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Ana de Saint-Maurice, nasceu em Moçambique em 1958. Desde 1981 que é docente do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE) em Lisboa, onde se licenciou em Sociologia. É Professora Auxiliar desde 1994, ano em que se doutorou em Sociologia, tendo desenvolvido a sua investigação nas áreas da Sociologia das Migrações e da Sociologia das Relações Étnicas e Rácicas. Actualmente, lecciona as cadeiras de Métodos e Técnicas de Investigação: Intensivos e Métodos e Técnicas de Investigação: Extensivos, tendo leccionado também em diversos Mestrados e no Programa de Doutoramento de Serviço Social do ISCTE. Colaborou em mestrados da Universidade Lusófona (Ciências da Educação) e da Universidade Católica de Lisboa (Comunicação Social). É investigadora do DINÂMIA/CET, desde a sua constituição em 1989. Ao nível da investigação o seu trabalho assenta em dois tipos de competências e interesses: de um lado, a especialização em métodos e técnicas de investigação permite a sua participação em áreas tão diversas das Ciências Sociais (como por exemplo "Observatório das Entradas na Vida Activa (OEVA)", IEFP; "Os consumo culturais no município de Lisboa", ISCTE/Câmara Municipal de Lisboa; "Regiões em Reestruturação e Promoção do Emprego", DINÂMIA; "Práticas e Representações Relativas ao Trabalho - A Administração Pública", (CITE); ?Caracterização sociográfica das Mulheres Autarcas?, STAPE; etc.). De outro lado, a Sociologia das Migrações tem sido uma área privilegiada, quer no que se refere à pesquisa, quer na participação em júris de mestrado e doutoramentos. Tem experiência em Avaliação de Programas, nomeadamente, de Programas Europeus (como exemplo, Avaliação do ?Projecto de Formação de Formadores de Quadros Médios em Estatística? inserido no Programa PALOP, financiado pelo FED; Avaliação do Programa HORIZON, através do DINÂMIA/ pela ECOTEC; Avaliação do Projecto ?Toda a gente é Alguém?, Programa INTEGRAR - Medida 4 , do Fundo Social Europeu; Avaliação do Plano de Estágios da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, etc.).
Graça Índias Cordeiro é professora de antropologia/etnografia urbana no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, e tem sido professora visitante em universidades nos Estados Unidos, Espanha (Catalunha) e Brasil. Com experiência de ensino em ciências sociais e estudos urbanos, tem aprofundado abordagens etnográficas e históricas sobre as cidades e a vida urbana contemporânea. É autora, co-autora e organizadora de livros, capítulos e artigos científicos. Lisboa tem sido um dos seus principais terrenos de pesquisa, em torno da relação entre práticas de sociabilidade e identidades de lugar e, mais recentemente, Boston, onde desenvolve pesquisa sobre a interseção entre o uso e representação da língua, etnicidade e sentido de pertença, entre as suas comunidades ‘lusófonas’. Foi a primeira Gulbenkian/Saab Visiting Professor in Portuguese Studies na Universidade do Massachusetts (UMass Lowell), nos EUA, entre janeiro e junho 2019.  
Doutoramento em Sociologia, na área de Teoria e Método. Professora Catedrática  no ISCTE-IUL. Diretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Diretora da Pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais do ISCTE-IUL. Leciona e coordena diversas unidades curriculares de Estatística e Análise de Dados em cursos de Mestrado e de Doutoramento. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL. Linhas de investigação: Métodos quantitativos, multivariados e de interdependência para explorar variáveis categorizadas, privilegiadamente desenvolvidos pela Escola de Leiden: Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e análise não-linear em Componentes Principais (CatPCA); métodos de dependência para variáveis categorizadas (CATREG); modelos multinível; análise longitudinal com multinível; modelos de medida (análise factorial confirmatória); modelos de equações estruturais; modelação com moderação e com mediação e métodos de estimação bootstrapping. Coordena e lecciona diversas unidades curriculares de métodos de análise de dados em Mestrado e em Doutoramento.
Professora Auxiliar no ISCTE-IUL e CIES. Concluiu o Mestrado e o Doutoramento na área da Demografia pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Autora de 20 artigos científicos e 10 capítulos de livro na área da demografia, em particular sobre:  fecundidade, contracepção, mortalidade, migrações e projecções demográficas.
Maria Madalena Carlos Ramos tem licenciatura (ISCTE, 1989) e mestrado em Sociologia (FCSH-UNL), e doutoramento em Educação (Faculdade de Ciências, U.Lisboa, 2003). É Professora Associada, com agregação, no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona e coordena diversas disciplinas de Estatística e Análise de Dados. É diretora do Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Tem participado em diversos projetos de investigação, designadamente nas áreas da sociologia da família, das migrações e da integridade académica. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, nacionais e internacionais, bem como livros e capítulos de livros. Foi Presidente e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Iscte e é atualmente membro do Conselho de Ética do Iscte. É membro da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), da qual foi Vice-Presidente e onde coordenou o 1º levantamento nacional sobre as práticas profissionais dos diplomados em sociologia. É atualmente diretora da revista SOCIOLOGIA ON LINE, revista científica eletrónica da APS. Publicações recentes  Brandão, S.,  &  Ramos,  M.  (2023).  Teleworking  in  the  context  of  the  Covid-19  pandemic:   advantages,   disadvantages   and   influencing   factors   -   the   workers’   perspective. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 25(2), p.253-268. https://doi.org/10.7819/rbgn.v25i2.4221 Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). The impact that nonphysical education teachers' perceptions play on the promotion of active and healthy lifestyles: A cross-sectional qualitative study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20, 2026. (Q1)  https://doi.org/10.3390/ijerph20032026 Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). Physical activity levels of Portuguese adolescents in the first period of confinement due to the COVID-19 pandemic and the first activities of teachers and coaches: a cross-sectional study (Niveles de actividad física de adolescentes portugueses en el primer periodo de confinamiento por la pandemia de COVID-19 y las primeras actividades de profesores y entrenadores: un estudio transversal). Retos, 47, 701–709. (Q3).  https://doi.org/10.47197/retos.v47.93923 Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2022). Marriage patterns among Portuguese-Brazilian couples: are same-sex couples different from heterosexual couples? Migraciones. (Q2). https://doi.org/10.14422/mig.2022.018 Abrantes, P., Banha, R., Ramos, M., Aníbal, A. & Urze, P. (2022). Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 100, 65-85. (Q3). https://doi.org/10.7458/SPP202210025945 Morais, C., Ramos, M., Cardoso, A., Gonçalves, S., Ramos, R., Costa, R.P. & Gonçalves , J.P. (2022). Plágio no ensino superior. Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber. SOCIOLOGIA ON LINE, 29, 90-108. https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4 Mata, C., Onofre, M., Costa, J., Ramos, M., Marques, A. & Martins, J. (2021). Motivation and  Perceived Motivational Climate by Adoles-cents in Face-to-Face Physical Education during the COVID-19 Pandemic. Sustainability. Special Issue "Physical Activity and Sustainable Health". 13(23), 13051. (Q1). https://doi.org/10.3390/su132313051 Gaspar, S., Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2021). Transnational divorce in binational marriages: the case of Portuguese-Brazilian and Portuguese-Cape Verdean couples. Population, Space and Place. e2435. (Q1). https://doi.org/10.1002/psp.2435 Ramos, M. & Morais, C. (2021). As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso. Educação e Pesquisa, 47. e235184. (Q3).  https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231584  
Sou socióloga. Licenciei-me em Sociologia em 2001 na FCSH-UNL, tendo mais tarde concluído o Mestrado em Família e Sociedade (ISCTE-IUL, 2006), e a Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais (ISCTE-IUL, 2008). Concluí o meu Doutoramento em Sociologia no ISCTE-IUL sobre Transições para a Vida Adulta em Portugal e na Europa, onde segui a perspectiva crítica, teórica e metodológica do Curso de Vida. Durante o meu doutoramento e o meu Pós doutoramento (sobre a Família como Microcosmos de Mobilidade Social) passei períodos como estudante visitante e/ou investigadora visitante na Universidade de Tampere (Finlândia) e na Universidade de Brown (EUA).  Interesso-me e tenho-me debruçado sobretudo por temáticas como Trajetórias Sociais (nomeadamente dos Jovens), Métodos de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa, Perspectiva do Curso de Vida, Sociologia da Família, Desigualdades Sociais, e as múltiplas faces da Precariedade na Academia. Actualmente sou Professora Auxiliar do Departamento de Métodos de Pesquisa Social e  Investigadora Integrada do CIES-IUL, tendo antes disso sido Investigadora Auxiliar CEEC (no concurso competitivo individual de 2017) neste mesmo centro de investigação. Coordenei um projecto de Investigação intitulado "Vidas Vinculadas. Uma abordagem longitudinal, multinível e mista ao curso de vida da familia" (2018-2022), e co-coordenei um projecto financiado no mesmo concurso intitulado "Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida" (2018-2022), ambos financiados pela FCT. Sou também a coordenadora local do COORDINATE financiado por Horizon2020 e coordenado pela Metropolitan Manchester University. Sou editora associada do Journal of Youth Studies. Pertenci à comissão de acompanhamento do I Plano Nacional de Juventude, tendo sido responsável pela recolha e análise dos resultados de questionários aplicados a  jovens, que serviu de evidencia e apoio científicos para a concepção tanto do I como do II Plano Nacional de Juventude.  Co-coordeno, com Ana Caetano, desde 2017, um ciclo de seminários sobre "Biografias e Trajectórias" onde convidados estrangeiros e de universidades portuguesas apresentam e discutem resultados e trajectórias de pesquisa biográfica e do curso de vida.  Tenho publicado nacional e internacionalmente, sobre os temas atrás mencionadas, em co-autoria e como autora singular, em formatos diversos dos quais destacaria os artigos científicos em revistas indexadas (Quality and Quantity, Journal of Youth Studies, Sociology, Child in Care Practice, Contemporary Social Science, Scientometrics, por exemplo) e os capítulos de livros em edições sobre Juventude ou Família na Routlegde, Brill, Polity Press, ou Palgrave Macmillan.  Recentemente publiquei pela Tinta da China, com Ana Caetano, Anabela Pereira e Sónia Bernardo Correia, o livro "De Viva Voz: Ecos Biográficos da Sociedade Portuguesa". Em 2022 editei com Gary Pollock o Routledge Handbook of Inequalities and the Life Course. Em 2021 editei com Ana Caetano um Livro sobre "Structure and Agency in Young People’s Lives. Theory, Methods and Agendas", pela Routledge. Actualmente preparo um livro, sob contrato, e em co-autoria, para a Palgrave Macmillan.  Acredito numa sociologia pública e tenho publicado artigos de opinião científica em diferentes plataformas das quais destacaria o jornal Público,  e a Plataforma Barómetro Social, abordando sobretudo temas como precariedade científica, plágio conceptual e juventude. Participei numa edição do 45 graus e num encontro da FFMS, ambos sobre juventude.  As minhas publicações de 2023 são:  Can you keep a secret? Family histories, secrets and ethics. Families, Relationships and Societies (com Maria Silva e Ana Caetano)    Secrets as Storytelling: Family Histories and Inter-Personal Intimacy, Sociological Perspectives (com Maria Silva e Ana Caetano)    A year in the life: living portraits of the COVID-19 pandemic in Portugal (no oral, com Ana Caetano, Anabela Pereira, Sónia Bernardo Correia e John Goodwin)    Touching from a distance: gaining intimacy with research participants during the COVID-19 pandemic (no prelo, com Ana Caetano, Anabela Pereira e Sónia Bernardo Correia)    De viva Voz. Ecos Biográficos da Sociedade Portuguesa, Tinda-da-China (com Ana Caetano, Anabela Pereira and Sónia Bernardo Correia)     Shedding light on the biographical research field: profiles of publication, Quality and Quantity (com Ana Caetano e Pedro Abrantes)     Devil in the details. Looking for tough moments in unusual places, Child Care in Practice (com Maria Silva e Diana Carvalho)     Structure and Agency in Young People’s Lives.Theory, Methods and Agendas, Routledge (agora em paperback, com Ana Caetano)      
Doutorada em Métodos Quantitativos, especialista em Estatística e Análise de Dados (Iscte). Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social (DMPS, Iscte) e vice-diretora do DMPS. Investigadora no CIES-Iscte e membro do Observatório de Emprego Jovem (OEJ). Coordenadora do Curso de Especialização em Comunicação Visual de Informação (desde 2015). Investigadora nos projectos europeus InCities - Trailblazing Inclusive, Sustainable and Resilient Cities e Synclusive - Abordagem sistémica para eliminar as lacunas de emprego e criar um mercado de trabalho mais inclusivo para grupos vulneráveis. Desenvolveu e participou em diversos projetos, estudos, workshops e comunicações em congressos nacionais e internacionais. Interesses de investigação: amostragem, estatística robusta, visualização de dados, empregabilidade, bem-estar e desigualdades sociais.
Professor Associado do Departamento de Métodos de Pesquisa Social; Investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia; Coordenador do Grupo de Investigação Família, Gerações e Saúde do CIES-IUL. Editor do Portuguese Journal of Social Science Editor Associado do Journal of Youth Studies Áreas de Investigação: Juventude, Tecnologia e Desigualdades Sociais  
Patrícia Ávila (patricia.avila@iscte.pt). Doutoramento e mestrado em sociologia. Professora Associada com Agregação no Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte. Investigadora Integrada no CIES-Iscte. Atualmente é diretora do Doutoramento em Sociologia (CIES e Iscte) e coordenadora do Grupo de Investigação "Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação” do CIES-Iscte.  Tem participado em vários projetos de investigação sobre diferentes temáticas, com particular destaque para a literacia e leitura, competências, educação de adultos, ciência e sociedade, e metodologias de investigação em ciências sociais. É autora de vários artigos e livros.  
Mestre em Demografia e Sociologia da População e Doutorada em Sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Professora Associada no Departamento de Métodos de Pesquisa Social (DMPS) e Investigadora do CIES-Iscte, na linha de Investigação Família, Gerações e Saúde. Co-coordenadora do Laboratório de Estudos Sociais sobre o Nascimento - nascer.pt.Presidente do Conselho Pedagógico do Iscte.Membro da Comissão Científica do Departamento de Métodos de Pesquisa Social, da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP).Presidente do Júri do concurso M23 da ESPP, e membro da Comissão Científica dos concursos especiais de acesso ao Iscte, que contribui para o desenho de respostas formativas e de acompanhamento de um corpo estudantil crescentemente diversificado, visando melhorar as condições de acesso e a experiência académica e social dos estudantes (de 2019 a 2023).Áreas de interesse na investigação: Demografia, Sociologia da População e Sociologia do Nascimento e da Maternidade. Co-coordenadora de projeto de cooperação internacional, na área de Educação e Ensino Superior, com a Universidade Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau.Investigadora nos projetos FEMINA, EQUALS4COVID19, ERASMUS+ Educação e Formação, e membro da equipa responsável pela elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo, do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo e Cartas Educativas Municipais.
Docentes convidados
Filipa Pinho é socióloga e doutorada em sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É, desde o ano letivo de 2019/2020, professora auxiliar convidada na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). Foi, entre janeiro de 2019 e setembro de 2021, investigadora de pós doutoramento no CES Coimbra, no projeto Experiências e Expectativas de Regresso dos Novos Emigrantes Portugueses: Reintegração e Mobilidades, no qual o CIES (onde é investigadora associada) também participou. Os interesses de investigação têm incidido sobretudo nas migrações internacionais (emigração portuguesa, emigração brasileira para Portugal, políticas de migração, refugiados) e, ultimamente, na habitação (colabora com o projeto LxHabidata). Foi investigadora auxiliar convidada nos projetos PandPAS e Below 10, no CIES_Iscte, em 2018. Anteriormente, foi coordenadora executiva do Observatório da Emigração desde a sua fundação, em janeiro de 2009, até 2013. Foi coordenadora de projetos e investigadora na Organização Internacional para as Migrações (em 2004, e em 2014) e investigadora independente em projetos diversos, entre os quais: Empreender 2020 - Regresso de uma Geração Preparada (2017), da Fundação AEP; Integração e participação política de imigrantes (2015), da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA); Support and Opposition to Migration in a Comparative Perspective (2017). Colaborou, como consultora, com o IPPS-Iscte e com a PPLL, Lda. Também trabalhou, durante vários anos, em empresas nacionais e internacionais de estudos de mercado.
Assistente de investigação, CIES-IUL. Professora assistente convidada, Departamento de Métodos de Pesquisa Social, Escola de Sociologia e Políticas Públicas, ISCTE-IUL. Estudante de doutoramento, Programa Interuniversitário de Doutoramento em Sociologia (OpenSoc).
Doutorada em Sociologia pelo ISCTE (2015), é investigadora integrada no CIES-IUL desde 2020 e docente convidada do Departamento de Métodos de Pesquisa Social (30% afetação) do ISCTE. Iniciou o trabalho na investigação em 2008 (no CICS.NOVA), e tem vasta experiência em projetos de investigação nas áreas da educação, políticas públicas, administração e gestão escolar, estudos de diagnóstico para elaboração de documentos estratégicos e modelos de avaliação de projetos/ programas. Além dessas áreas, os seus interesses incluem estudos sobre inclusão social, e a mobilização e desenvolvimento de metodologias “multimétodo”.
Inês Lourenço, Ph.D., Anthroplogy(ISCTE/IUL, University Institute of Lisbon), is a researcher at Centre for Research in Anthropology/University Institute ofLisbon. Her research is focused on the Hindu Diaspora in Portugal supported by fieldwork carried out in Portugal and in India since 2000. Other topics of interest are the consumption of Indian commodities, such as Bollywood, and the related social uses of culture in the Portuguese society. Her current research addresses the migrant heritage of communities of Indian origin in Portugal, in an articulation between museology and anthropology.
Otávio Raposo é pesquisador integrado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e professor auxiliar convidado do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Desenvolve pesquisas nas áreas dos estudos urbanos, juventude, arte, segregação e migrações em Portugal e no Brasil que resultaram em artigos em revistas nacionais e internacionais. Está atualmente a pesquisar as práticas artísticas e os engajamentos políticos dos jovens das periferias de Lisboa, bem como as políticas públicas a eles dirigidas. Realizou diversos documentários, entre os quais “Nu bai. O rap negro de Lisboa” (2007) e “Na Quinta com Kally” (2019).
Rita Cachado é doutorada em Antropologia Urbana (Programa Internacional de Doutoramento em Antropologia Urbana ISCTE Lisboa/URV Tarragona) com tese sobre a população Hindu na Área Metropolitana de Lisboa e as suas condições habitacionais num bairro de habitação informal e respetivo processo de realojamento. Desenvolveu uma etnografia de longa duração com famílias Hindus em Lisboa e outros contextos urbanos como Londres, Leicester, Diu, Maputo, permitindo a aquisição de uma diversidade de competências metodológicas. É investigadora integrada no CIES-IUL desde 2009, onde atualmente desenvolve pesquisa sobre Etnografia Urbana em Portugal. É professora Convidada em Pesquisa de Terreno e em Etnografia Urbana (UC coordenadas por Graça Cordeiro), e é membro da direção da Associação Portuguesa de Antropologia (APA).
Sou sociólogo, doutorado e mestre em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), com Pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente, sou professor auxiliar convidado do Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e investigador associado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), vinculado ao grupo de investigação Desigualdades, Trabalho e Bem-Estar Social. Colaboro também com o Instituto Piaget, na qualidade de professor auxiliar, coordenando e lecionando disciplinas nos domínios da Sociologia, dos Métodos de Pesquisa, da Estatística e dos Métodos Qualitativos de Análise de Dados. Anteriormente, fui docente em outras instituições de ensino superior no Brasil, nomeadamente na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing (IBGM) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Nestas instituições, fui responsável por disciplinas tão diversas quanto as UC Métodos Quantitativos em Ciências Sociais, Métodos Qualitativos em Ciências Sociais, Métodos de Pesquisa Social, Teorias Sociológicas Clássicas, Teorias Sociológicas Contemporâneas etc. Entre 2008 e 2022, fui contemplado sequencialmente com bolsas de investigação e de mérito académico que propiciaram as condições para a aquisição de uma eclética formação teórica e metodológica. Fui galardoado com seis prémios científicos, decorrentes do desempenho durante a minha formação académica e do impacto das investigações desenvolvidas individual e coletivamente. Neste percurso, coordenei e/ou participei de equipas em 18 projetos de investigação, nacionais e internacionais, com financiamento competitivo, acolhidos em instituições no Brasil, nos Estados Unidos e em Portugal. Estes projetos versaram sobre questões relacionadas às desigualdades sociais e urbanas, ao mundo do trabalho, às práticas de consumo, aos media e à cultura, à juventude e às políticas públicas. Perante os desafios inerentes à investigação sociológica destes temas, o meu interesse pelos problemas associados à articulação entre Teorias, Métodos e Metodologias passou a ocupar o centro das minhas atividades científicas e pedagógicas, com particular interesse sobre a inovação metodológica em Sociologia, Ciência Política e Antropologia Social. Deste modo, desenvolvi e aprimorei competências em métodos qualitativos e quantitativos tão diversificados quanto a Análise de Conteúdo, a Etnografia, os Modelos de Regressão Linear e Logístico e, sobretudo, em Análise de Correspondências Múltiplas (ACM), Análise de Clusters e Análises Fatoriais Exploratórias (AFE). Esta pluralidade metodológica está a ser aplicada em minha produção e publicação científicas. No momento, conto com mais de 50 comunicações em congressos nacionais e internacionais com arbitragem científica, 14 artigos científicos em revistas indexadas e 3 livros completos, com destaque para O Trabalho Aqui e Agora: crises, percursos e vulnerabilidades (Tinta-da-china, 2021), escrito em coautoria e galardoado com o Prémio António Dornelas (2022).  Por acreditar que o ensino superior se torna mais rico à medida em que nos esforçamos para conectar o ensino e a investigação, tenho procurado transmitir em sala de aula os conhecimentos adquiridos no domínio dos Métodos de Pesquisa Social, encontrando nesta área a razão para dar seguimento à minha trajetória acadêmica. O interesse pela inovação metodológica e pela disseminação de boas práticas de investigação possibilitou-me coordenar e/ou lecionar, até esse momento, 60 unidades curriculares diferentes, maioritariamente situadas no domínio dos métodos quantitativos ou dos métodos qualitativos, em níveis introdutórios, intermediários e avançados, lecionadas em 54 turmas de 1º e de 2º Ciclos, em cinco instituições de ensino superior, em Portugal e no Brasil. Essas UC versaram sobre métodos e técnicas diversos, compreendendo desde a Etnografia, a Análise de Conteúdo, a Análise do Discurso, a Observação Participante, as Técnicas de Entrevista até a Estatística Descritiva, a Estatística Inferencial, as Análises de Variância a um e a dois fatores, os Modelos de Regressão Linear e Logístico, a Análise de Componentes Principais (ACP) e a Análise de Correspondências Múltiplas (ACM).
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