Docentes

Legenda (da esquerda para a direita)
Sérgio Caramelo, Helena Belchior Rocha, Susana da Cruz Martins, Jorge Ferreira, Ana Lúcia Sá, David Ferraz, José Santana Pereira
Doutorada em Ciências Políticas e Sociais pelo Instituto Universitário Europeu (EUI), em Florença (2011), Ana Espírito-Santo é, desde 2011, Professora Auxiliar no ISCTE-IUL e investigadora do CIES-IUL. Antes de começar o doutoramento trabalhou como Assistente de Investigação no Instituto de Ciências Sociais, ICS (2002-2005), como Investigadora Júnior convidada no Social Science Research Center (WZB), em Berlim (2005-2006) e como Investigadora Júnior na Universidade Complutense de Madrid (2007). Entre Janeiro e Março de 2011 foi Professora Assistente na University of London, Birkbeck College, em Londres. É licenciada em Sociologia (2001) e mestre em Ciência Política (2006), ambos os graus obtidos no ISCTE. As suas principais áreas de investigação são: género e política, política comparada, representação política, sistemas eleitorais, metodologia e análise de dados. Tem participado como investigadora em projectos de investigação (de âmbito nacional e internacional) sobre estes e outros temas, no ICS, no CIES-IUL, no EUI e na University of California, em San Diego (EUA). É autora e co-autora de vários capítulos de livros e de artigos em revistas prestigiadas, incluindo a West European Politics, Electoral Studies e a Party Politics. Tem apresentado o seu trabalho em várias conferências nacionais e internacionais, entre as quais APSA, MPSA e ECPR. 
Ana Lúcia Sá, Doutora em Sociologia, é Professora Auxiliar no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas e investigadora no Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. É subdirectora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas e do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas. É Membro da Comissão Científica do Centro de Estudos Internacionais. Pertence ao grupo de investigação African Politics and International Relations da Rede Europeia de Estudos Africanos (AEGIS) e à Secção de Estudos Africanos da Associação Portuguesa de Ciência Política. É também membro da Direção e do Grupo de Trabalho para a Visibilidade da Aegis, Rede Europeia de Estudos Africanos. É investigadora associada do Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau. Foi Investigadora de pós-doutoramento no Conselho Superior de Investigações Científicas, em Barcelona, e investigadora visitante no Instituto de Estudos Africanos da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. A sua investigação centra-se em sistemas autoritários em África, elites políticas e participação política.
Ana Maria Belchior é professora associada, com agregação, no Departamento de Ciências Políticas e Políticas Públicas do ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa) em Lisboa e investigadora do CIES-IUL. Atualmente é coordenadora do Mestrado em Ciência Política, no ISCTE-IUL. Participou em vários projetos de investigação relacionados com temas como: de democracia e globalização, participação política, representação democrática, congruência política e promessas eleitorais e tomada de decisão. Publicou os resultados da pesquisa em livros e capítulos de livros e em diversas revistas nacionais e internacionais (por exemplo, Comparative Political Studies, International Political Science Review, Party Politics, Sociological Methods & Research, Journal of Contemporary European Studies, ou Journal of Legislative Studies).
André Freire é Professor Catedrático em Ciência Política, e tem sido Diretor do Doutoramento em Ciência Política, 2015-presente data, e foi como Diretor da Licenciatura em Ciência Política, 2009-2015, ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa). É ainda Investigador Sénior do CIES-IUL (Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do ISCTE-IUL). Freire ensina e pesquisa no ISCTE-IUL desde 1996. Tem ainda lecionado e/ou apresentado conferências como convidado em várias outras universidades portuguesas e estrangeiras. Publicou mais de 30 livros e mais de 100 artigos académicos, em várias línguas, nomeadamente em inglês e português.    Freire tem dirigido vários projetos de pesquisa sobre ideologia (esquerda-direita, etc.), ao nível de elites e massas, comportamento eleitoral e atitudes políticas, sobre instituições e reformas políticas, e ainda sobre representação política. Sobre estes assuntos tem publicado abundantemente, nacional e internacional, em livros e revistas académicas. Mais especificamente, até meados de 2020, tem vários estudos publicados (nacional e internacionalmente), em revistas académicas (mais de 100), livros (37) e capítulos de livros, sobre as atitudes e comportamentos dos eleitores e dos eleitos, as instituições políticas e a representação política.    Freire foi pioneiro na criação dos estudos eleitorais (Estudo Eleitoral Nacional Português, com base em inquéritos de opinião pós-eleitorais), em Portugal, em 2002 e 2005 (ver:https://www.ics.ulisboa.pt/livros/eleicoes-legislativas-de-2002 & https://www.ics.ulisboa.pt/livros/portugal-votos & https://rowman.com/isbn/9780739115633/portugal-at-the-polls-in-2002). Desde 2007, tem dirigido vários projetos de pesquisa sobre representação política, ou seja, comparando as opiniões, os valores, as atitudes e os comportamentos de eleitores e eleitos (especialmente deputados, mas também candidatos ao Parlamento não eleitos), desde 2007 até à presente data (ver:http://er.cies.iscte-iul.pt/). Em termos de redes de pesquisa internacionais, tem participado em várias, nomeadamente no Comparative Study of Electoral Systems, European Value Study, European Election Study, True European Voter, European Candidate Study, PARTIREP – Party Representation, PARENEL – Parliamentary Representation at the National and European Levels, Comparative Candidate Study.  Freire é membro do Steering Committee do Comparative Candidate Study, estando presentemente no seu terceiro mandato. Ver http://www.comparativecandidates.org/ Foi colunista regular do jornal Público desde Março de 2006 até Janeiro de 2016, e é atualmente colunista do Jornal de Letras desde Maio de 2017, além de várias outras colaborações ocasionais na imprensa, rádio e TV, e tem sido ainda perito e consultor convidado de várias instituições nacionais (FCT, A3ES, DGAI-MAI, AR, etc.) e internacionais (COST, Comissão Europeia, Conselho da Europa – Programa Co-Acte, etc.) para os assuntos ligados ao ensino superior e à investigação em Ciências Políticas. Livro Mais recente: André Freire, Left and Right. Meaning and Correlates in Long Consolidated and New Democracies, Moldova, Eliva Press 2022. À venda na amazon (US, UK, DE, FR, ES) e na editora:  https://www.elivapress.com/en/book/book-9980623390 Special Issue mais recente na SES&P como Guest Editor: Emmanouil Tsatsanis, Marco Lisi & André Freire (2022) The ‘Lost Generation’ and Its Political Discontents: Age-related Divides in Southern Europe after the Crisis, South European Society and Politics, DOI: 10.1080/13608746.2021.2032936 (Introdução e mais 5 artigos) (2021 versão impressa; 2022: 1st online)     E-mail: andre.freire@iscte-iul.pt Orcid author:  https://orcid.org/0000-0001-5307-6832 Scopus author: Author ID: 8634830500 Google scholar: https://scholar.google.pt/citations?user=RNJvJdIAAAAJ&hl=pt-PT Wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Freire   Ligações úteis: https://www.researchgate.net/profile/Andre_Freire5 https://iscte-iul.academia.edu/Freire/CurriculumVitae https://orcid.org/0000-0001-5307-6832 https://scholar.google.pt/citations?user=RNJvJdIAAAAJ&hl=pt-PT http://er.cies.iscte-iul.pt/ http://www.comparativecandidates.org/ http://avacavoadora.pt/ https://visao.sapo.pt/jornaldeletras/   Post scriptum sobre questões de direitos autorais: O texto desta página web com o meu CV está disponível para modificação e reutilização nos termos da The Creative Commons Attribution-Share alike 3.0 Unreported License and the GNU Free Documentation License (sem versão, sem seções invariantes, textos de capa frontal ou textos de capa traseira)
Clara Carvalho (Doutoramento em Antropologia, ISCTE, 1999) é professora associada no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e foi Professora Visitante na universidade de Brown (EUA, 2004). Deu cursos de curta duração nos seminários metodológicos de pós-graduação promovidos pelo CODESRIA em vários países africanos, e nas Universidades de Lille, França, Rovira i Virgil, Espanha, Mainz, Alemanha, Oumar Bongo (Gabão), Amilcar Cabral (Guiné-Bissau) e Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique). Foi presidente do AEGIS (Grupo África-Europa para Estudos Interdisciplinares) (2015-2019) e diretora do Centro de Estudos Africanos / Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL (2007-2016). A sua investigação centra-se na Africa Ocidental, em particular na Guiné-Bissau. Desde 2001 tem desenvolvidos projetos sobre políticas de desenvolvimento, incluindo género, saúde, educação e peacebuilding, tendo coordenado sete projetos com financiamento nacional e internacional nessa área. Diretora do Doutoramento em Estudos Africanos
David Ferraz é Professor Associado do ISCTE e diretor do Doutoramento e Mestrado em Administração Pública. É doutorado em Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL (2018), mestre em Administração e Políticas Públicas (ISCTE-IUL - 2008) e licenciado em Gestão e Administração Pública (ISCSP-UTL - 2004). É diplomado pelo Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (CEAGP - 2006), especialização em Desenvolvimento Organizacional, Liderança e Gestão de Pessoas e pelo Curso de Formação em Gestão Pública (FORGEP - 2012) do INA. Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa. Foi Secretário Geral do Conselho Económico e Social até março de 2022. Entre 1999 e 2004 desempenhou funções em várias empresas do setor privado. Desempenhou funções na Unidade de Investigação e Consultoria do Instituto Nacional de Administração, I.P. (2006-2010) e foi dirigente da Unidade de Formação em Gestão e Administração Pública (2010-2012), foi dirigente da Divisão de Recrutamento e Seleção do INA, prestando esta U.O. apoio à CRESAP (2012-2017). Foi ainda dirigente do Departamento de Recursos Humanos do IHRU, I.P. (desde Setembro de 2017). É investigador convidado do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-UTL), integrando o Grupo de Investigação em Ciência da Administração. Desenvolveu, desde 2004, funções de docência em diversos cursos do INA e ISCTE-IUL (CAGEP; FORGEP; CADAP; Desenho, Implementação e Avaliação de Políticas Públicas; Diploma de Especialização em Gestão Pública; Diploma de Especialização em Políticas Públicas; Reforma e Modernização Administrativa - 6 ECTS). Foi convidado a proferir lectures na HSE - Moscow (High School of Economics, School of Public Administration) nas áreas da Gestão e Administração Pública. Tem participado em grupos de trabalho e apresentado comunicações científicas em congressos de organizações internacionais como: a American Society for Public Administration, o Centro Latino Americano para el Desarollo, a International Association of Schools and Institutes of Administration, a Public Administration Theory Network. É autor e co-autor de várias publicações, nacionais e internacionais, nas áreas da Gestão, Administração, Políticas Públicas ou Gestão de recursos humanos.
Assistente Social, é doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa, sendo Mestre e Licenciada na mesma área. Atualmente é Professora Auxiliar na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. De 2019 a 2022 integrou o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, como Vogal Executiva. Paralelamente, de 2016 a 2022 foi Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Desde 1998 até 2022, exerceu diversos cargos dirigentes com destaque para Administradora da UTAD e dos Serviços de Ação Social, Subdiretora Geral da Direção Geral do Ensino Superior (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Vice-Presidente do Fundo de Apoio ao Estudante (Ministério da Educação) e Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional (Ministério do Trabalho). Em 2022 foi nomeada por despacho do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior como Cocoordenadora do Painel Independente de Alto Nível de seleção e acompanhamento do «Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior — PNAES». Participa regularmente em estudos, comunicações e artigos científicos nas áreas do Serviço Social, da Responsabilidade Social e do Ensino Superior. 
Filipe Nunes é licenciado em Sociologia pelo ISCTE e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa (ICS-UL). A sua experiência profissional passou pelo Instituto da Defesa Nacional e por funções de assessoria no Governo e na Assembleia da República. Entre 2019 e 2023 foi Conselheiro Técnico Principal na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas em Genebra, onde acompanhou de perto organizações como a União Interparlamentar e a Organização Internacional do Trabalho. Foi anteriormente docente convidado no ISCTE, NOVA-IMS e FCSH-UNL, nas áreas das Políticas Públicas, Ciência Política e Relações Internacionais, bem como investigador no Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa.  E autor de vários artigos sobre elites e mudança política, política internacional, comportamento eleitoral e políticas públicas nas seguintes publicações científicas: Sociologia; Sociologia, Problemas e Práticas; Análise Social; Portuguese Journal of Social Sciences; Relações Internacionais, Ler História; e Fórum Sociológico. É atualmente Vice-Presidente do IPPS-Iscte. 
Sou Professora Auxiliar em Ciência Política no Iscte-IUL e investigadora integrada no CIES-Iscte. Fui co-chair da Research Network Movimentos Sociais do Council of European Studies, sendo agora membro do board. Desde 2020 co-coordeno o grupo de investigação Política e Cidadania (CIES-Iscte) e sou vice-diretora do Observatório da Democracia e da Representação Política. Fui co-chair da RN Social Movements do Council of European Studies e sou agora membro do board  da mesma. Entre 2018 e 2022 coordinei, como PI, o projecto de investigação financiado pela FCT HOPES - HOusing PErspectives and Struggles. Futures of housing movements, policies and dynamics in Lisbon and beyond (230.000€). A minha área de investigação são os movimentos sociais, com especial interesse para os processos de radicalização política, o papel do protesto na mudança política, o ativismo digital, a gentrificação e os movimentos pelo direito à habitação e à cidade. Tenho vários artigos publicados em revistas como Housing Studies, Journal of Common Market Studies, Partecipazione e Conflitto, Current Sociology, Mobilization, Social Movement Studies, Journal of Contemporary Religion, West European Politics, Estudos Ibero-Americanos, Democratization, Cultures & Conflicts, Análise Social, Storia e Problemi Contemporanei, Historein. A minha monografia 'The Revolution before the Revolution' e o livro que co-organizei com Olivier Fillieule, 'Social Movements Studies in Europe: The State of the Art', foram ambos publicados por Berghahn em 2016. Tenho lecionado cursos na área dos movimentos sociais, democracia, cidadania, cultura política e era digital.
Helena Belchior Rocha é Doutorada em Serviço Social, Professora Auxiliar no Departamento de Ciência Politica e Politicas Públicas, e investigadora integrada do CIES-ISCTE, de 2018 a 2025 foi sub-Diretora do Laboratório de Competências Transversais (LCT), de 2018 a 2025 Directora do Nucleo de Competencias Trasversais  do LCT e de 2022 a 2025 Directora do Núcleo de Linguas do LCT. Tem estado ligada a projetos nacionais e internacionais, dos quais se destacam 3 Marie Curie, Horizon, Erasmus e várias linhas Cost Action. É autora de artigos, capitulos de livro e comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais, nas áreas de teoria e metodologia de Serviços Social, sustentabilidade, intervenção comunitária, ética, direitos humanos, politicas socias e bem estar, educação e competências transversais. Membro do Conselho editorial e cientifico de revistas nacionais e internacionais. Membro da Comissão Cientifica do Departamento de Ciencia Politica e Politicas Públicas e membro do Conselho Cientifico Plenário do Iscte.
Helge Jörgens é Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Investigador Integrado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Licenciou-se em Ciência Política na Freie Universität Berlin, Alemanha, em 1994. Concluiu o doutoramento em Ciência Política também na Freie Universität Berlim em 2010. Entre 2010 e 2016 foi Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Ciências Sociais da Freie Universität Berlin e Director Gerente do Centro de Investigação de Política do Ambiente (FFU). As áreas de interesse incluem as política do ambiente, da energia e do clima, o papel e a influência de burocracias internacionais, e a difusão e transferência de políticas públicas.
Inês Casquilho-Martins é assistente social, mestre e doutorada em Serviço Social. É Professora Auxiliar no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (CIES-Iscte) e no Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS) - Universidade Lusíada. Foi Professora Auxiliar nos três ciclos de estudo em Serviço Social no ISSSL - Universidade Lusíada (2019 -Jan 2024), onde coordenou o mestrado em Serviço Social e a linha de investigação do CLISSIS "Ensino e Formação em Serviço Social". Os seus interesses de investigação incluem diferentes domínios e campos do serviço social, políticas sociais, sistemas de proteção social, ação social, migrações, desenvolvimento comunitário e competências formativas no ensino superior. Neste domínio, o seu percurso de investigação tem apostado dar contributos da sua área científica no estudo de problemas sociais contemporâneos e políticas públicas em diferentes áreas de proteção social. Investe, ainda, na promoção pedagógica e científica da formação em serviço social.  Em 2019 foi distinguida com o Prémio Silva Leal, atribuído pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e pela Secretaria de Estado da Segurança Social pela tese de doutoramento em Serviço Social “Modelos de proteção social em sociedades com programas de austeridade”.  Foi coordenadora técnica e pedagógica do projeto Online Learning para a promoção, preparação, produção e divulgação dos cursos de e-learning do iscte (2017-2019). 
Jorge Ferreira, Professor Associado com Agregação no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Agregação em janeiro de 2024, sobre «Questionando o Serviço Social como Ciência social» «Formação/investigação em Serviço Social». Doutor em Serviço Social na especialidade de Serviço Social, Políticas Sociais e Sociedade, (Aprovado com Distinção e Louvor) realizado em associação entre ISCTE/ISSSL, sobre o tema: Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância. Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Proteção à Criança e à Família. Mestrado em Serviço Social sobre o tema, Intervenção Social e Intervenção Judicial no problema Criança Maltratada. Relação e/ou Intersecção (ISSSL:1998), após a Licenciatura em Serviço Social (ISSSL: 1990). Realização de um curso pós-graduado no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - História das Ideias e das grandes Doutrinas em criminologia (ISPA: 1993), frequência do ano zero «Abordagem Sistémica» do curso de Terapia Familiar (Associação Portuguesa de terapia Familiar: 1997), realização de provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (ISSSL: 2000) sobre o tema, Mediação e Intervenção Social em Justiça.   Realização de Formação Prática de aprofundamento após Licenciatura no estrangeiro, em Reabilitação Psiquiátrica na Fundação de Waterheuvel, Amsterdão / Holanda (1993), em Reabilitação Psiquiátrica na Société Parisiene d?aide á lá Santé mental - SPASM .Paris (1993); Reinserção e Integração Profissional na Scotish Association for mental healt . Escócia (1994). Participação em programas e projetos de investigação nas áreas da Transferência dos perfis de Acão, formação, para desenvolvimento da relação de ajuda aos públicos em situação de abandono (Crianças, Adolescentes); Trabalho Social na Europa. Modelo Comparativo em Línguas Românicas e nos domínios do Sistema de Proteção à Criança; Direitos da Criança, políticas sociais de Infância e Intervenção Social com Famílias. Tem 13 artigos científicos publicados e várias comunicações em seminários nacionais e internacionais e comunicações em congressos. Colaborador da Revista Katálisis (revista semestral com circulação em países de língua hispânica e em Portugal dirigida a Assistentes Sociais e Profissionais de áreas afins, Professores, Investigadores). Professor de diferentes Unidades Curriculares ao nível de 1º e 2º Ciclo. Professor Visitante na Universidade Complutense de Madrid (Escuela de Trabajo Social), e na Universidade de Granada (Escuela de Trabajo Social), colaborador com instituições de ensino superior em Portugal (Instituto Universitário de Lisboa. ISCTE) e nos programas de cooperação científica de docentes da Universidade Lusíada de Lisboa (Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Beja, Universidade dos Açores). No ano de 2009, Acreditado Avaliador Externo das Novas oportunidades. Vogal de Júri do concurso de dirigente de grau intermédio de 2º grau da Administração Pública. Coordenador pedagógico e científico e professor do Curso de Especialização Tecnológica (CET) «Acolhimento em Instituição». (2008/2010). Várias participações no âmbito do Programa Socrates Erasmus (mobilidade de professores) com universidades europeia: Complutense de Madrid Espanha, universidade de Kalmar Suécia, Universidade de Mastrich, Holanda, Universidade Bicocca Milão Itália e Universidade de Granada Espanha. Stradinsk University Letavia. Áreas Cientificas de Formação: Teoria e Metodologia do Serviço Social, Teoria Critica e Serviço Social, Investigação em Serviço Social, Seminários de Prática em Serviço Social, Avaliação de Programas de Politicas Sociais, Serviço Social Internacional; metodologias de Investigação, Metodologias Especificas de Intervenção em Gerontologia Social, intervenção Social em Situações de Risco, Intervenção Social com Famílias Maltratantes, intervenção em Rede, Comportamentos Desviantes, Introdução à Criminologia e Vitimologia.
José Santana Pereira (Nisa, 1982) é doutorado em Ciências Políticas e Sociais pelo Instituto Universitário Europeu em Florença (2012). A sua investigação tem vindo a centrar-se no campo dos efeitos dos meios de comunicação social na opinião pública e no estudo dos sistemas de media nacionais em perspectiva comparada. O comportamento eleitoral e as atitudes políticas (nomeadamente as atitudes em relação à Europa e, mais recentemente, as atitudes populistas) também fazem parte dos seus interesses de investigação. Nestes domínios, publicou vários artigos e capítulos de livros em língua portuguesa, inglesa e francesa. Em Janeiro de 2016 publicou, pela FFMS, o ensaio Política e Entretenimento. Após a licenciatura em Psicologia Social (ISCTE, 2004) e antes do ingresso no programa doutoral do IUE (2008), trabalhou como assistente de investigação no projecto «Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses». Entre 2013 e 2017 foi investigador de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais. Colaborou, entre outros, nos projectos «EU Profiler» (que implementou uma voting advice application para as eleições Europeias de 2009) e «Media Profiler» (que projectou uma plataforma online para a análise comparativa dos media na União Europeia), ambos sedeados no Robert Schuman Centre for Advanced Studies (RSCAS). Mais recentemente, foi co-líder da equipa portuguesa do projecto «EUandI», investigador no projecto «Participation in the EU decision-making: Portugal in comparative perspective» e líder da equipa portuguesa do projecto «Where is My Party?». É um dos investigadores responsáveis pelos projectos «Media Systems in Europe» e «Mecanismos e Impactos da Abstenção Eleitoral», financiado pela FFMS. É country coordinator para a Itália no projecto Varieties of Democracy e membro da equipa responsável pelas Sondagens ICS-ISCTE. 
João Sebastião, sociólogo, PhD em Sociologia. Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia-IUL (CIES-IUL), onde foi director entre 2014 e 2020. As suas principais áreas de investigação são as desigualdades sociais na educação, políticas educativas e violência escolar. Em convergência com a investigação em sociologia da educação trabalhou como especialista na área da violência escolar para diferentes instituições nacionais e internacionais (OCDE, UE, Conselho da Europa; ou como criador e coordenador do Observatório de Segurança Escolar do Ministério da Educação português, entre outros). No CIES mantém uma linha de trabalho de ciência aplicada sobre programas sobre sucesso escolar e abandono escolar precoce, violência escolar e planos municipais de educação, cooperando com escolas, autoridades locais ou ONGs.
Maria Inês Amaro é doutorada em Serviço Social, pela Universidade Católica Portuguesa; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, e licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora na licenciatura, mestrado e doutoramento em Serviço Social do ISCTE-IUL e investigadora integrada do CIES. Tem interesses de investigação nas áreas da teoria e prática do Serviço Social, da Sociedade e Tecnologia e da Exclusão Social e Trabalho. Consultora na área do planeamento social e avaliação. Autora de livros, capítulos e livro e artigos nas áreas mencionadas. Desde final e 2019, em Comissão de Serviço no Instituto da Segurança Social, onde desempenha funções como Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social. Nesse âmbito, tem responsabilidades ao nível nacional na implementação e desenvolvimento de política pública nas áreas da infância e juventude; cooperação e respostas sociais, e intervenção social. Preside à Comissão Nacional do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), ao Conselho Nacional para a Adoção (biénio 2024-2026), júri de avaliação do Programa Escolhas (edição 2023); participa no Conselho Nacional de Cooperação, no Grupo Operativo Único, para o acolhimento de população requerente e beneficiária de proteção internacional; no Conselho Nacional para as Migrações; na Comissão das Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência; no núcleo executivo do Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo; e, entre outras, da Comissão de Acompanhamento da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza; é oficial deligação nacional para a Proteção Civil.
Maria José Sousa (Doutorada em Gestão Industrial, com Agregação em Gestão e Gestão Pública), é docente e investigadora do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa, tendo sido Pró-Reitora entre março 2022 e janeiro 2024 e foi membro do comité científico do Doutoramento "in Law and Economics" (Ciclo XXXIX), Università degli Studi del Molise. É atualmente membro do Conselho Consultivo do Banco Português de Fomento, para a área das Políticas Públicas. Assumiu uma posição de pós-doutoramento de 2016-2018, investigando a área da educação digital, com várias publicações em revistas com elevado fator de impacto (Journal of Business Research, Journal of Grid Computing, Future Generation Computer Systems, e outros). Trabalhou como especialista, num projeto da Comissão Europeia para a criação de uma nova categoria de competências digitais a integrar no European Innovation Scoreboard (EIS). Foi membro da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Gestão, da Universidade Europeia. Foi também Investigadora Sénior do GEE (Gabinete de Estratégia e Estudos) do Ministério da Economia Português, responsável pelas Políticas de Inovação, Investigação e Empreendedorismo, e Gestora de Conhecimento e Competências na AMA, IP, Agência para a Modernização Administrativa (Ministério da Presidência e do Conselho de Ministros). Também foi Gestora de Projetos do Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por Projetos de Inovação e Projetos de Avaliação e Desenvolvimento das Qualificações. Os seus interesses de investigação atualmente são as políticas públicas de Inovação e Investigação. É coautora de mais de 180 artigos científicos e capítulos de livros (European Planning Studies, Information Systems Frontiers, Systems Research, and Behavioral Science, Computational and Mathematical Organization Theory, e outros). É editora convidada de mais de 10 edições especiais da Elsevier e Springer. Foi Presidente da ISO/TC 260 – Gestão de Recursos Humanos, representando Portugal na ISO - International Organization for Standardization. Coordenou/na vários projetos europeus de inovação (financiados por programas como Erasmus+, Horizon Europe e ICMPD) e é também External Expert of COST Association - European Cooperation in Science and Technology.
Maria João Pena é doutorada em Serviço Social pelo ISCTE-IUL; mestre em Sociologia pelo ISCTE-IUL e licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Leciona na licenciatura, no mestrado e doutoramento em Serviço Social e é investigadora integrada do CIES. Tem como interesses de investigação a teoria e a epistemologia em serviço social, as práticas de serviço social com crianças e famílias, na escola e na deficiência. 
MARIA DE LURDES REIS RODRIGUES Local e data de nascimento: Lisboa, 19 de Março de 1956, Nacionalidade: portuguesa. Qualificações académicas: 2003 Provas de Agregação em Sociologia no ISCTE-IUL; 1996 Doutoramento em Sociologia no ISCTE-IUL; 1984 Licenciatura em Sociologia no ISCTE-IUL. Cargos e situação profissional actual: Desde 8 de Março de 2018 Reitora do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa;  Desde Novembro de 2010 Docente no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Cargos e actividades anteriores: 2010-2014 Presidente do Conselho Executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD); 2005-2009, Ministra da Educação, 2005-2009; 1986-2005 Docente no Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL, na Licenciatura de Sociologia e investigadora do CIES, Centro de Investigação e Estudos em Sociologia; 2004-2005 Presidente do Conselho Científico do ISCTE-IUL; 1997-2002 Presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias do Ministério da Ciência e da Tecnologia; 1999-2002 Representante nacional no Grupo Indicadores para a Sociedade da Informação (WPIIS) da OCDE; 1996-2002 Representante nacional no Working Party of R&D and Innovation Survey, do Eurostat; 1996-2002 Representante nacional no Grupo NESTI (Working Party on National Experts on Science and Technology Indicators) da OCDE; 1985-1989 Participação nos trabalhos de instalação do Arquivo Histórico-Social na Biblioteca Nacional de Lisboa; 1978-1985 Actividade profissional e funções de direcção, coordenação e consultoria, em diferentes instituições públicas e privadas, nos domínios da gestão dos recursos humanos e da formação profissional.  Autora de diversos trabalhos publicados, com especial destaque nas áreas de Sociologia das Profissões, Sociedade da Informação e da Análise de Políticas Públicas.  Coordenação de projectos de investigação e grandes operações de inquérito. Orientação de teses de mestrado e doutoramento.
Teresa Patrício é Professora Associada no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas na Escola de Sociologia e Políticas Públicas no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É Doutorada em Sociologia na Rutgers The State University of New Jersey no Estados Unidos da América. As principais áreas de investigação inclui a mudança social e o desenvolvimento, e as políticas de ciência, tecnologia e ensino superior. Foi Investigadora Fulbright no Centro de Estudos do Ensino Superior na Universidade de Penn State no Estados Unidos e Investigadora Convidada no Centro Interuniversitário de Investigação para a Ciência e a Tecnologia  na Universidade de Québec em Montreal, Canadá. Tem experiência profissional nas políticas públicas de ciência a nível nacional e internacional. É Diretora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) desde 2020 e Co-Diretora do SocioDigital Lab para as Políticas Públicas desde 2021.
Doutoramento com menção internacional pela Universidade de Huelva (UHU) no Departamento de Sociologia e Serviço Social. Professor Associado em Serviço Social no ISCTE, lecionando diversas Unidades Curriculares na Licenciatura, Mestrado e Doutoramento dentro da área do Serviço Social. Diretor do Mestrado em Serviço Social do ISCTE. Investigador do CIES-IUL e investigador colaborador do Grupo de Intervención Socioeducativa en contextos Sociales da UNED (Espanha). As áreas de interesse para a investigação estão relacionadas com as migrações (interculturalidade, superdiversidade, herança cultural nas crianças), Formação em Serviço Social; Exclusão Social, Direitos Humanos e Serviço Social; e Serviço Social Digital.
  Pedro Adão e Silva (Lisboa, 1974) é professor auxiliar do departamento de ciência política e políticas públicas e o atual Diretor do Doutoramento em Políticas Públicas. É professor no ISCTE-IUL desde 2007, tendo-se licenciado em Sociologia, também no ISCTE, em 1997. Concluiu o doutoramento em Ciências Sociais e Políticas no Instituto Universitário Europeu, em Florença, em 2009, com uma tese sobre a europeização das políticas sociais. Integrou a Direção do CoLABOR - Laboratório colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social e é Presidente do IPPS-IUL. 
Susana da Cruz Martins, doutorada em Sociologia. Professora associada no Iscte- Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas. É Co-coordenadora do Grupo de Investigação de Educação e Ciência, no CIES-Iscte. É membro do Observatório das Desigualdades e Diretora do Mestrado de Administração Escolar (na ESPP, Iscte). Foi bolseira de Pós-doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Gulbenkian Professorship pela F. C. Gulbenkian. Participou e coordenou projetos de investigação nacionais e internacionais. Sublinhe-se a coordenação nacional (em Portugal) do projeto europeu EUROSTUDENT - Social and Economic Conditions of Student Life In Europe (II, III, VI, e VII) e a avaliação externa nacional do Programa Global Schools2030, em Portugal sob a designação de Escolas2030, implementado pela Fundação Aga Khan. É autora de um conjunto de publicações, nacionais e internacionais, sobretudo nas áreas das políticas de educação e do ensino superior, dos sistemas educativos comparados, do desempenho e sucesso escolar, da avaliação de políticas públicas e das desigualdades sociais.
Tiago Fernandes (PhD European University Institute, Florence, 2009) is Professor of Political Science and Public Policy at the University Institute of Lisbon (ISCTE). He also directs the Varieties of Democracy Regional Center for Southern Europe and is a researcher at the Center for International Studies - ISCTE. He works on the politics of democracy, social movements and civil society, with a regional specialization on Southern Europe. Before coming to ISCTE, he was for twenty years in the faculty of Nova University of Lisbon, where he taught in the departments of sociology and political studies, was director of graduate studies and head of the department of political science and served in the directive board of the Portuguese Institute of International Relations (IPRI).  Selected publications: Neither Dictatorship, Nor Revolution. The Liberal Wing and the End of the Portuguese Dictatorship, Lisbon, D. Quixote / Assembleia da República (2006); Civil Society, Democracy, and Inequality: Cross-Regional Comparisons (1970s-2010s), Special Issue, Comparative Politics (2017) (co-edited); Late neoliberalism and its discontents: Comparing crises and movements in the European periphery, Palgrave-Macmillan, 2017 (co-authored); Memories and Movements. The Legacy of Democratic Transitions in Contemporary Anti-Austerity Protest, Oxford University Press, 2018 (co-authored); Forty-Five Years of Democracy in Portugal: Achievements and Prospects, Lisbon, Assembleia da República, 2020 (co-edited); Democratic Quality in Southern Europe: France, Italy, Greece, Portugal, and Spain, University of Notre Dame Press, Kellogg Series on Democracy and Development, 2024 (edited); and Portugal 1974-1975: Revolution, Counterrevolution, and Democracy, Lisbon, Francisco Manuel dos Santos Foundation, 2024. Together with Staffan Lindberg (Varieties of Democracy Institute - University of Gothenburg), he directs the project Varieties of Democracy in Southern Europe, which focuses on the causes and consequences of democratization in the region from the 1960s to the present and is funded by the Francisco Manuel dos Santos Foundation (https://www.v-dem.net/en/regional-centers/southern-europe/). He also coordinated the Portuguese team of the project Disobedient Democracy, led by Danijela Dolenec at the University of Zagreb and funded by the Swiss National Science Foundation, which looked at the causes and patterns of protest in the Southwest and Southeast regions of Europe (https://disdem.org/). He is also a non-resident fellow at the Center on Social Movement Studies (Scuola Normale Superiore, Florence). He was a visiting scholar at Princeton University, the Juan March Foundation (Madrid) and the Kellogg Institute for International Studies at the University of Notre Dame (USA) and is the recipient of the Gulbenkian Foundation award for the best article in the social sciences and the Best PhD Dissertation prize of the Portuguese Political Science Association. His current research focuses on the comparative analysis of civil society mobilization against authoritarian takeovers in 19th and early 20th centuries Southern Europe; the impact of social revolution on democracy and authoritarianism; and postcolonial transformations in lusophone Africa (with Olukunle Owolabi, Villanova University). Before starting his academic career, he took a BA in Sociology (minors in History and Philosophy) and an MPhil in Historical Sociology at Nova University of Lisbon and an MPhil in Social and Political Sciences at the European University Institute (Florence). He also passed the national examinations for the diplomatic service at the Portuguese Ministry of Foreign Affairs, where he briefly attended the attaché training course (1997).
Doutorado em Estudos Africanos, Vasco Martins é Professor Auxiliar do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa) e investigador no Centro de Estudos Internacionais da mesma instituição. A sua investigação debruça-se sobre temáticas relacionadas com cidadania e informalidade, etnicidade, e políticas de memória, com particular enfoque na região da África Austral. É publicado em revistas internacionais como African Studies Review, Citizenship Studies, Journal of Southern African Studies, Journal of African History, entre outras. Autor do livro Colonialism, Ethnicity and War in Angola (Routledge, 2021) é ainda Director da revista Cadernos de Estudos Africanos.
Docentes convidados
PhD in Sociology from Iscte- Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL) in 2023. I studied the political appropriation of the notion of resilience and its role in transforming the European social model in the aftermath of the 2007/8 financial crisis and the global pandemic crisis in 2020, presenting a dissertation with the title: Everything is not gonna be alright: contributions to a critical perspective on social resilience. Graduated in Sociology in 2004 and finished a Master in Urban Studies in 2010, in both cases from Iscte-IUL. I am currently an integrated researcher at the Centre for Research and Studies in Sociology (Cies-IUL), integrating the line of research “Inequalities, Work and Well Being”, and guest assistant professor at Iscte-IUL, integrated in the Department of Political Science and Policies Public (ESPP). I am a researcher in studies in the areas of poverty and social inequalities, social protection, employment, and education, with an emphasis on evaluating policies aimed at reducing poverty and increasing the qualifications of disadvantaged social groups. I am co-author of articles in national and international publications, such as: “Labor relations under hardship in Europe: contributions for social resilience theory” (2023), “Fighting poverty in times of crisis in Europe: Is resilience a hidden resource for social policy?” (2022), “Welfare State Development in Portugal: From “Stage Zero” to the Post-Crisis “Leftist” Compromise against Austerity” (2019), “Crisis and Poverty in Portugal: resilience or social protection?” (2018), “Resilience: Moving from a “heroic” notion to a sociological concept” (2017), among others. My main research interests are: poverty, social inequalities and resilience; public policies; economic sociology and political economy; and education.
Ana Rezende-Matias é licenciada e mestre em Ciência Política, pelo ISCTE-IUL, tendo realizado uma dissertação sobre as atitudes dos portugueses em relação ao voto obrigatório. Com experiência de investigação em projectos com financiamento nacional e europeu, é, actualmente, doutoranda em Ciência Política no ISCTE-IUL/CIES, onde desenvolve uma tese, financiada pela FCT, sobre os factores explicativos das atitudes dos cidadãos europeus face às eleições.    
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, Mestre em Sistemas Sócio-organizacionais da Actividade Económica (Sociologia da Empresa) pelo ISEG (Universidade Técnica de Lisboa) e Doutor em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa, foi entre 1997 e 2012 investigador da Unidade de Investigação e Consultoria (UNIC) do Instituto Nacional de Administração (INA), tendo prosseguido a sua carreira de investigação científica entre 2012 e 2016 no Departamento de Investigação, Relações Internacionais e Comunicação (DIRIC) da Direção-Geral de Administração e do Emprego Público (DGAEP). Atualmente é investigador integrado do CIES-IUL, professor associado convidado do Mestrado em Administração Pública do ISCTE-IUL e Professor da Universidade Lusíada de Lisboa.  O autor tem publicado artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, bem como participado em conferências e seminários sobre os temas da Gestão da Formação, Gestão Pública, Relações político-administrativas e modelos de Administração. Dentro destas temáticas tem orientado mestrados e doutoramentos.
Cristina Roldão é socióloga, investigadora do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e Professora adjunta convidada da Escola Superior de Educação de Setúbal (ESE-IPS). É uma voz ativa no debate académico e público sobre o racismo e a negritude na sociedade portuguesa. A sua investigação tem incidido sobre os processos de exclusão escolar dos afrodescendentes, bem como sobre a História Negra em Portugal. No seu ensino, tem desenvolvido abordagens pedagógicas para a desconstrução do eurocentrismo nos manuais escolares e na “educação intercultural”, e tem co-coordenado o Roteiro para uma Educação Antirracista na ESE-IPS desde a sua fundação em 2019. Fez parte da comissão organizadora da 7th Afroeuropeans Conference (Lisboa, 2019), pertence ao Steering Committee do recente Center for Black European Studies and the Atlantic (Carnegie Mellon University, 2023) e à equipa de docentes da Black Europe Summer School (2025). Cristina Roldão foi colunista do jornal Público (2022-2024) e membro dos Grupos de Trabalho sobre o Plano Nacional de Combate ao Racismo (2021/22) e sobre a Recolha de Dados Étnico-Raciais nos Censos 2021 (2018/19). É co-editora da edição comemorativa dos 110 anos do jornal “O Negro” (Lisboa, 2021), coautora do livro “Tribuna Negra: Origens do Movimento Negro em Portugal (1911-1933)” e co-editora de Afroeuropeans: Identities, Racism, and Resistances (a publicar na Routledge, julho de 2025).
Doutorado em Sociologia (Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE-IUL). Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (ESPP) do ISCTE-IUL. Investigador do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES/ISCTE-IUL). Consultor da Casa Civil do Presidente da República. Desempenhou as seguintes funções: Secretário de Estado da Educação do XVIII Governo Constitucional; Diretor-Geral do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE); Coordenador do Plano Tecnológico da Educação (PTE); Presidente do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas da Educação e Formação do Conselho Superior de Estatística; Diretor, em exercício, do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE); Diretor-Adjunto do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema (GIASE); Diretor do Observatório da Inovação e Conhecimento (OSIC-UMIC).
Licenciado em Sociologia pela Universidade Autónoma de Lisboa e doutorado em Políticas Públicas pelo ISCTE – IUL (Instituto Universitário de Lisboa). Investigador e consultor sénior em políticas públicas inclusivas, respostas sociais inovadoras e avaliação da qualidade de vida e do impacto social de projetos no âmbito da deficiência, inclusão e direitos humanos. Autor e coautor de um conjunto vasto de estudos, artigos e outras publicações e trabalhos técnicos/científicos na área das políticas sociais, tendo ainda participado nesse âmbito em projetos internacionais ao nível da OCDE, UE, Conselho da Europa, OIT e ONU. Orador em seminários e conferências internacionais, tendo apresentado comunicações em conferências científicas promovidas por organizações prestigiadas como: i) European Society for Disability Research; ii) World Academy of Science, Engineering and Technology (WASET); iii) International Society for Child Indicators; iv) American Association on Intellectual and Developmental Disabilities; v) Autism Europe Congress e vi) Malta University (Disability Studies Center).   Desempenhou, entre 26 de novembro de 2015 e 28 de fevereiro de 2017, o cargo de Chefe de Gabinete da Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência de Portugal.
Marcia Rangel Candido é Investigadora Integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) e Professora Convidada no Mestrado de Ciência Política da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP), ambos no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Editora adjunta de DADOS, onde trabalha desde 2015, e moderadora de Humanidades do SciELO Preprints. Atuou como investigadora de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), com financiamento do Instituto Serrapilheira (2021-2022) e com Bolsa Faperj Nota 10 (2022-2024).  Recebeu o prêmio de melhor tese defendida no PPGCP/IESP-UERJ em 2022, instituição na qual concluiu doutorado e mestrado em Ciência Política. Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ. Foi investigadora visitante na Universidade de Cambridge, com bolsa CAPES/PDSE, no Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), na Universidade de Coimbra (UC), na Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo) e na Universidad Nacional de San Martín (UNSAM). Lecionou cursos na UFRJ, na UnB (como colaboradora de Flávia Biroli), no SESC-SP, no IRI-PUC-RIO e no IESP-UERJ. Colaborou em pesquisas da Associação Brasileira de Ciência Política (2020-2021) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (2022). No Encontro da ANPOCS, coordenou em 2023 e 2024 o GT Desigualdades de Gênero na Política - Perspectivas feministas e interseccionais, ao lado de Cristiano Rodrigues, Professor da UFMG. No âmbito da divulgação científica, contribui com o Nexo Políticas Públicas, o Gênero e Número e o Latinoamérica 21. Em 2018, fundou o projeto de construção coletiva Horizontes ao Sul, ganhador de menção honrosa no Prêmio ANPOCS de Divulgação Científica em Ciências Sociais. Foi também bolsista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na elaboração de um mapeamento das iniciativas de popularização das Ciências Sociais no Brasil. É parte da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC), da Rede de Pesquisas em Feminismos e Política (RPFM) e da Red Politólogas. Participa de pesquisas sobre desigualdades na ciência, na política e no cinema brasileiro. No âmbito de intervenção e diálogo com a sociedade e o governo, em 2018 integrou como convidada especialista o Grupo de Trabalho de Diversidade de Gênero e Étnico-racial no Audiovisual, no Ministério da Cultura; e, em 2024, foi parte do Grupo de Trabalho Permanência Materna nas Instituições de Ensino Superior, promovido pelo Ministério da Educação. Participou, ainda, como especialista convidada em audiências públicas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal do Brasil. É autora do livro "Dois gêneros, duas histórias? A fundação da ciência política no Brasil", lançado pela EdUERJ. 
María Asensio é Professora Associada Convidada no ISCTE-IUL, investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e Investigadora Principal no Instituto Nacional de Administração (INA, I.P.). No ISCTE, integra a direção do Instituto de Políticas Públicas e Sociais (IPPS-IUL) e faz parte dos conselhos científicos dos programas de doutoramento em Políticas Públicas e Administração Pública. É igualmente membro do conselho científico do Observatório da Democracia e da Representação Política. María é licenciada em Ciência Política e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (1992) e mestre em Ciências Sociais pelo Instituto Juan March (1994). Doutorou-se em Ciência Política pela Universidad Autónoma de Madrid (2001) e é Doctoral Fellow do Instituto Carlos III–Juan March (IC3IJM). Ao longo da sua carreira, lecionou em várias universidades, incluindo a Universidade de Coimbra (2001–2008), a Universidade de Évora (2008–2011), o ISCSP-UL (2011–2018), a Universidade Aberta (2013–2016) e o ISCTE (2010–2012, e desde 2017). Participou em numerosos projetos de investigação internacionais, entre os quais o projeto financiado pela NORFACE Healthdox: The Paradox of Health State Futures (2014–2018), e o projeto financiado pela DFG Political Economy of Social Policy Institutions (2001–2005). Coordenou ainda o relatório CAF Challenges to Promote Public Sector Capacity no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia (EUPAN, 2021). A sua investigação situa-se na interseção entre ciência política comparada e políticas públicas. Interessa-se particularmente pela forma como os modelos teóricos, os quadros institucionais e as preferências políticas moldam a formulação das políticas, bem como pelos determinantes da opinião pública em relação ao sistema de bem-estar. Para além da docência e da investigação, María contribui ativamente para o debate público sobre governação e políticas sociais. Colabora com instituições públicas e participa em fóruns de peritos, reforçando a ligação entre a investigação académica e o desenho de políticas. O seu trabalho procura apoiar os processos de decisão e promover uma melhor compreensão dos desafios que se colocam aos Estados sociais na Europa.
Doutorada em Serviço Social pelo ISCTE e Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa,  Especialização em Mediação familiar e gestão de Conflitos   Pós Graduada em Governação em Saúde pela ENSP Formação especializada no Apoio à Mudança Comportamental na Autogestão da Doença Crónica pela Egas Moniz School of Health & Science. É Assistente Social hospitalar na ULSS José,  Professora Auxiliar convidada no ISCTE.  Investigadora Associada no CIES,  investigadora integrada no CLISSIS. Mediadora Familiar dos Sistemas Públicos de Mediação da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) Professora Coordenadora da Pós Graduação em Serviço Social na Saúde no IPPS- ISCTE. Integra o Conselho de Supervisão da Ordem dos Assistentes Sociais  Integra os Órgãos Sociais da  Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC) Integra a equipa nacional como Assistente Social na ULSSJOSE- na Join Action transfer of best praCtices InpRimary CarE (CIRCE-JA), no desenvolvimento de um plano individual de cuidados para o doente crónico, partindo das boas práticas de Andaluzia ( Espanha) coordenado pela ACSS como representante nacional num projeto Europeu. 2023 a 2025. Diversas publicações em revistas nacionais e internacionais nos domínios da integração de cuidados, instrumentos operativos da profissão e do Serviço Social na área da saúde.      
Teresa Pina é  professora auxiliar convidada do Mestrado em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos, no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é mestre em Direitos Humanos  (School of Law/Birkbeck College, University of London) e é doutorada em Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL. Colaborou com várias organizações de direitos humanos e em Portugal dirigiu a secção portuguesa da Amnistia Internacional.    
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