Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
O corpo docente é altamente qualificado e mantém uma ligação com as atividades realizadas nas Unidades de Investigação associadas, permitindo em alguns casos a participação dos alunos nos projetos e nas linhas de investigação em funcionamento. O curso conta ainda, pontualmente, com a colaboração de conferencistas convidados e professores visitantes ao abrigo dos protocolos existentes com universidades nacionais e estrangeiras.
Corpo Docente para (2025/2026)
Director
Estágio de Investigação em Antropologia |
Elaboração de Projecto em Antropologia |
Direitos Humanos e Cultura |
Dissertação em Antropologia
Catarina Frois é Professora Associada (com Agregação) do Departamento de Antropologia. É autora de vários livros e artigos nacionais e internacionais com especial ênfase para a esfera das políticas de segurança, encarceramento, controlo e tecnologias de vigilância.
Pesquisa / Elaboração de Projeto em Antropologia 2
Teoria Antropológica: Explicação e Interpretação
Antonio Maria Pusceddu, doutorado em Antropologia pela Universidade de Siena, é investigador auxiliar no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e investigador integrado no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Antes de se mudar para Portugal, foi investigador de pós-doutoramento na Universidade de Cagliari e na Universidade de Barcelona, onde ainda está ligado ao Grupo de Estudo sobre Reciprocidade. Tem conduzido extensas pesquisas de terreno na Itália, Grécia, Albânia e, mais recentemente, em Portugal, sobre questões de poder e desigualdade através das lentes da fronteira, etnicidade, crise, valor e reprodução social. Atualmente, desenvolve um projeto comparativo sobre ecologias populares e mudanças sócio-ambientais em regiões industriais da Europa do Sul. Os seus principais interesses de investigação incluem a teoria do valor, a reprodução social e a ecologia política. Mais recentemente foi Fellow da Italian Academy Italian Academy for Advanced Studies in America at Columbia University (2025). Atualmente é coordenador do grupo de investigação Desafios ambientais, Sustentabilidade e Etnografia (DASE) e do Núcleo de Ecologia Política (NEP).
Métodos de Pesquisa em Antropologia
Cultura e Cognição
Francisco Vaz da Silva interessa-se por representações simbólicas, que estuda nos domínios da antropologia comparativa, dos contos maravilhosos e da iconografia cristã. Tem o grau de Agregado em Antropologia do Simbólico e da Cultura desde 2002. Foi professor visitante na Universidade da Califórnia em Berkeley (2001/2002) e Los Angeles (2009), na Universidade de Lisboa (2002/2003), na Universidade de Reykjavik (2013) e na Universidade de Tartu (2016). As suas publicações incluem três livros em inglês (2002, 2008, 2023) e a edição de uma coleção de Contos Maravilhosos Europeus em 7 volumes (2011-2013). Organizou a tradução integral dos Contos da Infância e do Lar dos Irmãos Grimm na editora Temas e Debates / Círculo de Leitores (2012). Publicou múltiplos artigos especializados em revistas, enciclopédias e coletâneas de referência na Europa e EUA. Proferiu conferências por convite nas Universidades da Califórnia (Berkeley e los Angeles) e da Pennsylvannia, assim como nas sessões plenárias de vários congressos internacionais. Apresentou mais de 30 comunicações em congressos internacionais na Europa e Estados Unidos. É membro do comité redatorial das revistas Cosmos (GB), Cultural Analysis (EUA), Marvels & Tales (EUA) e Narrative Culture (EUA). Em 2012, organizou em Lisboa um congresso internacional comemorativo do bicentenário da publicação dos Contos da Infância e do Lar dos Irmãos Grimm. [Atualizado em 2023/08/23.]
Questões do Conhecimento Antropológico
Migrações Contemporâneas
Antónia Pedroso de Lima licenciou-se em Antropologia pelo ISCTE (Lisboa, 1987), é mestre em Antropologia Urbana pela Universidade de Barcelona (Tarragona, 1991), mestre em Sociologia da Família ISCTE (1993), doutorada em Antropologia (ISCTE 2001), e Agregação em Antropologia (ISCTE, 2020). è Directora do Departamento de Antropologia do ISCTE, onde é docente desde 1989, foi Presidente do CRIA, Centro em Rede de Investigação em Antropologia, membro do Comité científico da OpenEdition (CNRS), fundadora da LusOpenedition (Países Lusófonos) e membro da Comissão Nacional do Património Imaterial (Ministério da Cultura de Portugal). Actualmente é Directora do Mestrado nterdisciplinar em Estudos de Género e Sexualidade. Especialista em parentesco, género e relações familiares contemporâneas, Antónia Lima é autora de inúmeras publicações sobre família em Portugal (com enfoque tanto nos bairros de classe trabalhadora, como nas famílias da classe média e da elite económica), género, emoções, cuidado, austeridade e precariedade. Os seus actuais interesses de investigação centram-se nas relações familiares, nas questões de género, cuidado, reprodução social e precariedade. Desde 2014 Antónia Pedroso de Lima é co-diretoras do Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival, o primeiro festival de cinema português dedicado ao cinema feito por mulheres.
Direitos Humanos e Cultura
Teoria Antropológica: Categorizações e Classificações
Nélia Dias obteve a Maîtrise en Anthropologie et Sociologie pela Université René-Descartes ( Sorbonne) e o doutoramento na EHESS ( Paris) sob a direção de Pierra Nora. É membro do “Petroculture’s Intersections with The Cultural Heritage sector in the context of green transitions” (PITCH), financiado pelo EU Horizon Europe program e UK Research & Innovation (3.283.000 euro ) a decorrer entre 2023- 2027. Participou do CHEurope 'Critical Heritage Studies and the Future of Europe', H2020 Marie Curie, MSCA ITN, Nr - 722416 ( 2017-2021).
É presidente da Comissão Cientifica do IN2PAST - Laboratório Associado para a Investigação e inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território. É membro do Conseil d'Orientation stratégique du Musée du quai Branly (2024-2027).
Foi Professeur invitée no museu du quai Branly (2024), Visiting Fellow na University of Saint-Andrews ( Fevereiro - Abril 2018), Directrice d'études associée na Maison des Sciences de l'Homme/ Ecole Normale Supérieure ( Outubro- Dezembro 2017) , International Visiting Scholar, Peter Wall Institute for Advanced Studies, University of British Columbia (2016) e Visiting Scholar no Max Planck Institute for the History of Science (Berlin) onde levou a cabo, com F. Vidal, o projecto 'Endangerment and its consequences' ( publicação sob o titulo Endangerment, Diversity and Culture ( Routledge 2016). Em 2009 foi Andrew W. Mellon Professor in the Humanities na Tulane University ( New Orléans) durante o fall semester. Foi membro, entre 1998 e 2001, do Conseil du Patrimoine Ethnologique, Ministère de la Culture (France) e entre 2019-2023 foi membro do Conseil d'orientation stratégique de l'École Universitaire de Recherche (EUR).
Foi diretora, desde 2013, do Programa de Doutoramento FCT em Antropologia, Politicas e Imagens da Cultura e Museologia, em parceria entre o ISCTE-IUL e a NOVA /FCSH, e três Unidades de investigação : CRIA, IELT e INET-md
Pesquisa / Elaboração de Projeto em Antropologia 1
É doutorado em Antropologia e Professor no Departamento de Antropologia do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa, tendo sido Professor visitante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Brasil em 2009-10 e 2017-18 e na Universidade Federal Fluminense (2014). Foi Vice-Presidente do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e Diretor do Polo CRIA-IUL (2018-21). É Diretor do Laboratório de Audiovisuais do CRIA-ISCTE. Realizou várias investigações em Portugal, Espanha e Brasil trabalhando sobre temáticas como o corpo, ritual, património, turismo e, sobretudo, na área das performances culturais, práticas artísticas e ativismo político. Trabalha e colabora com diversas estruturas teatrais e em eventos culturais.
Contactos