Objectivos
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Identificar os modelos de gestão (ou teorias) e os seus contextos.
2. Identificar e descrever as componentes do meio envolvente das organizações.
3. Analisar os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: planeamento, tomada de decisão, organização, liderança, motivação, controlo e responsabilidade social.
4. Compreender o papel dos sistemas e tecnologias de informação na formação de modelos de negócio e gestão da organização
5. Identificar e compreender casos de adoção de TI
6. Compreender genericamente os processos de transformação digital das organizações
Programa
1. A Gestão nas Organizações
2. Teorias da Gestão
3. Análise da Envolvente
4. Estrutura da Organização
5. Influência e Poder
6. Motivação
7. Responsabilidade Social
8. O Papel e impacto dos SI/TI
9. Casos de adopção de SI/TI
10. Transformação Digital
Processo de Avaliação
Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos.
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):
1. Expositivas
2. Participativas
3. Activas
4. Auto-estudo.
|
A avaliação pode ser contínua ou final.
A contínua constará de:
1. Participação e assiduidade - 10%;
2. Frequências - 45% (nota mínima de 7.5) para cada um.
(uma das frequências pode ser substituída por um projecto/trabalho)
Os alunos podem optar por exame no final do semestre, havendo para o efeito duas épocas.
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
LAUDON, K.C. & LAUDON J.P. (2018). Management Information Systems - managing the digital firm, 15th Ed, Pearson
BODDY, D. (2016). Management: An Introduction, 7th Ed, Prentice Hall.
Bibliografia Opcional
Casos selecionados | selected resports | selected Cases (p.e. IMD)
Relatórios selecionados | selected reports (p.e. Gartner, McKinsey)
Artigos selecionados | selected papers
Taylor, B. (2015). Introduction to Management Science, 12th Edition, Pearson Edition.
Rudansky-Koppers, S. & Erasmus, B. (2013). Introduction to Business Management (9th Edition), Oxford Press.
Bartol, K., Martin, D. (1994). Management: An Introduction, 2nd edition, McGraw Hill Edition.