Plano de Estudos para 2025/2026
| Unidades curriculares | Créditos | |
|---|---|---|
| 1º Ano | ||
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Metodologia de Projeto - Mercados da Arte
4.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 4.0 |
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Mercado da Arte: Estruturas e Dinâmicas
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Fundamentos de Gestão
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Culturas do Colecionismo
10.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 10.0 |
|
Culturas do Colecionismo
10.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 10.0 |
|
Métodos e Abordagens de Investigação Interdisciplinares
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Métodos e Abordagens de Investigação Interdisciplinares
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Direito da Arte
4.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 4.0 |
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Empreendedorismo em Cultura
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Histórias de Colecionismo
4.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 4.0 |
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Marketing em Mercados da Arte
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Optativas Lisboa | 6.0 |
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Fundamentos de Contabilidade e Finanças
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Optativas Lisboa | 6.0 |
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Investimentos Financeiros em Obras de Arte
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Optativas Lisboa | 6.0 |
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Fundraising nas Artes
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Optativas Lisboa | 6.0 |
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Digitalização da Arte
4.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Optativas Paris > Optativa Condicionada | 4.0 |
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Responsabilidade Social das Empresas e Património Cultural
4.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Optativas Paris > Optativa Condicionada | 4.0 |
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Optativa MAGMA
4.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Optativas Paris > Optativa Livre | 4.0 |
| 2º Ano | ||
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Proveniência e Restituição
10.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 10.0 |
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Teoria da Economia Cultural
5.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 5.0 |
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Economia Cultural: Pesquisa Empírica
5.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 5.0 |
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Economia do Turismo Cultural
5.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Optativas Roterdão > Optativa Condicional | 5.0 |
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Economia do Património Cultural
5.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Optativas Roterdão > Optativa Condicional | 5.0 |
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Dissertação em Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais
30.0 ECTS
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Trabalho Final | 30.0 |
Metodologia de Projeto - Mercados da Arte
No final do período desta unidade de aprendizagem, o aluno deve ser capaz de:
LG1- Compreender os princípios-chave da curadoria e organização de um evento
LG2- Criar e apresentar uma declaração curatorial
LG3- Compreender os princípios fundamentais da promoção e financiamento de um evento cultural
LG4 -Organize e gerencie efetivamente um evento em um ambiente prático
LG5-Entender o funcionamento do Mercado de Arte e seus participantes
LG6-Entender o contexto histórico do mercado de arte e seu significado e conexão com o mercado de arte contemporânea hoje
LG7-Entender a natureza do colecionismo e dos colecionadores no passado em relação ao presente
LG8-Ser capaz de apresentar a atividade e seus resultados de forma coerente e profissional tanto em relatório escrito quanto perante um painel
I. Introdução ao projeto
II. Desenvolvendo um tema
III. Identificando os locais físicos e parceiros de colaboração
4. Reuniões com potenciais participantes do mercado de arte
V. Reuniões com potenciais participantes do mercado de arte
VI. Construindo uma declaração curatorial
VII. Princípios de comunicação de um evento
VIII. Estabelecendo um plano de marketing
IX. Estrategizando o plano de mercado
X. Preparar um orçamento
XI. Preparando um orçamento
XII. Crowdfunding e captação de recursos
XIII.Apresentação
XIV.Comunicação e comunicados de imprensa 1
XV. Comunicações e comunicados de imprensa 2
XVI. Produção e logística do evento real 1
XVII. Produção e logística do evento real 2
XVIII. Produção e logística do evento real 3
XIX. Resumos Administrativos e Financeiros
XX. Avaliar o resultado do evento e seguir em frente
A avaliação consiste em 1) participação em workshops e reuniões 50% 2) um relatório escrito 50%. A apresentação do projeto é uma parte fundamental do exame para o diploma IESA
BibliografiaDonald Getz, Event Studies: Theory, Research and Policy for Planned Events (Events Management), Routledge, 2019
Sally Brown, Fiona Campbell, Phil Race, Alison Robinson, Essential Tips for Organizing Conferences & Events, Routledge, 2003
Glenn A. J. Bowdin, Johnny Allen, Rob Harris, Leo Jago, William O'Toole, Ian McDonnell, Events Management , 4th Ed. Routledge, 2023
Mercado da Arte: Estruturas e Dinâmicas
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1= Compreender a estrutura básica dos mercados da arte (mercado primário e mercado secundário).
OA2= Compreender o processo de funcionamento dos mercados da arte (interação entre todas as componentes do sistema).
OA3= Discutir criticamente a estrutura e o funcionamento dos mercados da arte.
I. Introdução aos mercados da arte.
II. História dos mercados da arte.
III. Os criadores.
IV. Os bens artísticos.
V. A vertente da oferta.
VI. A vertente da procura.
VII. Cânones e convenções.
VIII. Os institucionalizadores.
IX. Ética, legislação e criminalidade.
X. Tendências dos mercados da arte.
A avaliação consiste em três elementos: 1) teste presencial com várias perguntas de desenvolvimento abrangendo toda a matéria lecionada (40%); 2) resumo comentado de um livro relacionado com o tema da UC (40%); 3) participação oral e assiduidade (20%).
BibliografiaZORLONI, Alessia, 2013. The Economics of Contemporary Art: Markets, strategies, and stardom, Berlim, Springer.
THORNTON, Sarah, 2010. Sete Dias no Mundo da Arte, Lisboa, Arcádia.
THOMPSON, Don, 2008. The $12 Million Stuffed Shark. The curious economics of contemporary art and auction houses, Londres, Aurun Press.
SCHMITT, Jean-Marie, 2008. Le Marché de l'Art, Paris, La Documentation Française.
ROBERTSON, Iain, 2016. Understanding Art Markets. Inside the world of art and business, Londres, Routledge
POLI, Francesco, 2006. Il sistema dell'arte contemporanea, Roma, Laterza (1ª ed. 1999).
MELO, Alexandre, 2012. Sistema da Arte Contemporânea, Lisboa, Documenta.
HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell.
FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís, 2012 (eds.). Os Leilões e o Mercado da Arte em Portugal. Estrutura, história, tendências, Lisboa, Scribe.
ADAM, Georgina, 2014. Bib Bucks. The explosion of the art market in the 21st century, Farnham, Lund Humphries.
WITTMAN, Robert, 2011. O Mundo Secreto da Arte Roubada, Lisboa, Círculo de Leitores.
WATSON, Peter; TODESCHINI, Cecilia, 2006. The Medici Conspiracy. The illicit journey of looted antiquities. From Italy's tomb raiders to the world's greatest museums, Nova Iorque, Public Affairs.
VELTHUIS, Olav, 2007. Talking Prices. Symbolic meanings of prices on the market for contemporary art, Princeton e Oxford, Princeton University Press (1ª ed. 2005).
VADI, Valentina; SCHNEIDER, Hildegard, (eds.), 2014. Art, Cultural Heritage, and the Market. Ethical and legal issues, Berlim, Springer.
STOURTON, J., 2007. Great Collectors of Our Time. Art collections since 1945, Londres, Scala.
SIMÕES, Pedro, 2016. O Mercado da Arte Moderna e Contemporânea em Portugal (2005-2013). Doutoramento em História, especialização em História da Arte, FLUL.
SHINNER, Larry, 2004. La Invención del Arte. Una historia cultural, Madrid, Paidós.
ROBERTSON, Iain (ed.), 2005. Understanding International Art Markets and Management, Londres, Routledge.
ROBERTSON, Iain, 2011. A New Art from Emerging Markets, Farnham, Lund Humphries.
PROWDA, Judith, 2013. Visual Arts and the Law. A handbook for professionals, Farnham, Lund Humphries.
POLSKI, Richard, 2011. The Art Prophets: The Artists, Dealers, and Tastemakers Who Shook the Art World, Nova Iorque, Other Press.
NAIRNE, Sandy, 2011. Art Theft and the Case of the Stolen Turners, Londres, Reaktion Books.
MOUREAU, Nathalie e Dominique SAGOT-DUVAUROUX, 2006. Le marché de l'art contemporain, Paris, Découverte.
MOULIN, R., 1997. L'artiste, l'institution et le marché, Paris, Flammarion (1ª ed. 1992).
MONCADA, Miguel Cabral de, 2006. Peritagem e Identificação de Obras de Arte, s.l., Civilização Editora.
MELO, Alexandre, 1999. Arte e Mercado em Portugal: Inquérito às Galerias e Uma Carreira de Artista, Lisboa, Observatório das Actividades Culturais.
________, 2010 (ed.). Fine Art and High Finance. Expert advice on the economics of ownership, Nova Iorque, Bloomberg Press.
McANDREW, Clare, 2007. The Art Economy. An investor's guide to the art market, Dublin, The Liffey Press.
LINDEMANN, Adam, 2006. Collecting Contemporary, Colónia, Taschen.
LENAIN, Thierry, 2011. Art Forgery. The history of a modern obsession, Londres, Reaktion Books.
HOROWITZ, Noah, 2011. Art of the Deal: Contemporary Art in a Global Financial Market, Princeton, Princeton University Press.
HEINICH, Nathalie, 2014. Le paradigme de l'art contemporain. Structures d'une révolution artistique, Gallimard.
HARGREAVES, Manuela, 2013. Colecionismo e Mercado da Arte em Portugal. O território e o mapa, Porto, Afrontamento
HACKFORTH-JONES, Jos; ROBERTSON, Iain (eds.), 2016. Art Business Today. 20 key topics, Farnham, Lund Humphries.
GRAMPP, William, 1989. Pricing the Priceless. Art, artists and economics, Nova Iorque, Basic Books.
GOODWIN, James, 2008. The International Art Markets. The essential guide for collectors and investors, Londres e Filadélfia, Kogan Page.
GINSBURGH, Victor; WEYERS, Sheila, 2008. "On the contemporaneousness of Roger de Piles' Balance des peintres'", in J. Amariglio et al. (eds.), Sublime economy: on the intersection of art and economics, Londres, Routledge, pp. 112-123.
FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís U., 2014. "Joana Vasconcelos: managing an artist's studio in the early 21st century", International Journal of Arts Management, vol. 17, n. 1, 2014, pp. 54-64.
ELSNER, J.; CARDINAL, R. (eds.), 1994. The Cultures of Collecting, Londres, Reaktion Books.
DUARTE, Adelaide, 2016. Da coleção ao museu. O colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal, Casal de Cambra, Caleidoscópio.
DICKIE, George, 1997. The Art Circle. A theory of art, Evanston, Chicago Spectrum Press.
DANTO, A. C., 1964. "The artworld", Journal of Philosophy, 61, pp. 571-584.
DE MARCHI, Neil; MIEGROET, Hans, 2006. "The history of art markets", Victor Ginsburgh e David Throsby (eds.), Handbook of the Economics of Art and Culture, vol. I, North-Holland / Elsvier, pp. 69-122.
CLUNAS, Craig, 2004. Superfluous Things. Material culture and social status in Early Modern China, Honolulu, University of Hawai'i Press.
CHARNEY, Noah (ed.), 2009. Art and Crime: Exploring the Dark Side of the Art World, Santa Barbara, Greenwood Press.
CARROL, Nöel (ed.). Theories of Art Today, Madison, University of Wisconsin Press, 2000.
BUCK, Louisa; GREER, Judith, 2006. Owning Art. The contemporary art collector's handbook, Londres, Thames & Hudson.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain, 1997. L'amour de l'art. Les musées d'art européens et leur public, Paris, Minuit (1ª ed. 1969).
BOURDIEU, P., 1996. La distinction. Critique sociale du jugement, Paris, Minuit (1ª ed. 1979).
BOLL, Dirk, 2011. Art for sale. A candid view of the art market, Ostfildern, Hatje Cantz Verlag.
BECKER, Howard, 1982. Art Worlds, Berkeley, University of California Press.
BAUDRILLARD, Jean, 2006. O Sistema dos Objetos, São Paulo, Perspectiva (1ª ed. 1968).
ATWOOD, Roger, 2004. Stealing History: Tomb Raiders, Smugglers, and the Looting of the Ancient World, Nova Iorque, St Martin's Press.
APPLEYARD, Charlotte; SALZMANN, James, 2012. Corporate Art Collections. A handbook to corporate buying, Farnham, Lund Humphries.
ALFORD, Kenneth, 2011. Allied Looting in World War II: Thefts of Art, Manuscripts, Stamps and Jewelry in Europe, McFarland & Co Inc.
AFONSO, Luís, 2015. "A China e o mercado da arte português na atualidade". In L. F. Barreto e V. Serrão (eds.). Património Cultural Chinês em Portugal, CCCM/Fundação Jorge Álvares, pp. 215-226.
Fundamentos de Gestão
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Identificar os modelos de gestão (ou teorias) e os seus contextos: modelos racionais, modelos burocráticos (processos internos), modelos de relações humanas e modelos de sistemas abertos.
2. Explicar e descrever o surgimento e a evolução das principais correntes teóricas.
3. Identificar e descrever as componentes do meio envolvente das organizações.
4. Analisar os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: Planeamento e tomada de decisão, Organização, Motivação e liderança, Controle e Responsabilidade Social.
1. Gestão nas Organizações
2. Teorias da Gestão
3. Análise da Envolvente
4. Planeamento
5. Tomada de Decisão
6. Estrutura da Organização
7. Influência e Poder
8. Motivação
9. Medidas de Desempenho e Controlo
10. Responsabilidade Social
A avaliação pode ser contínua ou final.
A contínua constará de:
Participação e assiduidade - 10%;
Trabalho - 20%;
Frequência final - 70% (a nota deste teste deve ser no mínimo de 8)
Os alunos podem optar por exame no final do semestre, havendo para o efeito duas épocas.
BODDY, David (2016). Management, an Introduction, 7th Edition ( Prentice Hall)
-
Culturas do Colecionismo
No final do período desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de: LG1 = Demonstrar compreensão dos motores e mecanismos que regeram o colecionismo de arte e artefactos enquanto fenómeno global durante os períodos abrangidos, através do envolvimento crítico com fontes relevantes; LG2 = Identificar e caracterizar a forma como as mudanças sociais e económicas nos países de 'demanda' e 'fonte' criaram oportunidades e um mercado para bens; LG3 = Aplicar e avaliar uma gama de abordagens teóricas e conceituais da história do colecionismo; LG4 = Analisar e refletir sobre as evidências visuais e textuais estudadas para construir argumentos fundamentados na forma oral e escrita.
Programa"I. Introdução: O Colecionismo e suas Instituições
II. Colecionismo e colonialismo
III. Descolonizando coleções e desconstruindo instituições ocidentais
IV. Colecionando o Moderno
V. O Museu Sem Paredes: Democratização e Crítica Institucional
VI. Património Cultural em Crise
VII. O Museu Visível: Comunidade, Coleções e Acesso
VIII. Queering a coleção
IX. Coletando as coleções digitais e digitalizando
X. Simpósio de Alunos: O Futuro das Coleções"
A avaliação consiste em 2 elementos: 1. Dissertação de 3500 palavras (70%), com uma lista de questões dissertativas e o prazo de entrega a fornecer na página Moodle da turma. 2. Apresentação da aula (15 minutos) (30%)
BibliografiaAcquiring Cultures: Histories of World Art on Western Markets, De Gruyter
Collecting and Provenance: A Multidisciplinary Approach, Rowman and Littlefield
Keeping Their Marbles, Oxford University Press
Provenance: An Alternate History of Art, Getty Research Institute, 2012.
Culturas do Colecionismo
No final do período desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de: LG1 = Demonstrar compreensão dos motores e mecanismos que regeram o colecionismo de arte e artefactos enquanto fenómeno global durante os períodos abrangidos, através do envolvimento crítico com fontes relevantes; LG2 = Identificar e caracterizar a forma como as mudanças sociais e económicas nos países de 'demanda' e 'fonte' criaram oportunidades e um mercado para bens; LG3 = Aplicar e avaliar uma gama de abordagens teóricas e conceituais da história do colecionismo; LG4 = Analisar e refletir sobre as evidências visuais e textuais estudadas para construir argumentos fundamentados na forma oral e escrita.
Programa"I. Introdução: O Colecionismo e suas Instituições
II. Colecionismo e colonialismo
III. Descolonizando coleções e desconstruindo instituições ocidentais
IV. Colecionando o Moderno
V. O Museu Sem Paredes: Democratização e Crítica Institucional
VI. Património Cultural em Crise
VII. O Museu Visível: Comunidade, Coleções e Acesso
VIII. Queering a coleção
IX. Coletando as coleções digitais e digitalizando
X. Simpósio de Alunos: O Futuro das Coleções"
A avaliação consiste em 2 elementos: 1. Dissertação de 3500 palavras (70%), com uma lista de questões dissertativas e o prazo de entrega a fornecer na página Moodle da turma. 2. Apresentação da aula (15 minutos) (30%)
BibliografiaAcquiring Cultures: Histories of World Art on Western Markets, De Gruyter
Collecting and Provenance: A Multidisciplinary Approach, Rowman and Littlefield
Keeping Their Marbles, Oxford University Press
Provenance: An Alternate History of Art, Getty Research Institute, 2012.
Métodos e Abordagens de Investigação Interdisciplinares
No final do período desta unidade de aprendizagem, o aluno deverá ser capaz de: OA1 = Compreender e avaliar um leque diversificado de metodologias de investigação chave e empregar abordagens relevantes no seu próprio trabalho. OA2 = Analisar e criticar os pontos fortes, fracos e potenciais dessas abordagens e métodos e sua aplicação em seu próprio trabalho. OA3 = Aplicar habilidades práticas envolvidas na prática e apresentação de pesquisa avançada. OA4 = Comunicar e debater de forma eficaz e usando terminologia correta, na forma escrita e oral, sobre o leque de questões metodológicas abordadas no curso.
ProgramaEste é um curso ministrado em equipe que visa apresentar as principais abordagens metodológicas que os alunos encontrarão no Programa, mas que podem não estar diretamente ancoradas em sua especialização principal. Essas diversas abordagens metodológicas fornecem uma base crítica e teórica rigorosa para estudos de pós-graduação e promovem habilidades práticas de pesquisa. O principal objetivo desta unidade curricular é familiarizar os alunos com a diversidade de abordagens utilizadas no contexto da arte e do património cultural na perspetiva da história da arte, da gestão da arte e da cultura, dos mercados e da economia.
Processo de AvaliaçãoAulas expositivas, discussões baseadas em artigos e análise de casos de estudo.
BibliografiaGail Feigenbaum and Inge Reist, Provenance: An Alternate History of Art, Getty Research Institute, Los Angeles, 2012
Reesa Greenberg, Bruce W. Ferguson, and Sandy Nairne (eds.), Thinking about exhibitions, London, 1996.
Jane Milosch, Nick Pearce (eds.), Collecting and Provenance: A Multidisciplinary Approach,Rowman and Littlefield, New York, 2019
Salvador Munoz Vinas, Contemporary Theory of Conservation, London, 2005
Studies in Europe: Transnational Discourses and National Frameworks, Leiden; Boston, 2019
Beverley Serrell, Exhibit Labels: an interpretative approach, London, 2015
Métodos e Abordagens de Investigação Interdisciplinares
No final do período desta unidade de aprendizagem, o aluno deverá ser capaz de: OA1 = Compreender e avaliar um leque diversificado de metodologias de investigação chave e empregar abordagens relevantes no seu próprio trabalho. OA2 = Analisar e criticar os pontos fortes, fracos e potenciais dessas abordagens e métodos e sua aplicação em seu próprio trabalho. OA3 = Aplicar habilidades práticas envolvidas na prática e apresentação de pesquisa avançada. OA4 = Comunicar e debater de forma eficaz e usando terminologia correta, na forma escrita e oral, sobre o leque de questões metodológicas abordadas no curso.
ProgramaEste é um curso ministrado em equipe que visa apresentar as principais abordagens metodológicas que os alunos encontrarão no Programa, mas que podem não estar diretamente ancoradas em sua especialização principal. Essas diversas abordagens metodológicas fornecem uma base crítica e teórica rigorosa para estudos de pós-graduação e promovem habilidades práticas de pesquisa. O principal objetivo desta unidade curricular é familiarizar os alunos com a diversidade de abordagens utilizadas no contexto da arte e do património cultural na perspetiva da história da arte, da gestão da arte e da cultura, dos mercados e da economia.
Processo de AvaliaçãoAulas expositivas, discussões baseadas em artigos e análise de casos de estudo.
BibliografiaGail Feigenbaum and Inge Reist, Provenance: An Alternate History of Art, Getty Research Institute, Los Angeles, 2012
Reesa Greenberg, Bruce W. Ferguson, and Sandy Nairne (eds.), Thinking about exhibitions, London, 1996.
Jane Milosch, Nick Pearce (eds.), Collecting and Provenance: A Multidisciplinary Approach,Rowman and Littlefield, New York, 2019
Salvador Munoz Vinas, Contemporary Theory of Conservation, London, 2005
Studies in Europe: Transnational Discourses and National Frameworks, Leiden; Boston, 2019
Beverley Serrell, Exhibit Labels: an interpretative approach, London, 2015
Direito da Arte
No final do período desta unidade de aprendizagem, o aluno deve ser capaz de:
LG1= Compreender as obrigações/responsabilidades dos diferentes atores dos mercados de arte (mercados primário e secundário).
LG2= Entenda como os Estados estão protegendo seu patrimônio
LG3= Discuta criticamente as evoluções do mercado de arte de uma perspectiva legal, com questões como 'quem é dono da arte de rua?' ou 'como regular NFTs?
I. Regulação do mercado: o exemplo francês
II. Proteção contra o comércio ilícito no nível internacional
III. Regulamentação da transferência internacional de obra de arte
4. Disputas sobre a propriedade de obras de arte
V. Prevenção das disputas sobre propriedade de obras de arte VI. Lei de propriedade intelectual
A avaliação consiste em: 1) uma série de pequenos testes durante as aulas (30%); 2) um trabalho final pessoal que englobe todos os principais elementos jurídicos estudados nesta UC (50%); 3) participação e assiduidade (20%).
BibliografiaReadings will be provided during classes
French civil code and Heritage code. EU treaties. UNESCO conventions. ICOM Code of ethics
Empreendedorismo em Cultura
OA1 - Desenvolver um projeto empresarial com/sem fins lucrativos
OA2 - Conhecer as características contextuais e pessoais que favorecem a inovação e o empreendedorismo.
OA3 – Aplicar a metodologia do Business Model Canvas e criar propostas de valor
OA4 - Saber elaborar o plano de negócios do seu projeto empresarial (inclusive analise de mercado, analise de concorrência, estratégia empresarial, plano de marketing, projeções financeiras)
OA5 - Saber apresentar o plano de negócios para obter financiamento/apoios
CP1 - O contexto e o empreendedor:
CP1.1: Contextualização do ambiente atual para o arranque de projetos empresariais no domínio das indústrias culturais/criativas
CP1.2: O perfil do empreendedor e empreendedorismo cultural
CP2: Modelos de negócios – Introdução, exemplos e casos de estudo
CP3: Business Model Canvas
CP4: Criar propostas de valor (apresentação e discussão das propostas de valor elaboradas em grupo)
CP5: Plano de negócios – estrutura (segmentos de mercado, analise de concorrência, plano de marketing, plano financeiro)
CP6: Apresentação e discussão dos projetos empresariais (pitch)
Existem dois métodos de avaliação:
(1) Avaliação ao longo do semestre (método de avaliação recomendado)
Ao longo do semestre, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação:
- Assiduidade e participação - (20%) – Assiduidade obrigatória em 66% das aulas
- Plano de negócios (elaborado em grupo): apresentação final - (30%) - Todos os membros do grupo têm de participar na apresentação
- Plano de negócios (elaborado em grupo): relatório escrito - (50%)
(2) Avaliação por exame escrito (100%)
Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation. New Jersey: J. Wiley & Sons. https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=88421
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., Smith, A. & Papadakos, P. (2014). Value Proposition Design. New Jersey: J. Wiley & Sons.
Gehman, J., & Soublière, J-F. (2017). Cultural entrepreneurship: from making culture to cultural making. Innovation 19 (1), 61-73. DOI:10.1080/14479338.2016.1268521
Barringer, B.R. and Ireland, R.D. (2016). Entrepreneurship: Successfully Launching New Ventures, Pearson Prentice-Hall, Upper Saddle River, NJ.
Andrews, R. (2019). Arts Entrepreneurship: Creating a New Venture in the Arts. London: Routledge
Bock, A. J., & George, G. (2018). The Business Model Book. Harlow: Pearson Education Limited.
Naudin, A. (2019). Cultural Entrepreneurship: The Cultural Worker’s Experience of Entrepreneurship. London: Routledge
Histórias de Colecionismo
No final do período desta unidade de aprendizagem, o aluno deve ser capaz de:
LG1= Entenda a história por trás da formação de coleções privadas
LG2= Compreender as conexões entre o colecionismo e os mercados de arte
LG3= Examinar e discutir criticamente os motivos e influências sobre os colecionadores particulares LG4 Examinar e discutir criticamente a relevância das coleções particulares para o público local e global
1. Introdução às coleções europeias do Iluminismo setecentista; coleções de chaves na França e na Inglaterra 1720-1780
2.O impacto da Revolução Francesa; Coleções particulares após a Revolução Francesa; seminário sobre mudanças nos gostos colecionáveis 1780-1830
3. Colecionadores de arte contemporânea; investir em arte; seminário sobre a criação de museus da cidade Colecionadores particulares ea ascensão da arte de vanguarda: c1880-1920.
4. A formação de museus-casa; a ascensão dos negociantes de arte e sua influência no colecionismo; estudos de caso de coleçõesparticulares na Europa e nos EUA 1880-1950
5. Colecionadores americanos e a criação de museus de arte contemporânea 1920 a 1950. Colecionadores europeus de artecontemporânea
6. O Colecionador no mercado global de arte
Palestras, seminários baseados em pesquisa individual e análise de estudo de caso
BibliografiaLAZZARO, Elisabetta et al., 2021 (eds.). Researching Art Markets. Past, present, and tools for the future, London, Routledge.
HULST, Titia, 2017 (ed.). A History of the Western Art Market. A sourcebook of writings on artists, dealers, and markets, Oakland, University of California Press.
HOROWITZ, Noah, 2011. Art of the Deal. Contemporary art in a global financial market, Princeton, Princeton University Press.
HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell.
CHOY, Bo et al. (eds.), 2021. Art and its worlds. Exhibitions, institutions and art becoming public, London, Afterall.
Marketing em Mercados da Arte
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1= Compreender o conceito, a importância e os fundamentos do Marketing das Artes.
OA2= Compreender o processo de funcionamento dos mercados da arte (interação entre todas as componentes do sistema).
OA3= Discutir criticamente o funcionamento do Marketing nos mercados de arte.
I. Marketing Cultural e artístico
II. Arte popular e arte erudita: História e elementos diferenciadores
III. Identificação da oferta- Arte e artistas
IV. Identificação do Publico alvo conforme o tipo de arte
V. Construção Marca Cultural
VI. Marketing de Arte: Estado vs Empresas privadas
VII. Tendências dos mercados da arte.
VIII. Portugal enquanto destino Cultural
A avaliação consiste em três elementos: 1) teste presencial com várias perguntas de desenvolvimento abrangendo toda a matéria lecionada (40%); 2) resumo comentado de um livro relacionado com o tema da UC (40%); 3) participação oral e assiduidade (20%).
BibliografiaS Botti - International Journal of Arts Management, 2000. What role for marketing in the arts? An analysis of arts consumption and artist
Robertson, Iain, 2016. Understanding Art Markets. Inside the world of art and business, Londres, Routledge
JN Kapferer - Business Horizons, 2014. The artification of luxury: From artisans to artists
J Lagier, B Godey - International Journal of Arts Management,2007.A scale for measuring aesthetic style in the field of luxury and art products
Harris, Jonathan,2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell.
F Colbert, Y St?James-Psychology & Marketing,2014.Research in arts marketing: evolution and future directions
F Colbert,2009.Marketing Culture and the Arts, Chair in Arts Management
Fernandes, Alexandra; AFONSO, Luís,2012 (eds.).Os Leilões e o Mercado da Arte em Portugal.Estrutura, história, tendências, Lisboa, Scribe.
Adam, Georgina,2014.Bib Bucks.The explosion of the art market in the 21st century, Farnham, Lund Humphries.
WITTMAN, Robert, 2011. O Mundo Secreto da Arte Roubada, Lisboa, Círculo de Leitores.
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Fundamentos de Contabilidade e Finanças
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
OA1. Definir o objetivo da contabilidade financeira e a equação fundamental da contabilidade.
OA2. Explicar o efeito das decisões e transações de negócio na equação fundamental da contabilidade.
OA3. Explicar os conceitos de custos diretos, custos indiretos, custos relevantes e custos irrelevantes e de custos e proveitos incrementais.
OA4. Explicar os conceitos de rendibilidade, working capital e equilíbrio financeiro.
Capítulo 1. Decisões de investimento e de financiamento
1.1. Conceitos gerais: ativo, passivo e capitais próprios
1.2. Análise do balanço
Capítulo 2. Decisões operacionais
2.1. Conceitos de gastos, rendimentos e resultados
2.2. Análise da demonstração dos resultados
Capítulo 3. Os custos e a tomada de decisões
3.1. Custos diretos e indiretos
3.2. Repartição dos custos indiretos
3.3. Custos fixos e custos variáveis
3.4. Custos relevantes e irrelevantes
3.5. Custos e proveitos incrementais
3.6. Custos de oportunidade
Capítulo 4. Fundamentos de finanças
4.1. Rendibilidade
4.2. Working capital
4.3. Equilíbrio financeiro
Existem duas modalidades de avaliação:
1. Avaliação ao longo do semestre
- Trabalho de grupo (40%).
- Prova de avaliação individual (60%)
Requisitos:
- Assiduidade mínima de 70%.
- Realização do trabalho de avaliação
- Nota mínima de 10 valores no trabalho de grupo para admissão à prova escrita.
- Nota mínima de 8 valores na prova escrita.
2. Avaliação por exame:
- Exame final (100%)
- Nota mínima de 10 valores no exame para obter aprovação.
Drury. C. and Tayles, M., Management and Cost Accounting, 2023, 12th Edition, Cengage Learning,
Fraser, L. and Ormiston, A., Understanding Financial Statements, 2023, 12th Edition, Pearson,
Libby, R, Libby, P. and Hodge, F., Financial Accounting - International Edition, 2022, Eleventh Edition, McGraw Hill,
Miller-Nobles, T. and Matisson, B., Horngren’s Accounting, 2024, 14th Edition, Pearson,
Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P., Managerial Accounting, 2023, 18th Edition, McGraw-Hill,
Investimentos Financeiros em Obras de Arte
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1= Identificar e compreender os principais investimentos financeiros tradicionais.
OA2= Explicar o recurso às obras de arte como investimentos financeiros alternativos.
OA3= Compreender e discutir criticamente os principais modelos para o estudo do risco e do retorno financeiro em obras de arte.
I.Investimentos financeiros:conceitos básicos.Risco e retorno.
II.Investimentos financeiros tradicionais:depósitos,obrigações,ações.
III.Outros investimentos financeiros:futuros,opções,forwards.
IV. Principais estudos sobre a arte como investimento financeiro
V. Investimentos financeiros em obras de arte. Investimentos isolados (investimento direto). Fundos de investimento em obras de arte (investimento indireto)
VI.Principais modelos existentes para o estudo do retorno financeiro das obras de arte: suas vantagens e desvantagens.O modelo de vendas repetidas (índice Mei-Moses).O modelo da regressão hedónica (índice Artprice)
VII.Arte como ativo e reserva de valor:revisão de casos históricos.A arte como garantia para empréstimos.Arte e gestão de património
VIII.Análise de risco para investimentos em arte
IX.A importância da informação: bases de dados, algoritmos, especulação, arbitragem, e bolhas no mercado de arte
X.Os argumentos para a regulação do mercado de arte
Teste (60%), trabalho individual (30%) sobre um tópico do programa e participação oral e assiduidade (10%).
BibliografiaZORLONI, Alessia (ed.), 2016. Art Wealth Management. Managing private art collections, Cham (Suíça), Springer
ZORLONI, Alessia, 2013. The Economics of Contemporary Art: Markets, strategies, and stardom, Berlim, Springer.
VELTHUIS, Olav, 2007. Talking Prices. Symbolic meanings of prices on the market for contemporary art, Princeton e Oxford, Princeton University Press (1ª ed. 2005).
ROBERTSON, Iain, 2016. Understanding Art Markets. Inside the world of art and business, Londres, Routledge.
HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell.
GERLIS, Melanie, 2014. Art as an Investment? A survey of comparative assets, Farnham, Lund Humphries.
VELTHUIS, Olav; COSLOR, Erica, 2012. The Financialization of Art. In Knorr Cetina, K., & Preda, A. (Eds) The Oxford Handbook of the Sociology of Finance (pp. 471-487), Oxford, Oxford University Press.
THOMPSON, Don, 2018. The Orange Balloon Dog. London, Aurum Press.
SIMÕES, Pedro, 2015. O Mercado da Arte Moderna e Contemporânea em Portugal (2005-2013). Tese de Doutoramento em História, especialização em História da Arte, apresentada à Universidade de Lisboa.
RUSH, Richard, 1961. Art as an Investment, Englewood Cliffs, Prentice-Hall.
ROZEL, Mary, 2014. The Art Collector?s Handbook. A guide to art collection and care, Farnham, Lund Humphries.
ROBERTSON, Iain; CHONG, Derek (eds.), 2008. The Art Business, Londres, Routledge.
REITLINGER, Gerald, 1964. The Economics of Taste. The rise and fall of the picture market. 1760-1960, Nova Iorque, Holt, Reinhart & Winston (1ª ed. Londres, 1961).
MOUSTAIRA, Elina, 2015. Art Collections, Private and Public: a comparative legal study, Cham (Suíça), Springer.
MELO, Alexandre, 2012. Sistema da Arte Contemporânea, Lisboa, Documenta.
McNULTY, Tom, 2014. Art Market Research: a guide to methods and sources, Jefferson (N. Carolina), McFarland & Company.
________, 2010 (ed.). Fine Art and High Finance. Expert advice on the economics of ownership, Nova Iorque, Bloomberg Press.
McANDREW, Clare, 2007. The Art Economy. An investor?s guide to the art market, Dublin, The Liffey Press.
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MEI, Jianping; MOSES, Michael, 2002. Art as an Investment and the Underperformance of Masterpieces. American Economic Review, 92(5), pp. 1656-1668.
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HOROWITZ, Noah, 2011. Art of the Deal: Contemporary Art in a Global Financial Market, Princeton, Princeton University Press
HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell.
HACKFORTH-JONES, Jos; ROBERTSON, Iain (eds.), 2016. Art Business Today. 20 key topics, Farnham, Lund Humphries.
GRAMPP, William, 1989. Pricing the Priceless. Art, artists and economics, Nova Iorque, Basic Books.
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FREY, Bruno; CUENI, Reto, 2013. ?Why invest in art??, The Economists? Voice, 10 (1), pp. 1-6.
FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís U. (eds.), 2012. Os Leilões e o Mercado da Arte. Estrutura, história, tendências, Lisboa, Scribe.
FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís U., 2014. ?Joana Vasconcelos: managing an artist?s studio in the 21st century?, International Journal of Arts Management, 17 (1), pp. 54-64.
DEMPSTER, Anna (ed.), 2014. Risk and Uncertainty in the Art World. London, Bloomsbury Publishing.
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BOLL, Dirk, 2011. Art for sale. A candid view of the art market, Ostfildern, Hatje Cantz Verlag.
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APPLEYARD, Charlotte; SALZMANN, James, 2012. Corporate Art Collections. A handbook to corporate buying, Farnham, Lund Humphries.
_______, 2017. Dark Side of the Boom: The excesses of the art market in the 21st century, London, Lund Humphries.
ADAM, Georgina, 2014. Big Bucks. The explosion of the art market in the 21st century, Farnham, Lund Humphries.
Fundraising nas Artes
No final desta UC o aluno deverá:
OA1 - Reconhecer os principais elementos, conceitos e estratégias em fundraising.
OA2 - Compreender a motivação dos mecenas e sponsors, assim como a necessidade de angariar apoios para a sobrevivência e bom funcionamento das organizações e projetos artísticos.
OA3 - Identificar os principais desafios e oportunidades de fundraising para as artes no contexto português e compará-lo com o cenário internacional.
OA4 - Distinguir quando aplicar as diferentes modalidades de fundraising.
OA5 – Desenvolver projectos com relevância para mobilizar e angariar apoios, implementar um plano estratégico de fundraising, saber identificar, cativar e gerir a relação com os sponsors e mecenas.
OA6 - Desenvolver modelos alternativos de fundraising.
1. Introdução ao curso e desmistificação do fundraising;
2. Contexto português vs contexto internacional, desafios e oportunidades;
3. Sponsorship e donativos, captação de fundos para entidades sem fins lucrativos e para o sector privado com enfoque nos mercados de arte;
4. Fontes e estratégias em fundraising;
5. O ciclo do fundraising:
- Pesquisa e planeamento;
- Identificação e captação de sponsors;
- Aplicação das diferentes modalidades de angariação;
- Solicitação/pedido de apoio – preparação do plano e proposta;
- Implementação: ativação, definição de contrapartidas e visibilidade para os sponsors e mecenas, limites e questões éticas, organigrama dos sponsors e mecenas);
- Avaliação e monotorização:
6. O futuro do fundraising e da filantropia no contexto das artes.
A avaliação assentará em três vertentes usando uma classificação de 0 a 20 valores com um peso de 100%:
1ª Assiduidade, participação oral e leituras (30%.),
2ª Ensaio sobre um caso apresentado nas aulas (30% ),
3ª Elaboração de proposta de fundraising para instituição/projeto/entidade artística (20%), apresentação de proposta de fundraising (20%)
Fredrick, L. The Ask: How to Ask for Support for Your Nonprofit Cause, Creative Project, or Business Venture. Wiley, 2010. ISBN-13: 978-0470480946, ISBN-10: 0470480947 Sargeant, A., Shang. J. Fundraising: Principles and Practice. 2nd ed., Wiley, 2017. ISBN-13: 978-1119196495, ISBN-10: 1119196493 VanHuis, M.,+A51 Pubols, H. (ed.). Essentials for Fundraising and Development: A Collection of Best Practices, Ideas, and Strategies. s.e., 2021. ISBN-13 979-8597578743
Greer. L., Kostoff,L. Philanthropy Revolution: How to Inspire Donors, Build Relationships and Make a Difference, HarperCollins, 2020, ISBN-10 0008381585 , ISBN-13 978-0008381585 Karsh, E., Fox, A. The Only Grant-Writing Book You'll Ever Need. 5th ed., Basic+A42 Books, 2019. ISBN-10 1541617819 , ISBN-13 978-1541617810 Kihlstedt, A. Capital Campaigns: Strategies that Work. 4th ed, Jones & Bartlett Learning, 2016. ISBN-10 1284069230, ISBN-13 978-1284069235 Klein, K., Yogi, S. Fundraising for Social Change. 8th ed. Wiley, 2022. ISBN-10 1119845289, ISBN-13 978-1119845287 Vallely, P. Philanthropy, from Aristotle to Zuckerberg. Bloomsbury Continuum, 2020. ISBN-10 1472920120, ISBN-13 978-1472920126
Digitalização da Arte
LG: Os alunos aprenderão como identificar novas plataformas e desenvolvimentos inovadores dentro das estruturas globais e locais do mundo da arte e seu mercado.
LG1: Os alunos serão capazes de identificar os principais atores do mercado e seu papel em relação à tecnologia.
LG2: Eles poderão examinar questões criticamente diferentes que são atuais no mundo da arte e interromperam a maneira tradicional como o ecossistema da arte opera, como autoria, propriedade, transparência e privacidade.
LG3: Os alunos aprenderão a analisar e questionar novos modelos de negócios no mundo da arte, especialmente considerando a sobreposição de arte, tecnologia, educação e entretenimento hoje.
LG4: Os alunos serão capazes de identificar e analisar as principais tendências e inovações tecnológicas no mundo da arte.
1: Introdução: O movimento digital do mundo da arte e seu mercado
• Experiências digitais e repensar as transações face a face
• Digitalização vs Digitalização
• “A internet” e seus desafios
2 : Tecnologia e arte: um panorama
• As estruturas da Web e o impacto nas estruturas do mercado de arte
• Novos Modelos de Negócios: misturando arte, tecnologia, educação e entretenimento
• Termômetro do mercado de arte: dando um pulso ao mercado de arte e suas tendências3: Tecnologias e suas aplicações Parte I
• RA e RV
• Candidaturas (artista, colecionador, instituições, feiras de arte)
4: Tecnologias e suas aplicações Parte II
• Blockchain e NFTs
• Candidaturas (artista, colecionador, instituições, feiras de arte)
5: Tecnologias e suas aplicações Parte III
• IA, aprendizado de máquina e arte generativa
• Candidaturas (artista, colecionador, instituições, feiras de arte)
6: Desafios do Espaço Virtual
• Construção do espaço virtual
• Curadoria Virtual
• Engajamento e Acessibilidade
• Metaverso
A avaliação consiste em 2 elementos: 1) Participação em seminários & leituras (50%); 2) Apresentação final (50%);
BibliografiaArtworld Prestige: Arguing Cultural Value. Oxford University Press, Oxford
Anna Dempster (Ed.) (2014) Risk and Uncertainty in the Art World, Bloomsbury, London Timothy van Laar & Leonard Diepeveen (2013)
Clare McAndrew (Ed.) (2010) Fine Art and High Finance: Expert Advice on the Economics of Ownership, Bloomberg Press, New York
Isabelle Graw (2009), High Price: Art Between the Market and Celebrity Culture, Sternberg Press, Berlin, New York
Georgina Adam, (2017) Dark Side of the Boom: The Excesses Of The Art Market In The 21st Century, Lund Humphries, London
Melanie Gerlis (2014) Art as an Investment? A Survey of Comparative Assets, Lund Humphries, London
Omar Kholeif (Ed.) (2014) You Are Here: Art After the Internet, Cornerhouse Publications and SPACE, London
Michael J. Casey & Paul Vigna (2018) The Truth Machine: The Blockchain and the Future of Everything Harper Collins, London.
Responsabilidade Social das Empresas e Património Cultural
Após a conclusão bem-sucedida deste módulo, os alunos devem ser capazes de:.
LG1: Analisar criticamente os dilemas éticos nas organizações
LG2: Avalie a estratégia de RSC de uma empresa
LG3: Reconhecer os benefícios e desafios da implementação de iniciativas de RSC.
LG4: Propor um plano de ação para melhorar a RSC de uma empresa ou organização
1 : Introdução à RSE: Ética empresarial; Sustentabilidade; Responsabilidade das organizações; (In)sustentabilidade na arte 2: Tomada de decisão responsável: Teorias éticas; RSE na prática; ética pessoal
3: Gestão cultural corporativa: Pensamento Estratégico nos Negócios; Marketing responsável; Pensamento Estratégico em Organizações
Artísticas e Culturais
4: Desafios comuns aos setores culturais e comerciais:Digitalização nas artes e na cultura; gestão da diversidade 5.Criando uma cultura de Sustentabilidade: Apresentações da Equipe
6. Seminário sobre Papel da RSE no patrimônio cultural 1
8: Seminário sobre o papel da RSE no patrimônio cultural 2
9. Seminário sobre Papel da RSE no patrimônio cultural 3
A avaliação contínua em aula valerá 50% da nota total e consistirá na apresentação da equipa e na elaboração de um poster. A avaliação exigirá que os alunos vinculem a RSE ao ambiente de gestão cultural e comentem a interação entre empresas e cultura sob a perspectiva da ética empresarial.
A avaliação final conta para os outros 50% da nota. Consistirá num relatório individual onde os alunos avaliam o programa de RSE de uma organização e propõem um plano de negócios para a sua melhoria.
-Chung, T.L., Marcketti, S., and Fiore, A.M. Use of social networking services for marketing art museums. Museum Management and Curatorship, 29, 2 (2014), 188–205.
- Bakhshi, H. and Throsby, D. New technologies in cultural institutions: Theory, evidence and policy implications. International Journal of Cultural Policy, 18, 2 (2012), 205–222.
- Friedman, M., (1970), The Social Responsibility of Business is to Increase its Profits, The New York Times Magazine
- Patricia E. Norris; Paul B. Thompson (2021), Sustainability : what everyone needs to know, Oxford University Press
- Foster, Kenneth. Arts and Cultural Leadership. (2nd edition). Taylor & Francis, 2022. Journal articles:
- Crane, A. and Matten, D. (2019), Business Ethics (5th edition). Oxford, UK: Oxford University Press
Optativa MAGMA
Proveniência e Restituição
No final do período letivo desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de: LG1 = avaliar criticamente as implicações da pesquisa de proveniência para a história cultural; LG2 = explicar as consequências da proveniência incompleta, imprecisa ou falsa de obras para o comércio de arte e para museus; LG3 = explicar como a pesquisa de proveniência pode ajudar a remover impedimentos decorrentes da falta de informação ou poluição de informação no comércio de arte; LG4 = demonstrar uma compreensão de como os contextos curatorial, arqueológico e legal afetam a pesquisa de proveniência; LG5 = construir, revisar, consolidar e ampliar seu próprio conhecimento e compreensão por meio do uso de fontes primárias de informação sobre os temas abordados; e LG6 = iniciar e realizar pesquisas de proveniência com base em evidências obtidas em uma ampla variedade de locais, incluindo fontes on-line, levando em consideração os padrões legais e éticos abordados no curso.
ProgramaI. Introdução
II. Proveniência: Desenvolvimento e História de uma Questão Incômoda III. A prática e o método de pesquisa de proveniência no contexto: o "como" 4. Pesquisa de proveniência: quais padrões?
V. Tutorial
VI. Apresentações de classe
VII. Apresentações de classe (cont.)
VIII. Normas (cont.): Lei de Propriedade do Estado (Camboja, Turquia, Índia, Nepal, etc.)IX. era nazista
X. Era Colonial.I. Introdução: O Colecionismo e suas Instituições.
Aulas expositivas, discussões baseadas em materiais jurídicos e fontes secundárias de direito, ética, história da arte, arqueologia; estudos de caso.
BibliografiaGail Feigenbaum and Inge Reist, Provenance: An Alternate History of Art, Getty Research Institute, 2012;
Directive 2014/60/EU of the European Parliament and of the Council of 15 May 2014 on the Return of Cultural Objects Unlawfully Removed from the Territory of a Member State and amending Regulation (EU) No 1024/2012 (Recast) OJ EU L159/1, 28.5.2014 ; UNIDROIT (1995). ‘UNIDROIT
Convention on Stolen or Illegally Exported Cultural Objects’; Christa Roodt, ‘Article 4 of the UNIDROIT Convention’ in Ana Vrdoljak, Andrzej Jakubowski, Alessandro Chechi (eds.), Oxford Commentary on the 1970 UNESCO and 1995 UNIDROIT Conventions, 2023;
Susan M. Crennan, Review: Asian Art Provenance Project (National Gallery of Australia, September 23, 2015)
Teoria da Economia Cultural
O objetivo deste curso é ajudar os alunos a entender melhor os fundamentos da economia em geral. Os alunos desenvolverão uma visão geral dos principais temas em economia cultural. Incentivamos uma abordagem crítica, mas construtiva, da aplicação da economia para a tomada de decisões no setor cultural. Normalmente, a questão não é se a economia é perfeita, mas se existe uma alternativa superior para um propósito específico, por exemplo, estruturar seus pensamentos, interpretar evidências empíricas e preparar sua própria pesquisa empírica ou convencer outros.
ProgramaI. Aspectos fundamentais da economia aplicada e uma visão geral da economia cultural. II. Teoria do preço
III. Bem-estar econômico
4. Bens Públicos e Economia Institucional
V. Motivação Intrínseca, Afastamento, Aproximação
VI. Informação incompleta, incerteza de qualidade e formação de sabor
VII. Superestrelas, desigualdade e atençãoVIII. Teoria Empreendedora e Economia Cultural
A avaliação consiste em 2 trabalhos: 1) Pequeno ensaio (30%); 2) Redação longa (70%).
BibliografiaEconomia Cultural: Pesquisa Empírica
O objetivo do curso é oferecer treinamento avançado na aplicação da economia cultural a áreas específicas das indústrias culturais e criativas. O seminário baseia-se no curso de Economia Cultural: Teoria no 1º Período. O objetivo é permitir que os alunos selecionem áreas de interesse especial e se familiarizem com a forma como a pesquisa empírica é feita por acadêmicos no campo das indústrias culturais e criativas e aprendam para avaliá-lo.
ProgramaI. Introdução
II. Estudos empíricos de procura
III. O mercado: controlo de acesso e sucesso
4. Avaliação
V. Políticas Culturais
VI. Herança cultural
VII. Turismo culturalVIII. Conclusões
A avaliação é composta por 2 elementos: 1) Apresentação em grupo (40%); 2) Ensaio (60%).
Bibliografia• Falk, M., & Katz-Gerro, T. (2016). Cultural participation in Europe: Can we identify common determinants?. Journal of Cultural Economics, 40(2), 127-162. doi: 10.1007/s10824-015-9242-9
• Ateca-Amestoy, V. (2008). Determining heterogeneous behavior for theater attendance. Journal of Cultural Economics, 32(2), 127. doi: 10.1007/s10824-008-9065-z
• Rosen, H.S., Gayer, T., & Civan, A. (2014), Tools of positive analysis, Public Finance, 18-32.
• Ginsburgh, V. and D. Throsby (2014) Introduction and overview. IN: V. Ginsburgh and D. Throsby (eds.) Handbook of the Economics ofArt and Culture, Volume 2. Elsevier B.V. ISSN 1574-0676.
• Coate, B., & Hoffmann, R. (2021). The behavioural economics of culture. Journal of Cultural Economics, 1-24.
Economia do Turismo Cultural
Pretende-se com esta unidade curricular transmitir aos alunos os principais conceitos da economia do turismo, tendo em conta a evolução e desenvolvimento do sector ao longo dos tempos, focando-se em particular no nicho do turismo cultural. Com base num envolvimento crítico com as teorias fundamentais e a literatura empírica, os alunos são desafiados a identificar e comentar os efeitos, oportunidades e desafios relacionados com o turismo cultural. Os alunos irão melhorar suas habilidades de apresentação e redação fazendo apresentações em sala de aula e escrevendo um ensaio final.
ProgramaI. A abordagem econômica do turismo/turismo cultural
II. Economia do Turismo - Definições, estado da arte
III. Economia do Turismo Cultural
4. Organização e gestão do sector do turismo
V. Património cultural e turismo - Turismo Rural - Cidades e turismo - Eventos
VI. Turismo Cultural e Desenvolvimento
VII. Cultura, turismo e sustentabilidade
VIII. Possíveis cenários futuros - Recapitulação
A avaliação é composta por 2 elementos: 1) Apresentação (30%) 2) Ensaio(70%).
Bibliografia.•Assaf, a. and R. Scuderi (2020). COVID-19 and the recovery of the tourism industry, Editorial, Volume: 26 issue: 5, page(s): 731-733
• Frey, B. and A. Briviba (2021). A policy proposal to deal with excessive cultural tourism, European Planning Studies, 29:4, 601-618.•
• Bramwell, B., Higham, J., Lane, B., & Miller, G. (2017). Twenty-five years of sustainable tourism and the Journal of Sustainable Tourism: looking back and moving forward.
• Sharpley, R., & Harrison, D. (2019). Introduction: tourism and development–towards a research agenda. In A Research Agenda forTourism and Development. Edward Elgar Publishing.
• Sharpley, R. (2019). Tourism, development and the consumption of tourism. In A Research Agenda for Tourism and Development.Edward Elgar Publishing.
• Ioannides, D., & Gyimóthy, S. (2020). The COVID-19 crisis as an opportunity for escaping the unsustainable global tourism path. TourismGeographies, 1-9.
Economia do Património Cultural
Após a conclusão do curso, os alunos devem ter um conhecimento abrangente e compreensão crítica da perspectiva econômica cultural sobre o patrimônio cultural. Estarão conscientes da relevância dos conceitos económicos e das questões de gestão relacionadas com o património e sítios culturais, bem como dos principais dilemas políticos que surgem neste domínio. A unidade curricular dá especial atenção à ligação entre a teoria e a prática recorrendo a vários estudos de caso.
ProgramaI. A evolução da noção de patrimônio cultural
II. A Análise Econômica do Patrimônio Cultural
III. Políticas de patrimônio cultural - A Lista do Patrimônio Mundial
4. Turismo e Património Cultural
V. Desenvolvimento do patrimônio cultural e sustentabilidade: desafios e oportunidades
VI. Uma análise econômica do patrimônio industrial
VII. A economia do artesanatoVIII. Recapitular
A avaliação é composta por 3 elementos:
1) Participação (10%); 2) Apresentação (30%); 3) Redação (60%).
• Mignosa, A. (2016). Theory and practice of cultural heritage policy. In Rizzo, R. and Towse R. (eds.) The Artful Economist (pp. 227-244).Springer, Cham.
• Frey, B., & Steiner, L. (2013). World Heritage List. in Rizzo, I. and A. Mignosa (eds.) 2013. A handbook on the economics of culturalheritage. Edward Elgar.
• Towse, R. (2010), A Textbook of Cultural Economics, Cambridge University Press, chapter 9, pp.237-262.
• Benhamou, F. (2020). Heritage. In Handbook of Cultural Economics, Third Edition. Edward Elgar Publishing.
• Rizzo, I. and Mignosa A. (eds.) 2013. A handbook on the economics of cultural heritage. Edward Elgar. Preface
• Cuccia, T. (2020). Intangible cultural heritage. In Handbook of Cultural Economics, Third Edition. Edward Elgar Publishing, pp. 294-303
• Council of Europe (2005) Council of Europe Framework Convention on the Value of Cultural Heritage for Society * Faro, 27.X.2005 -Council of Europe Treaty Series - No. 199.
Dissertação em Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais
No final desta UC os alunos serão capazes de:
• Definir, planear e executar um projeto de investigação sustentado, focado, coerente e original numa área relevante para a sua áreatemática;
• Fonte, seleção e avaliação crítica de materiais primários e secundários apropriados para a área escolhida e uso desse material de formaeficaz na dissertação final;
• Trabalhar de forma independente e manter uma conduta profissional em relação a quaisquer instituições ou parceiros internos ouexternos envolvidos no projeto (se relevante);
• Aplicar as convenções académicas adequadas no que respeita à referenciação e disponibilização de informação bibliográfica;
• Executar um trabalho escrito substancial em inglês acadêmico claro e apropriado, e que demonstre conhecimento detalhado em primeiramão da área de investigação escolhida.
1. Escrita de introdução e abstract
2. Definição de um problema de investigação
3. Definição de objectivos de pesquisa
4. Revisão de literatura
5. Definição de hipóteses
6. Técnicas de recolha de dados
7. Técnicas de análise de dados
8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura
A dissertação consiste num trabalho independente sobre um tema ou problema especifico relacionado com a arte ou o património cultural. Encoraja a aplicação das competências de investigação adquiridas operando sobre fontes primárias e secondárias de forma informada e crítica, demonstrando quer pesquisa original e um bom entendimento da área de estudos.
Bibliografia