Propinas UE (2025/2026)
Propinas fora da UE (2025/2026)
Plano de Estudos para 2025/2026
| Unidades curriculares | Créditos | |
|---|---|---|
| 1º Ano | ||
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Métodos de Investigação em Turismo Cultural
5.0 ECTS
|
Parte Escolar > Tronco Comum | 5.0 |
|
Turismo Cultural e A Dimensão Europeia
5.0 ECTS
|
Parte Escolar > Tronco Comum | 5.0 |
|
Cidades da Cultura
5.0 ECTS
|
Parte Escolar > Tronco Comum | 5.0 |
|
Turismo e Desenvolvimento Regional
10.0 ECTS
|
Parte Escolar > Tronco Comum | 10.0 |
|
Interpretação e Desenvolvimento do Património
10.0 ECTS
|
Parte Escolar > Tronco Comum | 10.0 |
|
Tradições e o Produto Turístico
5.0 ECTS
|
Parte Escolar > Tronco Comum | 5.0 |
|
Marketing e Gestão da Cultura
5.0 ECTS
|
Parte Escolar > Tronco Comum | 5.0 |
|
Estágio no Sector Cultural
5.0 ECTS
|
Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas | 5.0 |
|
Património Religioso e Turismo de Nicho
5.0 ECTS
|
Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas | 5.0 |
|
Ecologia, Ambiente e Conservação
10.0 ECTS
|
Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas | 10.0 |
|
Leitura do Ambiente
10.0 ECTS
|
Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas | 10.0 |
|
Legislação e Política Cultural
5.0 ECTS
|
Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas | 5.0 |
|
Comunicação Ambiental
10.0 ECTS
|
Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas | 10.0 |
| 2º Ano | ||
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Dissertação
30.0 ECTS
|
Parte Escolar > Tronco Comum | 30.0 |
|
Introdução à Sustentabilidade
7.0 ECTS
|
Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade A (Uog, Um, Wu e Lu) | 7.0 |
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Introdução à Gestão de Serviços
7.0 ECTS
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Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade A (Uog, Um, Wu e Lu) | 7.0 |
|
Criação de Valor e Inovação no Turismo
15.0 ECTS
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Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade A (Uog, Um, Wu e Lu) | 15.0 |
|
Turismo e Mundos Urbanos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B (Uog, Um, Wu e Iscte) | 6.0 |
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Grandes Eventos e Gestão de Eventos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B (Uog, Um, Wu e Iscte) | 6.0 |
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Turismo Electrónico
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B (Uog, Um, Wu e Iscte) > Optativas | 6.0 |
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Turismo de Compras e Gestão de Retalho de Luxo
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B (Uog, Um, Wu e Iscte) > Optativas | 6.0 |
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Enoturismo e Negócio do Vinho
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B (Uog, Um, Wu e Iscte) > Optativas | 6.0 |
Métodos de Investigação em Turismo Cultural
1. Ter uma compreensão completa de como as diferentes fases da investigação estão directamente relacionadas entre si e como assegurar que um argumento homogéneo e lógico é comum ao longo de todo o projecto de investigação;
2. Compreender em pormenor as diferentes fases do projecto de investigação, desde (a) a definição do quadro de investigação, (b) a redacção dos objectivos da investigação, (c) o esboço das questões e hipóteses de investigação quando necessário, (d) os métodos aplicáveis de recolha e análise de dados, e (e) a apresentação dos dados.
3. Estabelecer um quadro de investigação e todas as questões e hipóteses de investigação relevantes (se e quando necessário);
4. Realizar investigação empírica qualitativa e/ou quantitativa de campo em conformidade com o quadro de investigação, questões de investigação e hipóteses de investigação;
5. Recolher e analisar informações qualitativas e quantitativas em conformidade com as práticas científicas.
1. Técnicas de investigação qualitativa e quantitativa utilizadas na investigação com especial referência aos sectores do património e do turismo cultural
2. Princípios da concepção da investigação e da redacção de propostas de investigação, a geração de ideias para a investigação e cartografia, a natureza dos dados.
3. Metodologias qualitativas e quantitativas utilizadas na investigação, incluindo estudo antropológico, análise geográfica, documentos históricos, estudos de impacto económico, inquéritos a visitantes e locais, limites de mudança aceitável, teoria fundamentada, estudos de caso, análise custo-benefício, estudos de viabilidade, análise de imagem e análise de conteúdo.
4. Análise de dados utilizando análise estatística e qualitativa
Componente/s de avaliação
Ensaio
Ponderação
100%
- Yin, R. K. (2003) Case Research Methods, Design and Methods
- Dancey, C.H., & Reidy, J. (2004) Statistics without Maths for Psychology. Using SPSS for Windows
- Babbie, E, (1998) Survey Research Methods
- Cooper, D.R. & Schindler, P.S. (2008) Business Research Methods
Turismo Cultural e A Dimensão Europeia
Conhecimento e compreensão:
No final da UC, o estudante será capaz de:
1. Ter um conhecimento profundo dos vários aspectos ligados ao turismo cultural;
2. Identificar os principais elementos deste nicho de indústria;
3. Comparar os prós e os contras da apresentação deste sector do turismo;
4. Relacionar as realidades identificadas com a situação local / regional e ser capaz de desenvolver formas de desenvolver ainda mais este segmento do turismo, de modo a obter lucros, mantendo-se ao mesmo tempo sustentável.
Competências:
No final da UC, o estudante será capaz de:
5. Identificar pesquisa bibliográfica (internet e impressa) sobre este e temas de turismo relacionados;
6. Enfrentar os argumentos apresentados de uma forma racional e equilibrada;
7. Analisar os elementos positivos e negativos gerados pelas propostas turísticas ligadas a aspectos culturais.
1. Visão geral dos principais temas e questões dentro dos sectores do turismo cultural e patrimonial
2. O desenvolvimento e as realidades do turismo numa dimensão multi-cultural
3. Apreciação dos actuais desenvolvimentos na indústria do Turismo
4. Pensamentos e ideias prevalentes e a forma como o turismo do património cultural se tem desenvolvido e espalhado por todo o globo.
5. Um olhar sobre a situação Maltesa
Componente/s de avaliação
Assignment
Ponderação
100%
- S. Singh, D. J. Timothy, & R. Kingston Dowling (2003) Tourism in destination communities.
- A. H. Walle (2008) Cultural tourism: a strategic focus
- M. Smith (2004) Issues in Cultural Tourism Studies. G156.5 H47 S56
- B. McKercher & H. duCross (2002) Cultural Tourism: The Partnership between tourism and cultural Heritage
Cidades da Cultura
1. Conhecimento e compreensão
No final da UC, o estudante será capaz de:
1.1. Ter uma compreensão abrangente dos fundamentos das teorias da morfologia e cultura urbanas, de modo a compará-las formal e informalmente com os exemplos contemporâneos;
1.2. Compreender a importância profundamente enraizada das cidades no que diz respeito à atividade humana.
2. Conhecimentos
No final da UC, o estudante será capaz de:
2.1. Utilizar fontes escritas e não escritas para o estudo das cidades como património cultural;
2.2. Escrever um trabalho de investigação substancial através da apreciação e compreensão do profundo significado e longo legado das muralhas, ruas, monumentos, pináculos, símbolos e comunidades que compõem os ambientes urbanos, físicos e culturais.
1. Introdução: vida na cidade sinónimo de civilização
2. Os desenvolvimentos da vida urbana em diferentes regiões
3. Compreensão das raízes da cultura urbana, do seu significado, da sua importância, das suas variedades.
4. Combinar o estudo de cidades particulares - como a sua estrutura evoluiu ao longo do tempo, os seus habitantes, o seu comportamento social - com um olhar extensivo sobre as teorias do que são as cidades e como moldaram as mentalidades dos que nelas vivem.
Componente/s de avaliação
Ensaio
Ponderação
100%
- Jon Mitchell: Ambivalent Europeans 2001
- Richard Florida: The Rise of the Creative Class 2002
- Charles Landry: http://charleslandry.com/resources-downloads/documents-for-download/
- H. Pirenne (1969) Medieval Cities
- J. Marino (2010) Becoming Neapolitan: Citizen Culture in Baroque Naples
- G. Leic (2002) Mesopotamia: The Invention of the City
- J. Kotkin (2006) The City: A Global History
- P. Hohenberg and L. Hollen Lees (1995) The Making of Urban Europe, 1000-1994
- E. Glaeser (2001) Triumph of the City
- P. Burke (1994) Venice and Amsterdam
- City, Culture and Society (journal), http://www.journals.elsevier.com/city-culture-and-society
- P. Hall (1999) Cities in Civilization (1999)
- G. Bridge & S. Watson (eds) (2008) A Companion to the City (2008)
Turismo e Desenvolvimento Regional
No final da UC, o estudante:
1. terá uma compreensão das questões-chave do turismo e do desenvolvimento no contexto regional e internacional: por exemplo, sustentabilidade; globalização; mudança cultural; exploração e imperialismo
2. será capaz de relacionar as questões de desenvolvimento turístico com a experiência escocesa
3. compreenderá conceitos/modelos-chave no desenvolvimento turístico (por exemplo, deslocamento; efeito de demonstração; modelo Irridex; multiplicador turístico; ciclo de vida do destino; turismo sustentável; capacidade de carga)
1. introdução à UC
2. introdução ao turismo e ao desenvolvimento
3. Tipos de turismo e turistas e seus impactos
4. turismo e desenvolvimento sustentável
5. analisar o turismo sustentável e o ecoturismo
6. tutoriais: preparação de relatórios
7. desenvolvimento urbano: a cidade
8. eventos de marketing em Portugal
9. Preparação de ensaio independente
10. desenvolvimento rural
11. tutoriais: Indivíduos e ensaios
12. turismo nas caraíbas
4000 palavras de ensaio (80%), exame oral (20%), discussões tutoriais durante o semestre.
BibliografiaMacLeod, D. (2013) Cultural realignment, islands and the influence of tourism: A new conceptual approach. Shima: The International Journal of Research into Island Cultures, 7(2), pp. 74-91.
Dunk, R. M., Gillespie, S. A. and MacLeod, D. (2016) Participation and retention in a green tourism certification scheme. Journal of Sustainable Tourism, 24(12), pp. 1585-1603. (doi: 10.1080/09669582.2015.1134558)
Lunchaprasith, T. and MacLeod, D. (2018) Food tourism and the use of authenticity in Thailand. Tourism, Culture and Communication, 18(2), pp. 101-116. (doi: 10.3727/109830418X15230353469492)
MacLeod, D.V. (2004) Tourism, Globalization and Cultural Change: An Island Community Perspective. Series: Tourism and cultural change. Channel View Publications: Clevedon, England. ISBN 9781873150726
MacLeod, D.V.L. and Gillespie, S.A. (2011) Sustainable Tourism in Rural Europe: Approaches to Development. Series: Routledge advances in tourism (21). Routledge: London, UK. ISBN 9780415547994
MacLeod, D.V. (2006) Cultural commodification and tourism: a very special relationship. Tourism, Culture and Communication, 6(2), pp. 71-84.
MacLeod, D. (2009) Scottish theme towns: have new identities enhanced development? Journal of Tourism and Cultural Change, 7(2), pp. 133-145. (doi: 10.1080/14766820903126460)
MacLeod, D. (2012) Alternative or mainstream? Foreign settlers on a Canary Island. International Journal of Tourism Anthropology, 2(4), pp. 267-281. (doi: 10.1504/IJTA.2012.052536)
Interpretação e Desenvolvimento do Património
Os seguintes resultados serão demonstrados pelos estudantes através dos ensaios, do exame oral e em tutoriais - um conhecimento e compreensão dos mesmos:
1. o significado do património e a sua transformação através do tempo no Ocidente.
2. a relação entre património, interpretação e o desenvolvimento de atracções patrimoniais.
3. desenvolvimentos significativos do património na Escócia e em todo o mundo (incluindo Sítios do Património Mundial).
4. aspectos fundamentais do património e a sua relação com a história, incluindo questões de autenticidade, representação e verdade, bem como o repatriamento.
5. o desenvolvimento sustentável do património como meio de atracção e o seu contexto cultural na Escócia e a nível internacional.
6. a relação entre património, identidade e poder.
7. a forma como o património se relaciona com a identidade nacional, a marca e o marketing.
1. visão geral: considerando o significado de património, tipos de património, e a mercantilização da cultura.
2.património e turismo: um exame do património e do turismo: centrado na interpretação
3. tutoriais: relatórios
4. cultura e património
5. A política do património
6. alimentos, bebidas e património cultural
7. semana de leitura: preparação de ensaio independente
8. autenticidade e identidade do lugar
9. tutoriais: indivíduos e ensaios
Apresentação oral (20%)
Ensaio (80%)
MacLeod, D. (2013) Cultural realignment, islands and the influence of tourism: A new conceptual approach. Shima: The International Journal of Research into Island Cultures, 7(2), pp. 74-91.
Dunk, R. M., Gillespie, S. A. and MacLeod, D. (2016) Participation and retention in a green tourism certification scheme. Journal of Sustainable Tourism, 24(12), pp. 1585-1603. (doi: 10.1080/09669582.2015.1134558)
Lunchaprasith, T. and MacLeod, D. (2018) Food tourism and the use of authenticity in Thailand. Tourism, Culture and Communication, 18(2), pp. 101-116. (doi: 10.3727/109830418X15230353469492)
MacLeod, D.V. (2004) Tourism, Globalization and Cultural Change: An Island Community Perspective. Series: Tourism and cultural change. Channel View Publications: Clevedon, England. ISBN 9781873150726
MacLeod, D.V.L. and Gillespie, S.A. (2011) Sustainable Tourism in Rural Europe: Approaches to Development. Series: Routledge advances in tourism (21). Routledge: London, UK. ISBN 9780415547994
MacLeod, D.V. (2006) Cultural commodification and tourism: a very special relationship. Tourism, Culture and Communication, 6(2), pp. 71-84.
MacLeod, D. (2009) Scottish theme towns: have new identities enhanced development? Journal of Tourism and Cultural Change, 7(2), pp. 133-145. (doi: 10.1080/14766820903126460)
MacLeod, D. (2012) Alternative or mainstream? Foreign settlers on a Canary Island. International Journal of Tourism Anthropology, 2(4), pp. 267-281. (doi: 10.1504/IJTA.2012.052536)
Tradições e o Produto Turístico
Conhecimento e compreensão:
No final da UC, o estudante será capaz de:
1. Demonstrar uma compreensão da natureza interdisciplinar dos estudos culturais e patrimoniais;
2. Compreender as tradições como uma construção cultural;
3. Demonstrar familiaridade com diferentes relatos e definições de tradição cultural num contexto global.
Competências:
No final da UC, o estudante será capaz de:
4. Utilizar fontes escritas e não escritas para o estudo de tradições e costumes num contexto local, regional (mediterrânico/europeu) e global;
5. Construir investigação a partir de temas das áreas de estudo abrangidas por esta unidade e aplicá-la a outros temas relacionados.
1. Património e tradições: preservação e apresentação ao visitante
2. Interesses políticos e económicos na forma como indivíduos e grupos se vêem a si próprios e como são vistos pelos outros
3. Questões de identidade, auto-estima, lealdade política, e a política do patriotismo.
4. A natureza e sensibilidade política do património cultural e da identidade étnica: questões básicas relativas à natureza e impacto da informação e sua apresentação a uma audiência pública.
5. A forma como as sociedades passadas e contemporâneas se relacionaram com o seu património cultural tangível e intangível e tradições, à medida que se descobrem as relações entre património, tradição e cultura.
6. Como é criado o produto turístico que toma as tradições como ponto focal, e que elementos são incluídos e porquê.
Componente/s de avaliação
Assignment
Ponderação
100%
- P. Sant Cassia, 'Tradition, Tourism and Memory in Malta', The Journal of the Royal Anthropological Institute Vol. 5, No. 2 (Jun., 1999), pp.247-263.
- D. Lowenthal (1985) The Past is a Foreign Country (1985). D16.8. L682
- E. Hobsbawm (repr. 2012) The Invention of Tradition. HM201.I55
- J. Fentress and C. Wickham (1992) Social Memory
- C. Cassar (2004) 'The cultural roots of Maltese identity: Christian myths and social memory in a Mediterranean frontier society, Studi sull?Oriente Cristiano, vol. 8, no. 1, pp. 101-130
- T. Benton, ed. Understanding Heritage and Memory (2010)
Marketing e Gestão da Cultura
1. Identificar conceitos nucleares de Turismo Cultural e Patrimonial e estratégias de Marketing e Gestão;
2. Compreender e avaliar de forma crítica quadros teóricos para considerar os impactos do turismo na cultura e património;
3. Distinguir principais temas de investigação;
4. Identificar e avaliar o crescimento das tendências no desenvolvimento dos nichos de mercado e definir categorias chave demonstrando uma compreensão sistemática das principais estruturas políticas e de gestão;
5. Analisar e avaliar conceitos de marketing, gestão e questões políticas para o desenvolvimento de nichos de mercado específicos, e respetivos desafios;
6. Familiarizar com fontes escritas e não escritas para o estudo de nichos de mercado;
7. Compreender como construir um documento de investigação através da apreciação e compreensão do desenvolvimento de nichos de mercado, do seu desenvolvimento conceptual, fundamentação, iniciação, implementação, gestão e da sua sustentabilidade;
1. O carácter distintivo dos nichos de mercado do turismo cultural e patrimonial
2. os quadros políticos e de gestão e os requisitos necessários para o desenvolvimento, protecção e crescimento sustentado dos nichos de mercado do turismo cultural e patrimonial
3. Conceitos de marketing, questões e abordagens estratégicas, de uma perspectiva teórica e de estudo de caso
4. As características especiais do turismo cultural e patrimonial, as perspectivas e expectativas dos consumidores
5. o desenvolvimento e a gestão de sítios patrimoniais e as questões genéricas de marketing relevantes tanto para a cultura como para o património
Componente/s de avaliação
Assignment
Ponderação
100%
- Störmer E (2011) Network marketing of tourism
- Smith M (2009) Issues in Cultural Tourism Studies
- Richards G (2007) Cultural Tourism: Global and Local Perspectives
- Prudhi R (2008) Rural Tourism
- Patterson C (2008) The Business of Ecotourism
- CABI.Novelli M (2004) Niche Tourism: Contemporary issues, trends and cases,
- Morpeth N Raj R Griffin KA (2013) Cultural Tourism
- McCracken, G, (2005), Culture and Consumption II
- Macleod D (2003) Niche Tourism in Question: Interdisciplinary Perspectives on Problems and Possibilities
- Higham J (2007) Critical Issues in Ecotourism: understanding a complex tourism phenomenon: Understanding a Complex Tourism Phenomenon
- Fennel D (2007) 3rd Ed, Ecotourism
- Timothy D (2011) Cultural Heritage and Tourism: An Introduction
McKercher (2008) Cultural Tourism: Partnership Between Tourism and Cultural Heritage Management
- Chhabra D (2010) Sustainable Marketing of Cultural and Heritage Tourism
Estágio no Sector Cultural
Conhecimento e compreensão:
No final da UC, o estudante será capaz de:
1. Avaliar uma situação num contexto do mundo real;
2. Determinar as melhores ferramentas de investigação e análise a utilizar;
3. Avaliar criticamente os resultados;
4. Apresentar estes resultados de uma forma coerente.
Aptidões:
No final da UC, o estudante será capaz de:
5. Fornecer soluções para um determinado problema de investigação;
6. Gerir um projecto individual dentro de um determinado prazo, aprendendo assim tempo e competências de gestão de recursos;
7. Criar projectos de investigação aplicada independentes;
8. Apresentar resultados a um público e, desta forma, aprender a transferir conhecimentos académicos para outros através da apresentação de conhecimentos úteis para o sector.
Esta UC dará ao estudante a oportunidade de realizar um estudo independente sobre um tema seleccionado de investigação que é proposto pelo estudante e aprovado pela Comissão de Estudos.
Processo de AvaliaçãoComponente/s de avaliação
Assignment
Ponderação
100%
To be adapted according to the area selected by the student
A adaptar de acordo com a área selecionada pelo estudante
Património Religioso e Turismo de Nicho
Conhecimento e compreensão:
No final da UC, o estudante será capaz de:
1. Obter um conhecimento profundo de diferentes temas relacionados com a interacção das comunidades judaica, cristã e muçulmana ao longo do tempo na Europa e na região mediterrânica;
2. Estar familiarizado com alguns dos debates relativos ao estudo do conflito e da coexistência entre os membros destas três fés no mesmo período de tempo;
3. Ser capaz de estruturar produtos turísticos com base na cultura religiosa.
Competências:
No final da UC, o estudante será capaz de:
4. Estar familiarizado com fontes escritas e não escritas relacionadas com a coexistência de cristãos, muçulmanos e judeus nas regiões europeias e mediterrânicas;
5. Ligar aspectos da herança maltesa e mediterrânica à presença e interacção entre as comunidades judaica, cristã e islâmica e à sua influência na sociedade em geral;
6. Utilizar tendências e elementos para a criação de um produto turístico de nicho forte.
1. As interacções culturais, sociológicas e antropológicas em curso entre cristãos, muçulmanos e judeus no contexto euro-mediterrânico.
2. Temas de coexistência e conflito entre as três religiões: principais desenvolvimentos políticos, económicos, sociais e culturais ao longo do tempo.
3. Perspectiva do turismo cultural: o potencial de um nicho turístico que os países podem desenvolver com base nas suas fortes e ricas tradições religiosas.
4. Case-studies das ilhas maltesas, da região mediterrânica em geral e de outras partes do globo.
Componente/s de avaliação
Assignment
Ponderação
100%
- J. Riley-Smith (2011) The Crusades, Christianity and Islam.
- A. Pagden (2008) Worlds at War: The 2500 years struggle between East and West
- J. Elukin (2007) Living Together, Living Apart: Rethinking Jewish-Christian Relations in the Middle Ages
- D. Abulafia (2011) The Great Sea. MZZ; DE71. A25
- R. Raj & N.D. Morpeth (2007) Religious Tourism and Pilgrimage Festivals. Management: An International Perspective
- H. Strovel, N. Stanley-Price, & R. Killick (eds) (2005) Conservation of Living Religious Heritage - papers from the ICCROM 2003 Forum on Living Religious Heritage: conserving the sacred. Bighi Library NA105. C659 2005
- UNESCO, Kyiv Statement on the Protection of Religious Properties within the Framework of the World Heritage Convention (Kyiv, 5 November 2010)
Ecologia, Ambiente e Conservação
No final desta UC, os estudantes serão capazes de:
1. Demonstrar uma compreensão de alguns dos princípios fundamentais da ecologia teórica;
2. Avaliar criticamente a aplicação prática destas teorias ecológicas em projectos de conservação global;
3. Identificar e avaliar os efeitos de um ambiente em mudança na biodiversidade.
1. Como os organismos interagem entre si e com o seu ambiente; desde os indivíduos, até aos ecossistemas.
2. Compreender como a biodiversidade é essencial para o funcionamento dos ecossistemas
3. Compreender como a biodiversidade responde às mudanças ambientais - sejam elas naturais ou antropogénicas
Relatório (60%) - um artigo de estudo de caso (sobre um tópico ecológico) apresentado utilizando a orientação do autor dada numa revista ecológica.
Apresentação oral (40%) - sobre um tema ecológico.
A avaliação formativa é fornecida de várias formas:
Feedback estruturado sobre o trabalho dos cursos, mostrando onde o desempenho poderia ser melhorado, bem como destacando áreas de excelente trabalho;
Participação em sessões de ensino e workshops;
Participação em atividades de grupo.
Chagunda, M. G. G., Munthali, D. P., Gondwe, T. N., Wood, B. and Roberts, D. J. (2014) An innovative approach to integrated training for smallholder dairying. Journal of Agricultural Education and Extension, 20(4), pp. 413-429. (doi: 10.1080/1389224X.2013.846868)
Wood, B. (2018) Requiem for an American mink. Zoomorphic Magazine, 10, 1 Oct.
Wood, B. (2020) Northern White Rhino Lament. Skein, 1, pp. 14-16.
Leitura do Ambiente
No final desta UC os estudantes serão capazes de:
1. Descrever as principais características do Romantismo europeu e norte-americano
2. Relato da formação e principais características das ideias ambientais na escrita e arte romântica
3. Descrever as variadas relações entre o indivíduo e o ambiente nos períodos românticos da literatura no Reino Unido e nos EUA
4. Reflectir sobre a emergência do 'ambiente' como um conceito
5. Avaliar as formas positivas e negativas em que as noções românticas do ambiente persistem no presente
6. Comunicar ideias e respostas a questões ambientais utilizando uma série de estratégias orais e escritas.
1. as origens das atitudes ambientais modernas à medida que emergem dos movimentos românticos do C18-C19, tanto na Grã-Bretanha como nos EUA.
2. as formas como o pensamento ambiental deste período contribui positiva e negativamente para as modernas atitudes ambientais ocidentais.
3. Os escritores de Wordsworth e Clare a Thoreau e Emerson são examinados, para além dos artistas do período.
4. a emergência de uma consciência ambiental influente a partir do C18.
Palestras
Seminário
Trabalho de campo
3 horas de contacto por semana, compreendendo um seminário composto de palestras-interativas.
As atividades de aprendizagem online (utilizando Moodle) compreenderão pelo menos mais duas horas por semana, e podem incluir um tópico de discussão online, tarefas individuais breves, e leituras em preparação para a aula da semana seguinte.
|
Trabalho da UC:
Conclusão das tarefas do seminário por via oral - (10%)
Apresentação oral - (20%)
Produção de um ensaio comparativo de um c 3000 palavras centrado em dois textos (40%)
Trabalho de projecto
Produção de um documento de c. 2000-2500 palavras que trata de exemplos contemporâneos de noções românticas de lugar OU uma peça de escrita pessoal que responde e reflecte sobre um determinado local, lugar ou habitat (30%)
Borthwick, D. (2009) The sustainable male: masculine ecology in the poetry of John Burnside. In: Ellis, H. and Meyer, J. (eds.) Masculinity and the Other: Historical Perspectives. Cambridge Scholars Publishing: Newcastle upon Tyne, pp. 63-85. ISBN 9781443801515
Borthwick, D. (2011) 'The tilt from one parish / into another': Estrangement, Continuity and Connection in the Poetry of John Burnside, Kathleen Jamie and Robin Robertson. Scottish Literary Review, 3(2), pp. 133-148.
Borthwick, D. (2011) 'To comfort me with nothing': John Burnside's dissident poetics. Agenda, 44/45(4/1), pp. 91-101.
Borthwick, D. (2011) "A green thought in a green shade": contemporary environmental poetry. Southlight, 9, pp. 15-17.
Borthwick, D. (2012) 'Driven by loneliness and silence': John Burnside's susceptible solitaries. Bottle Imp, 12,
Borthwick, D. (2015) On walks on various ways: some field notes. Bottle Imp(17),
Legislação e Política Cultural
1. Conhecimento e compreensão:
No final da UC, o estudante será capaz de:
1.1. Ganhar uma compreensão abrangente da principal relevância da política cultural para a legislação;
1.2. Comparar diferentes contextos e adoptar abordagens críticas e inquiridoras dos mesmos;
1.3. Navegar através da terminologia jurídica que regula o património cultural;
1.4. Identificar as várias estruturas estatais que fornecem protecção jurídica e orientação no sector cultural - isto ajudará os estudantes a encontrar o seu caminho uma vez que se tornem operadores culturais na indústria.
2. Competências:
No final da UC, o estudante será capaz de:
2.1. Estar familiarizado com as principais fontes que discutem a política e legislação cultural;
2.2. Compreender como construir um documento de investigação substancial através da leitura crítica e da prática de explorar questões e desenvolver argumentos relacionados com exemplos específicos.
1. A posição e o formato da política cultural e da legislação diferem entre territórios e diferentes contextos locais / nacionais.
2. Contextos de expressão cultural, em relação a determinados meios de comunicação social ou em diferentes contextos mediáticos
3. Questões relacionadas com a propriedade intelectual, direitos culturais e globalização.
4. O contexto maltês e as realidades culturais mais vastas existentes numa dimensão global
Componente/s de avaliação
Ensaio
Ponderação
100%
- Culture Resource (Al Mawrad Al Thaqafy) (2010) Cultural Policies in Algeria, Egypt, Jordan, Lebanon, Morocco, Palestine, Syria and Tunisia: An Introduction.
- United Cities and Local Governments ? Committee on culture (2004) Agenda 21 for culture
- Parliamentary Secretariat for Tourism, the Environment and Culture (2011) National Cultural Policy
- U. Mifsud Bonnici (2008) An Introduction to Cultural Heritage Law
- T. Kono and Steven Van Uytsel (eds.) (2011) The UNESCO Convention on the Diversity of Cultural Expressions: A Tale of Fragmentation in International Law
Comunicação Ambiental
No final desta UC, os estudantes serão capazes de:
1. Demonstrar um nível satisfatório de compreensão de alguns dos princípios fundamentais da teoria da comunicação.
2. Identificar e analisar a aplicação destes princípios na comunicação de questões ambientais a partir de uma série de fontes, em diversos meios de comunicação, a um conjunto de audiências.
3. Avaliar a eficácia das técnicas e estratégias de comunicação encontradas numa série de estudos de caso.
4. Gerar mensagens ambientais adequadas e eficazes.
1. A Comunicação Ambiental como a aplicação de alguns princípios e práticas fundacionais da comunicação às questões ambientais.
2. A Comunicação Ambiental como avaliação e investigação das formas como grupos ambientais, cientistas, comunidades, grupos anti-ambientais, corporações e funcionários públicos tentam transmitir mensagens ambientais eficazes
Trabalho escrito curto (máximo de 1000 palavras) no valor de 25% da nota total.
Ensaio de 3000 palavras no valor de 75% da nota total, a entregar nas semanas seguintes ao período de ensino.
Um plano de ensaio formativo será entregue até à Semana 11, e na sessão final de ensino os estudantes receberão um feedback geral e individual para ajudar ao seu progresso na redacção do ensaio.
Hanscomb, S. (2016) Critical Thinking: The Basics. Series: The Basics. Routledge. ISBN 9781138826236
Franks, B. , Hanscomb, S. and Johnston, S. F. (2017) Environmental Ethics and Behavioural Change. Routledge Earthscan: UK. ISBN 9781138924055
Dissertação
Introdução à Sustentabilidade
1.Demonstrar boa compreensão das perspetivas das ciências sociais sobre questões de sustentabilidade
2.Explicar como as dimensões social, económica e ambiental do conceito de sustentabilidade estão ligadas e o que podem implicar para as atividades de serviços e desenvolvimento da sociedade
3.Aplicar de forma crítica e construtiva uma perspetiva das ciências sociais sobre questões de sustentabilidade em relação a atividades de serviços e desenvolvimento da sociedade
4.Capacidade de analisar a ligação entre sustentabilidade e atividades de serviços com base na literatura atual das ciências sociais
5.Rever e discutir criticamente métodos para efetuar a transição para uma sociedade mais sustentável
6.Eescrever argumentos independentes sobre o valor de uma perspetiva das ciências sociais sobre sustentabilidade e serviços
7.Demonstrar capacidade de identificar, analisar e comunicar diferentes dimensões da sustentabilidade em relação às atividades de serviços e ao desenvolvimento da sociedade
1. Introdução e interrogação das perspectivas das ciências sociais sobre a sustentabilidade
2. Perspectivas críticas das ciências sociais sobre a sustentabilidade
3. O desenvolvimento histórico do conceito
4. Princípios e formas de governação e transição da sociedade para a sustentabilidade.
O ensino consiste em palestras, workshops e seminários.
A participação obrigatória é exigida em workshops e seminários. Estudantes que não puderam participar devido a circunstâncias tais como acidentes ou doenças repentinas
será oferecida a oportunidade de compensar ou retomar os componentes obrigatórios.
Isto também se aplica aos estudantes que tenham estado ausentes devido a deveres relacionados com cargos eleitos, por exemplo, como representante dos estudantes
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Ttrabalho escrito individual de 3 créditos e trabalho escrito individual de 4,5 créditos.
A UC inclui oportunidades de avaliação num primeiro exame, um re-sit próximo do primeiro exame e um re-sit para UC concluídas no ano passado (exame de recuperação). Pelo menos duas outras reanálises sobre o mesmo conteúdo da UC são oferecidas no prazo de um ano após uma grande alteração ou interrupção da UC. Depois, são oferecidas mais oportunidades de reanálise, mas de acordo com o atual programa da UC.
Washington, Haydn. (2015). Demystifying sustainability: Towards real solutions. Routledge: London, New York. [222 p. ISBN 9781315748641]
Walker, Gordon & Shove, Elisabeth. (2007). Ambivalence, sustainability and the governance of socio-technical transitions. Journal of Environmental Policy & Planning 9(3-4), pp. 213-225. Doi.org/10.1080/15239080701622840
Clementino, Ester & Perkins, Richard. (2020). How do companies respond to environmental, social and governance (ESG) ratings? Evidence from Italy. Journal of Business Ethics. Doi.org/10.1007/s10551-020-04441-4
Banerjee, Subhabrata Bobby. (2003). Who sustains whose development? Sustainable development and the reinvention of nature. Organization Studies 24(1): pp. 143-180.
Arias-Maldonado, Manuel. (2013). Rethinking sustainability in the Anthropocene. Environmental Politics 22(3), pp. 428-446. Doi.org/10.1080/09644016.2013.765161
Verweij, Marco, Douglas, Mary, Ellis, Richard, Engel, Christoph, Hendriks, Frank, Lohmann Susanne, Ney, Steven, Rayner, Steve & Thompson, Michael. (2006). Clumsy solutions for a complex world: The case of climate change. Public Administration 84(4), pp. 817-843. Doi.org/10.1111/j.1540-8159.2005.09566.x-i
Introdução à Gestão de Serviços
1. demonstrar conhecimentos avançados de, e compreender, perspectivas, teorias, conceitos e modelos científicos fundamentais na área de investigação da gestão de serviços
2. descrever e problematizar as principais teorias, conceitos e ideias na área de investigação da gestão de serviços
3. aplicar teorias, ideias e modelos na área de investigação da gestão de serviços, e demonstrar uma abordagem académica e competências académicas.
4. demonstrarem uma abordagem multifacetada e reflexiva da sua própria aprendizagem e escrita académica
1. introdução
2. visão geral da área de investigação da gestão de serviços e do seu desenvolvimento teórico e estado actual
3. teorias, ideias, conceitos e modelos chave
4. Perspectivas críticas sobre a gestão de serviços como um campo de conhecimento
A avaliação é feita através de um trabalho escrito individual.
Três oportunidades de exame são oferecidas para os exames escritos em conjunto com o curso: um primeiro exame e dois reexames. São oferecidos pelo menos mais dois reexames sobre o mesmo conteúdo da UC no prazo de um ano após o fim da UC. Depois disto, são oferecidas mais oportunidades de re-exame, mas de acordo com o programa atual da UC.
Skålén, Per. (2010). Service marketing and subjectivity: the shaping of customer-oriented employees, Journal of Marketing Management, 2009, 25(7-8): pp. 795-809.Doi.org/10.1362/026725709X471631
Gummesson, Evert & Grönroos, Christian. (2012). The emergence of the new service marketing: Nordic School perspectives, Journal of Service Management 23(4): pp. 479-497. Doi.org/10.1108/09564231211260387
Grönroos, Christian & Ravald, Annika. (2011). Service as business logic: implications for value creation and marketing, Journal of Service Management, 22(1): pp. 5-22. Doi:10.1108/09564231111106893
Fisk, Raymond P.; Brown, Stepen W. & Bitner, Mary Jo. (1993). Tracking the evolution of the services marketing literature, Journal of Retailing, 69(1): pp. 61-103. Doi.org/10.1016/S0022-4359(05)80004-1
Ballantyne, David & Nilsson, Elin. (2017). All that is solid melts into air: the servicescape in digital service space, Journal of Services Marketing, 31(3): pp. 226-235. Doi: 10.1108/JSM-03-2016-0115
Vargo, Stephen L., & Lusch, Robert F. (2008). Service-dominant logic: continuing the evolution?, Journal of the Academy of Marketing Science, 36(1): pp. 1-10. Doi: 10.1007/s11747-007-0069-6
Zeithaml, Valarie; Parasuraman, Ananthanarayanan & Berry, Leonard L. (1985). Problems and strategies in services marketing, Journal of Marketing, 49 (Spring): pp. 33-46. Doi:10.2307/1251563
Criação de Valor e Inovação no Turismo
1. Demonstrar conhecimento especializado e compreensão de diferentes perspectivas teóricas sobre criação de valor e inovação no turismo
2. Demonstrar a capacidade de formular independentemente uma questão de investigação e aplicar teorias relevantes num estudo empírico
3. Demonstrar a capacidade de comunicar a relevância prática e social dos seus resultados de investigação
4. Demonstrar a capacidade de comunicar os seus resultados de investigação em textos académicos bem como em textos científicos populares
5. Demonstrar a capacidade de discutir criticamente teorias e métodos num projecto independente
A UC está estruturada em torno de três temas: valor e criação de valor, experiências e inovação. O valor e a criação de valor é um tema abrangente e as experiências e inovação são discutidas em relação a isto.
A UC é composta pelos seguintes componentes:
1. introdução teórica na qual serão discutidas interrogadas teorias, perspectivas e paradigmas relativos a valor e processos de criação de valor, experiências e economia da experiência, e inovação no âmbito do turismo.
2. trabalho de projecto em que as teorias da componente anterior são aplicadas num trabalho individual onde dois estudantes formulam um problema e analisam os seus próprios dados recolhidos.
3. uma publicação científica popular em que os estudantes escrevem individualmente um capítulo baseado no trabalho do projeto, e em grupos editam, revêem capítulos individuais e escrevem uma introdução a uma antologia.
A avaliação da UC é baseada num exame individual escrito, um relatório de projeto escrito em grupos de dois, e uma redação individual de um capítulo para ser incluído numa antologia científica popular.
A avaliação terá também em conta a atribuição do grupo de edição, revendo e escrevendo uma introdução e um resumo da antologia.
Bed, Breakfast and Friendship: Intimacy and Distance in Small-scale Hospitality Businesses, Erika Andersson Cederholm, Johan Hultman (2010) Culture Unbound. Journal of Current Cultural Research, 2 p.365-380
The seduction of an event : Hospitality in the regional innovation system, Erika Andersson Cederholm, Patrik Hall (2019) Centre for Oresund Region Studies , p.131-150
Performing ambiguous policy : How innovation events simultaneously perform change and collaborative order, Erika Andersson Cederholm, Patrik Hall (2020) The Sociological Review, 68 p.1403-1419
Decommodification as a socially embedded practice: The example of lifestyle enterprising in animal-based tourism, Erika Andersson Cederholm, Carina Sjöholm (2020) Degrowth and Tourism : New Perspectives on Tourism Entrepreneurship, Destinations and Policy
Being With Others: The Commodification of Relationships in Tourism, Erika Andersson Cederholm (2009) Experiencing Difference - Changing Tourism and Tourists´ Experiences , p.31-42
Tourism & Identity - Accumulated tourist experience and travel career narratives in tourists' identity construction, Erika Andersson Cederholm (2010) Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 10 p.494-495
Turismo e Mundos Urbanos
Esta unidade curricular tem como objetivo central dotar os participantes de conhecimentos sobre o conceito e a evolução do turismo ao longo do tempo, assim como perceber o seu enquadramento no mundo urbano.
OA1. Compreender os principais conceitos e tendências do turismo urbano;
OA2. Desenvolver estratégias de gestão turística em contexto urbano.
OA3. Aplicar a aprendizagem baseada em projetos para resolver problemas de turismo urbano.
OA 4. Analisar o papel da inovação e do empreendedorismo no desenvolvimento do turismo urbano.
CP1. Introdução ao Turismo Urbano: Definição e significado do turismo urbano; Desenvolvimento histórico e tendências atuais; Principais intervenientes no turismo urbano.
CP2. Gestão do Turismo Urbano: Planeamento estratégico e desenvolvimento em turismo urbano; Marketing e branding de destinos; Práticas sustentáveis de turismo urbano
CP3. Inovação e Empreendedorismo em Turismo Urbano: Identificação de oportunidades de inovação no turismo urbano; Papel da tecnologia e da transformação digital; Estudos de caso de empreendimentos turísticos urbanos de sucesso.
CP4. Desenvolvimento e implementação de projetos: Projeto de grupo: Desenvolver um plano abrangente de gestão do turismo urbano; Fases: ideação, planeamento, execução e apresentação; Revisões pelos pares e sessões de feedback.
CP5. Tendências atuais e futuras: Overtourism, diversificação, tendências emergentes e perspetivas futuras.
Na modalidade de avaliação da UC ao longo do semestre consideram-se três componentes principais. O projeto de grupo aplicado, baseado num desafio empresarial real ou simulado e desenvolvido segundo a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL), representará 40% da nota final, sendo exclusivamente avaliado como trabalho de grupo. A apresentação oral deste projeto contribuirá com 10% para a nota final, permitindo avaliar as competências de comunicação e defesa das propostas desenvolvidas pelo grupo. Finalmente, será realizado um exame individual escrito que abrangerá todos os conteúdos lecionados na unidade curricular e corresponderá a 50% da nota final. A assiduidade mínima obrigatória para a avaliação contínua é de 80% das aulas. Os estudantes que não realizem a avaliação ao longo do semestre poderão realizar um exame final que valerá 100% da classificação final. Aplicam-se as normas definidas no RGACC.Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
BibliografiaMaxim, C., Morrison, A. M., Day, J., & Coca-Stefaniak, J. A. (Eds.). (2024). Handbook on sustainable urban tourism. Edward Elgar Publishing.
Bellini, N., & Pasquinelli, C. (2017). Tourism in the City: Towards an Integrative Agenda on Urban Tourism. Springer ISBN 9783319268774
Hallak, R., & Lee, C. (2024). Handbook of Tourism Entrepreneurship. Edward Elgar Publishing.
Gómez-Bruna, D., Martín-Duque, C., & Fernández-Muñoz, J. J. (2024). Determinants of residents’ support for urban tourism in times of uncertainty: Exploring the case of the city of Madrid. Tourism and Hospitality Research, 14673584241228759.
Richards, G. (2014). Creativity and tourism in the city. Current issues in Tourism, 17(2), 119-144.
Daly, P., Dias, A. L., & Patuleia, M. (2021). The Impacts of Tourism on Cultural Identity on Lisbon Historic Neighbourhoods. Journal of Ethnic and Cultural Studies, 8(1), 1-25. http://dx.doi.org/10.29333/ejecs/516
Grandes Eventos e Gestão de Eventos
OA1. Examinar as tendências na indústria dos grandes eventos
OA2. Identificar os principais stakeholders em gestão de eventos
OA3. Aplicar os conceitos de gestão de eventos
OA4. Analisar a gestão de recursos físicos, humanos e financeiros
OA5. Avaliar a gestão do risco inerente à gestão de eventos
[I] Grandes eventos
1. Eventos desportivos
2. Eventos culturais
3. Congressos
4. Imagem do destino
[II] Gestão de Eventos
5. Planeamento de eventos e estratégia
6. Gestão de projetos e relação dos eventos com a hospitalidade
7. Budget de eventos
8. Gestão do risco
9. Financiamento e patrocínios
O sistema de avaliação ao longo do semestre é composto por:
Teste escrito (individual) - 50% (nota mínima 8,5);
Trabalho de Grupo - 30% (nota mínima 10);
Participação (individual) - 20% (nota mínima 10).
A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas.
Esta UC contempla a avaliação por Exame individual (nota mínima 10). São admitidos a esta modalidade de avaliação os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação contínua. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.
Dowson, R., Albert B., Lomax, D. (2022). Event Planning and Management: Principles, Planning, and Practice, 3rd Edition. Kogan Page: New York, USA. EAN: 9781398607101
Olya, H. G. (2019). A call for weather condition revaluation in mega-events management. Current Issues in Tourism, 22(1), 16-20. Bladen, C. (2021). The service semiotics of luxury events: An exploration for future research and events management industry practice. Research in Hospitality Management, 11(1), 53-57. Paul Brunt, P., Horner, S. & Semley, N. (2017). Research Methods in Tourism, Hospitality and Events Management. Sage Publications
Turismo Electrónico
1. Diferenciar os principais tipos de transações modelos de negócio em comércio eletrónico
2. Sintetizar os tipos de mercados eletrónicos e descrever as suas características
3. Explicar a intermediação online e a sua caracterização
4. Diferenciar os principais tipos de modelos de negócio de e-commerce no setor da hotelaria e turismo.
5. Explicar as características dos principais modelos eletrónicos de B2B.
6. Planear aplicações de m-commerce
7. Definir a Web 2.0 e a revolução nas redes sociais
8. Diferenciar o processo de tomada de decisão dos consumidores, estudos de mercado e principais métodos publicitários utilizados na Internet
1. Introduçao ao Comercio Eletrónico em Hotelaria e Turismo (E-Tourism)
2. E-Marketplaces
3. E-Tailing
4. Comercio Eletrónico B2B
5. Sistemas de Comercio Eletrónico Inovadores
6. M-Commerce
7. Web 2.0 e Redes Sociais
8. Comportamento do Consumidor Online, Estudos de Mercado eletrónicos e Publicidade na Internet
O sistema de avaliação avaliação ao longo do semestre inclui:
Teste individual - 65% (nota mínima 8,5);
Trabalho(s) de Grupo - 25% (n. mín. 10);
Estudo de caso e\ou Análise de artigos e\ou Exercício em sala de aula - individual e/ou em grupo - 10% (sem nota mínima);
A UC contempla avaliação por Exame. São admitidos nesta modalidade os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação ao longo do semestre. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.
Xiang, Z., Fuchs, M., Gretzel, U., & Höpken, W. (Eds.). (2022). Handbook of e-Tourism. Springer Cham: Switzerland. https://doi.org/10.1007/978-3-030-48652-5
Bilro, R. G., Loureiro, S. M. C., & Guerreiro, J. (2018). Exploring online customer engagement with hospitality products and its relationship with involvement, emotional states, experience and brand advocacy. Journal of Hospitality Marketing & Management, 28(2), 147–171. https://doi.org/10.1080/19368623.2018.1506375
Laudon Kenneth, Traver Carol (2014) E-Commerce Essentials (1/E). Pearson.
Bilro, R.G. and Loureiro, S.M.C. (2023), "I am feeling so good! Motivations for interacting in online brand communities", Journal of Research in Interactive Marketing, Vol. 17 No. 1, pp. 61-77. https://doi.org/10.1108/JRIM-07-2021-0182
Hamid, R. A., Albahri, A. S., Alwan, J. K., Al-Qaysi, Z. T., Albahri, O. S., Zaidan, A. A., ... & Zaidan, B. B. (2021). How smart is e-tourism? A systematic review of smart tourism recommendation system applying data management. Computer Science Review, 39, 100337. https://doi.org/10.1016/j.cosrev.2020.100337
Gretzel, U., Fuchs, M., Baggio, R., Hoepken, W., Law, R., Neidhardt, J., ... & Xiang, Z. (2020). e-Tourism beyond COVID-19: a call for transformative research. Information Technology & Tourism, 22(2), 187-203. https://doi.org/10.1007/s40558-020-00181-3
Turismo de Compras e Gestão de Retalho de Luxo
OA1 Principais características dos mercados de luxo internacionais
OA2. Analisar o consumo responsável e a experiência do consumidor de luxo
OA3. Compreender os modelos de negócio para as marcas de luxo
OA4. Turismo de compras em diferentes geografias
OA5. Elaborar estratégias para gerir retalho de luxo
[I] Gestão de retalho de luxo
1. Criação de valor e estratégias de competitividade
2. Estrutura do mercado por indústria
3. Noção de produtos de luxo
4. Cultura, apropriação cultural e ética
[II] Turismo de compras
5. Tendências nos mercados de luxo
6. Modelos de distribuição para o retalho de luxo
7. Comportamento do consumidor e consumo responsável
8. Turismo de compras e eventos
Avaliação ao longo do semestre:
Teste escrito individual - 50% (nota mínima 8,5);
Trabalhos de Grupo- 50% (nota mínima 10);
A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas.
Avaliação por exame:
Teste escrito - 100% (nota minima 10)
Berghaus, B., Müller-Stewens, G., & Reinecke, S. (Eds.). (2018). The management of luxury: an international guide. Kogan Page Publishers.
Turunen, L. L. M., & Pöyry, E. (2019). Shopping with the resale value in mind: A study on second-hand luxury consumers. International Journal of Consumer Studies, 43(6), 549-556. Iloranta, R. (2019). Luxury tourism service provision-Lessons from the industry. Tourism Management Perspectives, 32, 100568. Brochado, A., Oliveira, C., Rita, P., & Oliveira, F. (2019). Shopping centres beyond purchasing of luxury goods: a tourism perspective. Annals of Leisure Research, 22(4), 484-505. Hung, K., Ren, L., & Qiu, H. (2021). Luxury shopping abroad: What do Chinese tourists look for?. Tourism Management, 82, 104182.
Enoturismo e Negócio do Vinho
OA1 Compreender as tendências na indústria global dos vinhos
OA2 Definir os conceitos de wine marketing
OA3 Compreender as componentes do plano de marketing para a indústria dos vinhos
OA4 Identificar o papel dos vinhos como uma forma de desenvolvimento da agricultura, desenvolvimento sustentável, enoturismo e marca do destino
[I] Enoturismo
1.Características do enoturista, comportamento e segmentos
2.Planeamento e marketing de eventos vínicos
3.Gestão da marca do destino
4.Impacto económico do enoturismo nas economias locais
[II] Wine business
5.Produção e consumo
6.Mercados internacionais
7.Plano de marketing na indústria dos vinhos
8.Provas de vinhos
O sistema de avaliação ao longo do semestre é composto por: Teste escrito - 50% (nota mínima 8,5); Trabalho de Grupo- 45% (nota mínima 10); Participação (individual)- 5% (nota mínima 10). A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas.
Esta UC contempla a avaliação por Exame (nota mínima 10). São admitidos a esta modalidade de avaliação os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação contínua. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.
Dixit, S.K. (2024). Routledge Handbook of Wine Tourism, Routledge
Lamy, J. L. (2018). The Business of Winemaking. Board and Bench Publishing: USA Gómez-Carmona, D., Paramio, A., Cruces-Montes, S., Marín-Dueñas, P. P., Montero, A. A., & Romero-Moreno, A. (2023). The effect of the wine tourism experience. Journal of Destination Marketing & Management, 29, 100793. Kotur, A. S. (2023). A bibliometric review of research in wine tourism experiences: insights and future research directions. International Journal of Wine Business Research, 35(2), 278-297.