Título
Beverage tourism as heritage: Whisky and heritage tourism in Scotland
Autor
Macintyre, Amanda
Resumo
pt
A experiência culinária e as bebidas locais são amplamente consideradas como uma parte central de
muitas experiências turísticas culturais e patrimoniais. Contudo, existem ainda poucos estudos a
investigar a relação entre as bebidas típicas de uma região e o turismo patrimonial. O turismo ligado
ao whisky escocês é um tema ainda pouco explorado e que esta tese pretende investigar,
nomeadamente a relação entre o destino, o whisky e os atributos patrimoniais, a motivação turística
e a satisfação turística. Com base numa amostra de conveniência composta por 121 turistas escoceses
de whisky, o nosso estudo revelou que as características patrimoniais foram o fator mais significativo
a influenciar as motivações turísticas, e que a motivação tem uma influência positiva na satisfação dos
turistas. As contribuições teóricas desta tese incluem a introdução de um novo modelo conceptual,
num sistema de classificação turística modificado e num perfil turístico e demográfico do turista do
whisky. As implicações para a gestão incluem a recomendação de experiências imersivas e a narração
de histórias como ferramentas de marketing.
en
Although cuisine and beverages are widely considered a central part of many cultural and heritage
tourist experiences, there are very few studies investigating the relationship between beverage and
heritage tourism. Scottish whisky tourism is a thoroughly under-researched topic, and this dissertation
investigates the relationship between destination, whisky, and heritage attributes, tourist motivation,
and tourist satisfaction. Data from a convenience sample of 121 Scottish whisky tourists revealed that
heritage characteristics were the most significant factor influencing tourist motivations, and that
motivation has a positive influence on tourist satisfaction. Theoretical contributions include the
introduction of a new conceptual model, a modified tourist classification system, and a whisky tourist
profile and demographic. Managerial implications include the recommendation for immersive
experiences and storytelling in marketing.