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Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
O corpo docente combina experiência ao nível da investigação científica, docência/supervisão, e prática profissional em contexto da comunidade.
O Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco, através do seu corpo docente, está também integrado em redes científicas nacionais e internacionais, e mantém uma estreita ligação com as estruturas que enquadram profissionalmente a área (e.g., Ordem dos Psicólogos Portugueses).
Corpo Docente para (2025/2026)
Director
Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco |
Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto |
Psicologia Comunitária: Conceção, Implementação e Avaliação de Projetos
Licenciada em psicologia clínica (Univ. de Coimbra). Fez mestrado e doutoramento em psicologia social no ISCTE (com estágio de investigação na Flinders University, Adelaide, Australia). Tem a especialidade em psicologia do trabalho, social e das organizações e, especialidade avançada em psicoterapia (OPP), com formação em EMDR (N1 e N2). É docente no ISCTE e investigadora no CIS desde 1999, tendo tido alguns cargos de gestão durante este período: é atualmente diretora do Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (também em 2018-2019); foi presidente da Comissão Especializada de Ética de Psicologia (2023-2025), e foi Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE durante 2 mandatos (2019-2023). Tem coordenado e colaborado em estudos e projetos de intervenção social e comunitária, sobretudo no âmbito da sua avaliação, a nível local/municipal (ex., Communication for Integration - C4i/Amadora; CM Sintra - ADN Socioemocional 2.0; CM Cascais - Crescer a Tempo Inteiro), a nível nacional (ex., Projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer; Programa Escolhas, 7G; estudos para o CNCS) e em outros projetos internacionais (ex., Projeto ISCWeB - International survey on children's well-being; GRIT - Projeto Erasmus+ - Growing in Urban Education and Diversity; Yar4all). Colaborou em 2018 como Quality Monitor do Australian Council for Educational Research (ACER) num projeto liderado pela OCDE sobre competências socioemocionais e foi consultora técnica e científica para a Fundação Calouste de Gulbenkian nos Projetos Academias Gulbenkian do Conhecimento (2018-2022). Para além do seu interesse pela área da inclusão (tendo estado envolvida na Carta Portuguesa para a Diversidade), tem trabalhado na área do risco (Gambling e adolescência, com a Universidade de Nottingham Trent) e da proteção de crianças e jovens, desenvolvendo, em colaboração com outras colegas, materiais que visam a promoção dos direitos da criança ("À descoberta dos direitos das crianças", editado pela Assembleia da República), a prevenção universal do abuso sexual ("As Aventuras do Búzio e da Coral"; "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro") e a audição da criança em tribunal ("Audição da criança: Guia de boas práticas"; "O João vai a tribunal/O dia que a Mariana não queria"; Projeto 12: www.projeto12.pt). Em 2017 participou no projeto T.A.L.E. (Training Activities for Legal Experts) que procurou formar profissionais para uma correta implementação das Diretrizes do Conselho Europeu para uma Justiça amiga da Criança. Foi membro do Conselho Diretor do CSIS Child Safeguarding in Sport e do Conselho Científico da Academia de Líderes UBUNTU. Formadora no CEJ, sobre Audição da Criança (2016-2023). Fez supervisão a Equipas de apoio a famílias (SCML-2017-2020). Foi consultora para a ACRIDES (Cabo-Verde) e no Conselho da Europa no âmbito de um projeto sobre child-friendly justice. Atualmente integra o Grupo VITA, grupo de acompanhamento de situações de violência sexual sobre crianças e adultos vulneráveis no contexto da igreja Católica em Portugal, e pertence à direção nacional da OPP. Recebeu o Prémio Carreira Sul 2020 da OPP.
Proteção de Crianças Vítimas de Maus-Tratos
Eunice Magalhães é Professora Auxiliar no ISCTE e Investigadora Integrada no CIS-Iscte - Centro de Investigação e Intervenção Social. É atualmente diretora da Licenciatura em Psicologia, e Vice-Diretora do Departamento em Psicologia. Entre 2020-2022 foi vice-diretora do CIS.
Doutorada em Psicologia pelo ISCTE, lidera e colabora em projetos de investigação focados nos direitos das crianças, abuso e negligência, acolhimento residencial e familiar, assim como na saúde mental de vítimas de violência (especificamente, adolescentes e adultos). O seu trabalho tem sido publicado em revistas, livros e capítulos de livros relevantes.
Tem apresentado regularmente o seu trabalho em conferências nacionais e internacionais, além de colaborar ativamente com equipas de investigação nacionais e internacionais.
Métodos Avançados de Análise de Dados
Doutoramento em Sociologia, na área de Teoria e Método. Professora Catedrática no ISCTE-IUL. Diretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Diretora da Pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais do ISCTE-IUL. Leciona e coordena diversas unidades curriculares de Estatística e Análise de Dados em cursos de Mestrado e de Doutoramento. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL. Linhas de investigação: Métodos quantitativos, multivariados e de interdependência para explorar variáveis categorizadas, privilegiadamente desenvolvidos pela Escola de Leiden: Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e análise não-linear em Componentes Principais (CatPCA); métodos de dependência para variáveis categorizadas (CATREG); modelos multinível; análise longitudinal com multinível; modelos de medida (análise factorial confirmatória); modelos de equações estruturais; modelação com moderação e com mediação e métodos de estimação bootstrapping. Coordena e lecciona diversas unidades curriculares de métodos de análise de dados em Mestrado e em Doutoramento.
Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança |
Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco
Joana Baptista é Professora Auxiliar no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. A sua investigação centra-se nos determinantes relacionais precoces do desenvolvimento infantil, com especial foco na qualidade das interações cuidador-criança. Nos últimos anos, tem-se dedicado a compreender o impacto das experiências adversas precoces, destacando como a privação de cuidados parentais afeta o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental das crianças. É Investigadora Principal do projeto All4Children – The Integrated Model of Family Foster Care (MIAF) to Promote High-Quality Child Welfare Practices in Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2022.03592.PTDC). O seu trabalho investiga ainda como a qualidade das interações mãe-criança e pai-criança influencia o funcionamento executivo de bebés e crianças em idade pré-escolar, tanto em crianças com desenvolvimento típico como em crianças nascidas prematuras. Joana Baptista tem várias publicações em revistas de referência e integra o conselho editorial da revista Infant Behavior & Development.
Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto
Lígia Monteiro é Professora Auxiliar no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e investigadora integrada no CIS-Iscte. Obteve o Doutoramento pela NOVA Universidade de Lisboa/ISPA-Instituto Universitário, tendo recebido diversas bolsas através dos concursos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, incluindo uma bolsa de Doutoramento e duas de Pós-doutoramento (uma das quais no Department of Human Development and Family Studies, Auburn University). Com formação em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento, conduziu e participou em diversos projetos de investigação que estudaram o impacto da qualidade das representações e comportamentos parentais; do envolvimento paterno e das dinâmicas familiares (e.g., coparentalidade), no desenvolvimento socioemocional das crianças (e.g., vinculação e interações de pares) durante os primeiros anos de vida. O seu trabalho encontra-se publicado em diversas revistas da área de especialidade (e.g., Attachment and Human development, Child Development or European Journal of Developmental Psychology), tendo coordenado e participado em números especiais de revistas sobre tópicos como a vinculação e a paternidade; livros e capítulos de livros. Tem apresentado o seu trabalho em conferências nacionais e internacionais de referência nas suas áreas de estudo. Tem colaborado com diversos investigadores europeus, norte americanos, sul americanos e asiáticos.
Análise de Dados Qualitativos em Psicologia
Psicóloga Clínica
Doutorada em Psicologia da Família (FPUL e FPCEUC)
Colaboração com o CIS-IUL no Projecto Europeu SIforAGE (Providing innovative solutions for an active and healthy ageing)- Metodologias qualitativas
Investigadora na área da intimidade e desejo sexual dos casais portugueses, com o apoio da FCT(Projecto Intimidades).
Colaboradora do Centro de Investigação em Psicologia.
Psicoterapia individual, de casal e de famílias
Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (nº 13034)
Psicologia Comunitária: Conceção, Implementação e Avaliação de Projetos
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