Mestrado

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
11 jan 2024
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 35/2024
Registo de alteração
06 fev 2024
Contactos
Escola de Tecnologias e Arquitetura
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E07
secretariado.ista @iscte.pt
(+351) 210 464 013
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2024/2025)

Projeto de Inteligência Artificial Aplicada
Luís Miguel Martins Nunes, licenciado em Informática pela Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa (1993), obteve o grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Informática pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (1997, tese orientada pelo Prof. Luís Borges de Almeida) e doutoramento em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2006, tese orientada pelo Prof. Eugénio de Oliveira). Entrou no Iscte em 1997 como Assistente e é atualmente Professor Associado. Tem também contribuído como investigador na área de Aprendizagem Automática em várias unidades de investigação desde 1997 (INESC, ADETTI, LIACC, IT e ISTAR) permanecendo membro do ISTAR até à data.
Conhecimento e Raciocínio em Inteligência Artificial | Inteligência Artificial na Sociedade
Ana Maria de Almeida tem um Doutoramento em Matemática e possui uma especialização em Ciências da Computação. Os seus interesses de investigação centram-se em Algoritmia, Machine Learning (aprendizagem automática), Extração e Reconhecimento de Padrões, Ciência de Dados, Algoritmos Genéticos e Computação Evolucionária e em Ética em AI e na Investigação. Ana Maria tem especial interesse na construção de modelos de aprendizagem automática  autoajustáveis para aplicações reais, assim como no desenvolvimento de estratégias evolutivas e híbridas para problemas multicritério. Participa(ou) em estudos e projetos científicos internacionais e nacionais e presidiu (ou co-presidiu) importantes conferências internacionais em Ciências da Complexidade e Informática. Ana Maria participou em projectos de investigação fundamental e aplicada e em projectos de investigação e inovação entre o meio académico e a indústria, tanto a nível nacional como internacional. É membro do IEEE (Senior Member), cofundadora do IMS Portuguese Chapter, Secretária do CIS Portuguese Chapter e membro da ACM.    
Otimização Computacional
Cognição e Emoção
Cristiane Souza é doutorada em Psicologia (Iscte-IUL) licenciada em Psicologia (reconhecimento pelo Iscte-IUL), com formação de Psicólogo em 2008, e concluiu o mestrado transdisciplinar em Ciências Cognitivas pela Universidade de Lisboa em 2015. Possui mais de 10 anos de experiência profissional como Psicóloga (registo no Brasil, CRP-03/4782). Suas experiências concentram-se especialmente em lecionação/gestão no ensino superior, investigação científica,  intervenções neuropsicológicas e em saúde comunitária. A sua investigação doutoral foi desenvolvida na interface entre Neuropsicologia, Psicologia Cognitiva e Neurociência Cognitiva e a focar a interação entre memórias declarativas em idosos e indivíduos autistas. Integrou ainda a equipa do Iscte-Saúde, como Psicóloga Jr. e apoiou as atividades de gestão, formação e desenvolvimento. Cristiane é membro do grupo de investigação BEC (Comportamento, emoção e cognição) (Cis-IUL) e tem colaborado em atividades de ensino e supervisão com o DPSO, Iscte-IUL. De sua produção científica, destacam-se publicações e revistas por pares (Q1 e Q2) sobre aspetos neurocognitivos em populações típicas, com transtornos do desenvolvimento e, mais recentemente, no contexto do envelhecimento. Ela também contribui como revisora especialista em importantes revistas científicas, como PLOS one, Behavior Research Methods, Journal of Autism and Developmental Disorders, Journal of Neurodevelopmental Disorders and Cognitive Processing. Os seus interesses atuais convergem para questões relacionadas com a preservação da saúde cognitiva ao longo do desenvolvimento humano e sobre o bem-estar no envelhecimento e no desenvolvimento neurodivergente.
Conhecimento e Raciocínio em Inteligência Artificial
Fundamentos Matemáticos para Aprendizagem Profunda | Tópicos de Matemática em Aprendizagem Automática
Fundamentos Matemáticos para Aprendizagem Profunda | Tópicos de Matemática em Aprendizagem Automática
Jorge V. Rocha é um físico teórico, atuando nas áreas da Gravitação, Física das altas energias e Física-Matemática. A sua principal área de investigação incide sobre o estudo de buracos negros e outras soluções da teoria da Relatividade Geral, bem como das suas diversas generalizações. É Doutorado em Física pela University of California Santa Barbara (UCSB) desde 2008, tendo como orientador o Prof. Joseph Polchinski. Concluiu a Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica, em 2002, pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa. É actualmente Professor Auxiliar no Departamento de Matemática do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, estando também afiliado ao Centro de Astrofísica e Gravitação (IST). No seu trajecto profissional foi também investigador pós-doutoral na Universitat de Barcelona entre 2015 e 2019. J. Rocha tem mais de 30 artigos originais publicados em revistas científicas internacionais de topo. Conta com vasta experiência em comunicações orais (20+ palestras por convite em instituições nos EUA, Reino Unido, Bélgica, Japão, Brasil, Espanha e Portugal; 30+ apresentações em conferências internacionais). Participa regularmente em actividades de divulgação para o público geral. J. Rocha organizou 6 eventos científicos, quatro deles de carácter internacional. Orientou 1 dissertação de mestrado e coorientou um aluno de doutoramento e outro de mestrado. Até à data, integrou os comités de avaliação de 2 alunos de doutoramento e de 4 alunos de mestrado, alguns no estrangeiro.  Foi o recipiente de 5 prémios científicos, destacando-se uma bolsa individual Marie Sklodowska-Curie. É revisor regular de uma dúzia das principais revistas internacionais da sua área, bem como de projetos internacionais de I&D. É membro integrante da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação.
Introdução à Aprendizagem Automática
Ricardo Ribeiro (PhD) é Professor Associado no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, onde é coordenador da área científica Inteligência Artificial, e investigador integrado no INESC-ID Lisboa, a trabalhar em Tecnologia da Linguagem Humana. Os seus interesses de investigação centram-se na extracção de informação de alto nível a partir de texto, discurso ou música, e no aperfeiçoamento de técnicas de aprendizagem automática utilizando informação de domínio. Participou em vários projectos financiados a nível europeu e nacional e foi coordenador da equipa de Tecnologia da Linguagem Humana do INESC-ID no projecto RAGE (2015-2019) com financiado europeu e investigador principal de um projecto financiado pelo Ministério da Defesa Nacional sobre extracção de informação a partir de texto. Participou em vários eventos científicos, quer como organizador quer como membro da comissão científica (IJCAI, ICASSP, LREC, Interspeech) e foi o editor de um livro sobre o processamento computacional do português.
Contactos
Escola de Tecnologias e Arquitetura
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E07
secretariado.ista @iscte.pt
(+351) 210 464 013
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo