Licenciatura

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Acreditado
6 Anos
01 abr 2022
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1037/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1037/2011/AL01 de 18-03-2015
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Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2022/2023)

Seminário Prática Profissional em Serviço Social | Metodologias de Intervenção em Serviço Social | Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias
Jorge Ferreira, Doutor em Serviço Social na especialidade de Serviço Social, Politicas Sociais e Sociedade, (Aprovado com Distinção e Louvor) realizado em associação entre ISCTE/ISSSL, sobre o tema: Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância. Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Protecção à Criança e à Família. Mestrado em Serviço Social sobre o tema, Intervenção Social e Intervenção Judicial no problema Criança Maltratada. Relação e/ou Intersecção (ISSSL:1998), após a Licenciatura em Serviço Social (ISSSL: 1990). Realização de um curso pós-graduado no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - História das Ideias e das grandes Doutrinas em criminologia (ISPA: 1993), frequência do ano Zero «Abordagem Sistémica» do curso de Terapia Familiar (Associação Portuguesa de terapia Familiar: 1997), realização de provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (ISSSL: 2000) sobre o tema, Mediação e Intervenção Social em Justiça. Realização de Formação Prática de aprofundamento após Licenciatura no estrangeiro, em Reabilitação Psiquiátrica na Fundação de Waterheuvel, Amsterdão / Holanda (1993), em Reabilitação Psiquiátrica na Société Parisiene d?aide á lá Santé mental - SPASM .Paris (1993); Reinserção e Integração Profissional na Scotish Association for mental healt . Escócia (1994). Participação em programas e projectos de investigação nas áreas da Transferência dos perfis de acção, formação, para desenvolvimento da relação de ajuda aos públicos em situação de abandono (Crianças, Adolescentes) ; Trabalho Social na Europa. Modelo Comparativo em Línguas Românicas e nos domínios do Sistema de Protecção à Criança; Direitos da Criança, politicas sociais de Infância e Intervenção Social com Famílias. Tem 13 artigos científicos publicados e várias comunicações em seminários nacionais e internacionais e comunicações em congressos. Colaborador da Revista Katálisis (revista semestral com circulação em países de língua hispânica e em Portugal dirigida a Assistentes Sociais e Profissionais de áreas afins, Professores, Investigadores). Professor de diferentes Unidades Curriculares ao nível de 1º e 2º Ciclo. Professor Visitante na Universidade Complutense de Madrid (Escuela de Trabajo Social), e na Universidade de Granada (Escuela de Trabajo Social), colaborador com instituições de ensino superior em Portugal (Instituto Universitário de Lisboa . ISCTE) e nos programas de cooperação científica de docentes da Universidade Lusíada de Lisboa (Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Beja, Universidade dos Açores). No ano de 2009, Acreditado Avaliador Externo das Novas oportunidades. Vogal de Júri do concurso de dirigente de grau intermédio de 2º grau da Administração Pública. Coordenador pedagógico e cientifico e professor do Curso de Especialização Tecnológica (CET) «Acolhimento em Instituição». (2008/2010). Várias participações no âmbito do Programa Socrates Erasmus (mobilidade de professores) com Universidades Europeia: Complutense de Madrid Espanha, universidade de Kalmar Suécia, Universidade de Mastrich, Holanda, Universidade Bicocca Milão Itália e Universidade de Granada Espanha. Áreas Cientificas de Formação: Teoria e Metodologia do Serviço Social, Teoria Critica e Serviço Social, Investigação em Serviço Social, Seminários de Prática em Serviço Social, Avaliação de Programas de Politicas Sociais, Serviço Social Internacional; metodologias de Investigação, Metodologias Especificas de Intervenção em Gerontologia Social, intervenção Social em Situações de Risco, Intervenção Social com Famílias Maltratantes, intervenção em Rede, Comportamentos Desviantes, Introdução à Criminologia e Vitimologia.
Direito da Família e da Criança
Sociedade e Políticas Sociais
Investigador no CoLABOR – Associação Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social Professor Auxiliar convidado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL; Investigador Associado (FCT) do CESA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina/ISEG da Universidade de Lisboa. (2017 - 2019) Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Economia do ISEG-UL; Em 2019 foi nomeado membro do Conselho Nacional de Políticas de Solidariedade e da Segurança Social (CNPSSS) do MTSSS. Resumo Leciona as UCs de 'Sociedade e Políticas Sociais' e Reforma do 'Modelo Social Português e Transformações Sociais' na licenciatura de Serviço Social no ISCTE-IUL. No ISEG foi também docente de AIEE nas licenciaturas de Economia, Finanças e Gestão, de 'Globalização e Desenvolvimento' no mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e de 'Research Seminar' no doutoramento em Development Studies. É também docente de Políticas Públicas Sociais no INA- Instituto Nacional da Administração Pública. Como experiência profissional internacional, foi assessor internacional do Governo de Timor-Leste entre 2010 e 2012, onde junto do Ministério da Solidariedade Social foi responsável pela criação do primeiro regime de Segurança Social no país. Posteriormente foi nomeado ‘Adido para a Cooperação’ na Embaixada de Portugal em Timor-Leste, onde foi responsável pela coordenação dos projetos da Cooperação Portuguesa e representação política nesse domínio, entre 2012 e 2015. Em termos de formação começou o seu percurso em Economia no ISEG, em 1997, mas acabou por se licenciar em Serviço Social no ISSSL em 2003. Voltou ao ISEG em 2004 para realizar o Mestrado em Economia e Política Social, que conclui em 2006. Tendo ingressado de seguida no doutoramento interdisciplinar em Ciências Sociais no ICS-UL, com Bolsa FCT, que viria a concluir em 2015, com a tese “Despesa e Redistribuição na Segurança Social em Portugal: análise da Reforma de 2007”. Em termos de publicações tem desenvolvido investigação na área das reformas da Segurança Social, contando com 4 artigos publicados indexados (1 A; 1 C; 1 D); 1 capítulo de livro; 3 working papers e vários policy papers/briefs e comunicações em conferências internacionais e nacionais. A nível nacional tem também experiência “de terreno” no sector das IPSS/ONGDs onde ocasionalmente presta serviços de consultoria e formação na área das políticas sociais e avaliação de projetos.
Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais
Concluiu, em 2007, a licenciatura em Ensino na área de Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa, dando início à sua carreira profissional como professor em escolas do ensino público e do ensino privado. Em simultâneo à carreira docente, integrou, de 2008 a 2014, o coro da Fundação Calouste Gulbenkian e fez investigação na área da musicologia, de 2010 a 2020, em colaboração com o CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical) da Universidade Nova de Lisboa.  Mestre em Administração Escolar (2019) e pós-graduado em Análise de Dados em Ciências Sociais (2022) pelo Iscte, frequenta, desde 2020, o Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar na mesma instituição, com uma bolsa de investigação para doutoramento atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais
Maria João Lima é assistente de investigação no CIES-IUL e bolseira FCT de doutoramento em sociologia no ISCTE-IUL, com o projeto " Cantar em coro: Expressividade e Sociabilidade". É Mestre em Etnomusicologia e Licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Foi investigadora do INET-MD-Instituto de Etnomusicologia Música e Dança (1995-2000) e do OAC - Observatório das Atividades Culturais (2001-2013) tendo colaborado em diversas pesquisas e publicações sobre a avaliação de políticas culturais locais e nacionais, públicos da cultura, práticas culturais, entre outros. Atualmente integra a equipa de investigação do Observatório Português das Atividades Culturais (https://www.opac.cies.iscte-iul.pt/) 
Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais
I am Assistant Professor at the Department of Sociology at ISCTE-IUL and Visiting Scholar at the London School of Economics and Political Science (LSE) (since 2014). I was Marie Curie Fellow at LSE in 2016-18 and Fulbright Scholar at Cornell University in 2015-16. Before my PhD, I worked for the European Commission (EC), at the DG Research, Infrastructures Unit, Brussels. Ongoing research: I am the Principal Investigator (PI) of the grant projects ‘MORE-PE: Mobilising Resources for Public Engagement’ (2016-2021) (FCT, €170.000), and OPEN 'Organisational Public Engagement with Science and Technology' (2019-2023) (FCT, € 250.000). These studies have been implemented in Portugal, Italy, Germany, the UK, the Netherlands, the USA, Turkey, Brazil, Japan, Taiwan and China (mainland) to study science communication within institutional environments.  WP Leader for the EU funded project "POIESIS: Probing the impact of integrity and integration on societal trust in science" (€1.2m) with a focus on research integrity and public trust in science (2023-2025) (https://poiesis-project.eu/). Education and research interests: I completed my PhD in Science and Technology Studies (STS) at University College London (UCL) (2011), where I was also Teaching Assistant (TA) for courses in Science Communication and Science Policy. I was a trainer at Esconet (European Network for Science Communication), training scientists how to communicate with publics (2009-12). My research interests lie in science communication, public understanding of science, science policy and research methods for social sciences. Current research focusses on institutional communication of science with society.  Main awards and recognitions: I have received a Distinguished international award from Euroscience: European Young Researcher Award' Laureate (EYRA) (2016) I have been honoured in the Book Ciência Viva 'Mulheres na Ciência' (2019) I am currently Member of the International Science Council (ISC) expert advisory panel on the Public Value of Science. I have been often invited to speak at international conferences including in China, Japan, Brazil and Europe, and as invited expert in discussions in the field (e.g. discussions at the Bellagio Centre (Como Lake, Italy) in 2018 and in 2022, as part of the Rockefeller Foundation, Bellagio Convening Program; and at SC discussion organised by the Chan Zuckerberg Initiative in 2018, San Francisco, USA). Recent book published by Routledge (2022): 'Public Communication of Research Universities: ‘Arms-race’ for visibility or science substance?’, Routledge
Análise de Dados Descritiva
Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação
Direito Social
É Professor Auxiliar - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 12 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Direito.
Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação
Diagnóstico, Planeamento e Avaliação em Serviço Social | Estágio em Serviço Social II | Seminário Prática Profissional em Serviço Social | Serviço Social com Adultos e Idosos | Teoria e História do Serviço Social
Elsa Justino, é doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa, sendo Mestre e Licenciada na mesma área. Atualmente é Professora Auxiliar no Departamento de Ciência Política e Politicas Públicas (ISCTE-IUL). De 2019 a 2022 integrou o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, como Vogal Executiva. De 2016 a 2022 foi Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Foi, entre outros cargos dirigentes, Administradora da UTAD e dos Serviços de Ação Social (2008 a 2019), Subdiretora Geral do Ensino Superior (2002 a 2006), Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional (2006 a 2008) e Vice-Presidente do Fundo de Apoio ao Estudante (1998 a 2003).
Classes Sociais e Estratificação
Nasceu em Luanda, Angola, em 1959. Licenciado (1983), doutorado (2001) e agregado (2022) em Sociologia pelo ISCTE-IUL, é Professor Associado com Agregação do Departamento de Sociologia e investigador do CIES-IUL. Foi Vice-Reitor da Investigação entre março de 2014 e março de 2018. Foi membro do Conselho Geral do ISCTE-IUL (2013-2018). Foi Diretor do CIES-IUL (2006-2014). Foi Diretor do Doutoramento em Sociologia do ISCTE-IUL (2011-2014). Fundou e foi o primeiro Diretor da Editora Mundos Sociais (2010-2014). Tem um extenso registo de investigação e publicação nos domínios das classes sociais e desigualdades; migrações e etnicidade; juventude; sociologia da sociologia; valor económico e cultural da língua portuguesa. Orientou ou coorientou, estando concluídas, 14 teses de doutoramento e 31 dissertações de mestrado. Iniciou a sua atividade profissional no Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (1984-1986) e foi contratado como assistente estagiário pelo ISCTE-IUL em 1985. Foi estagiário de investigação no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa entre 1987 e 1989.
Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação
Filipa Godinho é doutoranda em Sociologia no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, com uma bolsa de doutoramento atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Concluiu a licenciatura (2017) e o mestrado (2019) em Sociologia no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, tendo sido distinguida a propósito de ambos com o Diploma de Mérito Académico e o Prémio de Excelência Académica. Participou como bolseira de investigação em vários projetos. Tem vindo a publicar e a realizar apresentações em conferências nacionais e internacionais como autora e co-autora. Esteve ainda envolvida na organização de vários eventos. Atualmente, é Assistente Convidada no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona diversas Unidades Curriculares no âmbito do Laboratório de Competências Transversais (LCT).
Sociedade e Políticas Sociais
Estágio em Serviço Social I | Laboratório de Ética e Profissão em Serviço Social | Laboratório em Domínios e Campos do Serviço Social | Serviço Social com Adultos e Idosos
Helena Belchior Rocha é Doutorada em Serviço Social, Professora Auxiliar no Departamento de Ciencia Politica e Politicas Públicas, sub-Diretora do Laboratório de Competências Transversais e investigadora integrada do CIES-ISCTE. Tem estado ligada a projetos nacionais e internacionais, dos quais se destacam 2 Marie Curie, é autora de artigos, capitulos de livro e comunicações em eventos cientificos nacionais e internacionais, nas áreas de teoria e metodologia de Serviços Social, sustentabilidade, intervenção comunitára, ética, direitos humanos, politicas socias e bem estar, educação e competências transversais. Membro do Conselho editorial e cientifico de revistas nacionais e internacionais.
Métodos e Técnicas de Estudo
Doutorada em Serviço Social pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Professora Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (Universidade Lusíada) e Professora Auxiliar Convidada no Laboratório de Competências Transversais (LCT-iscte). Investigadora no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-iscte) no grupo Política e Cidadania e no CLISSIS - Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social.. Foi coordenadora técnica e pedagógica do projeto Online Learning para a promoção, preparação, produção e divulgação dos cursos de e-learning do iscte (2017-2019). 
Análise de Dados Descritiva
Professora Auxiliar no ISCTE-IUL e CIES. Concluiu o Mestrado e o Doutoramento na área da Demografia pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Autora de 20 artigos científicos e 10 capítulos de livro na área da demografia, em particular sobre:  fecundidade, contracepção, mortalidade, migrações e projecções demográficas.
Métodos e Técnicas de Estudo
Laboratório em Domínios e Campos do Serviço Social
Doutorada em Serviço Social pelo ISCTE-IUL sobre o tema “Acreditação Hospitalar e boas práticas profissionais”; Especialização em Mediação Familiar e gestão de conflitos e licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora Auxiliar Convidada do ISCTE-IUL. Leciona a unidade curricular de Seminário Avançado em Serviço Social na Saúde. Assistente Social no CHLC, Tem como áreas de interesse de investigação: Serviço Social e sistemas de saúde, Planeamento de alta hospitalar; Qualidade e Boas práticas; inovação, impactos psicossociais da doença e instrumentos operativos de suporte à prática profissional e integração de cuidados.     
Laboratório de Ética e Profissão em Serviço Social
Maria Inês Amaro Maria Inês Amaro é doutorada em Serviço Social, pela Universidade Católica Portuguesa; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, e licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora na licenciatura, mestrado e doutoramento em Serviço Social do ISCTE-IUL e investigadora integrada do CIES. Tem interesses de investigação nas áreas da teoria e prática do Serviço Social, da Sociedade e Tecnologia e da Exclusão Social e Trabalho. Consultora na área do planeamento social e avaliação. Autora do livro Urgências e Emergências do Serviço Social: Fundamentos da profissão na contemporaneidade (2ª edição, 2015, UCE) e dos capítulos "A dimensão relacional do fenómeno da pobreza contemporânea: desafiliação, laço social e vida urbana" (in Estudos sobre a Pobreza em Portugal, Associação Portuguesa de Sociologia, 2015, Húmus) e "Um admirável mundo novo? Tecnologia e intervenção social na contemporaneidade" (in Serviço Social - Teorias, metodologias e práticas reflexivas, 2014, Lidel, PACTOR). Co-autora dos livros Vidas de Missão: 25 anos de voluntariado do Leigos para o Desenvolvimento (2012, UCE, coord.); Os Caminhos da Pobreza: perfis e políticas sociais na cidade de Lisboa (2010, SCML, coord.s Alexandra Castro e Isabel Guerra) e Estranhos: juventude e dinâmicas de exclusão social em Lisboa (2000, Celta, coord. José Luís Garcia). Autora de artigos e traduções nas áreas de investigação assinaladas.
Estágio em Serviço Social I | Metodologias de Intervenção em Serviço Social | Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias
Maria João Pena é doutorada em Serviço Social pelo ISCTE-IUL; mestre em Sociologia pelo ISCTE-IUL e licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Diretora da licenciatura em serviço social, leciona igualmente no mestrado e doutoramento em Serviço Social e é investigadora integrada do CIES. Tem como interesses de investigação a teoria e a epistemologia em serviço social, as práticas de serviço social com crianças e famílias, na escola e na deficiência. 
Modernidade e Questão Social
Professora auxiliar do Departamento de Sociologia, Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora do CIES-ISCTE-IUL. Participou em projetos de investigação financiados pela Fundação Gulbenkian de Ciência (Centro de Estudos de Economia Agrária, 1983-86), Fundação Volkswagenwerk (Universität Hannover – CIES-ISCTE, 1986-89),  International Social Survey Programe -ISSP (ICS Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 1999-2003), FCT (CIES-ISCTE, 1997-2000; 2002-2003). Autora/co-autora de publicações nas áreas de sociologia rural, cidadania e património. Principais interesses de investigação: teorias sociológicas, cidadania, movimentos sociais e esfera pública; culturas e valores; património  e gestão dos bens culturais.
Direito Social
Mário Silveiro de Barros concluiu o Doutoramento em Direito, com uma tese em Direito processual da Segurança Social (com menção comparativa) na Faculdade de Direito de A Coruña, em Espanha. Desenvolve os seus trabalhos académicos e de investigação na área do Direito da Segurança Social. Para além de 1 livro publicado, publicou 8 artigos em revistas científicas e 8 capítulos de livros em obras coletivas. Apresentou várias comunicações em congressos e seminários científicos. Tem ainda atividade profissional como Advogado na área do direito do trabalho e da segurança social e direito comercial. No ISCTE é Professor Auxiliar Convidado, docente nas unidades curriculares de Direito da Segurança Social, Direito Processual Laboral e Relações Laborais.
Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas
Nuno Oliveira é sociólogo, doutorado em Sociologia pelo ISCTE–IUL (2012). Investigador integrado de pós-doutoramento no CIES (ISCTE -IUL) e professor auxiliar convidado no ISCTE -IUL. Enquanto investigador desenvolve trabalho sobre as dinâmicas locais de integração de imigrantes e políticas urbanas, o significado dos modelos interculturais, a transição política e teórica do multiculturalismo para o interculturalismo, com particular incidência na compreensão aprofundada do modelo português. Foi visiting fellow do Max Planck Institute for the Study of Religious and Ethnic Diversity, em Gottingen. Actualmente coordena, em Portugal, o projecto SINAFE (Erasmus + sport), centrado na inclusão social de atletas africanos na Europa e na construção de um curriculum para a sua carreira desportiva. Entre outros projectos, coordenou o projecto Diversidades, espaço e migrações na cidade empreendedora (CIES-IUL, FAUL e CRIA) financiado pelo Fundo para o Asilo, Migrações e Integração (FAMI) da Comissão Europeia, cujo foco foi as transformações dos centros urbanos e os agentes que as produzem ou por elas são afectados. Foi investigador sénior do Projecto Conviviality and Superdiversity (CIES-IUL) e faz parte da rede GOVDIV (Multilevel Governance of Cultural Diversity in Europe and Latin America), no CIES, projecto financiado pelo IRSE da Comissão Europeia. Foi responsável pelo projecto Operation Vote, sobre participação política e cívica de imigrantes, financiado pelo Program on Fundamental Rights and Citizenship of the European Commission. Possui diversas publicações nessas áreas, tanto a nível nacional como internacional. A sua experiência docente tem-se pautado pelo ensino das teorias sociológicas, incluindo estas as unidades curriculares de “Teorias sociológicas clássicas”, “Teorias sociológicas – as grandes escolas” e “Teorias sociológicas contemporâneas”. Sobre estes temas possui também produção escrita e publicada. Trabalhou como Detached National Expert (DNE) na Unit Research and Data Collection da Agência para os Direitos Fundamentais da Comissão Europeia (FRA), em Viena. Anteriormente, foi coordenador do Observatório Nacional do Racismo e Xenofobia, ancorado numa parceria com o ACM e FRA.
Diagnóstico, Planeamento e Avaliação em Serviço Social | Estágio em Serviço Social II | Teoria e História do Serviço Social
Doutoramento com menção internacional pela Universidade de Huelva (UHU) no Departamento de Sociologia e Serviço Social. Professor Auxiliar em Serviço Social no ISCTE, lecionando diversas Unidades Curriculares na Licenciatura, Mestrado e Doutoramento dentro da área do Serviço Social. Diretor do Mestrado em Serviço Social do ISCTE. Investigador integrado no CIES-Iscte, Agora (UHU) e membro do Centro de Investigação das Migrações (CIM: UHU). As áreas de interesse para a investigação estão relacionadas com as migrações (interculturalidade, superdiversidade, herança cultural nas crianças), Formação em Serviço Social; Exclusão Social, Direitos Humanos e Serviço Social; e Serviço Social Digital.
Escrita de Textos Técnicos e Científicos
Patrícia Amaral é doutoranda em Sociologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, mestre em Educação e Sociedade no Iscte-IUL e licenciada em Sociologia na Universidade Autónoma de Lisboa. Nas duas últimas décadas tem estado envolvida em diversos projetos na área da Sociologia da Educação, a maioria dos quais no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), mas também no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP). Atualmente é assistente convidada do Laboratório de Competência Transversais (LCT) do Iscte-IUL.
Direitos Sociais e Mudança Social
Teorias da Personalidade
Modernidade e Questão Social
Professora Auxiliar com Agregação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e Subdiretora do Departamento de Sociologia. Investigadora do CIES-Iscte, desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da "Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde", "Literacia em Saúde", "Gerações e Tecnologia de Comunicação". Membro da Equipa de Missão para a área da Saúde do Iscte. Coordenadora ERASMUS do Departamento de Sociologia. É Associated Editor da revista Observatório (OBS*- http://obs.obercom.pt/index.php/obs), membro do Comité Científico das Edicciones-InCom-UAB e do Comité Editorial da Revista de Comunicación y Salud (www.revistadecomunicacionysalud.org ). É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal.
Abordagens à Psicopatologia
Sandra Roberto é Investigadora Associada do CIS-IUL. Ao longo do seu percurso profissional e formação académica tem se dedicado à área das migrações, tanto no mestrado em Psicologia clínica, quanto no Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde, onde estudou os processos de resiliência em migrantes. Presentemente encontra-se a desenvolver um projeto de investigação que visa compreender os contextos de receção e as características dos menores não acompanhados requerentes de asilo (Financiado pelo FAMI). Participou em várias conferências internacionais e publicou artigos em revistas científicas. Tem desenvolvido trabalho de acompanhamento psicológico com os menores não acompanhados no Conselho Português para os Refugiados (CPR). É professora convidada no Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais do ISCTE-IUL
Seminário de Grupos e Intervenção Comunitária
  Sérgio Caramelo (Malange, 1972) é Professor Auxiliar do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, investigador no DINÂMIA’CET – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade de Nova de Lisboa, Pós-graduado em Estudos Europeus e Doutorado em Geografia (especialidade de Análise Regional) pela Universidade de Salamanca, com uma tese sobre a territorialização de políticas comunitárias à escala europeia. Foi Professor Associado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Professor Coordenador do Instituto Superior de Ciências da Administração, Professor Adjunto Convidado do Instituto Politécnico da Guarda e Vice-Presidente do IPPS - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais. As suas principais áreas de atuação/investigação são a análise, avaliação e planeamento de políticas públicas, o planeamento regional e local e a cooperação territorial.  
Demografia
Mestre em Demografia e Sociologia da População e Doutorada em Sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social e Investigadora do CIES-Iscte, na linha de Investigação Família, Gerações e Saúde. Co-coordenadora do Laboratório de Estudos Sociais sobre o Nascimento - nascer.pt. É, atualmente, subdiretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (ESPP-Iscte), responsável pela assessoria de atendimento ao estudante da ESPP-Iscte e foi, nos últimos anos, Presidente do Júri do Concurso M23 da mesma Escola. É membro da Comissão Científica do Departamento de Métodos de Pesquisa Social. Desde 2019, integra a Comissão Científica dos concursos especiais de acesso ao Iscte, no âmbito da qual tem vindo a contribuir para o desenho de respostas formativas e de acompanhamento de um corpo estudantil crescentemente diversificado, visando melhorar, não apenas o acesso, mas a experiência académica e social dos estudantes. Tem realizado pesquisa em temáticas da Demografia, Sociologia da População e Sociologia do Nascimento e da Maternidade. Presentemente, co-coordena um projeto de cooperação internacional, na área de Educação e Ensino Superior, com a Universidade Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau, é investigadora no projeto EQUALS4COVID19, e é membro da equipa responsável pela elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo, do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo e Cartas Educativas Municipais.
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