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Acreditado
6 Anos
10 out 2014
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1037/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1037/2011/AL01 de 18-03-2015
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Leccionado em Português

Corpo Docente para (2020/2021)

Estágio em Serviço Social I | Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias | Metodologias de Intervenção em Serviço Social | Estágio em Serviço Social I
Maria João Pena é doutorada em Serviço Social pelo ISCTE-IUL; mestre em Sociologia pelo ISCTE-IUL e licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Diretora da licenciatura em serviço social, leciona igualmente no mestrado e doutoramento em Serviço Social e é investigadora integrada do CIES. Tem como interesses de investigação a teoria e a epistemologia em serviço social, as práticas de serviço social com crianças e famílias, na escola e na deficiência. 
Direito da Família e da Criança
Estágio em Serviço Social I
Estágio em Serviço Social II
Métodos e Técnicas de Estudo
Doutora em Serviço Social pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Professora Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (Universidade Lusíada) e Professora Auxiliar Convidada no Laboratório de Competências Transversais (LCT-iscte). Investigadora no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-iscte) no grupo Política e Cidadania e no CLISSIS - Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social.. Foi coordenadora técnica e pedagógica do projeto Online Learning para a promoção, preparação, produção e divulgação dos cursos de e-learning do iscte (2017-2019). 
Laboratório em Domínios e Campos do Serviço Social
Doutorada em Serviço Social pelo ISCTE-IUL sobre o tema “Acreditação Hospitalar e boas práticas profissionais”; Especialização em Mediação Familiar e gestão de conflitos e licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora Auxiliar Convidada do ISCTE-IUL. Leciona a unidade curricular de Seminário Avançado em Serviço Social na Saúde. Assistente Social no CHLC, Tem como áreas de interesse de investigação: Serviço Social e sistemas de saúde, Planeamento de alta hospitalar; Qualidade e Boas práticas; inovação, impactos psicossociais da doença e instrumentos operativos de suporte à prática profissional e integração de cuidados.     
Escrita de Textos Técnicos e Científicos
Reforma do Modelo Social Português e Transformações Sociais
Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação
Susana da Cruz Martins, doutorada em Sociologia (da educação). Professora auxiliar no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES). É membro do Observatório das Desigualdades e Diretora do Mestrado de Administração Escolar (na ESPP, ISCTE). Foi bolseira de Pós-doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Gulbenkian Professorship pela F. C. Gulbenkian. Participou e coordenou projetos de investigação nacionais e internacionais. Sublinhe-se a coordenação nacional (em Portugal) do projeto europeu Eurostudent - Social and Economic Conditions of Student Life In Europe. É autora de um conjunto de publicações, nacionais e internacionais, sobretudo nas áreas das políticas de educação e do ensino superior, dos sistemas educativos comparados, e das desigualdades sociais.
Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais
I am Assistant Professor at the Department of Sociology at ISCTE-IUL and principal investigator at CIES-IUL. I am visiting scholar at the London School of Economics and Political Science (LSE) since 2014. I was Marie Curie Fellow at LSE in 2016-18 and Fulbright Scholar at Cornell University in 2015/16. In 2016, I was awarded the 'European Young Researcher Award' by Euroscience. I am currently the lead researcher for the international projects ‘MORE-PE: Mobilising Resources for Public Engagement’ (2016-2020), and OPEN 'Organisational Public Engagement with Science and Technology' (2019-2022), funded by the Foundation for Science and Technology (FCT). These studies are being implemented by teams in Portugal, Italy, Germany, the UK, the Netherlands, the USA, Turkey, Brazil, Japan, Taiwan and China (mainland).  I completed my PhD in Science and Technology Studies (STS) at University College London (UCL) in 2011, where I was also teaching assistant for courses in science communication and science policy. I was a trainer at Esconet (European Network for Science Communication), training scientists how to communicate with publics (2009-11). My research interests lie in science communication, public understanding of science, science policy and research methods for social sciences. Current research focusses on institutional communication of science with society.  
Sociedade e Políticas Sociais
  Pedro Adão e Silva (Lisboa, 1974) é professor auxiliar do departamento de ciência política e políticas públicas e o atual Diretor do Doutoramento em Políticas Públicas. É professor no ISCTE-IUL desde 2007, tendo-se licenciado em Sociologia, também no ISCTE, em 1997. Concluiu o doutoramento em Ciências Sociais e Políticas no Instituto Universitário Europeu, em Florença, em 2009, com uma tese sobre a europeização das políticas sociais. Integra a Direção do CoLABOR - Laboratório colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social e é vice-presidente do IPPS-IUL. 
Seminário de Grupos e Intervenção Comunitária
  Sérgio Caramelo (Malange, 1972) é Professor Auxiliar do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, investigador no DINÂMIA’CET – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade de Nova de Lisboa, Pós-graduado em Estudos Europeus e Doutorado em Geografia (especialidade de Análise Regional) pela Universidade de Salamanca, com uma tese sobre a territorialização de políticas comunitárias à escala europeia. Foi Professor Associado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Professor Coordenador do Instituto Superior de Ciências da Administração, Professor Adjunto Convidado do Instituto Politécnico da Guarda e Vice-Presidente do IPPS - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais. As suas principais áreas de atuação/investigação são a análise, avaliação e planeamento de políticas públicas, o planeamento regional e local e a cooperação territorial.  
Abordagens à Psicopatologia
Carla Moleiro é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É Doutorada em Psicologia Clínica pela University of California, Santa Barbara, Estados Unidos da América, em 2003. Inicialmente, especializou-se em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas. Tem desenvolvido trabalho clínico e de investigação sobre perturbações complexas e duplos diagnósticos, perturbações de personalidade, e presentemente com clientes imigrantes, refugiados, de minorias étnicas e sexuais (LGBTI+). Actualmente, é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), trabalhando sobre saúde mental e diversidade, bem como competências clínicas para a diversidade individual e cultural. O seu trabalho também inclui questões da psicologia comunitária, ética, e intervenção com populações de risco e protecção de menores. 
Classes Sociais e Estratificação | Introdução à Sociologia
Nasceu em Luanda, Angola, em 1959. Licenciado (1983) e doutorado (2001) em Sociologia pelo ISCTE-IUL, é Professor Associado do Departamento de Sociologia e investigador do CIES-IUL. Foi Vice-Reitor da Investigação entre março de 2014 e março de 2018. Foi membro do Conselho Geral do ISCTE-IUL (2013-2018). Foi Diretor do CIES-IUL (2006-2014). Foi Diretor do Doutoramento em Sociologia do ISCTE-IUL (2011-2014). Fundou e foi o primeiro Diretor da Editora Mundos Sociais (2010-2014). Tem um extenso registo de investigação e publicação nos domínios das classes sociais e desigualdades; migrações e etnicidade; juventude; sociologia da sociologia; valor económico e cultural da língua portuguesa. Orientou ou coorientou, estando concluídas, 11 teses de doutoramento e 31 dissertações de mestrado. Iniciou a sua atividade profissional no Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (1984-1986) e foi contratado como assistente estagiário pelo ISCTE-IUL em 1985. Foi estagiário de investigação no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa entre 1987 e 1989.
Análise de Dados Descritiva
Direito Social
É Professor Auxiliar - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 12 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Direito.
Laboratório de Ética e Profissão em Serviço Social | Laboratório em Domínios e Campos do Serviço Social | Serviço Social com Adultos e Idosos
Helena Belchior Rocha é Doutorada em Serviço Social, Professora Auxiliar no Departamento de Ciencia Politica e Politicas Públicas, sub-Diretora do Laboratório de Competências Transversais e investigadora integrada do CIES-ISCTE. Tem estado ligada a projetos nacionais e internacionais, dos quais se destacam 2 Marie Curie, é autora de artigos, capitulos de livro e comunicações em eventos cientificos nacionais e internacionais, nas áreas de teoria e metodologia de Serviços Social, sustentabilidade, intervenção comunitára, ética, direitos humanos, politicas socias e bem estar, educação e competências transversais. Membro do Conselho editorial e cientifico de revistas nacionais e internacionais.
Introdução à Psicologia Social
Isabel Correia, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa em 1990, e desde 1993 desenvolve a sua carreira académica no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Mestrado em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, 1995; Doutoramento em Psicologia Social em 2001, Agregação em 2010) e de investigação no Centro de Investigação e de Intervenção Social do ISCTE-IUL. A sua investigação centra-se principalmente nos fatores e mecanismos que explicam a legitimação da injustiça e da vitimização, entre os quais se inclui o fenómeno de “culpabilização da vítima”. Esta investigação tem como enquadramento teórico principal a Teoria da Crença no Mundo Justo, para cujo desenvolvimento e consolidação tem contribuído com os seus trabalhos de investigação, principalmente no que se refere à legitimação das injustiças que acontecem aos membros do nosso grupo com os quais nos identificamos. Tem também desenvolvido trabalhos que mostram o valor preditivo da necessidade fundamental de perceber o mundo como justo e vários indicadores de bem-estar. Esta investigação está publicada em revistas internacionais e nacionais, tendo sido também objeto de teses de mestrado e doutoramento que tem orientado.
Teorias da Personalidade
Eduardo SIMOES.
Estágio em Serviço Social II | Estágio em Serviço Social II | Seminário Prática Profissional em Serviço Social
Jorge Ferreira, Doutor em Serviço Social na especialidade de Serviço Social, Politicas Sociais e Sociedade, (Aprovado com Distinção e Louvor) realizado em associação entre ISCTE/ISSSL, sobre o tema: Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância. Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Protecção à Criança e à Família. Mestrado em Serviço Social sobre o tema, Intervenção Social e Intervenção Judicial no problema Criança Maltratada. Relação e/ou Intersecção (ISSSL:1998), após a Licenciatura em Serviço Social (ISSSL: 1990). Realização de um curso pós-graduado no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - História das Ideias e das grandes Doutrinas em criminologia (ISPA: 1993), frequência do ano Zero «Abordagem Sistémica» do curso de Terapia Familiar (Associação Portuguesa de terapia Familiar: 1997), realização de provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (ISSSL: 2000) sobre o tema, Mediação e Intervenção Social em Justiça. Realização de Formação Prática de aprofundamento após Licenciatura no estrangeiro, em Reabilitação Psiquiátrica na Fundação de Waterheuvel, Amsterdão / Holanda (1993), em Reabilitação Psiquiátrica na Société Parisiene d?aide á lá Santé mental - SPASM .Paris (1993); Reinserção e Integração Profissional na Scotish Association for mental healt . Escócia (1994). Participação em programas e projectos de investigação nas áreas da Transferência dos perfis de acção, formação, para desenvolvimento da relação de ajuda aos públicos em situação de abandono (Crianças, Adolescentes) ; Trabalho Social na Europa. Modelo Comparativo em Línguas Românicas e nos domínios do Sistema de Protecção à Criança; Direitos da Criança, politicas sociais de Infância e Intervenção Social com Famílias. Tem 13 artigos científicos publicados e várias comunicações em seminários nacionais e internacionais e comunicações em congressos. Colaborador da Revista Katálisis (revista semestral com circulação em países de língua hispânica e em Portugal dirigida a Assistentes Sociais e Profissionais de áreas afins, Professores, Investigadores). Professor de diferentes Unidades Curriculares ao nível de 1º e 2º Ciclo. Professor Visitante na Universidade Complutense de Madrid (Escuela de Trabajo Social), e na Universidade de Granada (Escuela de Trabajo Social), colaborador com instituições de ensino superior em Portugal (Instituto Universitário de Lisboa . ISCTE) e nos programas de cooperação científica de docentes da Universidade Lusíada de Lisboa (Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Beja, Universidade dos Açores). No ano de 2009, Acreditado Avaliador Externo das Novas oportunidades. Vogal de Júri do concurso de dirigente de grau intermédio de 2º grau da Administração Pública. Coordenador pedagógico e cientifico e professor do Curso de Especialização Tecnológica (CET) «Acolhimento em Instituição». (2008/2010). Várias participações no âmbito do Programa Socrates Erasmus (mobilidade de professores) com Universidades Europeia: Complutense de Madrid Espanha, universidade de Kalmar Suécia, Universidade de Mastrich, Holanda, Universidade Bicocca Milão Itália e Universidade de Granada Espanha. Áreas Cientificas de Formação: Teoria e Metodologia do Serviço Social, Teoria Critica e Serviço Social, Investigação em Serviço Social, Seminários de Prática em Serviço Social, Avaliação de Programas de Politicas Sociais, Serviço Social Internacional; metodologias de Investigação, Metodologias Especificas de Intervenção em Gerontologia Social, intervenção Social em Situações de Risco, Intervenção Social com Famílias Maltratantes, intervenção em Rede, Comportamentos Desviantes, Introdução à Criminologia e Vitimologia.
Modernidade e Questão Social
Professora auxiliar do Departamento de Sociologia, Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora do CIES-ISCTE-IUL. Participou em projetos de investigação financiados pela Fundação Gulbenkian de Ciência (Centro de Estudos de Economia Agrária, 1983-86), Fundação Volkswagenwerk (Universität Hannover – CIES-ISCTE, 1986-89),  International Social Survey Programe -ISSP (ICS Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 1999-2003), FCT (CIES-ISCTE, 1997-2000; 2002-2003). Autora/co-autora de publicações nas áreas de sociologia rural, cidadania e património. Principais interesses de investigação: teorias sociológicas, cidadania, movimentos sociais e esfera pública; culturas e valores; património  e gestão dos bens culturais.
Organização, Gestão, Planeamento e Avaliação em Serviço Social | Teoria e História do Serviço Social
Doutoramento com menção internacional pela Universidade de Huelva (UHU) no Departamento de Sociologia e Serviço Social. Professor Auxiliar em Serviço Social no ISCTE, lecionando diversas Unidades Curriculares na Licenciatura, Mestrado e Doutoramento dentro da área do Serviço Social. Diretor do Mestrado em Serviço Social do ISCTE. Investigador integrado no CIES-Iscte, Agora (UHU) e membro do Centro de Investigação das Migrações (CIM: UHU). As áreas de interesse para a investigação estão relacionadas com as migrações (interculturalidade, superdiversidade, herança cultural nas crianças), Serviços Sociais, Desenvolvimento Comunitário, Habitação, Direitos Humanos e Exclusão Social.
Demografia
Sónia Pintassilgo é socióloga e demógrafa. É professora auxiliar no Iscte, onde leciona e coordena Unidades Curriculares de Sociologia e Demografia em diferentes cursos. É investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), na linha de investigação Família, Gerações e Saúde. Co-coordena o Laboratório de Estudos Sociais sobre o Nascimento - nascer.pt. Os principais interesses de investigação centram-se nas áreas da Demografia, Sociologia da População e Sociologia do Nascimento e da Maternidade.
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