Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Comportamento do Consumidor e Marketing Research
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia de Marketing
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Canais de Distribuição
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Gestão de Comunicação
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Gestão de Marcas
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos Quantitativos Aplicados ao Marketing
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Animação de Equipas Comerciais e Negociação
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Inovação e Criatividade em Marketing
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Digital e Social Media
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Relacional
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Novas Tendências do Marketing
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Seminário de Investigação em Marketing
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Marketing
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Trabalho de Projecto em Marketing
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Comportamento do Consumidor e Marketing Research
No final deste curso, os alunos deverão: [OA1] Conhecer os fundamentos do comportamento do consumidor; [OA2] Compreender as influências internas da tomada de decisão; [OA3] Prever como os consumidores compram e usam produtos; [OA4] Compreender os consumidores no seu contexto social e cultural; [OA5] Discutir o papel dos social media no comportamento do consumidor; [OA6] Identificar as principais etapas de um Estudo de Mercado
1. Comprar, Ter e Ser
2. Consumidor, Sustentabilidade e Bem-Estar Social
3. Percepção
4. Aprendizagem e Memória
5. Motivação e Afeto
6. O Eu: Mente, Género e Corpo
7. Personalidade, Estilos de Vida e Valores
8. Atitudes e Comunicações Persuasivas
9. Processo de Tomada de Decisão
10. Compra, Uso e Alienação
11. Grupos e Social Media
12. Rendimento e Classe Social
13. Cultura e Subcultura
14. Estudos de Mercado e Tomada de Decisão
[I] Avaliação contínua (presença mínima em 2/3 das aulas) - (1) Presença 10%; (2) Atividades em Aula/Discussão - Casos de Estudo e Discussões em Grupo (semanalmente)* 10%; (3) Apresentação dos estudantes/Trabalho de grupo* 30%; (4) Exame final* 50%.
Os estudantes com estatuto de trabalhador estudante deverão contactar a coordenadora da disciplina na primeira aula se pretenderem alternativa à avaliação dos critérios 1 e 2 (substituição por quizzes regulares).
[II] Exame final* 100%
*nota mínima = 10.
Title: Handouts available for each class
Solomon, M. R. (2020). Consumer Behavior: Buying, Having, and Being. Pearson.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Brochado, A., Teiga, N. & Oliveira-Brochado, F. (2017). The ecological conscious consumer behavior: are the activists different?. International Journal of Consumer Studies. 41 (2), 138-146
Costa, L., Teixeira, A. & Brochado, A. (2021). Determinants of consumers? frugal innovation acceptance in a developed country. Young Consumers. 22 (2), 185-201
Authors:
Reference:
Year:
Estratégia de Marketing
Depois de estudarem o programa de Estratégia de Marketing, os alunos devem ser capazes de:
OA1.Descrever o processo de marketing e as forças que o influenciam
OA2.Desenvolver os três passos do marketing estratégico
OA3.Explicar como é que as empresas identificam os segmentos de mercado mais atractivos e definem uma estratégia de marketing para os mesmos
OA4.Discutir como é que as empresas posicionam os seus produtos para maximizarem a sua vantagem competitiva no mercado
OA5.Perceber as ferramentas operacionais que os gestores de marketing utilizam para implementar as suas estratégias
CP1. Perceber o que é o Marketing e o Processo de Marketing
CP2. O Planeamento Estratégico e o Processo de Marketing (Análise de Portfólio)
CP3. A Envolvente de Marketing
CP4. Do Consumidor para a Estratégia de Marketing
CP5. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing e do Marketing-Mix
CP6. Novas Tendências de Marketing
Época Normal: avaliação periódica, assiduidade min.2/3 - a) Exame individual 50% b) Exercícios individuais ou em grupo 50%. Nota min 7,5 em cada prova ou conjunto de provas individuais. Aprovação na UC: nota final min 10. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min de 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
BibliografiaTitle: Hwang, Y.H. (2019). Hands-On Data Science for Marketing: Improve your Marketing Strategies with Machine Learning using Python and R. Packt Publishing Ldt. UK
Palmatier, R., Shrihari, S. (2017). Marketing Strategy. Based on First Principles and Data Analytics. Palgrave, London: UK.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Scientific Papers Research
Malcom H., McDonald B. (2007), Marketing Plans: How to Prepare Them: How to Use Them, Sixth Edition, Butterworth Heinemann (BH)
and Strategies, 6th Edition, Houghton Mifflin, USA
Dibb, Sally, Simkin, Lyndon, Pride, William M., Ferrrell, O.C., (2012), Marketing Concepts
USA
Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane (2009), Marketing Management, Prentice-Hall International,
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Canais de Distribuição
1. Identificar as funções de distribuição dos principais setores de atividade;
2. Saber aplicar o modelo de rentabilidade económica do retalhista;
3. Saber identificar novas tendências dos formatos de retalho
4. Saber integrar a distribuição física e eletrónica
5. Saber desenhar canais de distribuição para uma empresa
6. Identificar fontes de conflito e de cooperação entre produtores e distribuidores
1. Canais de Distribuição: Estrutura, Funções e Relacionamentos;
2. Negócio de Retalho:
2.1. Formatos internacionais
2.2. Negócio de retalho - evolução portuguesa
2.3. Estratégia de marketing de retalho
2.4. Modelo de rentabilidade económica
3. Operações de negócio de retalho
4. Tendências de retalho e distribuição
5. Canais eletrónicos
6. Estratégia de canais:
6.1. Integração vertical
6.2. Abordagem horizontal
7. Gestão de Categoria
8. Gestão de canais de distribuição
8.1. Conflitos
8.2. E.C.R
Avaliação ao longo do semestre: trabalho de grupo+discussão de casos em aula+exame final. Nos trabalhos: apresentação e entrega de relatório escrito. Trabalho de grupo (30%); Trabalho de grupo (30%) e Exame escrito (40%). Assiduidade mínima de 2/3. Nota mínima no exame é 8. A aprovação na UC mínimo de 10 valores. Época de recurso para os alunos que reprovarem na avaliação ao longo do semestre, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
BibliografiaTitle: - Kotler, P., Keller, K. L., Chernev, A., & Marshall, G. W. (2023). Distribution channels: Understanding and managing channels to market. Pearson Education.
- Palmatier, R. W., Sivadas, E., Stern, L.W., El-Ansary, A. (2019). Marketing Channel Strategy. An Omni-Channel Approach. Routledge: New York
Authors:
Reference:
Year:
Title: Benner, M. J., & Waldfogel, J. (2023). Changing the channel: Digitization and the rise of “middle tail” strategies. Strategic Management Journal, 44(1), 264-287.
Guru, S., Verma, S., Baheti, P., & Dagar, V. (2023). Assessing the feasibility of hyperlocal delivery model as an effective distribution channel. Management Decision, 61(6), 1634-1655.
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Comunicação
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1= Compreender e analisar criticamente os principais conceitos e teorias da comunicação de marketing.
OA2= Implementar esses conceitos no desenho de estratégias e táticas de comunicação capazes de resolver problemas de marketing.
OA3= Desenvolver o pensamento crístico sobre estratégias de comunicação
OA4= Elaborar um plano criativo de comunicação integrada de marketing.
1- Conhecer as principais ferramentas da Comunicação de marketing
2- Desenvolver o briefing de comunicação e o pensamento crítico sobre a sua execução.
3- Desenvolver competências de criação e de interpretação do briefing de media.
4 Conhecer e desenvolver competências de aplicação das principais métricas de media.
5- Desenvolver um entendimento alargado acerca do mix de comunicação, ferramentas e critérios de seleção
A avaliação processa-se em épocas Normal e de Recurso. Os alunos com avaliação contínua, terão que ter uma assiduidade mínima de 80% e serão avaliados: Teste escrito 50% (mínimo 9.5); Trabalhos de grupo 40%; avaliação individual 10%.
BibliografiaTitle: Andrews, J. C., & Shimp, T. A., Advertising, promotion, and other aspects of integrated marketing communications. Cengage Learning, 2017.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Scott, D.M. (2015). The New Rules of Marketing and PR: How to Use Social Media, Online Video, Mobile Applications, Blogs, News Releases, and Viral Marketing to Reach Buyers Directly. Wiley & Sons, New Jersey.
Barker, M., Barker, D., Bormann, N., e Neher, K., Social Media Marketing: A Strategic Approach, South- Western, 3rd edition, Cengage Learning, 2022
Chaffey, D., Ellis- Chadwick, F, Digital Marketing, 7th Edition, Pearson, 2019.
Clow, K. E., Baack, D.E., Integrated advertising, promotion and marketing communications, 8th Edition, Pearson Education, 2018
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Marcas
No final da UC, o aluno deverá:
OA1 - Compreender o âmbito da Gestão de Marcas
OA2 - Compreender a articulação da Estratégia da Empresa e da Marca
OA3 - Saber analisar o mercado, gerir e potenciar a criatividade
P1. Introdução e história da gestão de marcas
P2. As marcas hoje - definição e âmbito
P3. A criação de marcas líderes:
a) Fase 1 - Compreensão
b) Fase 2 - Estratégia e Ideia Central
c) Fase 3 - Expressão Visual
d) Fase 4 - Aplicações
P4. Projecto P1. Introduction and branding history
Avaliação Periódica: A avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho de grupo, com a ponderação de 35%; - Participação -15% Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 8 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota. Grupos de trabalho 5 a 7 elementos.
BibliografiaTitle: Wally Olins (2014). ?Brand New: The Shape of Brands to Come?, Thames & Hudson
Authors:
Reference:
Year:
Title: Wolff Olins (1996) The Design Council, ?The New Guide to Identity?, Gower
Wally Olins (2008). ?The Brand Handbook?, Thames & Hudson
Authors:
Reference:
Year:
Métodos Quantitativos Aplicados ao Marketing
No final desta Unidade Curricular, o aluno deverá ser capaz de:
OA1. Identificar e definir os conceitos mais importantes relativos aos métodos de recolha de dados. Desenhar um processo de recolha de informação relevante na tomada de decisão em Marketing.
OA2. Desenhar um instrumento de recolha de informação e avaliar a utilização de diferentes escalas de medida.
OA3. Identificar erros aleatórios e não aleatórios no processo de recolha de informação.
OA4. Definir os conceitos mais importantes em estatística univariada e multivariada. Avaliar a utilização de diferentes métodos estatísticos para a resolução de problemas de pesquisa de mercados.
OA5. Utilizar métodos de estatística multivariada, com recurso a software estatístico, para desenvolver e implementar estratégias de segmentação de mercados e de posicionamento de produtos; comparar e escolher as opções metodológicas mais apropriadas a cada problema de pesquisa.
CP1. Objectivos da pesquisa de mercados: Design do estudo
CP2. Processos de recolha de informação quantitativos
CP3. Métodos de amostragem aleatórios e não-aleatórios
CP4. Dimensão da amostra
CP5. Construção do questionário: Tipos de escalas de medida
CP6. Erros amostrais e erros não-amostrais
CP7. Preparação e análise estatística dos dados
7.1 Análise descritiva exploratória
7.2 Inferência estatística: intervalos de confiança e testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos
7.3 Análise multivariada
7.3.1 Modelo de regressão linear múltipla
7.3.2 Análise em componentes principais
7.3.3 Análise de clusters
A avaliação pode ser realizada ao longo do semestre ou por exame.
Avaliação ao longo do semestre:
- 2 testes individuais (um intermédio em Outubro e outro final em Dezembro, com ponderações de 20% e de 30% da classificação final, respetivamente). Em cada um dos testes a nota mínima para o aluno continuar em avaliação ao longo do semestre é de 8,5 valores
- 2 trabalhos de grupo: uma apresentação em aula durante o mês de Outubro, e um relatório final a entregar na última semana de Novembro, com ponderações de 20% e 30% da nota final, respetivamente). Os grupos de trabalho são de 5 estudantes.
- presença em aula não inferior a 2/3 das aulas,
- média ponderada final não inferior a 10 valores.
Avaliação por Exame (100%):
Exame individual, com parte escrita teórico-interpretativa (50%) e parte em computador (50%).
A classificação mínima em cada parte do exame é de 8,5 valores. A aprovação é obtida com uma classificação média mínima de 10 valores.
A Escala de avaliação é de 0 a 20 valores.
Title: Sarstedt, M. and Mooi, E., A Concise Guide to Market Research: the Process, Data and Methods using IBM SPSS Statistics, 2019, Springer (3rd ed.),
Field, A., Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics, 2024, 6th ed. Sage Publications.,
Authors:
Reference:
Year:
Title: Charry,K.; Coussement, K.; Demoulin, N. and Heuvinck, N., Marketing Research with IBM SPSS Statistics - a Practical Guide., 2016, Taylor and Francis,
Hair, J., et al, Multivariate Data Analysis, 2018, 8th edition, CENGAGE.,
McDaniel, C. and Gates, R., Marketing Research, 2019, 11th ed., John Wiley & Sons.,
Authors:
Reference:
Year:
Animação de Equipas Comerciais e Negociação
- Diagnosticar e propor soluções para problemas de animação comercial, nomeadamente na formação e na motivação de equipas;
- Elaborar um projecto sobre um tema inovador aplicado a uma área comercial específica;
- Apresentar os trabalhos realizados em grupo, comunicando: as ideias fundamentais dos temas propostos, os diferentes problemas encontrados e as respectivas propostas de soluções;
- Participar em discussão colectiva sobre casos e situações de empresas, recolhendo, seleccionando e interpretando a informação sobre os temas propostos em sala;
1. INTRODUÇÃO Á GESTÃO DE EQUIPAS COMERCIAIS
- Objectivos gerais de uma empresa. Sua ligação com o marketing;
- Desenvolvimento do marketing e a evolução do departamento Comercial;
- Modelo de Venda Relacional
2. ANIMAÇÃO DE EQUIPAS COMERCIAIS
2.1 FORMAÇÃO E TREINO DA EQUIPA COMERCIAL
- Plano de integração;
- Objectivos da formação;
- Elaboração de um plano de formação;
- Avaliação e controlo da eficácia de um plano de formação.
2.2 MOTIVAÇÃO DA EQUIPA COMERCIAL
- Factores determinantes da motivação, conceitos comportamentais da motivação;
- Mix motivacional: A motivação financeira e não financeira;
- Reuniões de Vendas
- Desenvolvimento de um plano estratégico de carreira na área comercial
- Jogos e actividades em equipas de vendas
3. NEGOCIAÇÃO COMERCIAL
- Introdução à negociação; O que é, o porquê, a sua importância, perfis de um negociador
- Fases da negociação Win/Win
- Controlar uma negociação
O sistema de avaliação periódica é composto por:
- Participação nas aulas (10%)
- Trabalhos de Grupo (40%)
- Teste final (50%) com nota mínima de 7,5 valores
Os alunos com uma nota final superior a 16 poderão ser chamados a defesa de nota.
Title: - Dawson, Roger, Secrets of power negotiating for sales people, 1999, Carrer Press
- Justino, Luis, Direcção Comercial, 1ª edição, Lisboa 2007, Edições Lidel
- Stanton, William, Spiro, Management of a Sales Force ? 12ª ed, January 17, 2007, McGraw-Hill/Irwin;
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Zoltners, Andris, Sinha and Lorimer, The Complete Guide to Sales Force Incentive Compensation: How to Design and Implement Plans That Work, 2006, Amacom
Authors:
Reference:
Year:
Inovação e Criatividade em Marketing
OA1 - Compreender o âmbito e profundidade da Gestão da Inovação
OA2 - Analisar a articulação entre Estratégia da Empresa e da Marca e a Estratégia de Inovação
OA3 - Valorizar a gestão das inovações e gerir e potenciar a criatividade
OA4 - Elaborar a estratégia de inovação
Introdução à Inovação e Criatividade em Marketing
• Definição, tipos e dimensões de inovação
Competir através da inovação
• Desenvolver uma oferta inovadora
Estratégia de inovação
• Potencial de inovação da empresa
• Tipos de inovação
Oportunidade
• Seleção de oportunidades
• Árvore de probabilidades
• Diagrama risco-recompensa
Ideia
• Geração de ideias
• Técnicas de geração de criatividade
Desenvolvimento
• Desenvolvimento de conceito
• Avaliando o risco
• O processo de estágio
Teste
• Sequência de testes: alfa, beta e gama
• Prototipagem e produto de valor mínimo (MVP)
Introdução no mercado
• Planeamento da introdução
• Desenvolvimento de planos de contingência
• Difusão da inovação
Adopção da inovação e criatividade nos negócios
• Quais são as próximas tecnologias em MarTech?
• A Nova Experiência do Cliente (CX)
• Reimaginar os negócios com novas tecnologias
O sistema de avaliação avaliação ao longo do semestre inclui:
Teste individual - 60% (nota mínima 8,5);
Trabalho(s) de Grupo - 30% (n. mín. 10);
Estudos de caso e análise de artigos - individual e/ou em grupo - 10% (n. mín. 10).
A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas.
A UC contempla avaliação por Exame. São admitidos nesta modalidade os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação ao longo do semestre. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.
Title: Trott, Paul, Innovation Management and New Product Development, 7th Edition, 2022, Pearson Education,
Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I., Marketing 5.0: Technology for Humanity, 1st Edition, 2021, John Wiley & Sons, USA,
Loureiro, S. M. C., Romero, J., & Bilro, R. G. (2020). Stakeholder engagement in co-creation processes for innovation: A systematic literature review and case study. Journal of Business Research, 119, 388-409.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Japutra, A., Bilro, R. G., & Loureiro, S. M. C. (2020). Beyond Virtual and Augmented Reality: AI-Assisted Mixed Reality and Its Impacts on Society. In Sandra M. C. Loureiro (Ed.), Managerial Challenges and Social Impacts of Virtual and Augmented Reality (pp. 252-265). IGI Global.
Loureiro, S. M. C., Japutra, A., Molinillo, S., & Bilro, R. G., Stand by me: analyzing the tourist–intelligent voice assistant relationship quality, 2021, Loureiro, S.M.C., Japutra, A., Molinillo, S. and Bilro, R.G. (2021), "Stand by me: analyzing the tourist?intelligent voice assistant relationship quality", International Journal of Contemporary Hospitality Management, Vol. 33 No. 11, pp. 3840-3859., https://doi.org/10.1108/IJCHM-09-2020-1032
Qu, Y., & Mardani, A. (2023). Market orientation, technological opportunity, and new product innovation performance. Journal of Business Research, 162, 113841.
Arunachalam, S., Ramaswami, S. N., Patel, P. C., & Chai, L. (2022). Innovation-based strategic flexibility (ISF): Role of CEO ties with marketing and R&D. International Journal of Research in Marketing, 39(3), 927-946.
Authors:
Reference:
Year:
Marketing Digital e Social Media
No final da UC, o estudante deverá:
OA1 - Compreender o âmbito do Marketing digital e de social media
OA2 - Compreender como coordenar estratégia empresarial com marketing digital
OA3 - Compreender a diversidade de ferramentas de Marketing Digital e de Social Media e saber usá-las com criatividade
OA4 - Incentivar a discussão e aprendizagem de temas relacionados a negócios sustentáveis.
CP1 - Introdução ao Marketing Digital
CP2 - Estratégias de Marketing Digital
CP3 - Ferramentas de Marketing Digital
CP4 - Engagement do Consumidor Online
CP5 - E-Commerce e a Presença Digital Online
CP6 ? Comunicação e Canais Digitais
CP7 ? Social Media Marketing
CP8 ? Novas Tendências do Marketing Digital e Social Media
O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral e serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de casos.
3. Activas, com realização de projectos de empresa
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
5. Será introduzido uma colaboração com escola internacional em COIL
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Avaliação periódica: Participação e presenca nas aulas (10%);Trabalhos (50%);Teste final (40%).Nota mínima em cada componente é de 9,5 val.
Assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80% (com menos será excluído da avaliação contínua).
Os alunos que não tiverem assiduidade mínima na avaliação contínua terão um exame com uma ponderação de 100% da nota.
A reprovação na avaliação de época regular ou pretendam uma melhoria de nota possuem época de exame (de recurso), tendo o exame uma ponderação de 100%.
Title: Chaffey, D., Ellis- Chadwick, F, Digital Marketing, 8th Edition, Pearson, 2022.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Rogers, D. L. (2014). The network is your customer: five strategies to thrive in a digital age. Yale University Press.
Clarke C., and Preace, A. (2022). Digital Marketing for Business 2022. eBook Kindle.
Authors:
Reference:
Year:
Marketing Relacional
OA1 Conhecer a origem e a evolução do marketing relacional;
OA2 Compreender os principais conceitos do marketing relacional em vários setores de atividade económica;
OA3 Comparar experiências, co-criação e sustentabilidade de práticas anteriores em marketing;
OA4 Compreender as características das relações máquina-marca-consumidor;
OA5 Analisar a criação, dinâmica e adaptações de relações fortes: love, coolness, engagement, tecnologias VR, AR, AI e aspetos éticos;
OA6 Compreender os principais antecedentes e consequentes da Qualidade da Relação.
CP1 Marketing relacional: origem e evolução
CP2 Dos bens/serviços à criação de experiências
CP3 Co-criação, sutentabilidade e CRM
CP4 Relações máquina-marca-consumidor
CP5 Construir e manter relacionamentos fortes: brand love, brand coolness
CP6 Segmentar e adaptar estratégias de marketing relacional: processo engagement , VR, AR, AI tecnologias e aspetos éticos
P7 Antecedentes e consequentes da Qualidade da Relação
Avaliação ao longo do semestre: Apresentações e Participação nas aulas (20%); Trabalho final (35%); Teste final (45%). A nota mínima em cada é 7,5 valores. Assiduidade igual ou superior a 2/3, sem a qual há exclusão da avaliação ao longo do semestre. Alunos que reprovarem na avaliação ao longo do semestre possuem a 1ª época e a época de recurso, tendo os exames uma ponderação de 100% e a nota mínima de 9,5 valores.
BibliografiaTitle: Malhotra, N. k. & Agarwal, J. (2021). Customer Relationship Marketing: Theoretical and Managerial Perspectives. World Scientific Publishing
Lemon, C. N. & Verhoef, P.C. (2016). Understanding Customer Experience Throughout the Customer Journey. Journal of Marketing, 80(6), 69-96
Warren, C., Batra, R., Loureiro, S.M.C., & Bagozzi, R.P. (2019). Brand coolness. Journal of Marketing, 83(5), 36-56
Loureiro, S.M.C. (2015). Loving and Hating Brands: Multiple Relationships between Consumers and Brands. In H.-R. Kaufmann (ed.). Handbook of Research on Managing and Influencing Consumer Behavior (chapter 18). IGI Global
Loureiro, S.M.C., Romero, J., & Bilro, R.G. (2020). Stakeholder engagement in co-creation processes for innovation: a systematic literature review and case study. Journal of Business Research, 119, 388-409.
Loureiro, S.M.C. et al. (2021). Artificial Intelligence in Business: State of the Art and Future Research Agenda. Journal of Business Research, 129, 911-926.
Nascimento, J., & Loureiro, S.M.C., Nascimento, J., & Loureiro, S.M.C. (2022). The PSICHE framework for sustainable consumption and future research directions. EuroMed Journal of Business. doi: 10.1108/EMJB-12-2021-0199, 2022, The PSICHE framework for sustainable consumption and future research directions. EuroMed Journal of Business. doi: 10.1108/EMJB-12-2021-0199,
Authors:
Reference:
Year:
Title: Loureiro, S.M.C., Guerreiro. J., & Japutra, A. (2021). How escapism leads to behavioral intention in a virtual reality store with background music?. Journal of Business Research, 134, 288-300.
Gupta, Sh., Pansari, A., & Kumar, V. (2018). Global Customer Engagement. Journal of International Marketing, 26(1), 4-29.
Loureiro, S.M.C., & Sarmento, E. M. (2017). Relationship Marketing on Social Software Platforms. In Saurabh Kumar Dixit (ed.). Handbook of Consumer Behaviour in Hospitality and Tourism, Chapter 30 (section 4 consumer Loyalty Outlook) (pp. 1-16). Abingdon, Oxford: Routledge - Taylor and Francis Group Publishing
Loureiro, S.M.C. (2017). Consumption and well-being: collecting experiences rather than material possessions. In H-R. Kaufmann and M. F. A. K. Panni (eds.). Socio-economic Perspectives on Consumer Engagement and Buying Behavior, chapter 12 (pp. 247-277). IGI Global
Loureiro, S. M. C. (2020). Managerial Challenges and Social Impacts of Virtual and Augmented Reality (pp. 1-280). IGI Global
Ashfaq, M., Yun, J., Yu, Sh., & Loureiro, S.M.C. (2020). I, Chatbot: Modeling the Determinants of Users? Satisfaction and Continuance Intention of Text-based Conversational Agents. Telematics and informatics, 54, 101473.
Loureiro, S.M.C., & Sarmento, E. M. (2017). Relationship Marketing on Social Software Platforms. In Saurabh Kumar Dixit (ed.). Handbook of Consumer Behaviour in Hospitality and Tourism, Chapter 30 (section 4 consumer Loyalty Outlook) (pp. 1-16). Routledge - Taylor and Francis Group Publishing
Loureiro, S.M.C. (2017). Consumption and well-being: collecting experiences rather than material possessions. In H-R. Kaufmann and M. F. A. K. Panni (eds.). Socio-economic Perspectives on Consumer Engagement and Buying Behavior, chapter 12 (pp. 247-277) IGI Global
Palmatier, R. W. (2008). Relationship Marketing. Massachusetts: Marketing Science Institute
Loureiro, S.M.C., Guerreiro, J., & Ali, F. (2020). 20 years of research on virtual reality and augmented reality in tourism context: A text-mining approach. Tourism Management, 77. 104028
Loureiro, S.M.C., Japutra, A., Molinillo, S., & Bilro, R. G. (2021). Stand by me: analyzing the tourist?intelligent voice assistant relationship quality. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 33(11), 3840-3859
Loureiro, S.M.C., Jimenez, J., & Romero, J. (2020). Enhancing brand coolness though perceived luxury values: insight from luxury fashion brands. Journal of Retailing and Consumer Services, 57 102211. doi: 10.1016/j.jretconser.2020.102211
Raouf, R., Hollebeek, L., Loureiro, S.M.C., Khan, I., & Hasan, R. (2023). Exploring Tourists’ Virtual Reality-Based Brand Engagement: A Uses-and-Gratifications Perspective. Journal of Travel Research, https://doi.org/10.1177/00472875231166598
Authors:
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Novas Tendências do Marketing
No final da UC, o aluno deverá:
OA1. Identificar um vasto conjunto de temas sobre tendências futuras que terão importantes implicações na área de marketing;
OA2. Analisar conceitos, técnicas e ferramentas emergentes no actual paradigma na área de estudo e decisão em marketing;
OA3. Analisar criticamente o processo de pensamento e decisão, reagindo e antecipando o futuro na procura de vantagens competitivas sustentáveis para as organizações.
CP1. Tendências respeitantes ao ambiente de marketing
CP2. Valores sociais que influenciam o comportamento do consumidor, sistemas
CP3. Tendências na programação de marketing
CP4. Análise crítica de tendências na política de produto, branding e packaging
CP5. Aspectos críticos na política de preço, comunicação integrada de marketing, gestão de vendas e distribuição
CP6. Tendências em pensamento estratégico de marketing
CP7. Novos sistemas de planeamento de marketing
CP8. Estratégias de valor acrescentado no plano de marketing
CP9. Análise de tendências emergentes e de novos paradigmas na área de marketing global (ex: individualismo global)
CP10. Discussões específicas sobre áreas de exploração de tendências em outros temas estratégicos (ex: gestão de marketing baseada em processos, conceito de gestão pura e performics)
CP11. Discussões sobre outras áreas de exploração de tendências em sectores específicos de actividade económica (ex: banca, telecomunicações e turismo)
O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral.Metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de casos.
3. Activas, com realização de projectos de empresa
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
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A avaliação contínua: 45% trabalho de grupo; 50% exame; 5% assiduidade. Este sistema de classificação exige uma nota mínima de 9.5 no exame e taxa de assiduidade às aulas de pelo menos 2/3. Caso contrário, o aluno será automaticamente excluído deste regime de avaliação. Os alunos que reprovarem na avaliação contínua terão um exame que representará 100% da nota final. É obrigatório avisar o professor com antecedência. Os alunos com estatuto especial de trabalhador-estudante devem contactar o professor no caso de não poderem assistir a todas as aulas.
Title: Van Zanten, J. A., & Huij, J. (2022). Corporate sustainability performance: Introducing an SDG score and testing its validity relative to ESG ratings. Available at SSRN 4186680.
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Authors:
Reference:
Year:
Seminário de Investigação em Marketing
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
OA1 - Definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução
OA2 - Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses
OA3 - Efectuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo
OA4 - Escrever um projecto usando um estilo de escrita científico
CP1 - Introdução - diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum
CP2 - Processos fundamentais de investigação:
o Fases de investigação
o Revisão da literatura
o Formulação do problema
o Definição de objectivos de investigação
o Conceptualização das variáveis e das suas relações
CP3 - Recolha de dados
o Técnicas de recolha de dados
o Tratamento de informação secundária
o Investigação em ambiente organizacional
CP4 - Organização e redacção do relatório
- Participação em aula: 30%
- Projecto de Tese: 70%
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudante com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação da UC.
Title: Privitera, Gregory J. (2016) Research Methods for the Behavioral Sciences, SAGE, 2th Edition
Gravetter, Frederick J. & Forzano, Lori-Ann B. (2015) Research Methods for the Behavioral Sciences, Cengage Learning, 5th Edition
Authors:
Reference:
Year:
Title: Thomas, Gary (2016) How to do your case study, SAGE, 2th Edition
Authors:
Reference:
Year:
Dissertação em Marketing
OA1. Definir um problema científico e a sua pertinência;
OA2. Definir objectivos de investigação e possíveis hipóteses de investigação;
OA3. Conduzir uma revisão de literatura que suporte ao problema definido na dissertação ;
OA4. Aplicar metodologias adequadas à recolha e análise de dados;
OA5. Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos.
P1. Escrita de introdução e abstract;
P2. Definição de um problema de investigação;
P3. Definição de objectivos de pesquisa;
P4. Revisão de literatura;
P5. Definição de modelo conceptual e hipóteses de investigação;
P6. Técnicas de recolha de dados;
P7. Técnicas de análise de dados;
P8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa;
futura;
P9. Recomendações e Implicação em termos académicos e empresariais.
- Apresentação escrita da dissertação
- Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri
Title: Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students. Essex: Prentice Hall
Bryman, A. (2003). Business Research Methods. Oxford: Oxford University Press
Authors:
Reference:
Year:
Title: Pidd, M. (2003). Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley.
Gummesson, E. (1991). Qualitative Methods in Management Research. London: Sage Publications.
Ellet, W. (2007). The case study handbook. USA: Harvard Business Press.
Authors:
Reference:
Year:
Trabalho de Projecto em Marketing
OA1. Diagnosticar envolvente organizacional interna e externa que enquadre uma intervenção de gestão;
OA2. Conduzir uma revisão de literatura que suporte a elaboração de um projecto aplicado;
OA3. Definir as fases de um projecto de intervenção;
OA4. Definir acções concretas para esse programa de implementação.
P1.Diagnóstico sumário da organização
P2.Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional
P3.Revisão de literatura aplicada
P4.Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução
P5. Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
-Apresentação escrita de um projecto
-Apresentação oral da síntese do projecto e posterior discussão pública perante um júri
Title: Meredith, J. R. & Mantel, S. J. (2006). Project Management: A managerial approach. New Jersey: John Wiley
Kerkner, H. (2006). Project Management: A systems approach to planning, schedulling, and controlling. New Jersey: John Wiley
Authors:
Reference:
Year:
Title: Pidd, M.. (2003). Tools for thinking: Modelling in Management Science. West Sussex: Wiley
Pinto, J. K. (1998). Project Management Handbook. San Francisco: Jossey-Bass.
Phillips, J. J., Bothell, T. W. & Snead, G. L. (2002). The project management scorecard: Measuring the success of project management solutions. Wolburn: Butterworth Heinemann.
Kilmann, R. H et al (1994). Producing useful knowledge for organizations. San Francisco: Jossey-Bass.
Burton, C. & Michael, N.. (1993). A pratical guide to project management. London: Kogan Page.
Authors:
Reference:
Year:
Objetivos
To acquire in depth knowledge and critical thinking in the core themes of marketing management sciences
To develop expertise in cross-cutting themes, in the interests and professional expectations of students, which contribute to the development of an applied research project
To provide students with methods, procedures and investigation techniques that enable them to develop their research project with a high degree of autonomy
Objective 1: Display effective written communication skills, including the following aspects: produce a well-structured document; demonstrate that the key messages have been clearly identified; express theoretical arguments to a specific application; summarize ideas and conclusions.
Objective 2: Display effective oral communication skills, including the following aspects: select the appropriate format for a given presentation; demonstrate confidence and that the communication was well-prepared; develop and make presentations with impact.
Objective 3: Develop critical thinking skills, including the following aspects: select and interpret relevant data and references from academic and non-academic sources; identify and debate ethical issues in business and management; formulate well-supported conclusions or solutions, apply appropriate methodologies or formulas to analyze and assess business issues and problems.
Objective 4: Demonstrate broad knowledge in terms of scientific research in marketing including the following aspects: support a literature review recognizing the differences in terms of conceptual definition approaches, compare and choose the best methodological options in terms of a specific scientific research, integrate results and justify conclusions.
Objective 5: Demonstrate skills in terms of the ability to solve problems with strategic thinking including the following aspects: to analyze firms, industries and market performance evaluating marketing information in a critical way, incorporate qualitative and quantitative tools to manage marketing planning, evaluate marketing opportunities to recombine resources in novel ways.
Acreditações