Engenharia de Telecomunicações e Informática

Contactos

A LETI e o respectivo METI possuem uma estrutura concebida de raiz de forma a facultar um vasto leque de saídas profissionais, cujas competências permitem satisfazer as previsíveis necessidades do mercado de trabalho, de acordo com a realidade nacional e europeia em que estamos inseridos. Neste contexto, tem-se verificado uma elevada procura e aceitação destes profissionais pelas principais empresas do sector (operadoras de telecomunicações, informática, prestação de serviços, energia, etc.).

Esta integração começa frequentemente com estágios acompanhados, com a colaboração com a IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) ou com a participação em programas do tipo ERASMUS, que já levaram estes alunos a instituições como a BT Exact (Inglaterra), a SIEMENS (Alemanha) ou o CERN (Suiça).

De entre as competências proporcionadas pela LETI e pelo METI, destacam-se as seguintes áreas:

  • Produção de conteúdo audiovisual (novas tecnologias que utilizam a combinação de imagens sintéticas e naturais, animação por computador, …);
  • Planeamento e gestão de redes de telecomunicações;
  • Manutenção de redes inteligentes e sistemas de telecomunicações;
  • Publicidade em tempo real na Internet;
  • Comércio e banca electrónica;
  • Segurança nas redes electrónicas;
  • Sistemas de informação de gestão empresarial;
  • Investigação e desenvolvimento de novas aplicações (serviços de rádio móvel, bases de dados multimédia, realidade virtual, entretenimento e imagens 3D, …);
  • Desenvolvimento de sistemas inteligentes para aplicações ambientais

Resultados do inquérito de empregabilidade 1 ano após o curso

Testemunhos de alumni
Edson Leite Director Geral da Multivision
A Licenciatura em ETI foi a minha primeira e única opção no momento da candidatura ao ensino superior. Preparei essa escolha, visitando alguns Institutos/Universidades que tinha como referência, e optei pelo ISCTE-IUL, por sentir que a transição entre o ensino secundário e o ensino superior se daria de forma muito natural. O programa curricular da Licenciatura em ETI, fez-me sentir que estaria a apostar numa formação de base multidisciplinar e actualizada, que me prepararia para enfrentar com segurança os desafios que iriam surgir em diferentes momentos, no futuro. 5 anos após a conclusão do curso, posso dizer sem dúvidas, que foi uma aposta ganha.
João Marcos Investigador no Instituto de Telecomunicações

Nos ambientes profissionais por onde tenho passado senti que estava bem preparado e que recebi no ISCTE-IUL os conhecimentos necessários para desempenhar as funções que me foram pedidas e, nalguns casos, empreender tarefas até aí desconhecidas e aprender a lidar com tecnologias novas para mim. Do ISCTE-IUL, guardo uma grata recordação de colegas e professores, bem como do ambiente multidisciplinar que se respirava pelos corredores, pela diversidade dos cursos e das pessoas.

Ivo Abreu Fundador da Startup VoIP-IT
A LETI que obtive no ISCTE-IUL preparou-me exemplarmente para enfrentar todos os desafios tecnológicos que o futuro me destinou. Aprender engenharia com docentes acima da média numa instituição com esta qualidade foi sem duvida um prazer que largamente recomendo.
João Rolim Engenheiro de Planeamento na TMN
A LETI é a minha ferramenta do dia-a-dia no trabalho! São as bases técnicas, práticas e sociais, adquiridas no curso, que me permitem, diariamente, desenvolver as competências necessárias para encarar com confiança os desafios do trabalho.
Voltar ao topo