Docentes
Alexandra Cláudia Rebelo Paio
Inês Costa Santos de Sousa Nascimento
Objectivos
"OA1) Refletir criticamente sobre os desafios da educação no futuro, questionando paradigmas existentes e explorando novas abordagens pedagógicas.
(OA2) Investigar como a imaginação radical e utópica pode reformular modelos espaciais, sociais e educativos, promovendo soluções inovadoras e sustentáveis.
(OA3) Integrar conhecimentos de diferentes áreas, como Literatura, Artes & Media, Arquitetura, Paisagem, Fotografia e Artes Visuais, fomentando a colaboração interdisciplinar.
(OA4) Aplicar metodologias práticas para conceber propostas experimentais e criativas, incentivando uma abordagem especulativa e provocadora.
(OA5) Explorar o Campus da Universidade como um laboratório experimental para testar e propor novos modelos de interação comunitária.
(OA6) Enfrentar desafios emergentes na arquitetura e no urbanismo, promovendo soluções adaptáveis e inovadoras."
Programa
"Sessão Online – Atividades Pré-Workshop
Abertura e apresentação da equipa
Aprendizagem colaborativa e sessão de perguntas e respostas
Atividades Presenciais (BIP)
1.ª Masterclass: Colaboração e Interdisciplinaridade
Palestra 1: Comuns
Palestra 2: Transdisciplinaridade
Workshop 1 – ROLEPLAYING
Mesa-redonda 1 & Laboratório de Trabalho 1
2.ª Masterclass: Imaginação Radical e Utopista
Palestra 3: Educação
Palestra 4: Literatura
Palestra 5: Artes e Media
Workshop 2 – STORYTELLING
Mesa-redonda 2 & Laboratório de Trabalho 2
3.ª Masterclass: O Campus como um Ecossistema
Palestra 6: Arquitetura
Palestra 7: Paisagem
Palestra 8: Fotografia
Workshop 3 – IMAGE(NING)
Visita de Campo
Laboratório: Criar uma Intervenção
Palestra 10: Criatividade
Palestra 11: Artes Visuais e Banda Desenhada
Workshop 4 – (PRO)TESTING
Laboratório: Intervir no Território
Laboratório de Trabalho – Instalação Coletiva
Apresentação final
Sessão Online – Atividades Pós-Workshop
Reflexão crítica sobre os resultados"
Processo de Avaliação
"(PA1) Dado o carácter eminentemente prático, a avaliação é realizada exclusivamente através de um regime contínuo ao longo do semestre. Este implica uma presença mínima de 70% nas aulas, discussões periódicas dos exercícios e a apresentação final a um painel de docentes. A nota final resulta da seguinte ponderação: 70% exercício, 10% participação nas aulas e 20% apresentação final (obrigatória);
(PA2) A UC não inclui, no seu sistema de avaliação, a realização de exame final."
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
"Coleman, N. (2005). Utopias and architecture. Routledge Colomina, B., Galán, I. G., Kotsioris, E., & Meister, A.-M. (Eds.). (2022). Radical pedagogies. The MIT Press Fitz, A. & Krasny, E., (Eds.). (2019). Critical care: Architecture and urbanism for a broken planet. MIT Press Harriss, H., & Froud, D. (Eds.). (2015). Radical Pedagogies: Architectural Education and the British Tradition. RIBA Publishing Culek, J. (2020). ""Utopia as a Critical Method."" Archined Gadanho, P. (2015). ""Back to Life, Back to Reality: The 'New Normal.'"" Shrapnel Contemporary Jedenov, K., & Afonso, F. (2017). ""Crisis as the New Normal: Preparing Architecture Students for Uncertainty in Social, Economic and Ecological Dynamics."" Charrette, 4(1), 40-57 Kasperzyk, D. (1991).""Pragmatic Utopias: Planning With Nature."" Living Together. Sustainable Community Development, 29, 44 Waterman, T. (2016).""Utopian Method for Minds, Bodies, and Media in Architectural Design"". Open Library of Humanities, 2(2), 1–29"
Bibliografia Opcional