Plano de Estudos para 2025/2026
| Unidades curriculares | Créditos | |
|---|---|---|
| 1º Ano | ||
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Projeto Aplicado de Automação I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Sensores, Atuadores e Processamento de Sinal
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Projeto Aplicado de Automação II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Inovação e Empreendedorismo
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Análise de Circuitos Elétricos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projeto Aplicado de Automação I
No final da UC, o aluno deverá estar apto a:
OA1: Aplicar metodologias de cocriação no desenvolvimento de projetos inovadores triplamente sustentáveis (com valor económico, social e ambiental) em organizações.
OA2: Criar empatia com o utilizador e a sua organização (definir necessidades, obstáculos, objetivos, oportunidades, tarefas atuais e desejadas), definir o problema e as questões endereçadas pelo projeto.
OA3: Realizar uma revisão sistemática da literatura e uma análise do panorama competitivo (se aplicável), relacionados com o problema identificado e as questões levantadas.
OA4: Identificar os recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros, necessários para abordar o problema.
OA5: Aplicar conhecimentos já consolidados de planeamento de projeto, gestão ágil e desenvolvimento do projeto, no âmbito do trabalho de grupo.
OA6: Participar em dinâmicas colaborativas e de cocriação e realizar apresentações escritas e orais, no contexto do trabalho de grupo.
C1 Metodologias de cocriação baseadas em Design Thinking e Design Sprint
C2 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e criação de propostas de valor
C3 Apresentação de casos de estudo e temas de projeto de tecnologias digitais (produto, serviço ou processo)
C4 Seleção do tema de projeto e enquadramento na organização
C5 Espaço do problema: criação de empatia com o utilizador e com a sua organização, definição do problema e das suas questões relacionadas, considerando os requisitos de negócio, as necessidades dos clientes e utilizadores e os desafios tecnológicos
C6 Aplicação de uma metodologia de revisão sistemática da literatura e sua análise crítica. Análise da competição (se aplicável)
C7 Identificação dos recursos digitais (incluindo a recolha de dados), computacionais e outros necessários para o desenvolvimento do projeto
C8 Aplicação de metodologias de gestão de projetos adequadas ao trabalho em grupo a desenvolver pelos alunos. Comunicação dos resultados
UC em avaliação periódica, não contemplando exame final, dada a adoção ao método de ensino por projeto aplicado a situações reais. As apresentações, demonstrações e discussão serão realizadas em grupo.
Pesos da avaliação:
R1 Relatório: Definição do Tema de Projeto: 5%
R2 Relatório: Empatia com o Utilizador e a Organização e Definição do Problema. Sua apresentação e discussão em grupo: 40%
R3 Relatório: Revisão da Literatura e Planeamento do Desenvolvimento do Projeto. Sua apresentação e discussão em grupo: 55%
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Brown, T. / HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009, ·, ·
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Papadakos, P., Bernarda, G., Papadakos, T., & Smith, A., Value proposition design / John Wiley & Sons., 2014, ·, ·
Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. / Bantam Press, Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days, 2016, ·, ·
Lewrick, M, Link, P., Leifer, L. / Wiley, ISBN 9781119629191, The Design Thinking Toolbox, 2020, ·, ·
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Ries, E. / capítulos 3 e 4, Penguin Group, Ries, E. (2017), The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017, ·, ·
·, Scrum Institute (2020), The Kanban Framework 3rd Edition, 2020, ·, www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf acedido em 02/2023
Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez / The Scrum Framework 3rd Edition, Doing Agile Right: Transformation Without Chaos HardcoverScrum Institute, 2020, ·, www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf acedido em 02/2023
Jeff Sutherland, J.J. Sutherland, Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time, 2014, ·, ·
Project Management Institute / 6th ed. Newton Square, PA: Project Management Institute, A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide), 2017, ·, ·
Gwaldis M., How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, 2019, ·, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ acedido em 02/2023
Sensores, Atuadores e Processamento de Sinal
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Identificar as principais funcionalidades e componentes dos sensores e atuadores e selecionar para as aplicações
OA2. Realizar o projeto e a implementação de circuitos de condicionamento específicos para sensores e atuadores.
OA3. Projetar sistemas baseados em sensores e atuadores para aplicações especificas: industriais, agricultura de procissão, monitorização ambiental.
OA4. Compreender, projetar e implementar algoritmos de processamento digital de sinais.
OA5 Projetar e implementar sistemas digitais em tempo real caracterizados por sensores, atuadores e algoritmos específicos de processamento digital de sinais.
CP1 Sensores classificação; sensores analógicos e digitais, funcionamento, aplicações.
CP2: Atuadores: classificação, funcionamento e aplicações
CP3: Condicionamento de sinal: amplificação, processamento analógico de sinal -filtragem analógica, circuitos específicos de controlo para atuadores:
CP4 Elementos sobre a conversão analógico e digital analógica..
CP5 Processamento digital de sinal: analise de sinal no domínio tempo e no domínio frequência; algoritmos de filtragem digital.
CP6 Implementação de algoritmos de processamento digital em plataformas de computação de tempo real
CP7 Projeto de sistemas com sensores e atuadores e módulos de processamento de sinal e aplicações::industrial cidades e casas inteligentes, transportes, agricultura de precisão.
Laboratório (40%) + Exame escrito (60%)
Nota mínima no laboratório: 8
Nota mínima no exame: 8
A possibilidade de realizar o exame escrito na época normal ou especial é condicionada de:
- Presença nas aulas de laboratório (100%) *,
- Presença nas aulas teóricas pelo menos (50%),
- Presença nas aulas teóricas- práticas pelo menos (50%).
*Caso que por razões objetivas são registrados faltas no laboratório será combinado com o professor uma maneira de recuperar o laboratório em falta.
Clarence W. de Silva, Sensors and Actuators, Engineering System Instrumentation, Second Edition, CRC press 2015.
Octavian Postolache,Eletronica Programada e Processamento digital de SinaisI: Guia de laboratórios, ISCTE-IUL, 2021;
Allen B. Downey,Think DSP: Digital Signal Processing in Python, O'Reilly Media; 1st edition, 2016
Clarence W. de Silva,Sensors and Actuators: Engineering System Instrumentation, Second Edition, CRC Press 2015
William Bolton, Instrumentation and Control Systems, Newnes; 3rd edition, 2021
NJATC NJATC Fundamentals of Instrumentation 2nd Edition
John G. Webster, Halit Eren Measurement, Instrumentation, and Sensors Handbook, CRC press 2014
Projeto Aplicado de Automação II
OA1: Corrigir o problema do utilizador e/ou da organização identificado na UC de Projeto Aplicado I do 1º Semestre, desenvolvendo, de forma iterativa, um projeto integrado com todas as suas componentes, incluindo levantamento de requisitos, prototipagem da solução (lo-fi, hi-fi, MVP), e avaliação e implantação no terreno da solução inovadora, relativa a produto, processo ou serviço (PPS).
OA2: Produção de documentação de desenho da solução de inovação PPS, incluindo, quando aplicável, arquitetura, configuração hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização.
OA3: Produzir soluções com potencial para serem triplamente sustentáveis no terreno, tendo em conta o enquadramento legal aplicável.
OA4: Produzir conteúdos audiovisuais sobre os resultados alcançados, para serem explorados em diversos canais de comunicação: redes sociais, landing page web, apresentação para atores relevantes, workshop de demonstração.
C1 Espaço da solução: ideação da melhor solução tecnológica relativa ao projeto, desenvolvimento de requisitos de utilizador, storyboarding, jornada do utilizador, ciclos iterativos de prototipagem (baixa fidelidade – lo-fi, alta fidelidade – hi-fi, produto mínimo viável - MVP), avaliação heurística da solução com peritos e avaliação com utilizadores finais.
C2 Produção de documentação de desenho da solução, incluindo, quando aplicável, arquitetura, especificações técnicas, configuração hardware e software, manuais de instalação, operação e utilização.
C3. Implantação experimental da solução com potencial para ser triplamente sustentável (com criação de valor económico, social e ambiental), salvaguardando o enquadramento legal aplicável.
C4. Comunicação audiovisual na Web e nas redes sociais. Comunicação em público e sua estrutura. Apresentação para atores relevantes.
C5. Demonstração em workshop com atores relevantes.
UC em avaliação periódica, não contemplando exame final, dada a adoção ao método de ensino por projeto aplicado a situações reais. As apresentações, demonstrações e discussão são realizadas em grupo.
Pesos da avaliação:
R1 Relatório de Ideação da Solução, com Storyboard, Jornada de Utilizador, Requisitos do Utilizador, Especificações Técnicas e sua apresentação audiovisual: 20%
R2 Prototipagem da Solução: Protótipos Lo-fi e Hi-fi e Protótipo Mínimo Viável – MVP (no GitHub), sua Demonstração e Relatório de Avaliação: 40%
R3 Relatório de Desenho da Solução com os seguintes elementos (se aplicável): Arquitetura (UML Package Diagram, UML Component Diagram), Configuração Hardware e Software, Manual de Instalação (UML Deployment Diagram, Tutorial de Configuração), Manual de Operação, Manual de Utilizador: 20%
R4 Apresentação audiovisual da solução e sua demonstração em Workshop: 20%
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HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009, ·, ·
Lewrick, M, Link, P., Leifer, L. / Wiley, ISBN 9781119629191, The Design Thinking Toolbox, 2020, ·, ·
Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. / Bantam Press, Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days., 2016, ·, ·
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Ries, E. / capítulos 3 e 4, Penguin Group, The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017, ·, ·
·, Scrum Institute, The Kanban Framework 3rd Edition, 2020, ·, www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf acedido em 02/2023
Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez / Scrum Institute (2020), The Scrum Framework 3rd Edition, Doing Agile Right: Transformation Without Chaos Hardcover Scrum Institute (2020), The Scrum Framework 3rd Edition, 2020, ·, www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf
Jeff Sutherland, J.J. Sutherland, Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time, 2014, ·, ·
Project Management Institute / 6th ed. Newton Square, PA: Project Management Institute, A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide), 2017, ·, ·
Gwaldis M., How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, 2019, ·, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ acedido em 02/2023
Inovação e Empreendedorismo
Conhecer e saber aplicar:
OA1 Processo empreendedor. Tendências tecnológicas relevantes e dinâmicas socio-economicas no contexto macro do empreendedorismo
OA2 Metodologias: Plano de Negócios, Lean Startup
OA3 Modelos de negócio triplamente sustentáveis, nas suas vertentes social, ambiental e financeira
OA4. Diferentes metodologias de inovação aplicada, bem como técnicas de benchmarking do mercado e da concorrência e.g. matriz Ansoff
OA5 Desenho do modelo negócio com base na metodologia da tela de produto (BMC)
OA6 Perceber a importância de equipas multi-disciplinares e com diferentes valências
OA7 Técnicas de criação de MVPs Produtos Mínimos Viáveis de inovações testáveis com potencial de serem triplamente sustentáveis
OA8 Pivotear com base nos resultados empiricos obtidos com o MVP
OA9 Comunicação com pares e partes interessadas no desenvolvimento do produto, através de apresentação, súmula da oportunidade de negócio (sumário executivo) e apresentação de elevator pitch
C1 Apresentação do Docente.Objetivos da Unidade Curricular.Modelo de Avaliação. Introdução ao Empreendedorismo. Contexto Macro do Empreendedorismo
C2 Metodologias: do Plano de Negócios ao Lean Startup. Eventos Recomendados. O que é uma ideia de negócio? Como é que encontramos ideias de negócio?
C3 Inovação em Produtos Sustentáveis. Identificação das equipas de trabalho
C4 O dilema da inovação com casos de estudo: Framework de inovação,Funil de inovação, Inovação aberta
C5 Apresentação da metodologia da tela de produto (BMC)
C6 Exemplos de negócios e iniciativas de empreendedorismo triplamente sustentáveis
C7 Aprendizagem experimental: teste de uma ideia empreendedora com potencial para ser triplamente sustentável (criar valor económico e/ou social e ambiental) através de MVPs ? Produtos Mínimos Viáveis
C8 Avaliação dos resultados do teste empreendedor
C9 Apresentação duma ideia de negócio. Comunicação em público (a arte do pitching). Stakeholders relevantes. Estrutura da apresentação
UC em Avaliação Contínua, não contemplando Exame Final. Presença obrigatória do aluno em 90% das atividades. Pesos da avaliação:
- 5% Assiduidade e participação nas aulas.
- 70% Trabalho de projeto laboratorial em grupo + apresentação final e discussão individual.
- 25% 2 mini-testes com resposta múltipla.
Se reprova na época normal (< 10 val) o aluno acede ao exame de 1º ou 2ª épocas (30% da nota),sendo obrigatória a aprovação no projeto em grupo ou a aprovação num projeto individual (70%).
Ames, M., & Runco, M. A. (2005). ?Predicting entrepreneurship from ideation and divergent thinking?, Creativity and Innovation Management, 14(3), 311-315. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1467-8691.2004.00349.x
Blank, S., ?Four Steps to Epiphany? (2013), primeiros 3 capítulos, K & S Ranch
Alex Osterwalder, A., Pigneau, Y. (2010), ?Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers?, primeiras 72 páginas, Wiley, https://canvanizer.com/book/business-model-generation
Ries, E. (2017), ?The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses?, capítulos 3 e 4, Penguin Group
Paul Graham (2012) blog: http://paulgraham.com/startupideas.html
Blogs:
Alex Osterwalder on ?From Business Plan to Business Model? http://www.youtube.com/watch?v=jMxHApgcmoU&feature=related
Steve Blank on ?Customer Development? http://www.youtube.com/watch?v=6t0t-CXPpyM&feature=related
Videos:
Ames, M., & Runco, M. A. (2005). ?Predicting entrepreneurship from ideation and divergent thinking?, Creativity and Innovation Management, 14(3), 311-315.
Análise de Circuitos Elétricos
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1: Componentes e leis
OA2: Análise de circuitos elétricos
OA3: Circuitos com Pontes DC e AmpOps
CP1: Noções básicas de componentes e circuitos elétricos
CP1.1: Unidades e escalas
CP1.2: Fontes de tensão e corrente
CP1.3: Lei de Ohm
CP1.4: Leis de Kirchhoff
CP2: Análise de circuitos elétricos
CP2.1: Linearidade e sobreposição
CP2.2: Teoremas de Thévenin e Norton
CP2.3. Teorema de transferência máxima de potência (MPTT)
CP3: Condensadores e bobines
CP3.1: Condensadores
CP3.2: Bobines
CP3.3: Circuitos RLC
CP4: Pontes DC e Amplificadores operacionais
CP4.1: Noções básicas de AmpOps
CP4.2: Funcionamento linear
CP4.3: Circuitos e Pontes DC
CP4.4: Circuitos, Pontes DC e Amplificadores operacionais
Avaliação ao longo do semestre:
A1: Laboratório e Relatórios (30%)
A2: 1ª Prova Escrita (30%)
A3: 2ª Prova Escrita (40%)
Nota mínima no Laboratório e Relatório: 8,5
Nota mínima nas Provas Escritas: 8,5
(média final maior ou igual a 9,5 valores)
Nota: A possibilidade de realizar a avaliação ao longo do semestre é condicionada de:
- Presença nas aulas de laboratório (100%) *,
- Presença nas aulas teóricas pelo menos (50%),
- Presença nas aulas teóricas- práticas pelo menos (50%).
*Caso que por razões objetivas são registadas faltas no laboratório, será combinado com o professor uma maneira de recuperar o laboratório em falta.
Avaliação por exame:
Exame (100%) na 1a, 2a e na época especial de exames.
O exame vai incluir para além dos conteúdos das aulas teóricas e teórico práticas, alguns conteúdos relacionados com os trabalhos de laboratório realizados.
Electric Circuits, Global Edition: Global Edition, 11th Edition, by James W. Nilsson, Susan Riedel;
Schaum's Outline of Basic Circuit Analysis, Second Edition, by John O'Malley;
Manuel de Medeiros Silva, Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos, 2ª Ed., Fundação Calouste Gulbenkian, 2001;
Hayt, Kemmerly, Durbin, "Engineering Circuit Analysis", 9th Edition, McGraw Hill, 2008;
J. David Irwin, Basic Engineering Circuit Analysis, 11ª Ed., Wiley, 2015;
Richard C. Dorf, James Svoboda, Introduction to Electric Circuits, 9ª Ed., Wiley, 2013;
James W. Nilsson, Susan A. Riedel, Introductory Circuits for Electrical and Computer Engineering, Prentice-Hall, 2002;
Vítor Meireles, Circuitos Eléctricos, Lidel, 2001;
John O'Malley, Análise de Circuitos, Colecção Schaum, McGraw-Hill, 1993;