Leccionado em
Inglês
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2025/2026)
Director
Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação |
Psicologia Cultural
Sou doutorada em psicologia pela Victoria University of Wellington, Nova Zelândia (em 2011). Entrei para o centro de investigação Cis_ISCTE no final de 2011 como Marie Curie Research Fellow depois de um ano de pós-doutoramento na Universidade de Kent, no Reino Unido. Sou Professora Auxiliarno ISCTE desde 2019.
Estou muito interessado na relação entre o indivíduo e a sociedade e como as características macro (social, cultural, económico etc.) estão relacionadas com o bem-estar dos indivíduos, as crenças morais e as relações intergrupais. Como tal, o meu trabalho geralmente integra teorias de diferentes disciplinas, tais como a Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas (além da Psicologia).
Os meus projetos de investigação atuais centram-se na discriminação etária para os trabalhadores mais jovens em diferentes culturas, bem como na questão da discriminação subtil (também referida como microagressão) para as minorias étnicas em diferentes sociedades.
Estou envolvido no ensino de cursos ao nível de Licenciatura e Mestrado em métodos de investigação, psicologia cultural e relações interculturais. De 2016 a 2021, coordenei também o programa Erasmus Mundus "European Master in the Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society" (Global-MINDS), financiado pela União Europeia - um joint programme entre um consórcio internacional de universidades parceiras. O Global-MINDS é atualmente coordenado pela Universidade de Limerick e inclui ISCTE-IUL, a Universidade de Oslo e a SWPS University of Social Sciences and Humanities como parceiros.
Estou interessada de orientar teses de mestrado ou doutoramento sobre moralidade, comparações culturais, idadismo face aos jovens e microagressões.
Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação
Dr. Guerra holds a PhD in Social Psychology (2007), and she is a Senior Researcher at the Centre for Psychological Research and Social Intervention (CIS_Iscte). She was a Postdoctoral Fellow at the Department of Psychology, University of Delaware for two years, and later in 2010 she joined Cis_Iscte.
She is interested in intergroup relations, common identity and contact interventions to reduce discrimination and promote social change, as well as on intergroup approaches to collective narcissism, extremism, and hate speech. She is a Fellow of the Society for the Psychological Study of Social Issues (SPSSI, Division 9 of the American Psychological Association).
She coordinated several projects supported by competitive grants from the Portuguese Science Foundation (FCT), the European Commission (European Fund for the Integration of non-EU immigrants, EIF, Citizens, Equality, Rights and Values Programme - CERV), and La Caixa Foundation and participated in several others as a team member.
Her research has been published in respectable journals in her field (e.g., Psych. Science; Group Processes & Intergroup Relations, Political Psychology, Eur. J. of Soc. Psychology., J. Personality and Social Psychology, J. of Applied Social Psychology, Eur. J. of Personality, Journal of Social Issues) and chapters in edited peer-reviewed volumes (e.g., Handbook of Prejudice, Stereotyping and Discrimination), accumulating over 2000 citations.
She actively integrates research into teaching activities, teaching in master programs in intercultural relations and social psychology, and supervising PhD and master students.
She is Associated Editor of Journal of Applied Social Psychology and served as a Guest Editor of the Special Issue, Unpacking the social psychology of populism, for the Journal of Theoretical and Social Psychology. She is currently a a member of the Executive Committee of the International Contact Research Network.
She served as the Vice Director of CIS_Iscte from 2016-2020 and is a member of CIS_Iscte Scientific Commission (2021-25). She served as Vice-President of the Scientific Council of ISCTE Knowledge & Innovation Center (2023-25) and she is currently a co-coordinator of the Thematic Line Global Governance (SocioDigital Lab for Public Policy).
Diversidade no Trabalho
Miriam Rosa é investigadora no CIS-IUL (Centro de Investigação e Intervenção Social) e professora convidada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL. Concluiu um doutoramento em 2012 no ISCTE-IUL com co-orientação na Universidade de Kiel (Alemanha) com uma bolsa da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Tem sido bolseira de pós-doutoramento FCT de 2013 a 2018 no CIS-IUL e Rotterdam School of Management (Universidade de Roterdão, Holanda). Co-coordenou o grupo de investigação GCIR em 2013-2014 e Psychange em 2014-2015.
Miriam é especializada em metodologias de investigação e análise de dados, e tem-se dedicado à investigação científica na área das relações intergrupais, com foco nas relações entre grupos sociais de estatuto assimétrico (maiorias vs. minorias). Realiza esse trabalho em diversos contextos, tais como as organizações (p.ex. diversidade e inclusão no trabalho, sucesso de fusões/aquisições); ativismo (p.ex. ativistas ambientais) ou grupos religiosos. Mais recentemente, interessa-se pelos desafios sociais e organizacionais (p.ex. skilling, inclusão etária/género) em setores/indústrias de alta intensidade tecnológica (p.ex. aeronáutica, espaço, defesa, marítimo).
Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar |
Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados
Ricardo Borges Rodrigues é Professor Auxiliar no ISCTE-IUL e Investigador Integrado no CIS-IUL. Doutorado em Psicologia Social e das Organizações, desenvolve investigação na área das relações intergrupais na infância e adolescência, nomeadamente sobre processos de inclusão e exclusão étnica, racial e de género em contextos educativos. É Diretor do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais e o vice-coordenador académico no Iscte do Erasmus Mundus Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Global-Minds). É, ainda, coordenador do Projeto TEIP4 no CIS-IUL, que envolve a consultoria a 15 agrupamentos de escolas. No âmbito da atividade de extensão universitária, integrou comissões de peritos, designadamente a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Centros Educativos (2016-2020) e o grupo de acompanhamento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Direcção Geral da Educação (2017).
Diversidade no Trabalho
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