Plano de Estudos para 2025/2026
| Unidades curriculares | Créditos | |
|---|---|---|
| 1º Ano | ||
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Liderança e Gestão de Equipas para Executivos
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
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Estratégia para Executivos
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
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Finanças para Executivos
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
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Gestão de Marketing para Executivos
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
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Contabilidade para Executivos
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
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Gestão de Operações para Executivos
3.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
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Programação em Python para Executivos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Ciência de Dados | 6.0 |
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Big Data e Analytics para Executivos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Ciência de Dados | 6.0 |
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Fiscalidade para Executivos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Contabilidade | 6.0 |
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Controlo de Gestão para Executivos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Contabilidade | 6.0 |
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Projetos de Investimento para Executivos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Finanças | 6.0 |
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Mercados Financeiros para Executivos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Finanças | 6.0 |
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Estratégias de Internacionalização para Executivos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Gestão | 6.0 |
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Estratégia de Transformação Digital para Executivos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Gestão | 6.0 |
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Sales Management para Executivos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Marketing | 6.0 |
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Marketing Digital para Executivos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Marketing | 6.0 |
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Gestão de Projectos para Executivos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Operações | 6.0 |
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Gestão da Cadeia de Abastecimento para Executivos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Operações | 6.0 |
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Comunicação Empresarial para Executivos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Recursos Humanos | 6.0 |
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Negociação para Executivos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Recursos Humanos | 6.0 |
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Trabalho de Projeto Aplicado em Gestão
30.0 ECTS
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Trabalho Final | 30.0 |
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Trabalho de Projeto Aplicado em Gestão
30.0 ECTS
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Trabalho Final | 30.0 |
Liderança e Gestão de Equipas para Executivos
Conhecer as principais abordagens no estudo da liderança e compreender a sua influência no desenvolvimento de equipas eficazes e adaptativas em contexto organizacional.
ProgramaP1. Diferentes perspetivas sobre liderança: abordagens centradas no líder e nas interações entre líder - liderados.
P2. As componentes e processos chave da eficácia do trabalho em equipa
P3. A liderança de equipas
P4. Potenciar a aprendizagem e adaptação das equipas
1) Avaliação ao longo do semestre: Avaliação individual (60%) e trabalho de grupo (40%).
Aprovação:
a) classificação final mín. 10 valores
b) assiduidade mínima de 60% das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores.
Escala: 0-20 valores.
Salas,E., Goodwin,G., & Burke,C. (2009). Team effectiveness in complex organizations. New York: Psychology Press.
Northouse, P. G. (2018). Leadership: Theory and practice. Thousand Oaks: Sage.
Zaccaro, S.J., Rittman, A.L., & Marks, M.A. (2001). Team Leadership. The Leadership Quarterly, 12, 451- 483.
Yammarino, F. (2013). Leadership: Past, presente, and future. Journal of Leadership & Organizational Studies, 20, 149 -155.
Santos, C. M., Passos, A. M., Uitdewilligen, S., & Nübold, A. (2016). Shared temporal cognitions as substitute for temporal leadership: An analysis of their effects on temporal conflict and team performance. The Leadership Quarterly. doi:10.1016/j.leaqua.2015.12.002
Maynard, M. T., Kennedy, D. M., Sommer, S. A., & Passos, A. M. (2015). Team Cohesion: A Theoretical Consideration of Its Reciprocal Relationships within the Team Adaptation Nomological Network. In E. Salas, W. B. Vessey, & A. X. Estrada (Eds.), Research on Managing Groups and Teams, 17, 83?111. doi:10.1108/s1534-085620150000017005
Marks, M.A., Mathieu, J.E., & Zaccaro, S.J. (2001). A temporally based framework and taxonomy of team processes, Academy of Management Review, 26, 356-376.
Costa, P. L., Passos, A. M., & Bakker, A. (2014). Team work engagement: A model of emergence. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 87 (2), 414-436. DOI:10.1111/joop.12057
Estratégia para Executivos
OA1- Desenvolver alguns conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica e compreender a forma como este processo é visto em diferentes abordagens teóricas.
OA2- Compreender e aplicar o conceito e a abordagem das capacidades dinâmicas
OA3- Introduzir alguns conceitos inerentes ao desenvolvimento de estratégias de negócio
OA4- Aperceber-se da importância da implementação e controlo de gestão estratégica
OA5- Desenvolver pensamento crítico
OA6- Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo.
1. Fundamentos de estratégia
2. A estratégia e o processo de gestão estratégica: Novas tendências
3. Análise interna da organização
4. Análise da envolvente externa
5. Estratégias de negócio
6. Implementação da estratégia
7. Controlo estratégico.
1) Avaliação ao longo do semestre - Assiduidade Mínima de 60%
i. Trabalho Individual 50%
ii. Trabalho de Grupo 50%
Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 10 valores em cada uma das componentes da avaliação contínua.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores.
Escala: 0-20 valores.
Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrich von den Eichen, S. (2021) Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite. Cambridge, MA: The MIT Press.
Pearce, J. & Robison, R. (2013) Strategic Management, 13th Edition, MacGraw-hill Higher Education.
Grant, R. (2018) Contemporary Strategy Analysis (10th edition), Wiley.
Barney, J. & Hesterley S. (2019) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson.
Teece, D., Pisano, G. & Shuen, A. (1997) Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal , 18(7), pp. 509-533.
Riviere, M. & Suder, G. (2016) Perspectives on strategic internationalisation: developing capabilities for renewal. International Business Review, 25(4), pp. 847-858.
Prange, C. & Verdier, S. (2011) Dynamic Capabilities, internationalisation processes and performance. Journal of World Business, 46(1), pp. 126-133.
Gebauer, H. (2011) Exploring the Contribution of management innovation to the evolution of dynamic capabilities. Industrial Marketing Management, 40(8), pp. 1238-1250.
Eisenhardt, K. & Martin, J. (2000) Dynamic Capabilities: what are they? Strategic Management Journal, 21 (10-11), pp. 1105-1121.
Cardeal, N. & António, N. (2012) Valuable, rare, inimitable resources and organisation (VRIO) or valuable, rare, inimitable resources (VRI) capabilities: what leads to competitive advantage? African Journal of Business Management, Volume 6, nº 37, pp. 10159-10170.
Breznik, L. & D. Hisrich, R. (2014) Dynamic Capabilities vs. innovation capability: are there related? Journal of Small Business and Enterprise Development, 21(3), pp. 368-384.
Finanças para Executivos
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Explicar os conceitos fundamentais do valor financeiro do tempo e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings;
2. Descrever os conceitos de rendibilidade, liquidez e solvabilidade e saber calcular e interpretar os principais rácios e indicadores económico/financeiros;
3. Perceber e calcular o conceito de working capital e tesouraria e analisar o seu efeito na situação financeira da empresa;
4. Aplicar as técnicas fundamentais de avaliação de projetos de investimento;
1. O valor financeiro do tempo;
2. Análise financeira;
3. Análise económica e criação de valor;
4. Investimentos reais.
1) Avaliação ao longo do semestre: avaliação individual (60%) e avaliação de grupo - 40%
Aprovação:
a) classificação final mín. 10 valores;
b) assiduidade mínima de 60% das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores.
Escala: 0-20 valores.
Gomes Mota, A., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, Lisboa,
Gomes Mota, A. e Custódio, C., "Finanças da Empresa", Booknomics.
Damodaran - Corporate Finance, Wiley
Brealey, Myers e Allen - Princípios de Finanças Empresariais, McGraw Hill
Gestão de Marketing para Executivos
1. Uma perspectiva teórico/prática do Marketing.
2.Abordagem à gestão do marketing mix com um enfoque no papel crítico das marcas (de produto, serviços e corporate) como instrumento maior de agregação de valor à oferta em mercados fortemente competitivos.
3. Compreensão do processo de brand management e do seu impacto na agregação de valor a produtos, serviços e organizações.
4.Aquisição de competências de apreciação crítica dos conceitos de gestão de marcas e reputação corporativa.
5. Compreensão de todos estes conceitos e do seu impacto na competitividade das organizações e das nações na economia global.
Proporcionar o entendimento dos conceitos centrais de marketing, as ferramentas e o relacionamento com as demais funções de gestão.
Principais conteúdos:
1. "The Customer-Oriented Business"
2. STP
3. Gestão de Marcas, Inovação e DNP
4. Gestão da Reputação Organizacional
1) Avaliação ao longo do semestre: Teste individual (50%; trabalho de grupo (50%). Aprovação: a) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 60% das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores.
Escala: 0-20 valores.
Lecture notes provided.
- Kotler, P. and Keller, K.L.(2012) Marketing Management, 14th. Edition. Prentice Hall: Upper Saddle River, New Jersey.
Contabilidade para Executivos
OA1. Desenvolver uma visão integrada das demonstrações financeiras.
OA2. Conhecer o conteúdo de cada uma das demonstrações financeiras.
OA3. Desenvolver capacidade de análise do efeito das decisões de negócio nas demonstrações financeiras.
P1. Visão integrada das demonstrações financeiras.
P2. Estrutura e conteúdo de cada uma das demonstrações financeiras.
P3. Efeito das principais decisões de negócio nas demonstrações financeiras.
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação ao longo do semestre exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Jones, M, 2014, 'Financial Accounting'. John Wiley & Sons, Inc
Lourenço et al., 2018, Fundamentos de contabilidade financeira: teoria e casos, Edições Sílabo.
Gestão de Operações para Executivos
Desenvolver os principais racionais de Gestão de Operações: Desenho, Planeamento, Desenvolvimento e Controlo de uma Operação.
ProgramaP1. Como desenhar uma Operação: princípios fundamentais de layout;
P2. Como fazer planeamento numa Operação: princípios fundamentais de capacidade e de stocks;
P3. Como Desenvolver uma Operação: princípios fundamentais de estratégia e qualidade em operações;
P4. Como Controlar uma Operação: principais KPI's.
1) Avaliação ao longo do semestre: trabalho escrito individual (70%) e trabalho de grupo (30%.
Aprovação: a) classificação final mín. 10 valores;
b) assiduidade mínima de 60% das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores.
Escala: 0-20 valores.
Operations Management, Krajewski, Malhotra & Ritzman, 2015 (Pearson)
Operations Management, Slack & Brandon-Jones, 2019 (Pearson)
Programação em Python para Executivos
OA1: Compreender os fundamentos da programação em Python.
OA2: Aprender a sintaxe na escrita de funções e scripts, e como organizar dados de forma eficiente.
OA3: Aprender como aplicar o Python às atividades de dia-a-dia do negócio.
P1: Introdução ao Python
P2: Tipos de variáveis e operações básicas
P3: Ciclos
P4: Expressões condicionais
P5: Funções e classes
P6: Importar e trabalhar com dados externos
P7: Aplicações práticas
1) Avaliação periódica: trabalhos ou casos, individuais/grupo (50%) e teste escrito individual (50%).
Aprovação:
a) mín. 9,5 valores em cada uma das provas individuais;
b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 60% das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores.
Escala: 0-20 valores.
McKinney, W. ? Python for Data Analysis: Data Wrangling with Pandas, NumPy, and IPython, O?Reilly Media, 2nd Edition, 2017.
Beazley, D. e B. Jones ? Python Cookbook, O?Reilly Media, 3rd Edition, 2013.
Big Data e Analytics para Executivos
OA1. Proporcionar uma visão geral sobre os diferentes modelos e técnicas de análise de dados em gestão, as suas condições de aplicação e limitações.
OA2. Familiarização e uso permanente do programa R/RStudio.
P1. Introdução aos modelos preditivos
P2. Estimação dos modelos
P3. Avaliação estatística dos modelos
P4. Previsão
Presenças mínimas de 60%
1) Avaliação periódica: trabalhos ou casos, individuais/grupo (50%) e teste escrito individual (50%).
Aprovação:
a) mín. 9,5 valores na avaliação individual
b) classificação final mín. 10 valores;
c) assiduidade mínima de 60% das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores.
Escala: 0-20 valores.
Wiley, M. e Wiley, J. F. (2019), Advanced R Statistical Programming and Data Models, Springer
Provost, F. e Fawcett, T. (2013), Data Science for Business, O?Reilly
Curto, J. D. (2017), Protenciar os negócios? A estatística dá uma ajuda!, 2ª edição, Edição de Autor
Fiscalidade para Executivos
OA1 - Compreender as relações entre a fiscalidade e a contabilidade.
OA2 - Compreender os efeitos dos impostos sobre os lucros na gestão das empresas.
OA3 - Aprofundar os conhecimentos relativos à determinação da matéria coletável em IRC, aplicando-os na gestão fiscal das empresas.
OA4 - Conhecer a tipologia dos crimes tributários e a tipologia das contraordenações, bem como saber quais as sanções e medidas de clemência aplicáveis
P1. A tributação do lucro das empresas e a CRP
P2. Efeitos micro económicos dos impostos
P3. A estrutura da obrigação tributária
P4. Relações entre a Fiscalidade e a Contabilidade
P5. Do resultado líquido do período ao imposto
P6. Regime Geral das Infrações Tributárias
1) Avaliação periódica: teste escrito individual (100%).
Aprovação:
a) classificação final mín. 10 valores; e,
b) assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Constituição da República Portuguesa, Lei Geral Tributária, Regime Geral das Infrações Tributárias, Código do IRC, Estatuto dos Benefícios Fiscais
Impostos Teoria Geral, Américo Fernando Brás Carlos, Almedina, 3ª edição, 2014. Guia dos Impostos em Portugal-2018, A. Brás Carlos, Irene Abreu, João Durão, Emília Pimenta, Quid Juris, 2019
Controlo de Gestão para Executivos
OA1. Compreender as metodologias e critérios de avaliação da performance;
OA2. Ser capaz de conceber e estruturar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global.
P1. Informação para a gestão;
P2. O EVA e a gestão de valor pelo resultado residual;
P3. Centros de responsabilidade e avaliação da performance;
P4. Performance global: balanced scorecard e tableau de bord.
1) Avaliação periódica: trabalhos ou casos, individuais/grupo (40%) e teste escrito individual (60%).
Aprovação:
a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais;
b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Jordan, H., Neves, J.C., e Rodrigues, J.A. (2015). O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores. Áreas Editora.
Merchant, K. A., e Van der Stede, W. A. (2017). Management Control Systems. Performance Measurement, Evaluation and Incentives. Prentice Hall.
Projetos de Investimento para Executivos
OA1. Desenvolver, debater e aplicar as componentes principais da análise de projetos de investimento.
OA2. Apresentar o Excel como ferramenta essencial nesta disciplina.
P1. Fases e Elementos dos Projetos. Critérios de Seleção de Projetos. Impato da Inflação nos Projetos
P2. Análise de Sensibilidade e Risco
P3. Financiamento dos Projetos
P4. Casos Especiais de Avaliação de Projetos
1) Avaliação periódica: trabalhos ou casos, individuais/grupo (50%) e teste escrito individual (50%).
Aprovação:
a) mín. 9,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais;
b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 60% das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Corporate Finance ? Ross, Westerfield & Jaffe ? 12th ed. - 2018 (McGraw-Hill)
Principles of Corporate Finance ? Brealey, Myers & Allen ? 13th ed. 2019 (McGraw-Hill)
Mercados Financeiros para Executivos
OA1: Desenvolver e aplicar os principais conceitos subjacentes à análise, avaliação e gestão de riscos de obrigações e ações.
OA2: Compreender e simular a utilização de instrumentos derivados na gestão de riscos financeiros.
P1. Mercados financeiros
P2: Análise e avaliação de obrigações
P3: Análise e avaliação de ações
P4: Instrumentos derivados e gestão de riscos financeiros
1) Avaliação periódica: trabalhos ou casos, individuais/grupo (50%) e teste escrito individual (50%).
Aprovação:
a) mín. 9,5 valores em cada uma das provas.
b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 60% das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Hull, J. ? Options, Futures, and Other Derivatives, Pearson, 10th Edition, 2018.
Martellini, L., P. Priaulet e S. Priaulet ? Fixed-Income Securities ? Valuation, Risk Management & Portfolio Strategies, Wiley Finance, 2003.
Garbade, K. D. ? Fixed Income Analytics, The MIT Press, 1996.
Fabozzi, F. ? Bond Markets, Analysis, and Strategies, Pearson, 9th Edition, 2015.
Estratégias de Internacionalização para Executivos
OA1. Discutir e aplicar os conceitos relativos aos factores críticos para o sucesso da empresa nos mercados internacionais.
OA2. Desenvolver e simular as principais características comportamentais do gestor de projetos.
P1. Globalização
P2. Estratégias genéricas de internacionalização
P3. A escolha de mercados
P4. Modalidades de entrada
P5. Global Cross Cultural Management
P6. Global Marketing
P7. Global People Management
P8. Global Financial Management
1) Avaliação ao longo do semestre: trabalho escrito individual (50%)
e trabalho de grupo (50%)
Aprovação:
a) mín. 9,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais;
b) classificação final mín. 10 valores;
c) assiduidade mínima de 60% das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores.
Escala: 0-20 valores.
th edition, Palgrave MacMillan
Lasserre, P. (2018);Global Strategic Management; 4
Hofstede, Geert, (2010), Culture and organizations: Software of the mind, McGraw-Hill
Caligiuri, Paula, (2013) Cultural Agility, Jossey-Bass
Eiteman, David K., (2018), Multinational Business Finance, Pearson.
Hollensen, Svend, (2020), Global Marketing, Pearson
Estratégia de Transformação Digital para Executivos
OA1. Compreender e debater os princípios da transformação digital
OA2. Saber aplicar as estratégias que promovam a transformação digital
OA3. Identificar as principais tendências digitais e tecnológicas e saber como as transformar em valor para as organizações.
OA4. Saber aplicar uma análise de maturidade de transformação digital.
P1. Os 5 Princípios da Transformação Digital
P2. Os desafios do Big Data
P3. Estratégia de Transformação Digital
P4. Design Thinking
P5. Modelos de Maturidade de Transformação Digital
P6. Tendências Digitais e Tecnológicas
P7. Case Studies de Transformação Digital
1) Avaliação ao longo do semestre: avaliação de grupo (50%), avaliação individual (50%).
Aprovação:
a) mín. 9,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais;
b) classificação final mín. 10 valores;
c) assiduidade mínima de 60% das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Rogers, D. L. (2016). The digital transformation playbook: Rethink your business for the digital age. Columbia University Press.
Sales Management para Executivos
OA1 - Dominar e aplicar as ferramentas de previsão, planeamento e performance de vendas
OA2 - Dominar e aplicar as técnicas de organização e gestão de uma força de vendas
OA3 - Elaborar um Balanced Scorecard Comercial
Capítulo I: Sales Force Management
- Funções da força de vendas
- Dimensão da força de vendas
- Organização da força de vendas
- Gestão da força de vendas
- Controle da força de vendas
- Estudo de caso
Capítulo II: Sales Management
- O Sales-mix (R)
- previsão de vendas
- planeamento de vendas
- performance de vendas
Capítulo III: O Balanced Scorecard Comercial
1) Avaliação periódica: trabalho grupo (50%) e trabalho individual (50%).
Aprovação:
a) mín. 9,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais;
b) classificação final mín. 10 valores; e,
c) assiduidade mínima de 60% das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
- Sales Force Management: Leadership, Innovation, Technology. Mark Johnston & Greg Marshall, 12Th Edition, 2016, McGraw-Hill.
- Selling and Sales Management. David Jobber & Geoff Lancaster. Prentice Hall.
Marketing Digital para Executivos
OA1. Compreender o efeito do digital na transformação do marketing mix.
OA2. Praticar os princípios de um plano de marketing digital aplicado à comunicação da marca.
OA3. Compreender as best practices na área
OA4. Compreender as principais métricas e KPIs
P1. Remix digital: efeito sobre produto e precificação
P2. Remix digital: efeito sobre canais de distribuição
P3. Remix digital: efeito sobre comunicação da marca
P4. Preparação de um plano de marketing digital ? Uso da ferramenta SOSTAC aplicada ao contexto digital.
1) Avaliação contínua: trabalhos ou casos, individuais/grupo (45%), participação individual (5%) e teste escrito individual (50%).
a) mín. 9,5 valores em cada prova ou conjunto de provas individuais;
b) classificação final mín. 10 valores;
c) assiduidade mínima de 60% das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
-Rigby, Darrell (2011). The Future of Shopping. Harvard Business Review. Dec. 65-76.
-Holt, D. (2016). Branding in the age of social media. Harvard business review, 94(3), 13.
-Edelman, D. C., & Singer, M. (2015). Competing on customer journeys. Harvard Business Review, 93(11), 88-100.
-Barwise, P., & Meehan, S. (2010). The One Thing You Must Get Right When Building a Brand. Harvard Business Review, 88(12), 80-84.
-Chaffey D., and Smith PR. (2017). Digital Marketing Excellence ? Planning,Optimizing and Integrating Online Marketing, Routledge, 5th. Edition.
Gestão de Projectos para Executivos
OA1. Desenvolver, debater e aplicar as componentes principais de gestão de projetos: planeamento, implementação e controlo; fecho.
OA2. Desenvolver e simular as principais características comportamentais do gestor de projetos.
P1. Planeamento do Projeto: Business Case, Project Charter, Work Breakdown Structure, Timeline, Orçamento e Risco
P2. Implementação e Controlo do Projeto
P3. Fecho do Projecto
P4. Aspectos Comportamentais do Gestor de Projectos
1) Avaliação periódica: Avaliação de grupo (50%) e Avaliação individual (50%).
Aprovação:
a) mín. 9,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais;
b) classificação final mín. 10 valores;
c) assiduidade mínima de 60% das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores.
Escala: 0-20 valores.
AGILE PRACTICE GUIDE - PMI (2017)
PMBOK GUIDE ? PMI (2017)
Project Management Toolbox ? Martinelli & Milosevic, 2016 (Wiley)
Gestão da Cadeia de Abastecimento para Executivos
OA-1:Capacitar os estudantes de uma visão integrada da cadeia de abastecimento e das suas estratégias
OA-2:Capacitar os estudantes com competências para analisar os principais desafios na cadeia de abastecimento através do racional da trilogia de tempo, custo e qualidade de serviço.
P1 ? Visão integrada da Cadeia de Abastecimento
P2 ? Estratégias na cadeia de abastecimento
P3 ? Posicionamento de stock na Cadeia de Abastecimento
P4 ? Gestão de Stocks na Cadeia de Abastecimento
P5 ? Casos de Estudo: Discussão e Apresentação
1) Avaliação periódica: trabalhos ou casos, individuais/grupo (40%) e teste escrito individual (60%).
Aprovação:
a) mín. 9,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais;
b) classificação final mín. 10 valores;
c) assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores.
Escala: 0-20 valores.
Carvalho, J.C. ? Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Sílabo; 2017
Christopher, M. ? Logistics and Supply Chain Management, 5ª edição, Pearson, 2016
Simchi-Levi, D., Kaminsly, P., Simchi-Levi, E. ? Designing & Managing the Supply Chain: concepts, strategies & case studies, 3ª edição, 2007
Johnsen, T.E., Moward, M., Miemczyk, J. ? Purchasing and Supply Chain Management: a sustainability perspsective, 2ª edição, Routledge, 2019
Comunicação Empresarial para Executivos
OA1. Identificar os elementos-chave da CE potenciadores do sucesso organizacional;
OA2. Conceber e implementar estratégias para a criação de um sistema de CE eficiente e eficaz.
P1. Processo comunicacional ? desafiando premissas
P2. Desafios da CE: Inovação e Mudança, Identidade Organizacional e Política de Relações Públicas
P3. Processos emocionais e técnicas de comunicação eficaz
P4. Redes de comunicação interna e externa
P5. Construção de um Sistema de CE: estratégia, fatores de sucesso e auditorias
1) Avaliação periódica: teste escrito individual (100%).
Aprovação: ´
a) classificação final mín. 10 valores;
b) assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores.
Escala: 0-20 valores.
Downs, C. W & Adrian, A. D. (2004). Assessing Organizational Communication ? Strategic Communication Audits. New York: The Guilford Press.
Clampitt, P. G. (2016). Communicating for Managerial effectiveness ? problems, strategies, solutions. (6th ed.). LA: Sage.
Miller, K. (2012). Organizational Communication: Approaches and Processes. (6th ed.). Canada: Wadworth.
Frese, M., Beimel, S. & Schoenborn, S. (2003). Action Training for Charismatic Leadership:two evaluations od studies of a commercial training module on inspirational communication of a vision. Personnel Psychology, 56, 671-697.
Falkheimer, J. (2014). The power of strategic communication in organizational development. International Journal of Quality and Service Sciences, 6(2/3):124-133.
Negociação para Executivos
OA1. Compreender, analisar e aplicar adequadamente os elementos e ferramentas chave de uma negociação em contextos organizacionais;
OA2. Identificar e gerir estratégica e operacionalmente os principais passos negociais: preparação, interação e acordo, numa perspectiva win-win.
P1 - Elementos chave da negociação
P2 - Abordagens estratégicas à Negociação
P3 - Preparação; Relação, Processo
P4 - Interesses, Opções, Legitimidade
P5 - Influência e Táticas de Negociação
P6 - Compromissos e Alternativas
1) Avaliação periódica: trabalho grupo (50%) e teste escrito/trabalho individual (50%).
Aprovação:
a) mín. 9,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais;
b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 60% das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores.
Escala: 0-20 valores.
Leituras disponibilizadas e slides das aulas
Falcão, P. F. (2018). Todos podemos negociar bem! Conceitos, estratégias e exemplos práticos de gestores de sucesso (3ª edição). Grupo Leya
Trabalho de Projeto Aplicado em Gestão
OA1: Realizar corretamente a definição de um problema, suas delimitações e subproblemas no sentido de preparar cenários para soluções;
OA2: Desenvolver estudos de benchmark para problemas similares e suas soluções;
OA3: Conduzir um processo empírico de levantamento e análise exaustiva da realidade para permitir melhor adequação e procura de soluções;
OA4: Desenvolver as soluções propostas e sistematizar quer a sua apresentação quer a escolha do que melhor se adequa à realidade estudada;
OA5: Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição;
OA6: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada.
A natureza da UC procura aplicar competências já adquiridas para alcançar o objetivo de conclusão do trabalho de projeto. No entanto, permite guiar o aluno perante o processo de análise, formulação e implementação de solução(ões) para problemas práticos. Algumas das matérias constantes da UC compreendem:
CP1: Definição do problema.
CP2: Benchmark de outras realidades.
CP3: Definição da(s) solução(ões);
CP4: Redação e apresentação (Preparação para a defesa)
O trabalho de projeto será defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública, respeitando as normas estabelecidas pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Pode ser desenvolvido em grupo, não obstante a colocação de questões finais individuais.
Avaliação periódica: Elaboração de projeto.
Avaliação final: Monografia, apresentação estruturada tipo field work.
O processo, integrado, vale 100%.
Trabalho de Projeto Aplicado em Gestão
OA1: Realizar corretamente a definição de um problema, suas delimitações e subproblemas no sentido de preparar cenários para soluções;
OA2: Desenvolver estudos de benchmark para problemas similares e suas soluções;
OA3: Conduzir um processo empírico de levantamento e análise exaustiva da realidade para permitir melhor adequação e procura de soluções;
OA4: Desenvolver as soluções propostas e sistematizar quer a sua apresentação quer a escolha do que melhor se adequa à realidade estudada;
OA5: Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição;
OA6: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada.
A natureza da UC procura aplicar competências já adquiridas para alcançar o objetivo de conclusão do trabalho de projeto. No entanto, permite guiar o aluno perante o processo de análise, formulação e implementação de solução(ões) para problemas práticos. Algumas das matérias constantes da UC compreendem:
CP1: Definição do problema.
CP2: Benchmark de outras realidades.
CP3: Definição da(s) solução(ões);
CP4: Redação e apresentação (Preparação para a defesa)
O trabalho de projeto será defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública, respeitando as normas estabelecidas pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Pode ser desenvolvido em grupo, não obstante a colocação de questões finais individuais.
Avaliação periódica: Elaboração de projeto.
Avaliação final: Monografia, apresentação estruturada tipo field work.
O processo, integrado, vale 100%.