Plano de Estudos para 2025/2026
| Unidades curriculares | Créditos | |
|---|---|---|
| 1º Ano | ||
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Concepção da Pesquisa II
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Desenvolvimento e Publicação da Investigação
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Seminário de Desenvolvimento Científico em Gestão
12.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
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Métodos Estatísticos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Concepção da Pesquisa I
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Projeto de Investigação em Gestão
12.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
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Investigação Qualitativa
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
| 2º Ano | ||
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Tese em Gestão
180.0 ECTS
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Especialidades > Ciência de Dados | 180.0 |
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Tese em Gestão
180.0 ECTS
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Especialidades > Contabilidade | 180.0 |
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Tese em Gestão
180.0 ECTS
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Especialidades > Gestão de Operações, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento | 180.0 |
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Tese em Gestão
180.0 ECTS
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Especialidades > Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão | 180.0 |
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Tese em Gestão
180.0 ECTS
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Especialidades > Recursos Humanos e Comportamento Organizacional | 180.0 |
Concepção da Pesquisa II
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
- Definir e diferenciar diferentes planos de investigação
- Identificar as diferentes fases da pesquisa: planos de investigação, operacionalização das variáveis, definição de amostras e validade dos estudos.
- Descrever e ler os resultados da investigação
- Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de investigação;
- Avaliar criticamente a qualidade da investigação
- Reconhecer e aplicar princípios éticos de investigação
1- Planeamento da investigação
2- Diferentes tipos de desenhos de investigação:
- Estudos de caso, estudos correlacionais, estudos experimentais.
- Estudos cross-sectional versus estudos longitudinais
- Estudos com métodos mistos
3- Medição das variáveis e tipos de validade.
4-Tipos de inquéritos (questionários e entrevistas) e cuidados a ter
5- A ética na investigação.
A avaliação consiste num teste/exame individual no final da Unidade Curricular (100%) que visa avaliar os conhecimentos adquiridos e a análise crítica sobre os assuntos. Os estudantes que tenham no exame uma nota inferior a 10 podem fazer uma segunda avaliação.
BibliografiaSaunders, M., Lewis, P. & Thornhill, A (2019). Research methods for business students (8th ed.). Essex: Pearson Education Limited
Mitchell, M. L., & Jolley, J. M. (2013). Research design explained (8th ed.). Toronto, Canada: Wadsworth
Meltzoff, J. & Cooper, H.M. (2017). Critical thinking about research (2nd edition). Washington, D C: American Psychological Association.
Leedy, P. D., & Ormrod, J. E. (2016) Practical research: Planning and design (11th Edition). New Jersey: Prentice-Hall.
DeVellis, R.F. (2017). Scale development: Theory and applications (4th edition). London: Sage.
Bryman, A., & Bell, E. (2015). Business research methods. Oxford University Press, USA.
Turner, S. F., Cardinal, L. B., & Burton, R. M. (2017). Research design for mixed methods: A triangulation-based framework and roadmap. Organizational Research Methods, 20(2), 243-267.
Rogelberg, S., Adelman, M., & Askay, D. (2009). Crafting a successful manuscript: Lessons from 131 reviews. Journal of Business Psychology, 24, 117-121.
Podsakoff, P. M., MacKenzie, S. M., & Podsakoff, N. P. (2012). Sources of method bias in social science research and recommendations on how to control it. Annual Review of Psychology, 63, 539-569.
O'Boyle Jr, E. H., Banks, G. C., & Gonzalez-Mulé, E. (2017). The chrysalis effect: How ugly initial results metamorphosize into beautiful articles. Journal of Management, 43(2), 376-399.
Kirkman, B. L., & Chen, G. (2011). Maximizing your data or data slicing? Recommendations for managing multiple submissions from the same dataset. Management and Organization Review, 7(3), 433-446.
Huang, J. L., Bowling, N. A., Liu, M., & Li, Y. (2014). Detecting insufficient effort responding with an infrequency scale: Evaluating validity and participant reactions. Journal of Business and Psychology, 30 (2),299-311
Hsu, D. K., Simmons, S. A., & Wieland, A. M. (2017). Designing entrepreneurship experiments. Organizational Research Methods, 20(3), 379-412.
Hollenbeck, J. R., & Wright, P. M. (2017). Harking, sharking, and tharking: Making the case for post hoc analysis of scientific data. Journal of Management,43(1), 5-18.
Crenshaw, P, Hale, E., & Harper, S. (2011). Producing intellectual labor in the classroom: The utilization of a critical thinking model to help students take command of their thinking. Journal of College Teaching & Learning, 8, 13-26.
Cheung, JH, Burns, D.K., Sinclair, R.R., & Sliter, M. (2017). Amazon Mechanical Turk in organizational psychology: an evaluation and practical recommendations. Journal of Business and Psychology, 32 (4), 347-361.
Carpenter, S. (2018). Ten steps in scale development and reporting: A guide for researchers. Communication Methods and Measures, 12(1), 25-44.
Bosco, F. A., Aguinis, H., Field, J. G., Pierce, C. A., & Dalton, D. R. (2016). HARKing's threat to organizational research: Evidence from primary and meta-analytic sources. Personnel Psychology, 69(3), 709-750.
Bem, D. J. (2001). Writing the empirical journal article. In Darley, J. M., Zanna, M. P., & Roediger III, H. L. (Eds) (2002). The Complete Academic: A Career Guide. Washington, DC: American Psychological Association.
Desenvolvimento e Publicação da Investigação
O doutorando que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de:
- Desenvolver e escrever numa linguagem científica, artigos, projectos e relatórios de investigação originaies na área da gestão, que sejam publicáveis em revistas cientificas reconhecidas nas áreas da gestão
- Conhecer o processo de submissão de artigos a revistas científicas internacionais
- Perceber os fatores criticos de sucesso na publicação de artigos
- Avaliar o impato e a contribuição dos trabalhos científicos
1. Estruturar e desenvolver um artigo científico
2. Fundamentos da escrita científica
3. Submissão e revisão de artigos
4. Ética na submissão e na revisão de artigos
5. Impacto científico: citações e outros indicadores de impato
O processo de aprendizagem inclui: (a) componente expositiva onde serão debatidos os temas do programa da disciplina; (b) elaboração individual e em grupo de casos práticos de aplicação das temáticas da disciplina
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A avaliação é feita ao longo do semestre com base num trabalho individual (60%) e um trabalho de grupo (40%).
Nota mínima: 10.
McCloskey, Deirdre (2019) Economical Writing (3/E). University of Chicago Press
Lester, Jim and James Lester (2021) Writing Research Papers: A Complete Guide (16/E). Pearson
Zinsser, William (2016). On Writing Well: The Classic Guide to Writing Nonfiction. Harper Collins
Goshert, John (2011) Entering the Academic Conversation: Strategies for Research Writing.
Clines, Raymond and Elizabeth Cobb (2014) Research Writing Simplified: A Documentation Guide (8/E). Pearson
Seminário de Desenvolvimento Científico em Gestão
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
OA1 Identificar problemas de investigação relevantes nas diferentes especialidades da gestão
OA2 Compreender o papel das teorias fundamentais no desenvolvimento de um projecto de investigação.
OA3 Analisar literatura científica na área de modo a elaborar uma revisão critica do estado da arte na especialidade
OA4 Desenvolver tópicos de investigação, propor questões de pesquisa, e preparar um projecto investigação.
1. O processo de investigação. Desenvolvimento de tópicos de investigação.
2. Importância e definição do problema de investigação
3. Importância da teoria como suporte do problema de investigação
4. Revisão de literatura. Instrumentos de análise da literatura
5. Desenvolvimento de questões de investigação. Ética na investigação.
A avaliação da disciplina ao longo do semestre é baseada numa escala de 0 a 20 e é obtida pela média ponderada dos seguintes elementos obrigatórios: apresentação de um trabalho individual escrito (90%) contextualizado na especialidade e área de investigação, e um exercício em grupo e apresentado oralmente em aula (10%). É necessária a obtenção da nota mínima de 10 valores para a aprovação na unidade curricular.
Dada a natureza e objetivo desta unidade curricular esta não prevê a realização de um exame final para os estudantes que não obtem aprovação no sistema acima descrito.
Leedy, P. D. & Ormrod (2019). Practical research: Planning and design. Macmillan publishing company.
Sandberg, J. & Alvesson, M. (2011) Ways of constructing research questions: gap-spotting or problematization?, Organization, 18(1), 23-34
Evans, D., Gruba, P., & Zobel, J. (2011). How to write a better thesis. Melbourne Univ. Publishing.
Editors of Academy of Management Journal (2011). From the Editors Publishing in AMJ. 54 (3), 432-453
Blokdyk, G. (2019). Marketing Research: A Complete self- assessment Guide. New Jersey: 5STARCooks.
Choi T.M., Cheng T.C.E., & Zhao X. (2016). MultiMethodological Research in Operations Management. Production and Operations Management, 25(3), 279-389.
Daniels, S. R., Wang, G., Lawong, D., & Ferris, G. R. (2017). Collective assessment of the human resources management field: Meta-analytic needs and theory development prospects for the future. Human Resource Management Review, 27(1), 8-25.
George, G., Osinga, E.C., Lavie, D., & Scott, B.A. (2016). Big data and data science methods for management research. Academy of Management Journal, 59 (5), 1493-1507.
Post, C., Sarala, R., Gatrell, C., & Prescott, J. E. (2020). Advancing theory with review articles. Journal of Management Studies, 57(2), 351-376.
Scott, W.R., & O´Brein, P. (2019). Financial Accounting Theory (8th Edition), Toronto: Prentice Hall
Vicario, G., & Coleman, S. (2020). A review of data science in business and industry and a future view. Applied Stochastic Models in Business and Industry, 36 (1): 6-18.
Métodos Estatísticos
O aluno que complete esta UC será capaz de:
1) Definir e identificar o uso dos diferentes métodos estatísticos de acordo com as respetivas questões de investigação.
2) Compreender a coerência necessária entre os processos de recolha/amostragem e as técnicas de inferência utilizadas.
3) Ser capaz de descrever e interpretar os resultados obtidos.
4) Avaliar criticamente os procedimentos estatísticos e econométricos utilizados, compreendendo igualmente as suas limitações.
5) Utilizar os programas EXCEL e R/RStudio para realizar análise de dados inferencial e multivariada.
1) Análise exploratória preliminar dos dados.
2) Testes de hipóteses paramétricos: teste t para uma média; teste t para duas médias; análise de variância simples.
3) Testes de hipóteses não-paramétricos: teste de ajustamento de Kolmogorov-Smirnov; teste de independência do Qui-Quadrado; teste de Mann-Whitney; teste de Kruskal-Wallis.
4) Regressão Linear: Simples e Múltipla
A avaliação processa-se em avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre é constituída por um trabalho de grupo (50%) e um teste (50%) que abarca toda a matéria e cuja nota terá de ser superior ou igual a 7.5 valores. A avaliação ao longo do semestre obriga a uma assiduidade mínima de 66.67% das aulas. A avaliação por exame consiste na realização de um exame com uma ponderação de 100%.
No teste e no exame os alunos podem usar uma calculadora e todos os materiais disponibilizados pelo docente.
Curto, José Dias, Statistics - over 200 problems (with solutions): Applications in `R/RStudio' and `Excel', 2022, Ed. Autor, Amazon.
Hair, Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L., Multivariate Data Analysis (8th ed.), 2018, Pearson Prentice Hall,.
Curto, José Dias, Mathematics in Bullets points: what you must know before starting a master or PhD program, 2019, Ed. Autor, Amazon.
Concepção da Pesquisa I
OA1 - Apresentar aos alunos os princípios fundamentais e a importância da investigação científica e do desenho da investigação em diversas disciplinas.
OA2 - Equipar os alunos com conhecimentos para escolher métodos de investigação apropriados com base nos objetivos da investigação.
OA3 - Orientar os alunos no desenvolvimento de hipóteses e questões de pesquisa claras e testáveis.
OA4 - Proporcionar aos alunos uma compreensão das técnicas de recolha de dados e considerações éticas na investigação.
OA5 - Capacitar os alunos para avaliar criticamente projetos e métodos de investigação existentes na literatura.
Módulo 1: Introdução à Investigação Científica
Módulo 2: Identificação do Problema/Tópico de Investigação e Formulação de Questões de Investigação
Módulo 3: Desenho e Métodos de Investigação
Módulo 4: Técnicas de Recolha de Dados
Módulo 5: Avaliação Crítica de Projetos de Investigação
A avaliação é realizada com base em:
- apresentação e discussão de trabalho de grupo (25%)
- teste final (75%)
Aprovação: média ponderada de 10 valores ou superior; o resultado de cada uma das componentes não pode ser inferior a 8 val.
Bell, E., Bryman, A., & Harley, B. (2019). Business research methods. Oxford university press.
Leedy, P. D., & Ormrod, J. E. (2019). Practical research: Planning and design. Pearson Education.
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research methods for business students. Pearson education.
Projeto de Investigação em Gestão
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
OA 1 - Compreender a forma como deve ser estruturado um projeto de investigação.
OA 2 - Preparar um draft do seu projeto de investigação.
1. Estrutura de um projeto de investigação
2. Métodos de investigação.
3. Análise dos projetos de investigação dos alunos.
Avaliação ao longo do semestre:
Projeto de investigação individual - documento escrito (70%).
Projeto de investigação individual - apresentação oral (30%).
Requisitos:
Não é exigida assiduidade mínima.
Não é exigida nota mínima em nenhum dos instrumentos de avaliação.
Aprovação com uma média ponderada mínima de 10 valores.
Smith, M. (2020) Research Methods in Accounting. Fifth Edition. London: SAGE Publications.
Sharda R, Delen D, Turban E (2018) Business Intelligence, Analytics, and Data Science: A Managerial Perspective. Global Fourth Edition, Harlow: Pearson.
Bell E, Bryman A, Harley B (2019) Business research methods. Fifth Edition, New York: Oxford University Press.
Sandberg, J. & Alvesson, M. (2011) Ways of constructing research questions: gap-spotting or problematization?, Organization, 18(1), 23-34.
Markoulli, M., Lee, C. I. S. G., Byington, E., & Felps, W. A. (2017). Mapping Human Resource Management: Reviewing the field and charting future directions. Human Resource Management Review, 27(3), 367?396
Sekaran U, Bougie R (2016) Research Methods For Business: A Skill-Building Approach. Seventh Edition, Chichester: John Wiley & Sons.
Saunders MNK, Lewis P, Thornhill A (2016) Research Methods for Business Students. Seventh Edition, Harlow: Pearson.
Porter, L. W., & Schneider, B. (2014). What was, what is, and what may be in OP/OB. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1, 1?21.
Pindek, S., Kessler, S. R., & Spector, P. E. (2017). A quantitative and qualitative review of what meta-analyses have contributed to our understanding of human resource management. Human Resource Management Review, 27(1), 26?38.
Hastie T, Tibshirani R, Friedman J (2013) The Elements of Statistical Learning: Data Mining, Inference, and Prediction. Second Edition, New Yor: Springer.
Greenfield T, Greener S (Eds.) (2016) Research Methods for Postgraduates. Third Edition, Chichester: John Wiley & Sons.
Choi TM, Cheng TCE, Zhao X (2016) Multi?Methodological Research in Operations Management, Production and Operations Management, 25(3): 279-389.
Choi TM, Wallace SW, Wang Y (2018) Big Data Analytics in Operations Management, Production and Operations Management, 27(10): 1868-1883.
Daniels, S. R., Wang, G., Lawong, D., & Ferris, G. R. (2017). Collective assessment of the human resources management field: Meta-analytic needs and theory development prospects for the future. Human Resource Management Review, 27(1), 8?25
Investigação Qualitativa
Após a conclusão desta unidade curricular é esperado que os alunos sejam capazes de:
1- Discutir o que é a investigação qualitativa, diferenciando-a da investigação quantitativa;
2- Identificar quando deve a investigação ser qualitativa;
3- Desenhar um projecto de investigação qualitativa, identificando o problema e a abordagem que lhe estão subjacentes;
4- Escolher as estratégias de recolha de evidência mais apropriadas ao projecto de investigação conduzido;
5- Analisar a evidência qualitativa.
1. Caracterização da investigação qualitativa
2. Perspetivas ontológicas, epistemológicas e questões de investigação: definição do puzzle intelectual
3. Design da investigação qualitativa
4. Estratégias de recolha de evidência
a. Fontes de evidência, métodos e abordagens
b. Entrevistas
c. Observação e participação
d. Documentos
5. Condução de estudos de caso
6. Análise da evidência qualitativa
a. Organização e indexing da evidência
b. As três componentes da análise de evidência de Miles & Huberman
c. Desenvolvendo argumentos convincentes tendo por base evidência qualitativa
7. Qualidade na investigação qualitativa
O sistema de avaliação desta UC baseia-se na preparação de um ensaio, o qual deve ser elaborado individualmente por cada estudante e na realização de uma prova individual no final das aulas. O tópico do ensaio resulta de indicação do docente no início da UC e deve relacionar-se com um tópico específico coberto pelo programa da UC. Para preparar o ensaio, os estudantes são encorajados a complementar a bibliografia de base adoptada na UC com artigos diversos de journals científicos na área. A nota a atribuir ao aluno resulta da média ponderada do ensaio individual e da prova final, sendo os pesos atrbuidos a cada um dos elementos de avaliação de 30% e 70%, respetivamente.
Adicionalmente, é necessária a frequência a pelo menos 2/3 das aulas. Caso não se verifique esta condição, o estudante reprova à UC.
Cassell, C., Cunliffe, A. L., & Grandy, G. (2018). The SAGE handbook of qualitative business and management research methods. London: Sage (vol.1 and 2)
Marshall, C., Rossman, G. B. & Blanco, G. L. (2021). Designing Qualitative Research, 7th edition, Thousand Oaks, CA: Sage.
Mason, J. (2017). Qualitative Researching, 3rd edition, London: Sage.
Miles, M. B., Huberman, A. M. & Saldaña, J. (2019). Qualitative Data Analysis, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage.
Rouse, E., Reinecke, J., Ravasi, D., Langley, A., Grimes, M., & Gruber, M. (2025). Making a theoretical contribution with qualitative research. Academy of Management Journal, 68(2), 257-266.
Silverman, D. (2021). Doing Qualitative Research, 6th edition, London: Sage.
Yin, R. (2018). Case study research and Applications: Research Design and Methods, Sage, 6th edition.
Aguinis, H., & Solarino, A. M. (2019). Transparency and replicability in qualitative research: The case of interviews with elite informants. Strategic management journal, 40(8), 1291-1315.
Akkerman, S., Admiraal, W., Brekelmans, M., & Oost, H. (2008). Auditing quality of research in social sciences. Quality & Quantity, 42, 257-274.
Bansal, P., Smith, W.K. & Vaara, E. (2018). New ways of seeing through qualitative research. Academy of Management Journal, 61(4), 1189-1195.
Bluhm, D. J., Harman, W., Lee, T. W. & Mitchell, T. R. (2011). Qualitative Research in Management: A Decade of Progress. Journal of Management Studies, 48, 1866–1891.
Denzin, N., & Lincoln, Y. (2017) (Eds.), The Sage Handbook of Qualitative Research, 5th edition, Sage Publications, Thousand Oaks, CA.
Eisenhardt, K., Graebner, M. G. & Sonenshein, S. (2016). Grand Challenges and Inductive Methods Rigor Without Rigor Mortins. Academy of Management Journal, 59(4), 1113-1123.
Gephart, R. (2004). From the editors: qualitative research and the Academy of Management Journal. Academy of Management Journal, 47(4) 454-461.
Grodal, S., Anteby, M., & Holm, A. L. (2021). Achieving rigor in qualitative analysis: The role of active categorization in theory building. Academy of Management Review, 46(3), 591-612.
Gaudet, S. & Robert, D. (2018). A Journey Through Qualitative Research: From Design to Reporting, Sage.
Hoque, Z., Parker, L., Kovaleski, M.A. & Hatnes, K. (2017). The Routledge Companion to Qualitative Accounting Research Methods, NY: Routledge.
Howard-Grenville, J., Nelson, A., Vough, H., & Zilber, T. B. (2021). From the editors—Achieving fit and avoiding misfit in qualitative research. Academy of Management Journal, 64(5), 1313-1323.
Patton, M. Q. (2015) Qualitative Research and Evaluation Methods, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage.
Pratt, M. G. (2008). Fitting oval pegs into round holes: tensions in evaluating and publishing qualitative research in top North American journals. Organizational Research Methods, 11, 481–509.
Solarino, A. M., & Aguinis, H. (2021). Challenges and best-practice recommendations for designing and conducting interviews with elite informants. Journal of Management Studies, 58(3), 649-672.
Tese em Gestão
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
OA1: desenvolver e comunicar investigação científica numa das seguintes áreas da gestão: Contabilidade; Recursos Humanos e Comportamento Organizacional; Marketing; Gestão de Operações, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento; Métodos quantitativos Aplicados à Gestão; Estratégia e Empreendorismo.
OA2: concluir e defender uma tese que contribua para o avanço do conhecimento numa das áreas da gestão acima referidas.
Desenvolvimento da tese de doutoramento que inclui os seguintes pontos:
1. Identificação de um problema de investigação relevante
2. Análise critica da literatura
3. Compreensão do enquadramento teórico
4. Desenvolvimento do desenho de investigação
5. Aplicação empírica, métodos e análise de resultados
6. Implicações e contribuição para a área de conhecimento
7. Escrita da tese
8. Comunicação de resultados científicos em gestão
A tese é avaliada em provas públicas por um júri constituído por investigadores nacionais ou internacionais reconhecidos na área da tese. A avaliação é baseada no mérito científico e na contribuição da tese para o conhecimento na área.
BibliografiaTese em Gestão
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
OA1: desenvolver e comunicar investigação científica numa das seguintes áreas da gestão: Contabilidade; Recursos Humanos e Comportamento Organizacional; Marketing; Gestão de Operações, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento; Métodos quantitativos Aplicados à Gestão; Estratégia e Empreendorismo.
OA2: concluir e defender uma tese que contribua para o avanço do conhecimento numa das áreas da gestão acima referidas.
Desenvolvimento da tese de doutoramento que inclui os seguintes pontos:
1. Identificação de um problema de investigação relevante
2. Análise critica da literatura
3. Compreensão do enquadramento teórico
4. Desenvolvimento do desenho de investigação
5. Aplicação empírica, métodos e análise de resultados
6. Implicações e contribuição para a área de conhecimento
7. Escrita da tese
8. Comunicação de resultados científicos em gestão
A tese é avaliada em provas públicas por um júri constituído por investigadores nacionais ou internacionais reconhecidos na área da tese. A avaliação é baseada no mérito científico e na contribuição da tese para o conhecimento na área.
BibliografiaTese em Gestão
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
OA1: desenvolver e comunicar investigação científica numa das seguintes áreas da gestão: Contabilidade; Recursos Humanos e Comportamento Organizacional; Marketing; Gestão de Operações, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento; Métodos quantitativos Aplicados à Gestão; Estratégia e Empreendorismo.
OA2: concluir e defender uma tese que contribua para o avanço do conhecimento numa das áreas da gestão acima referidas.
Desenvolvimento da tese de doutoramento que inclui os seguintes pontos:
1. Identificação de um problema de investigação relevante
2. Análise critica da literatura
3. Compreensão do enquadramento teórico
4. Desenvolvimento do desenho de investigação
5. Aplicação empírica, métodos e análise de resultados
6. Implicações e contribuição para a área de conhecimento
7. Escrita da tese
8. Comunicação de resultados científicos em gestão
A tese é avaliada em provas públicas por um júri constituído por investigadores nacionais ou internacionais reconhecidos na área da tese. A avaliação é baseada no mérito científico e na contribuição da tese para o conhecimento na área.
BibliografiaTese em Gestão
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
OA1: desenvolver e comunicar investigação científica numa das seguintes áreas da gestão: Contabilidade; Recursos Humanos e Comportamento Organizacional; Marketing; Gestão de Operações, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento; Métodos quantitativos Aplicados à Gestão; Estratégia e Empreendorismo.
OA2: concluir e defender uma tese que contribua para o avanço do conhecimento numa das áreas da gestão acima referidas.
Desenvolvimento da tese de doutoramento que inclui os seguintes pontos:
1. Identificação de um problema de investigação relevante
2. Análise critica da literatura
3. Compreensão do enquadramento teórico
4. Desenvolvimento do desenho de investigação
5. Aplicação empírica, métodos e análise de resultados
6. Implicações e contribuição para a área de conhecimento
7. Escrita da tese
8. Comunicação de resultados científicos em gestão
A tese é avaliada em provas públicas por um júri constituído por investigadores nacionais ou internacionais reconhecidos na área da tese. A avaliação é baseada no mérito científico e na contribuição da tese para o conhecimento na área.
BibliografiaTese em Gestão
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
OA1: desenvolver e comunicar investigação científica numa das seguintes áreas da gestão: Contabilidade; Recursos Humanos e Comportamento Organizacional; Marketing; Gestão de Operações, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento; Métodos quantitativos Aplicados à Gestão; Estratégia e Empreendorismo.
OA2: concluir e defender uma tese que contribua para o avanço do conhecimento numa das áreas da gestão acima referidas.
Desenvolvimento da tese de doutoramento que inclui os seguintes pontos:
1. Identificação de um problema de investigação relevante
2. Análise critica da literatura
3. Compreensão do enquadramento teórico
4. Desenvolvimento do desenho de investigação
5. Aplicação empírica, métodos e análise de resultados
6. Implicações e contribuição para a área de conhecimento
7. Escrita da tese
8. Comunicação de resultados científicos em gestão
A tese é avaliada em provas públicas por um júri constituído por investigadores nacionais ou internacionais reconhecidos na área da tese. A avaliação é baseada no mérito científico e na contribuição da tese para o conhecimento na área.
Bibliografia