Mestrado

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
31 jul 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 30/2019 de 24-06-2019
Registo de alteração -
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Edifício 1, Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Inglês
Tipo de ensino Presencial

O corpo docente do mestrado é constituído por professores e investigadores do Iscte com larga experiência de ensino e de pesquisa em Economia Política, provenientes das áreas científicas da Economia, da Sociologia, da Ciência Política e dos estudos do desenvolvimento. Muitos integram unidades de investigação reconhecidas e avaliadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia como excelentes, como o DINÂMIA’CET‑Iscte e o CIES‑Iscte, garantindo a articulação permanente entre a docência e a investigação.

A equipa docente cobre quer as unidades curriculares obrigatórias, quer um conjunto alargado de optativas especializadas, permitindo aos estudantes construir percursos diferenciados em temas como finanças, políticas públicas, mercado de trabalho, desigualdades, populismo ou crise ecológica.

Entre os docentes responsáveis por optativas recomendadas destacam‑se, entre outros, Mariana Mortágua (Economia Política da Financeirização), João Carvalho (A economia política dos partidos de extrema-direita: uma perspetiva global) e Cristina Sousa (Economia política da crise ecológica), cuja experiência académica e profissional reforça o carácter interdisciplinar e crítico do programa.


Corpo Docente para (2025/2026)

Estágio de 2º Ciclo | Dissertação em Economia Política | Economia Política Comparada
Paulo Marques é Professor Associado no Departamento de Economia Política do Iscte. Desenvolve a sua atividade de investigação no DINÂMIA'CET-Iscte. Coordena atualmente o Observatório do Emprego Jovem e o Projeto de Investigação SOLID-JOB (ambos financiados pela FCT). A sua tese de doutoramento foi desenvolvida na área da Economia Política e foi intitulada 'Young People and Labour Market Segmentation in Europe: An Institutionalist Perspective'. Desenvolve investigação na área da Economia Política Comparada, mais especificamente sobre a segmentação do mercado de trabalho e as políticas públicas de emprego. A sua tese de doutoramento venceu os prémios: António Simões Lopes, atribuído pela Ordem dos Economistas (Melhor tese de doutoramento em 2016), e Manuel Lopes, atribuído pelo IEFP. A sua dissertação de mestrado venceu os prémios: Jacques Delors, atribuído pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors; e Silva Leal (menção honrosa), atribuído pela Secretaria de Estado da Segurança Social e ISCTE. Um artigo que escreveu em conjunto com Isabel Salavisa e que foi publicado na Socio-Economic Review recebeu o Prémio António Dornelas, atribuído pelo Ministério do Trabalho. Paulo Marques tem publicado artigos científicos em revistas científicas prestigiadas, como a Socio-Economic Review, Comparative European Politics e European Journal of Industrial Relations. 
Estados e Mercados na Teoria Económica
Professora Associada no Departamento de Economia Política da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - IUL e Investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). Doutorada em Economia pelo ISCTE e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG-UTL. A sua tese de doutoramento intitula-se A Dificuldade da Escolha. Acção e Mudança Institucional.É subdirectora do DINÂMIA'CET. É também membro do Observatório sobre as Crises e as Alternativas do Centro de Estudos Sociais (CES - Universidade de Coimbra) em colaboração com o Instituto para os Estudos Laborais da Organização Internacional do Trabalho (INST/OIT). Os seus atuais interesses de investigação incluem a economia política da austeridade com destaque para os fundamentos teóricos e epistemológicos da crise económica de 2007-2008 e das respostas à crise e os valores, a incomensurabilidade de valor e a valoração na tomada de decisão pública.
Estágio de 2º Ciclo | Seminário de Investigação em Economia Política
Doutorada em Economia pelo ISCTE-IUL e pela Universidade de Bourgogne (França), Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos e Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL). É professora catedrática do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, e investigadora integrada do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). É diretora do Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Foi coordenadora do projeto FCT, 'Remunerações flexíveis para contratos flexíveis? A dinâmica da relação entre a política salarial e os contratos de emprego ao nível da empresa' entre 2009-2013 (PTDC/EGE-ECO/108547/2008) e o projeto FCT 'Aproximar o Ensino Superior, a Formação e a Qualidade do Emprego', entre 2018-2022 (PTDC/SOC-SOC/30016/2017). É coordenadora do Observatório do Emprego Jovem (DINAMIA-ISCTE-IUL). Entre os seus principais interesses de estudo e investigação destacam-se a procura de competências, políticas salariais das empresas e segmentação do mercado de trabalho.
Métodos de Pesquisa em Antropologia
Leituras em Economia Política
A Constituição Social da Economia
Métodos Econométricos I
Joaquim J.S. Ramalho graduated in Economics from the University of Evora in 1993 and received a masters degree in Mathematics Applied to Economics and Management from the Technical University of Lisbon (ISEG-UTL) in 1996. In 2002, he completed his PhD in Economics at the University of Bristol. Since 2016, he is Professor at ISCTE-IUL (Dep. Economics) and before that he taught at the University of Evora for 23 years. His research focuses on theoretical and applied microeconometrics, and he has published in a variety of academic journals, including the Journal of Econometrics, Oxford Bulletin of Economics and Statistics, Econometric Reviews, Computational Statistics and Data Analysis and International Journal of Industrial Organization.
Economia Política Internacional | Estágio de 2º Ciclo
Luis Mah é professor auxiliar em Estudos de Desenvolvimento no Departamento de Economia Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Entre 2015-2022, leccionou no Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e PhD in Development Studies no ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Nos últimos 19 anos tem trabalhado com organizações da sociedade civil e entre 2007 e 2010 foi director da Campanha do Milénio das Nações Unidas (UNMC) em Portugal. Interessa-se em particular pelas implicações globais da (re)emergência económica da Ásia e pela cooperação internacional para o desenvolvimento da União Europeia. Tem um doutoramento em Estudos de Desenvolvimento pela LSE-London School of Economics and Political Science (Londres, 2004), um mestrado em Ciência Política pela Universidade de Yonsei (Seul, 1996) e uma licenciatura em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, 1993).
Estágio de 2º Ciclo
Licenciado em Direito (Ciências jurídico - políticas) pela Universidade de Lisboa. Mestre em Sociedades e Políticas Europeias pelo ISCTE - IUL. Suficiência Investigadora (DEA) em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade da Extremadura (Espanha). Doutorado em Políticas Públicas no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa onde é Professor Auxiliar e investigador integrado no DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território. É, igualmente, investigador no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto. Anteriormente desempenhou funções como Presidente da 1ª Secção do Júri de Ética da Autoregulação Publicitária (ex-ICAP) e como secretário - geral e director executivo de diversas associações profissionais. De 2005 a 2009 foi Deputado à Assembleia da República (10ª legislatura) e membro da Delegação Nacional Portuguesa na 97ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho - Organização Internacional do Trabalho, Genebra, Suíça. Possui vasta experiência internacional tendo leccionado, nomeadamente, na Chinese Academy of Governance (antiga National School of Administration - CNSA), China - Europe Public Administration Project, República Popular da China, no Global Distance Learning Network of World Bank for East Timor, Timor - Leste e no ProPALOP-TL ISC PNUD em Angola. Possui um grande número de livros e publicações académicas em português, alemão e chinês sobre direito da publicidade, direito do mar, direito europeu e direito do consumidor. Membro da Comissão Técnica e Científica com o objetivo de acompanhar a candidatura das Ilhas Selvagens a Património Mundial da UNESCO, desde setembro de 2016. Membro do Conselho de Revisão e Aconselhamento para a elaboração de Proposta de Grandes Opções para a Estratégia Marítima Nacional até 2030 (2023) Editor - Chefe da REM - Revista de Estudos do Mar. Editor do Academia.edu Editor Program. Membro do Conselho Editorial da Revista do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília, Brasil. Perito externo responsável pelos processos de verificação EQAVET, da Associação Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. I.P., Ministério da Educação e Ciência. Presidente e membro da Comissão de Avaliação Externa da A3 ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior Membro da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa
Estágio de 2º Ciclo
Estágio de 2º Ciclo
Sérgio Lagoa é atualmente Professor Associado com Agregação no Iscte. Ao longo da sua carreira nesta instituição, tem lecionado disciplinas de economia ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento. De 2011 a 2016, foi codiretor do curso de licenciatura em economia, e desde 2015, é diretor do Mestrado em Economia Monetária e Financeira. Foi membro da comissão científica do Dinâmia'Cet-Iul de 2020 a 2022, e é membro da direção do Instituto de Políticas Públicas e Sociais (IPPS-Iscte) do Iscte desde 2023. Sérgio Lagoa é investigador integrado do Dinâmia'Cet-Iscte. As suas principais áreas de investigação incluem a economia monetária e financeira, com enfoque nas instituições financeiras, e também o estudo do mercado de trabalho.
Dissertação em Economia Política | Métodos de Estudo de Caso em Economia Política
Sou investigador no Centro de Estudos e Investigação em Sociologia do Iscte desde 2020 e Professor Assistente Convidado no Departamento de Economia Política (desde 2021) e na Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (desde 2024). Doutorei-me em Sociologia pela Universidade de Cambridge (2019). A minha tese recebeu o Prémio de Melhor Dissertação da Associação Portuguesa de Ciência Política (2022) e foi publicada pela Amsterdam University Press com o título Contesting Austerity: Social Movements and the Left in Portugal and Spain (2022), distinguido com o Prémio João Ferreira de Almeida (2024). Fui investigador na Scuola Normale Superiore, em Florença (2019–2020), realizei estadias académicas na Universidade Carlos III de Madrid (2015–2016, 2023), na Scuola Normale Superiore (2016), na Universidade de York (2022) e na Universidade de Florença (2024) e, em 2023, fui Professor Visitante FLAD na Universidade de Brown. A minha investigação centra-se na ação coletiva e na política contemporânea, em particular nos movimentos sociais, nos partidos políticos e nas suas interações. No meu livro Contesting Austerity e no artigo publicado em European Societies (2025), examinei como processos de backstage partyisation moldaram as relações entre partidos e movimentos durante a austeridade em Portugal e Espanha. Analiso os processos através dos quais a contestação política emerge, se difunde e se institucionaliza, explorando tanto a dimensão pública dos protestos como a sua articulação com partidos e instituições. Tenho estudado também dinâmicas transnacionais e mobilizações em torno da habitação, da ação climática e da austeridade. Metodologicamente, mobilizo diferentes abordagens qualitativas e quantitativas, da análise sistemática de eventos de protesto a métodos comparativos e estudos de caso, bem como recorro a métodos computacionais para recolha de dados em larga escala. Tenho ainda desenvolvido propostas inovadoras que dão continuidade metodológica à ideia de backstage ao expandir o estudo da contestação para incluir diversas formas de envolvimento e interação entre atores coletivos. Entre 2022 e 2025 fui co-chair da Research Network on Social Movements do Council of European Studies e coorganizei várias conferências internacionais.  Participo ainda em debates públicos e intervenho regularmente nos media. Os meus comentários e análises têm sido publicados em Le Monde Diplomatique (Portugal), Expresso, Público, ECO, Le Soir (Bélgica), bem como em plataformas internacionais como o ECPR The Loop e o LSE EUROPP. Os meus trabalhos têm saído em revistas como European Societies, Environmental Science & Policy, Housing Studies, Review of African Political Economy, Social Movement Studies, Environmental Sociology e Religion, State & Society. Contribuí também para o Oxford Handbook of Climate Action (2025) e para o Handbook of Research Methods and Applications for Social Movements (2024).Pode encontrar mais sobre o meu trabalho aqui.
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Edifício 1, Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo