O programa consiste em 2 semestres e meio de componente letiva e 1 semestre e meio para a preparação e realização da dissertação.
No 1.º ano, os estudantes têm disciplinas de cada uma das áreas científicas do curso (Ciências e Tecnologias da Programação, Sistemas de Informação, Multimédia, Inteligência Artificial e Segurança) e podem optar por diferentes especializações. No 2.º ano, grande parte da carga horária será para a preparação da dissertação, havendo ainda, no 1.º semestre, algumas unidades curriculares obrigatórias e de especialização.
Aos estudantes que obtenham aproveitamento em todas as unidades curriculares do primeiro ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados de 2.º ciclo em Engenharia Informática.
Duração e carga horária prevista
4 semestres, num total de 120 ECTS. O curso está planeado para uma ocupação a tempo-inteiro. Recomenda-se aos alunos que pretendem fazer o curso a par com outra ocupação que considerem a possibilidade de uma inscrição a tempo-parcial.
Plano de Estudos para 2025/2026
| Unidades curriculares | Créditos | |
|---|---|---|
| 1º Ano | ||
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Ética Profissional, Computação e Sociedade
6.0 ECTS
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Segurança em Redes e Sistemas de Informação
6.0 ECTS
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Programação Avançada
6.0 ECTS
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Introdução à Aprendizagem Automática
6.0 ECTS
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Experiência do Utilizador e Visualização de Informação
6.0 ECTS
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Arquitetura e Desenho de Software
6.0 ECTS
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Gestão de Sistemas de Informação
6.0 ECTS
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Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional
6.0 ECTS
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| 2º Ano | ||
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Projeto de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia
12.0 ECTS
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Dissertação em Engenharia Informática
30.0 ECTS
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Trabalho de Projeto em Engenharia Informática
30.0 ECTS
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Optativas recomendadas
São recomendadas um conjunto de Unidades Curriculares (UCs) consideradas mais adequadas para estudantes do Mestrado em Engenharia Informática (MEI).
As UCs recomendadas encontram-se abaixo organizadas em diferentes áreas temáticas:
Aplicações Interativas e Jogos
1.º ano, 2.º semestre :
2.º ano, 1.º semestre :
Ciência de Dados Computacional
1.º ano, 2.º semestre :
2.º ano, 1.º semestre :
- Aprendizagem Profunda para Visão por Computador
- Aplicações de Sistemas Integrados de Apoio à Decisão
- Fundamentos de Ciência de Dados
- Text Mining
Sistemas Inteligentes
1.º ano, 2.º semestre:
- Inteligência Computacional e Otimização
- Algoritmos para Big Data
- Introdução à Análise Difusa
- Processamento Computacional da Língua
2.º ano, 1.º semestre:
- Aprendizagem Profunda para Visão por Computador
- Sensores e Atuadores Inteligentes Para a Internet das Coisas
- Aprendizagem Automática Avançada
Cibersegurança
1.º ano, 2.º semestre:
2.º ano, 1.º semestre:
Tecnologias de Transformação Digital
- Blockchain
- Gestão de Processos de Negócio
- Aprendizagem Profunda para Visão por Computador
- Tecnologias e Sistemas Cloud
- Laboratório de Internet das Coisas
Internet das Coisas
- Blockchain
- Arquiteturas de Comunicação Para a Internet das Coisas
- Algoritmos para Big Data
- Sensores e Atuadores Inteligentes Para a Internet das Coisas
- Laboratório de Internet das Coisas
Relembramos que a abertura das UC está sujeita à escolha das UC por um número suficiente de estudantes. É importante também ter em consideração que há limitações ao número de inscritos por UC.
Objetivos
- Sistematizar e solidificar os conhecimentos nas áreas-base da Informática (Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Inteligência Artificial, Redes de Computadores e Multimédia);
- Especializar os conhecimentos numa área através da escolha de conjuntos de disciplinas optativas aconselhadas para cada especialização;
- Fomentar no aluno a criação das capacidades não-técnicas necessárias à maioria dos trabalhos atuais na área (leitura, escrita, apresentação, direção e planeamento);
- Permitir a criação de uma cultura interdisciplinar, quer pela frequência de disciplinas de outras áreas, quer pelo contacto com alunos e docentes das várias escolas do ISCTE.
Em particular é expectável que um Mestre em Engenharia Informática seja capaz:
- de desempenhar tarefas de gestão de equipas multidisciplinares e multiculturais;
- de elaborar a especificação, conceção e desenvolvimento de projetos e produtos multimédia, garantindo de forma integrada a gestão das expectativas dos clientes e dos utilizadores finais;
- de elaborar a especificação, conceção e desenvolvimento de projetos e produtos de realidade mista e aumentada, garantindo de forma integrada a gestão das expectativas dos clientes e dos utilizadores finais;
- de elaborar a especificação, conceção e desenvolvimento de projetos interativos aplicados a domínios como a saúde, educação, entretenimentos, etc. ;
- de desenvolver mecanismos de controlo da qualidade do projeto/produto em etapas sucessivas de testes e validação técnica e funcional;
- de gerir as competências necessárias para lidar e acomodar a mudança e a reação organizacional a essa mudança, com utilização das TIs;
- de especificar, conceber e desenvolver sistemas que contemplem o conhecimento, e o apliquem de modo a gerar mais valia no seu contexto empresarial, sem esquecer o importante impacto da cultura organizacional em que se enquadram;
- de identificar, desenhar e implementar as soluções técnicas para as necessidades de gestão de conhecimento;
- de propor processos/models organizacionais que contribuam de maneira suave mas efetiva para a gestão de conhecimento.
Estes objetivos de aprendizagem são operacionalizados através dos objetivos específicos de cada unidade curricular, devidamente especificados na respetiva FUC, e com uma correspondência direta com pelo menos um dos objetivos de aprendizagem do curso. A medição do seu grau de cumprimento é realizada em cada unidade curricular, na respetiva FUC, da qual constam as metodologias de avaliação utilizadas em cada objetivo específico.
Dissertação / Trabalho de Projeto
Os alunos de mestrado realizam uma dissertação no 2.º ano curricular do seu plano de estudos (42 ECTS). Esta dissertação poderá ser integrada num contexto empresarial ou ter um cariz académico.
Em qualquer dos casos os alunos deverão conduzir um projecto que contemple não só a aplicação dos conceitos adquiridos durante a sua formação, mas também a integração de técnicas e de saberes, de modo a realizar um trabalho inovador no campo da ciência da computação.
As dissertações podem ser realizadas no seio do ISCTE-IUL ou em outras instituições, através da participação em projectos de investigação e desenvolvimento, tipicamente realizadas em parceria com empresas e centros de investigação. Neste domínio, destacam-se o Instituto de Telecomunicações (IT) e a ISTAR-IUL.
O âmbito de projectos onde é possível estagiar inclui áreas de investigação básica e/ou aplicada, tais como Sistemas de Informação, Multimédia e Gestão do Conhecimento, Realidade Virtual e Aumentada, Interacção Homem-Máquina, Codificação de Imagem e Audio, Redes Digitais, Computação Móvel, Sistemas Operativos, Sistemas de Código Aberto, Segurança Informática, Computação Grid, Comércio Electrónico, Modelação e Simulação Computacional (incluindo simulação de sistemas sócio-económicos complexos), Inteligência Artificial, Sistemas e Agentes Inteligentes, e Ciências e Tecnologias da Programação, entre outras.