Optativas recomendadas
1.º semestre
04463 | Psicopatologia e Avaliação Clínica
2.º semestre
04462 | Intervenção Psicológica na Saúde e Bem-Estar
Outras opções:
00124 | Desenvolvimento Emocional na Família e na Escola
00624 | Métodos Avançados de Investigação em Psicologia
00136 | Emoções nas Relações Sociais e Culturais
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
Objetivos
Este mestrado conjuga conhecimentos da Psicologia Clínica e Social da Saúde, proporcionando um programa inovador a nível nacional. Partindo de uma perspetiva socio-ecológica, visa transmitir conhecimentos e competências aos/às futuro/as Psicólogos/as para promover a saúde e bem-estar, facilitar a adaptação às doenças físicas e mentais e contribuir para a melhoria dos sistemas de saúde através do diálogo interdisciplinar.
Para tal, o/as estudantes aprenderão princípios básicos para avaliar e intervir no indivíduo e seu funcionamento (neuro)psicológico nos seus contextos sociais, desde a família, redes e grupos sociais/culturais de pertença, organizações e comunidades. A par de uma formação teórica abrangente e integrada, o mestrado aposta no desenvolvimento de competências práticas, indo desde a avaliação (neuro)psicológica e técnicas de intervenção cognitivo-comportamental, a métodos de avaliação e intervenção psicossocial, tais como, métodos para mudança de determinantes sociais da saúde e bem-estar, condução de grupos de apoio e desenho e avaliação de projetos de intervenção social.
Pretende-se também que o/as estudantes aprendam métodos de investigação de ponta, através da participação e colaboração ativa em projetos em curso no Centro de Investigação e Intervenção Social e coordenados por docentes/investigadore/as com reconhecimento (inter)nacional.
Este perfil de conhecimentos e competências permite a atuação em diversos contextos de trabalho, tais como, clínicas privadas, hospitais, associações comunitárias, organizações (não) governamentais, empresas com âmbito de atuação no domínio da saúde física, psicológica e social. A conclusão deste mestrado permite a inscrição enquanto Psicólogo/a Júnior na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e o exercício de Psicologia após obtenção do título profissional de psicóloga(o) atribuído pela OPP.
Ao terminar este mestrado, o/a estudante será capaz de:
1.Conhecer, diferenciar e avaliar empiricamente os principais modelos teóricos que informam o diagnóstico e intervenção psicológica e psicossocial em Psicologia da Saúde e do Bem-estar.
2.Integrar e aplicar os conhecimentos, de forma adaptada a diversos contextos sociais, ao levantamento das necessidades e ao desenvolvimento de planos de intervenção psicológica e psicossocial nos domínios da saúde física e mental;
3.Integrar e aplicar o conhecimento em Psicologia da Saúde e do Bem-estar de forma a diagnosticar situações complexas e a planear e concretizar intervenções em vários níveis de análise (individual, interpessoal, grupal, comunitário);
4.Desenvolver autonomamente, apresentar, divulgar e defender ideias de investigação inovadoras na área da Psicologia da Saúde e do Bem-estar.