Mestrado

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
30 jul 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1077/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1077/2011/AL01 de 02-03-2015
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Candidaturas
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

O corpo docente do Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (nacional e internacional) é altamente qualificado, combinando experiência ao nível da investigação científica, docência/supervisão, e prática profissional em contexto da comunidade. Está envolvido e leciona Unidades Curriculares das suas áreas de especialidade.

O Curso, através do seu corpo docente, está integrado em redes científicas nacionais e internacionais, e mantém uma estreita ligação com as estruturas que enquadram profissionalmente a área (e.g., Ordem dos Psicólogos Portugueses).

Corpo Docente para (2023/2024)

Estágio em Psicologia Comunitária
Eunice Magalhães é Investigadora Integrada no CIS-IUL - Centro de Investigação e Intervenção Social e Docente no Mestrado de Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco. Entre 2020-2022 foi vice-diretora do CIS.    Doutorada em Psicologia, os seus interesses de investigação incluem a vitimologia, e especialmente, a proteção de crianças e jovens em risco, o acolhimento familiar e residencial, assim como a psicologia da familia, a avaliação psicológica e as competências profissionais.  A sua experiência profissional inclui o sistema de proteção de crianças e jovens, nomeadamente, a gestão de processos de Promoção e Proteção em contexto de CPCJ.    
Métodos Avançados de Análise de Dados
Doutoramento em Sociologia, na área de Teoria e Método. Professora Catedrática  no ISCTE-IUL. Diretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Diretora da Pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais do ISCTE-IUL. Leciona e coordena diversas unidades curriculares de Estatística e Análise de Dados em cursos de Mestrado e de Doutoramento. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL. Linhas de investigação: Métodos quantitativos, multivariados e de interdependência para explorar variáveis categorizadas, privilegiadamente desenvolvidos pela Escola de Leiden: Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e análise não-linear em Componentes Principais (CatPCA); métodos de dependência para variáveis categorizadas (CATREG); modelos multinível; análise longitudinal com multinível; modelos de medida (análise factorial confirmatória); modelos de equações estruturais; modelação com moderação e com mediação e métodos de estimação bootstrapping. Coordena e lecciona diversas unidades curriculares de métodos de análise de dados em Mestrado e em Doutoramento.
Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança
Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança | Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco | Estágio em Psicologia Comunitária
Joana Baptista is a developmental psychologist and an assistant professor at Iscte-University Institute of Lisbon, in Portugal. She is the coordinator of the CED (Community, Education, and Development) research group at CIS-Iscte. Her work focuses on the effects of early experiences, most notably out-of-home and deprived parental care, on young children's cognitive, emotional, and behavioral functioning. Joana Baptista also researches how the caregiver-child quality of interaction influences child executive functioning (EF) in typically developing young children and children at risk of developmental delays (e.g., children born preterm). She has published numerous articles and book chapters and has extensive experience in coordinating and collaborating on research projects, designing and implementing longitudinal studies, and assessing children and families. Among others, she is the PI of the following ongoing research projects: "All4Children - The Integrated Model of Family Foster Care (MIAF) to promote high-quality child welfare practices in Portugal" (2022.03592.PTDC); and "BabyExecutive - Parenting and the Emergence of Executive Function in the First Year" (UI/BD/152571/2022, 2023.02077.BD). She is a national delegate COST action Euro-CAN - Multi-Response Sectorals to Child Abuse and Neglect in Europe: Incidence and Trends (CA19106). She collaborates with various child protection agencies, providing oversight to caseworkers, and with the Ministry of Justice, regularly participating in the training of family judges and prosecutors on topics such as child development, attachment, and formal care.
Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança
Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco | Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto
Lígia Monteiro has a Ph.D. from the UNL/ISPA-IU. Presently is an assistant Professor at ISCTE- University Institute of Lisbon, and a researcher at CIS-IUL - CED (Community, Education and Development) research group. She has a background on educational and developmental Psychology (ISPA-IU/UNL) and has participated in several research projects  studying the impact of parenting (mother and father) and family dynamics on children’s socio-emotional development, during the first years of live.  She has her work published in several peer-review journals, and book chapters/books. 
Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto
Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco
  Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com as especialidades avançadas em Psicoterapia e Psicologia da Justiça (pela Ordem dos Psicólogos Portugueses). Terapeuta Familiar (Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e Sistémica). Pós-graduada em Análise de Dados para as Ciências Sociais (ISCTE-IUL) e em Terapias Comportamentais e Cognitivas (pela APTCC). Terapeuta EMDR (“Eye Movement Dessensitization and Reprocessing”).       Desde 2005, perita na Delegação Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. Desde 2011, Professora assistente convidada no ISCTE-IUL.  Formadora senior no ISPA-IU.  Desde 2019 - Supervisora da Equipa de Apoio Técnico ao Tribunal de Lisboa (EATTL) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Desde 2019 - Supervisora do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) ComVida, Palmela.   Desde 2022 – Membro do Conselho Consultivo da Delegação do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses.     De 2016 a 2020, Membro do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Membro da Comissão de elaboração do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.   Atualmente é consultora internacional para a ACRIDES (Associação Crianças Desfavorecidas, Cabo-Verde) e para o Conselho da Europa no âmbito de um projeto sobre child-friendly justice.    Experiência na área dos maus-tratos, negligência e abuso sexual de crianças e adolescentes, avaliação psicológica forense e intervenção familiar.   Tem trabalhado na área clinica e forense com investigação e numerosas publicações (em autoria e co-autoria) na área da Psicologia Forense, divórcio, direitos das crianças, parentalidade positiva, saúde mental e prevenção do abuso sexual de crianças. Coordenadora da coleção “Vamos Prevenir” da Ordem dos Psicólogos Portugueses, sobre prevenção primária de diversas problemáticas em crianças e adolescentes.       
Programas de Intervenção Social
Sibila Marques é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Doutorada em Psicologia Social pelo ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa. É investigadora no Centro de Investigação e de Intervenção Social e lecciona como Professora Auxiliar em cursos de Mestrado no ISCTE-IUL. É actualmente a Directora do Mestrado em Psicologia Social da Saúde.  Tem-se dedicado sobretudo à aplicação da Psicologia Social e Comunitária para compreensão de temas com impacto social relevante sobretudo ao nível da saúde e bem-estar das comunidades e dos indivíduos. Neste sentido tem desenvolvido trabalho em duas areas prioritárias: Psicologia Social do Envelhecimento e Psicologia Social do Ambiente.  Neste domínio tem apresentado os seus trabalhos em congressos nacionais e internacionais, e tem publicações em revistas com impacto na comunidade científica. Tem também desenvolvido actividades em projectos europeus e nacionais  neste domínio.  Faz actualmente parte do grupo Eurage (www.eurage.com) e assumiu a coordenação científica no ISCTE-IUL dos projectos europeus SIforAGE (FP7) e INHERIT (H2020). É ainda autora do ensaio “Discriminação da terceira idade” publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em 2011. Tem ainda uma presença frequente nos meios de comunicação social para discussão dos seus temas de investigação. 
Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Candidaturas
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo