Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Metodologias de Investigação em Gestão Empresarial Aplicada
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Pesquisa Qualitativos em Gestão Empresarial Aplicada
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tópicos Avançados de Gestão I
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário/ Projecto em Gestão Empresarial Aplicada I
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tópicos Avançados de Gestão II
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tese em Gestão Empresarial Aplicada
130.0 ECTS
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Tese em Gestão Empresarial Aplicada | 130.0 |
Tese em Gestão Empresarial Aplicada
190.0 ECTS
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Tese em Gestão Empresarial Aplicada | 190.0 |
Desenvolvimento do Desenho e Organização do Projecto de Investigação em Gestão Empresarial Aplicada
2.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 2.0 |
Métodos de Pesquisa Quantitativa em Gestão Empresarial Aplicada I
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Pesquisa Quantitativa em Gestão Empresarial Aplicada II
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário/ Projecto em Gestão Empresarial Aplicada II
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologias de Investigação em Gestão Empresarial Aplicada
No final do período curricular desta UC, o Doutorando deverá:
OA 1. Distinguir entre os diferentes tipos de pressupostos de investigação e identificar as diferentes filosofias de investigação;
OA 2. Reconhecer os diferentes métodos de desenvolvimento de um modelo teórico: dedução, indução e abdução,
OA 3. Identificar as etapas de um projeto de investigação;
OA 4. Saber identificar as escolhas metodológicas apropriadas a um objetivo específico de investigação;
OA 5. Desenhar um processo de recolha de informação;
OA 6. Avaliar e garantir a validade e fiabilidade dos resultados da investigação.
CP 1 - Filosofias de investigação
1.1. Ontologia, epistemologia e axiologia
1.2. Fenomenologia, positivismo e realismo crítico
1.3. Desenvolvimento de um modelo teórico: dedução, indução e abdução
CP 2 - Etapas no projeto de investigação
2.1. Problema/dilema, objetivo(s) e perguntas de investigação
2.2. Revisão da literatura e modelo conceptual
2.3. Métodos de recolha de dados
2.4. Análise de dados e discussão dos resultados
CP 3 - Escolhas metodológicas
3.1. Métodos qualitativos versus quantitativos
3.2. Action research
3.3. Case study
3.4. Inquérito por amostragem
3.5. Grounded theory
3.6. Métodos mistos
CP 4 - Métodos de amostragem
4.1. Aletórios e não aleatórios
4.2. Dimensão da amostra, margem de erro e grau de confiança
4.3. Big Data
CP 5 - Instrumento de recolha de dados
5.1. Desenho do questionário
5.2. Escalas de medida
CP 6 - Validade e fiabilidade
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, em conformidade com os objectivos definidos.
Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino, como exposições teóricas, análise e discussão de artigos, discussão abertas entre alunos num forum colaborativo.
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O processo de avaliação compreende:
- Assiduidade e participação nas aulas (20%)
- 4 Exercícios individuais (50%)
- Trabalho autónomo: escolher um caso de estudo e responder a pelo menos 2 dos Exercícios/Perguntas
A média final mínima para aprovação é de 10 valores.
Title: White, P. (2008) Developing Research Questions: A Guide for Social Scientists. Palgrave Macmillan
Thomas, G. & Myers, K. (2015) The Anatomy of the Case Study. Sage Pub.
Saunders, M.N.K., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019, 8th ed.) Research Methods for Business Students. Pearson
Moital, M. (2015) Writing Dissertations & Theses: What you should know but no one tells you. Yaco Pub.
Jesson, J., Matheson, L. & Lacey, F. M. (2011) Doing your literature review: traditional and systematic techniques. Sage Pub.
Holton, J. A. & Walsh, I. (2017) Classic Grounded Theory. Applications with Qualitative and Quantitative Data. Sage Pub.
Hammersley, M. (2014) The Limits of Social Science: Causal Explanation and Value Relevance. Sage Pub.
Emmel, N. (2013) Sampling and Choosing Cases in Qualitative Research: A Realist Approach. Sage Pub.
Bryant, A. (2019) The Varieties of Grounded Theory. Sage Swifts
Authors:
Reference:
Year:
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Yin, R. K. (2009, 4th ed.) Case Study Research: Design and Methods. Sage Pub
Yin, R. K. (2004) The Case Study Anthology. Sage Publications
Yin, R. K. (1993) Applications of case study research. Newbury Park, CA: Sage Publishing
Tribe, J. (2005) The Truth about Tourism, Annals of Tourism Research, 33 (2): 360-381
Trafford, V. & Leshem, S. (2002) Starting at the end to undertake doctoral research: predictable questions as stepping stones, Higher Education Review, 34 (1), 31-49
Thomas, G. (2013, 2nd ed.) How to do your research project. Sage Pub
Szkudlarek, B., Romani, L., Caprar, D.V. & Osland, J.S. (2020, Eds), The Sage Handbook of Contemporary Cross-Cultural Management. Sage References
Swanborn, P. (2010) Case Study Research: What, Why and How?. Sage Pub
Stake, R. E. (2005). Qualitative case studies. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), The Sage handbook of qualitative research (3rd ed.), 443-466. Thousand Oaks, CA: Sage Publications
Spector, P. (2002) Job Satisfaction Survey. In Fields, D. L., (Ed.) Taking the Measure of Work. Thousand Oaks, CA: Sage Publications
Sousa, C. (2005) Services Quality: Cultural Comparison in Consumer Expectations and Perceptions. ISCTE-IUL thesis: Ph.D. in Management
Simons, H. (2009) Case Study Research in Practice. Sage Publications
Silverman, D. (1993) Interpreting Qualitative Data: Methods for Analysing Talk, Text and Interaction. Sage Publications
Rowlands, B. (2005) Grounded in Practice: Using Interpretive Research to Build Theory, The Electronic Journal of Business Research Methodology, 3(1), 81-92
Ridley, D. (2012) The literature review: A step-by-step guide for students. Sage Publications
Remenyi, D., Williams, B., Money, A. & Swartz, E. (1998) Doing Research in Business and Management. An introduction to Process and Method. Sage Publications
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Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (1992), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva
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Popper, K. (2005) The Logic of Scientific Discovery. Taylors and Francis e-Library
Oliver, P. (2003) The Student?s Guide to Research Ethics. Maidenhead: Open University Press
O?Gorman, K. & MacIntosh, R. (2015, 2nd ed) Research Methods for Business and Management. A guide to writing your dissertation. Goodfellow Pub..
Mayring, P., Huber, G. L., Gurtler, L. & Kiegelmann, M. (2007, Eds) Mixed methodology in psychological research. Rotterdam/Taipei: Sense Publishers
Maslach, C. & Jackson, S. E. (1986, 2nd ed.) Maslach Burnout Inventory Manual. Palo Alto, CA: Consulting Psychologist Press
Malhotra, N. K. & Birks, D. F. (2003) Marketing Research ? An applied Approach. Prentice Hall
Lee, R. M. (1993). Doing Research on Sensitive Topics. Sage Publications
Kuhn, T. (1996, 3rd ed.). The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago Press
Jankowicz, D. (2011) Research Methods for Business and Management. Edinburgh Business School
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Howe, K. (2004) A Critique of Experimentalism, Qualitative Inquiry, 10 (4), 42-61
Holmes, C. A. (2006) Mixed (up) methods, methodology and interpretive frameworks. Paper presented at the Mixed Methods Conference, Cambridge
Hill, M. M. & Hill, A. (2002), Investigação por Questionário, Lisboa, Edições Sílabo
Hartman, J.J. & Hedblom, J.H. (1979), Methods for the Social Sciences: A Handbook for Students and Non-Specialists, Westport: Greenwood
Greener, J. C. (2008) Mixed methods in social inquiry. San Francisco, CA: John Wiley.
Greene, S. (2007) Business Research Methods. Bookboom.com.
Gomm, R., Hammersley, M. & Foster, P. (2004, Eds) Case Study Method: Key Issues. Key Texts, Sage Publications
Ghiglione, R. & Matalon, B. (2005), O Inquérito, Oeiras, Celta Editora
French, W. L. & Bell, C. H. (1978, 2nd ed.) Organisation Development: Behavioral Science Interventions for Organisations Improvement. Prentice-Hall
Foddy, W. (2002), Como Perguntar, Oeiras, Celta Editora
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Collis, J. & Hussey, R. (2003, 2nd ed.) Business Research: a practical guide for undergraduate and postgraduate students. Basingstoke: Palgrave Macmillan
Chen, C. (2016) The Impact of Psychological Capital on the Job Satisfaction of Medical Staff: An Empirical Study. ISCTE-IUL thesis: Ph.D. in Management
Blaikie, N. (2011, 2nd Ed.) Approaches to Social Enquiry. Cambridge, UK: Polity Press
Bell, J. (2004), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva
Becker, H. S. (2008) Writing for Social Scientists: How to Start and Finish Your Thesis, Book, or Article. Chicago Uni. Press
Batista (2014) A Certificação de Alimentos Orgânicos ? Influência na Decisão de Compra do Consumidor Ecologicamente Consciente. ISCTE-IUL Thesis. Ph.D. in Management [IN PORTUGUESE]
Bardin, L., (2004,) Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 70
Baranano, A.M. (2004), Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão, Lisboa, Edições Sílabo
Authors:
Reference:
Year:
Métodos de Pesquisa Qualitativos em Gestão Empresarial Aplicada
Os Doutorandos devem ser capazes de:
1. Compreender o papel da metodologia na investigação científica, no contexto da caracterização do fenómeno organizacional (OA1);
2. Analisar e explicar a adequabilidade dos métodos qualitativos, debatendo o seu relacionamento com fenómenos complexos (OA2);
3. Compreender e comparar dois tipos de metodologias de investigação tipicamente qualitativas, nomeadamente, o Estudo de Caso, e a «Action Research» (OA3).
1. Introdução
1.1. O que é a investigação qualitativa e quando a conduzir
1.2. Planeamento e desenho da investigação qualitativa
1.3. Definição do puzzle intelectual e formulação das questões de investigação
1.4. Recolha da evidência e condução de entrevistas
1.5. Análise da evidência: A metodologia de Gioia e o processo de codificação
2. Estudo de Caso
3. Action Research
Avaliação ao longo do período letivo: Trabalho individual (100%).
A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 valores.
Title: Yin, R. (2018), Case study research and Applications: Research Design and Methods, Sage, 6th edition.
Silverman, D. (2017) Doing Qualitative Research, 5th edition, London: Sage;
Patton, M. Q. (2015) Qualitative Research and Evaluation Methods, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage;
Miles, M. B., Huberman, A. M. & Saldaña, J. (2019) Qualitative Data Analysis, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage;
Mason, J. (2017) Qualitative Researching, 3rd edition, London: Sage;
Marshall, C. and Rossman, G. B. (2016) Designing Qualitative Research, 6th edition, Thousand Oaks, CA: Sage;
Denzin, N. and Lincoln, Y. (2017) (Eds.), The Sage Handbook of Qualitative Research, 5th edition, Sage Publications, Thousand Oaks, CA.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Rowell, L., Bruce, C., Shosh, J.M., Riel, M. (Eds.) (2017), The Palgrave International Handbook of Action Research, Palgrave Macmillan, New York.
Creswell, J. W. (2014), Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 4th Edition, Thousand Oaks, CA, Sage Publications.
Stringer, E.T. (1996). Action research: A handbook for practitioners. SAGE Publications.
Herr, K., & Anderson, G. (2005). The Action Research Dissertation - a guide for students and faculty. Thousand Oaks: SAGE Publications.
Gioia, D.A., Corley, K.G. & Hamilton, A. L. (2012). Seeking qualitative rigor in inductive research: Notes on Gioia methodology. Organizational Research Methods, 16(1), 15-31.
Coghlan, D. (2006). Insider action research doctorates: Generating actionable knowledge. Higher Education. Springer.
Eisenhardt, K., Graebner, M. G. & Sonenshein, S. (2016). Grand Challenges and Inductive Methods Rigor Without Rigor Mortins. Academy of Management Journal, 59(4), 1113-1123.
Eisenhardt, K. M. (1989). Building Theories from Case study research, Academic Managament Review, 14(4), 532-550.
Creswell (2009). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Thousand Oaks, CA: Sage
Authors:
Reference:
Year:
Tópicos Avançados de Gestão I
Esta Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. Familiarização com a mais recente produção científica na área da gestão;
2. Compreensão dos conceitos mais atuais da teoria da gestão;
3. Capacidade para analisar criticamente os tópicos de investigação
4. Investigar e escrever de uma forma crítica e contributiva sobre tópicos de gestão
Pela sua natureza esta Unidade Curricular não tem um programa pré-definido. O docente discute com os doutorandos artigos de referência sobre as diferentes teorias relacionadas com áreas de gestão.
Estes artigos são distribuídos previamente aos doutorandos.
Presença e participação nas aulas;
Elaboração individual de um ensaio sobre um conjunto de artigos.
Para aprovação o aluno deverá ter nota igual ou superior a 10 valores nesta Unidade Curricular, sendo que:
. 20% correspondem à presença e participação
. 80% correspondem ao ensaio.
Title: Estas obras poderão ajudar a consolidar a análise crítica dos artigos para discussão / These references may help with the critical analysis of the papers under discussion.
Wren, D. A., & Bedeian, A. G. (2020). The evolution of management thought. John Wiley & Sons.
Smith, K. G., & Hitt, M. A. (2005). Great minds in management: The process of theory development. Oxford: Oxford University Press.
Nadkarni, S., Gruber, M., DeCelles, K., Connelly, B., & Baer, M. (2018). New ways of seeing: Radical theorizing. Academy of Management Journal, 61 (1), 371-377.
Corley, K. G., & Gioia, D. A. (2011). Building theory about theory building: what constitutes a theoretical contribution?. Academy of management review, 36(1), 12-32.
Bartunek, J. M. (2020). Theory (what is it good for?). Academy of Management Learning & Education, 19(2), 223-226.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Não tem / None
Authors:
Reference:
Year:
Seminário/ Projecto em Gestão Empresarial Aplicada I
1. Conceber e desenvolver o projeto de pesquisa.
2. Desenvolver as capacidades de pesquisa, de síntese e comunicação oral e escrita.
A UC não tem um programa definido. A elaboração do projeto é feita em ligação muito estreita com o orientador. O aluno é aconselhado, pelo orientador sobre os livros e artigos a ler sobre temas de gestão e sobre métodos de pesquisa. O aluno apresenta o seu projeto na turma e perante um júri.
Apresentação e discussão do projeto de pesquisa perante um júri. O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 10.
BibliografiaTitle: Não tem bibliografia pré definida. Depende do tema do aluno.
Temas de Gestão:
Yin, Robert “ Case Study Research: Design and Method”, Third Edition, applied Social Research Methods series
Métodos de Pesquisa:
Authors:
Reference:
Year:
Tópicos Avançados de Gestão II
Esta Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. Familiarização com a mais recente produção científica na área da gestão;
2. Compreensão dos conceitos mais atuais da teoria da gestão;
3. Capacidade para analisar criticamente os tópicos de investigação
4. Investigar e escrever de uma forma crítica e contributiva sobre tópicos de gestão
Pela sua natureza esta Unidade Curricular não tem um programa pré-definido. O docente discute com os alunos artigos de referência sobre as diferentes teorias relacionadas com áreas de gestão.
Estes artigos são distribuídos previamente aos doutorandos.
Presença e participação nas aulas;
Elaboração individual de um ensaio sobre um conjunto de artigos.
Para aprovação o aluno deverá ter nota igual ou superior a 10 valores nesta Unidade Curricular, sendo que:
. 30% correspondem à presença e participação
. 70% correspondem ao ensaio.
Title: Special Issue: Why is there a resource-based view? Toward a theory of competitive heterogeneity, Volume 24, Issue 10, pages 997–1010, October 2003 DOI: 10.1002/smj.332
Helfat, C. and Margaret Peteraf (2003) "The dynamic resource-based view: capability lifecycles", Strategic Management Journal
Gompers, Paul et al (2009) "Performance persistence in entrepreneurship", Journal of Financial Economics, Volume 96, Issue 1, April 2010, Pages 18–32
Trigo, Virginia & Ma Shaozhuang "The country-of-origin effect on employee turnover intention: evidence from China", The International Journal of Human Resource Management, Routledge, 2011, DOI:10.1080/09585192.2011.579923
Não existe uma bibliografia básica formal para esta Unidade Curricular. Indicam-se alguns artigos recentemente discutidos:
Authors:
Reference:
Year:
Title: Não tem
Authors:
Reference:
Year:
Tese em Gestão Empresarial Aplicada
O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
-Formular o problema de investigação
- Elaborar a revisão de literatura que permita a solução do problema
- Contribuir para a melhoria das práticas de gestão
No início desta UC, os alunos identificam o problema da empresa que vão analisar e propor uma solução. Desde do início um orientador é atribuído ao aluno. Com o orientador os alunos deverão:
-formular a questão de pesquisa
- identificar a literatura relevante e elaborar uma revisão teórica e empírica.
- propor uma solução fundamentada para o problema
- escrever a tese
Durante este processo os alunos recebem orientações relevantes para o tema da tese e para a condução do processo de investigação, como por exemplo, literatura relevante para o problema em estudo e indicações sobre a conceção do estudo.
A tese será avaliada por um júri em provas públicas, após confirmação pelo orientador de que está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação é baseada no mérito científico do estudo, na sua adequação teórica e metodológica e na contribuição para a melhoria das práticas de gestão.
BibliografiaTitle: A bibliografia será indicada de acordo com o tema da tese.
Authors:
Reference:
Year:
Tese em Gestão Empresarial Aplicada
O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
- Formular o problema de investigação
- Elaborar a revisão de literatura que permita a solução do problema
- Contribuir para a melhoria das práticas de gestão
No início desta UC, os estudantes identificam o problema da empresa que vão analisar e propor uma solução. Desde do início um orientador é atribuído ao aluno. Com o orientador os estudantes deverão:
- formular a questão de pesquisa
- identificar a literatura relevante e elaborar uma revisão teórica e empírica.
- propor uma solução fundamentada para o problema
- escrever a tese
Durante este processo os alunos recebem orientações relevantes para o tema da tese e para a condução do processo de investigação, como por exemplo, literatura relevante para o problema em estudo e indicações sobre a conceção do estudo.
A tese será avaliada por um júri em provas públicas, após confirmação pelo orientador de que está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação é baseada no mérito científico do estudo, na sua adequação teórica e metodológica e na contribuição para a melhoria das práticas de gestão.
BibliografiaTitle: A bibliografia será indicada de acordo com o tema da tese.
Authors:
Reference:
Year:
Desenvolvimento do Desenho e Organização do Projecto de Investigação em Gestão Empresarial Aplicada
OA1. Saber definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução
OA2. Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses
OA3. Justificar as pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para a tese
OA4. Justificar as técnicas de recolha de dados a usar na tese, respeitando os critérios aceites de validade e fiabilidade
OA5. Fundamentar as estratégias de análise de dados a utilizar na sua tese
CP1 Introdução - Diferentes estratégias de produção de conhecimento científico
CP2. Quatro elementos fundamentais da investigação: questão de investigação, trabalho anterior, desenho da pesquisa, contribuição para a teoria e a prática
CP3. O ajustamento metodológico como critério global de garantia da qualidade da pesquisa
CP3. A avaliação do ajustamento metodológico de projectos de investigação em curso
Cada estudante deverá elaborar, apresentar e discutir a segunda versão do projecto da sua tese de doutoramento, com destaque para o desenho da pesquisa (100%)
BibliografiaTitle: Vand de Ven, A. H. and Johnson, P. (2006). Knowledge for theory and practice. Academy of Management Review, 31, 4, 802-821.
Scandura, T. and Williams, E. (2000). Research methodology in management: Current practices, trends, and implications. Academy of Management Journal, 43, 6, 1248-1264.
Edmondson, A., C. and McManus, S. E. (2007) Methodological fit in management field research. Academy of Management Review, 32, 4, 1155-1179.
Øvretveit, J. (2008). Writing a scientific publication for a management journal. Journal of Health Organization and Management, 22, 2, 189-206.
Alvesson, M. and Sandberg, J. (2011). Generating research questions through problematization. Academy of Management Review, 36, 2, 247-271.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Organizational Research Methods
Authors:
Reference:
Year:
Métodos de Pesquisa Quantitativa em Gestão Empresarial Aplicada I
No final do período curricular desta UC, o Doutorando deverá:
1) ter adquirido competências básicas no domínio dos conceitos e métodos de estatística descritiva e de inferência estatística, de forma a aplicá-los no seu trabalho de investigação,
2) ser capaz de utilizar um software de análise estatística (SPSS) para realizar as análises pretendidas,
3) saber interpretar os resultados da aplicação do software, e
4) ser capaz de identificar e aplicar os métodos adequados a cada situação real,
5) avaliar de forma crítica os métodos e os resultados incluidos em artigos científicos publicados na área da gestão.
1 - Estatística descritiva
1.1 Conceitos básicos
1.2 Distribuições de frequências
1.3 Medidas de tendência central, dispersão, assimetria e achatamento
1.5 Representações gráficas
1.6 Cruzamento de variáveis
1.7 Medidas de correlação e de associação
2 - Amostragem
2.1 Estimação de parâmetros
2.2 Estimação pontual e por intervalos
2.3 Dimensão adequada de uma amostra
3 - Testes de hipóteses
3.1 Formulação e erros nos ensaios de hipóteses
3.2 Robustez e potência
4 - Testes de hipóteses paramétricos
4.1 Ensaios de hipóteses para uma ou duas populações: testes para uma média e igualdade de duas médias
4.2 Análise da variância simples (ANOVA) e teste à igualdade de k variâncias populacionais. Testes de comparação múltipla
5 - Testes não paramétricos
5.1 Testes de ajustamento (K-S e S-W)
5.2 Teste de independência do Qui-Quadrado
6 - Utilização do SPSS para análise e interpretação de resultados
O processo de avaliação compreende:
- Assiduidade e participação nas aulas (10%)
- Resolução individual de 5 exercícios (70%)
- Trabalho autónomo (20%)
Title: Ingram, J.A & J.G. Monks (1992) Statistics for Business and Economics, 2nd ed., The Dryden Press.
Harnett, D.L. & J.L. Murphy (1980) Introductory Statistical Analysis, 2nd ed., London: Addison-Wesley Publishing Company.
Bernstein, S. & R. Bernestein (1999) Theory and Problems of Business Statistics, McGraw-Hill.
Kazmier, L.J. (2004) Theory and Problems of Business Statistics, 4th ed., McGraw-Hill.
Saunders, M.N.K., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019, 8th ed.) Research Methods for Business Students. Pearson.
Reis, E. (2021-22) Quantitative research methods with SPSS. Class handnotes.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Reis, E., P. Melo, R. Andrade e T. Calapez (2013) Exercícios de Estatística Aplicada - Vol. 2, Lisboa: Sílabo.
Reis, E., P. Melo, R. Andrade e T. Calapez (2007) Estatística Aplicada (Vol. 2), 5ª ed., Lisboa: Sílabo.
Reis, E. (2008). Estatística Descritiva 7ª ed., Lisboa: Sílabo.
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Maroco, J. (2007). Análise Estatística - Com utilização do SPSS 3ª ed., Lisboa: Sílabo.
Maroco, J. e R. Bispo (2006). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas, 2.ª edição, Lisboa: Climepsi.
Laureano, R. (2011) Testes de Hipóteses com o SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Silabo.
Laureano, R. e Botelho, M.C. (2010) SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Silabo.
Authors:
Reference:
Year:
Métodos de Pesquisa Quantitativa em Gestão Empresarial Aplicada II
O aluno que complete esta UC será capaz de:
. Definir e identificar o uso dos diferentes métodos estatísticos de acordo com as respectivas questões de investigação (OA1)
. Compreender a coerência necessária entre os processos de recolha/amostragem e as técnicas de inferência utilizadas (OA2)
. Ser capaz de descrever e interpretar os resultados obtidos (OA3)
. Avaliar criticamente os procedimentos estatísticos utilizados, compreendendo igualmente as suas limitações (OA4)
. Capacidade de motivar e mobilizar os estudantes para a realização de trabalho de investigação avançado com uma forte componente quantitativa (OA5)
1: Análise de regressão
· Correlação e regressão
· Análise de regressão linear simples
· Análise de regressão linear múltipla
2: Modelos de escolha discreta
· Especificidade dos modelos de escolha discreta face à análise de regressão
· Especificação do modelo
· Estimação e interpretação dos resultados
3: Análise experimental em investigação de Gestão (Análise conjunta)
· Concepção experimental e especificação do modelo
· Recolha de dados
· Estimação e validação do modelo
· Aplicações dos resultados em ciências de gestão
A avaliação consiste num trabalho individual a entregar por cada aluno no final da UC (100%). O trabalho consiste na análise crítica de um artigo empírico centrado nas questões quantitativas e empíricas, nomeadamente a adequação das técnicas estatísticas ao problema. A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 10 valores. A avaliação poderá ser feita através de exame final.
BibliografiaTitle: Hair, J.F., Black, B., Babin, B., Anderson, R.E., Tatham, R.L. (2006), Multivariate Data Analysis, 6ª Edição, Prentice Hall.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Reis, E. (2003). Estatística Descritiva 5ª ed., Lisboa: Sílabo.
Maroco, J. (2007) Análise Estatística com a utilização do SPSS. 3ª Ed. Silabo. Lisboa.
Lattin, J., D. Carroll e P. Green (2003), Analyzing Multivariate Data, Pacific Grove, CA: Thomson Learning.
Franses, P.H. e R. Paap (2001), Quantitative Models in Marketing Research, Cambridge: Cambridge University Press.
Authors:
Reference:
Year:
Seminário/ Projecto em Gestão Empresarial Aplicada II
1.Melhoria do projeto de pesquisa
2.Melhorar as capacidades de pesquisa, de síntese e comunicação oral e escrita.
A UC não tem um programa definido. A melhoria do projeto é feita em ligação muito estreita com o orientador. O aluno é aconselhado, pelo orientador sobre os livros e artigos a ler sobre temas de gestão e sobre métodos de pesquisa. O aluno apresenta o seu projeto perante um júri.
Apresentação e discussão do projeto de pesquisa perante um júri. O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 10.
BibliografiaTitle: Esta unidade curricular não tem bibliografia pré-definida. Depende muito do estado do projeto. A bibliografia é aconselhada pelo supervisor.
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