Presentation

O Departamento de História (DH) foi oficialmente constituído em 2002, embora a área científica de História tenha uma longa tradição de ensino e investigação no ISCTE-IUL, onde está presente desde 1973.
 

O Departamento de História é uma unidade de ensino do ISCTE-IUL no domínio científico da História, Relações Internacionais e Estudos Museológicos e integra atualmente 10 docentes em dedicação exclusiva, contando ainda com a colaboração frequente de outros colegas a tempo integral e parcial. Trata-se de um corpo docente muito qualificado, com larga experiência de ensino e de investigação, constituído na totalidade por docentes doutorados. O Departamento de História conta ainda com a colaboração de outros docentes, especialistas, contratados para a lecionação de unidades curriculares específicas.

O Departamento de História oferece um vector de formação e especialização em História Moderna e Contemporânea que percorre os três ciclos de estudos: Licenciatura em História Moderna e Contemporânea, Mestrado em História Moderna e Contemporânea e Doutoramento em História Moderna e Contemporânea. Assegura igualmente o funcionamento da pós-graduação em Património e Projetos Culturais, do mestrado em Museologia: conteúdos expositivos (em parceria com o Departamento de Antropologia do ISCTE-IUL), dos cursos de mestrado e de doutoramento em História, Defesa e Relações Internacionais (em parceria com a Academia Militar), e participa no Doutoramento Inter-universitário em História em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), a Universidade de Évora e a Universidade Católica) Os docentes do DH são ainda responsáveis pelo ensino de várias unidade curriculares presentes em licenciaturas e mestrados de outros departamento do ISCTE-IUL.

Os docentes do Departamento de História integram unidades de investigação onde desenvolvem relevante investigação no âmbito da História Moderna e Contemporânea. O DH mantém uma relação privilegiada com o CEI-IUL - Centro de Estudos Internacionais e com o CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, unidades de investigação que integram a maioria dos docentes do DH. A investigação e a História aplicada resultam na concretização de diversos projetos de investigação, publicações, encontros científicos e atividades de divulgação científica. Desta forma, aos alunos do DH é igualmente proporcionado o contacto com a investigação científica (1.º ciclo), experiências orientadas de investigação (2.º ciclo) e o desenvolvimento de uma investigação em História (3.º ciclo).

Voltar ao topo
Aviso de cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...