Presentation

Fundado em 1982, o Departamento de Antropologia é uma referência destacada no ensino e na investigação em Antropologia em Portugal, oferecendo formação nos três graus superiores com uma Licenciatura em Antropologia, cursos de Pós-graduação, um curso de Mestrado com vários ramos de especialização e dois Programas de Doutoramento.

Em ligação directa ao Departamento de Antropologia, o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-IUL), e o Centro de Estudos Internacionais (CEI, ex CEA) acolhem projectos de investigação desenvolvidos pelos membros do Departamento e pelos seus estudantes pós graduados.O CRIA é um inovador centro interuniversitário, congregando o ISCTE-IUL, a FCSH-UNL, e as Universidades de Coimbra e do Minho.

O Departamento de Antropologia está ligado por protocolos de colaboração a várias instituições científicas e universitárias, nacionais e internacionais, destacando-se o Museu Nacional de Etnologia; o Indian Institute of Technology; a Brown University; a Universidade Eduardo Mondlane; a Universidade Federal de Santa Catarina; a Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outras. Através do programa ERASMUS o Departamento de Antropologia mantém um ativo intercâmbio de estudantes e docentes, oferecendo atualmente várias disciplinas em língua inglesa.

A última avaliação independente internacional classificou o Departamento de Antropologia do ISCTE-IUL como “excelente”, colocando-o no topo da seriação nacional. As unidades curriculares e os docentes têm sido alvo de avaliações muito positivas pelos estudantes de antropologia.

Atualmente integrando 14 professores doutorados, o Departamento de Antropologia está apostado numa crescente projeção das suas atividades de ensino e de investigação, promovendo o avanço crítico do seu campo científico e lançando aos seus alunos, como desafio, a enorme responsabilidade de fazer hoje Antropologia – para tornar inteligível um mundo contemporâneo feito simultanemanete de múltiplas desigualdades e diferenças, e de uma comum humanidade.

Voltar ao topo