O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa é uma instituição pública de ensino universitário, criada em 1972, que dispõe de campi em Lisboa e Sintra.
Em 2010 foi implementada uma nova estrutura organizacional que resultou na composição de unidades orgânicas descentralizadas: quatro Escolas, 16 Departamentos, oito Unidades de Investigação.
Em 2021 foi lançada uma nova unidade, Iscte-Sintra, com o propósito de ser “a primeira escola universitária de referência no domínio das Tecnologias Digitais em Portugal”. O Iscte Sintra Tecnologias Digitais, Economia e Sociedade começou a lecionar no ano letivo 2022-2023, com a oferta de oito cursos de licenciatura que combinam áreas disciplinares de tecnologias digitais com áreas disciplinares das ciências sociais, económicas e humanidades.
Hoje, as áreas de ensino e investigação do Iscte estão organizadas em cinco escolas: Escola de Ciências Socias e Humanas; Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Escola de Gestão; Escola de Tecnologias e Arquitetura e a mais recente Escola de Tecnologias Digitais, Economia e Sociedade, localizada em Sintra.
Com mais de 14 000 estudantes, 328 docentes de carreira, 467 investigadores afetos a I&D e mais de 300 funcionários não docentes, o Iscte orgulha-se de ser uma das universidades mais dinâmicas e inovadoras do país.
Em 2020, o Presidente da República distinguiu o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa com a Ordem da Instrução Pública.
Registando uma forte procura, o Iscte oferece nos três ciclos do Ensino superior mais de 100 cursos, além de outras formações e pós-graduações. As suas Escolas têm preenchido a totalidade das vagas disponíveis. O Iscte apresenta uma elevada taxa de empregabilidade dos seus diplomados, atingindo, na maioria das áreas, resultados próximos de 100%.
Os cursos são frequentados por estudantes de 96 nacionalidades e os alunos estrangeiros correspondem a 25% do total. Na atualidade 60% dos estudantes frequentam ensino pós‑graduado (mestrados, doutoramentos e pós-graduações).
Em 2022, a instituição assinalou o seu 50.º aniversário, a par dos 50 anos da Reforma Veiga Simão e da Democracia, com um fórum que reuniu instituições e dirigentes do Ensino Superior: o “Encontro Nacional “Universidades: Chave para o Futuro”.
Em novembro de 2023 é inaugurado o Edifício 4 do Campus Iscte, o Iscte Conhecimento e Inovação, um complexo destinado ao Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias (CVTT). Esta infraestrutura de investigação e transferência de conhecimento – criada em 2019 – passou a reunir as oito unidades de investigação (classificados, na totalidade, com Excelente ou Muito Bom), 13 laboratórios e 9 observatórios.
O campus principal do Iscte localiza-se no centro de Lisboa. Integra quatro edifícios (cerca de 45 000 m2), um dos quais vencedor de um prémio de arquitetura Valmor. O acesso ao campus é livre e aberto a todas as pessoas.
More Information
Estatutos ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa