Title
Conceção de um Balanced Scorecard para uma entidade sem fins lucrativos: estudo de caso no Colégio Planalto
Author
Lopes, Ricardo Manuel dos Santos
Summary
pt
O conceito de controlo de gestão tem sofrido inúmeras alterações ao longo dos últimos
anos. Diferentes autores têm apresentado diferentes terminologias e sugerido diversas
ferramentas para ajudar os gestores.
Os principais instrumentos que surgiram ao longo dos anos foram o "Tableau de Bord", o
"Balanced Scorecard" e o "Performance Prism". Embora concebidas para utilização por parte
de entidades com objetivos de lucro, também o setor não lucrativo tem vindo a fazer uso
destas ferramentas.
A mais adaptada tem sido o "Balanced Scorecard", pela sua flexibilidade e vasta literatura
de suporte. Também este projeto pretende adaptar um "Balanced Scorecard" a uma entidade
sem fins lucrativos, o Colégio Planalto, um colégio privado. Tratando-se de uma entidade
privada sem fins lucrativos, o grande desafio foi refletir a importância dada à missão do
Colégio, educar, e à vertente financeira que assegura a subsistência do mesmo.
Numa primeira fase, foi feita uma apresentação da entidade e depois uma análise à sua
envolvente imediata. De seguida, começou o processo de conceção do BSC com a
definição da missão, visão e valores e subsequente adaptação das tradicionais perspetivas
de "performance" para cinco neste caso específico. De seguida foram definidos os objetivos,
desenhado o mapa estratégico e enumerados os indicadores de performance, por fim
foram delineadas seis iniciativas estratégicas.
A metodologia utilizada ao longo deste trabalho foi o método de estudo de caso tendo
sido utilizado o método de investigação qualitativa que faz uso de entrevistas
semiestruturadas e recolha de documentos e textos da entidade. O principal contributo
teórico deste trabalho é tratar-se de uma adaptação prática de um "Balanced Scorecard"
para uma entidade sem fins lucrativos, ainda não existe muita literatura sobre este tema.
O maior contributo prático é a possibilidade de implementação do "Balanced Scorecard"
concebido na entidade.
en
The concept of management control has suffered countless changes in the last years.
Different authors have presented different terminologies and suggested different tools to
help managers.
The main tools that came up along the years were the Tableau de Bord, the Balanced
Scorecard and the Performance Prism. Although they were created with traditional, profit
focused entities in mind, the non-profit sector has also been making use of this tools.
The most adapted one has been the Balanced Scorecard, for its flexibility and vast
supporting literature. This project also intends to adapt a BSC to a non-profit entity,
Colégio Planalto, a private school. Given that it is a private non-profit entity, the main
challenge was showcasing the importance given to the school’s mission, teaching, and to
the financial aspect that assures its’ maintenance.
In the first stage there was a presentation of the entity, followed by an analysis to it and
to its’ immediate environment. After that, the process of creating the BSC started with
the definition of the mission, vision and values, following this, the objectives were
defined, the strategy map was drawn and the performance indicators were listed, to
finalize, six strategic initiatives where outlined.
The methodology utilized during the curse of this work was the case study having been
applied a qualitative research method that makes use of semi-structured interviews and
the collecting of documents and texts from the entity. The main theoretical contribution
from this work is the fact that it is an adaptation of the Balanced Scorecard to a non-profit
entity, there is still and absence of literature on this subject. The main practical
contribution is the possibility of implementation by the entity of the proposed Balanced
Scorecard.