Título
Processos criativos nos novos média: os profissionais freelance das actividades criativas
Autor
Henriques, João Paulo Guilherme
Resumo
pt
Nesta pesquisa interdisciplinar, sugerimos que os processos criativos dos profissionais freelance das
actividades criativas podem ser interpretados essencialmente pelo seu discurso informal. Verifica-se que o
processo criativo é descrito como ideia ou solução para um momento e necessidade específicos e como ideia
do processo na descrição temporal. Nesta última percepção e pelo campo teórico da criatividade, os
profissionais possuem um mind-set que lhes permite descrever as fases da actividades, recursos e indivíduos
presentes, numa forte interligação com o campo da actividade criativa, especificidade do projecto e
experiência e conhecimentos profissionais acumulados, que os apoia na gestão contínua e estruturação
técnica. Desenvolvem serviços técnicos, estratégicos e de intermediação e a sua designação representa, por
vezes, a pluralidade de serviços que oferecem e a relação directa com o mundo digital. Os projectos podem
ser integrados por diversos elementos de comunicação e representar apenas um fragmento da cadeia
económica de produção. O computador, Internet e software são essenciais no processo criativo como
instrumentos de criação, comunicação, produção e distribuição. Para tal contribuem as funções automáticas
do computador e software, a portabilidade e compatibilidade de ficheiros digitais, e as plataformas on-line.
Os novos média possibilitam a liberdade criativa e económica dos indivíduos e também contribuem para um
contexto de sobrevivência no mercado, no qual interagem com outros freelancers, empresas e clientes.
en
This interdisciplinary research shows that creative processes of the freelance professionals of the
creative industries can be analyzed on their informal discourse. The creative process is described as an idea
or a solution for a moment or a specific need, or as an idea of the process in its temporal description.
According to this last understanding and creativity field theory, professionals gain a mind-set that allows
them to identify activities, resources and individuals to intervene in projects’ development. This is strongly
supported and connected with the professionals’ creative field of expertise, project specificities and acquired
experience and knowledge, which enable them to deal with both irregular work patterns and technical
development. Creative freelancers develop and provide technical, strategic and intermediary services and its
work designation is, sometimes, an evidence of their diverse activities and connection with the digital world.
Projects can be either integrated by diverse communication elements or only represented by a small fragment
of the economic chain. Thanks to software automatic functions, digital files portability and compatibility and
on-line platforms, computer, Internet and software become essential to the creative process as tool for
creation, communication, production and placement. New media allows professional’s creative and
economic freedom and generate a context where they try to survive in the marketplace, as they interact with
other freelancers, companies and clients.