Title
O professor duplicado: Dramaturgia da fabricação mediática da identidade social
Author
Barbeitos, Emanuel Francisco Martins
Summary
pt
Este estudo propõe uma problematização sobre os processos de fabricação da identidade social dos professores no seio da ecologia mediática em que vivemos. A pesquisa procura recensear as representações sociais da identidade do professor, enquanto “produto mediático”, e os processos discursivos de fabricação e de colocação em visibilidade dessa identidade em três jornais de referência – Público, Expresso e Diário de Notícias – entre 2005 e 2015, um período de grande visibilidade mediática dos professores, devido a uma ampla mobilização em torno de políticas educativas com pendor marcadamente reformista. Pretende-se dilucidar essa produção discursiva, recorrendo a uma metodologia de Análise Crítica do Discurso. Defende-se que os media são forças poderosas de objetivação da identidade social dos indivíduos enquanto membros de categorias sociais ou de classes profissionais e que os professores são, frequentemente, objeto de atenção dos media, quando existe, de alguma forma, um pânico moral acerca da sociedade, das suas crianças ou do comportamento dos próprios docentes. Propõe-se a análise de “momentos críticos do discurso”, durante o período temporal considerado. São “momentos-chave”, de grande perturbação social, logorreicos, polifónicos, em que os media realizam extensas coberturas. Para efeitos de análise, forram escrutinados seis “momentos críticos do discurso”. A investigação realizada permitiu entrever algumas tendências sobre os modos como a chamada serious press portuguesa produz discursividades que geram, mais frequentemente, representações estigmatizantes do professor, não obstante a pluralidade de vozes enunciadoras que nela se expressam – umas, mais orientadas pelo valor-notícia (Público e Expresso), outras, mais sensacionalistas (Diário de Notícias).
en
This study proposes a questioning about the manufacturing processes of social identity of teachers within the media ecology in which we live. The research seeks to identify the social representations of the identity of the teacher, while "media product", and discursive processes of manufacturing and placing in visibility this identity in three newspapers of reference – Público, Expresso e Diário de Notícias – between 2005 and 2015, a period of great media visibility of teachers, due to a wide mobilization around education policies with markedly reformist inclinations. The aim is to elucidate this discursive production, using a methodology of Critical Discourse Analysis. It is argued that the media are powerful forces of objectification of social identity of individuals as members of social groups or professional classes and teachers are often object of media attention, when there is, any way, a moral panic about society, of their children or teachers’ own behavior. It is proposed the analysis of “critical moments of discourse”, during the period considered. They are “key moments”, of great social disturbance, logorrheics, polyphonic, in wich the media performs extensive coverages. For the purpose of analysis, we investigated six “critical moments of the discourse”. The research allowed a glimpse into some trends about the ways in which the so-called portuguese serious press produces discursivities which generate, more often, stigmatizing representations of teachers, notwithstanding the plurality of enunciating voices expressed in it – some, more oriented by news-value (Público and Expresso), other, more sensationalist (Diário de Notícias).