Título
Determinantes da seleção de celebridades desportivas para "endorsement"
Autor
Mendes, Cedric Alain Jesus
Resumo
pt
A utilização de celebridades desportivas para "endorsement" representa uma importante
estratégia de comunicação para as marcas na atualidade, com o intuito de criarem formas de
conexão e vínculos relacionais com a audiência, e também de diferenciação em relação aos
principais competidores. A forte cobertura mediática subjacente ao fenómeno desportivo e o
interesse que suscitam atletas, treinadores e dirigentes desportivos junto do público,
posicionam-nos no topo das preferências das marcas para a realização de contratos de
"endorsement".
Este trabalho analisa os fatores a ter em consideração na seleção de celebridades desportivas
para "endorsement" com o objetivo de desenvolver atitudes favoráveis em relação à marca e
aumentar as intenções de compra. Com base numa amostra de 329 inquiridos e decorrente da
aplicação de modelos de regressão linear múltipla, concluiu-se que as perceções positivas das
atividades nos social media das celebridades desportivas e o seu grau de ajustamento com o
produto impactam positivamente as atitudes em relação à marca e as intenções de compra. A
confiabilidade da celebridade desportiva apenas influencia positivamente as atitudes em
relação à marca e o seu estilo de vida tem um impacto negativo nas intenções de compra. Não
se identificaram efeitos estatisticamente significativos da atratividade física, da expertise, da
"performance" desportiva e da capacidade de entretenimento das celebridades desportivas quer
nas atitudes em relação à marca, quer nas intenções de compra.
Tendo em consideração estes resultados, são apresentadas recomendações estratégicas às
marcas com o objetivo de as auxiliar no processo de escolha de celebridades desportivas para
"endorsement".
en
The use of sports celebrities for endorsement represents an important communication strategy
to the brands nowadays, with the aim of creating ways of connection and relational links with
the audience, and also of differentiation in relation to the main competitors. The strong media
coverage underlying the sporting phenomenon and the interest that athletes, coaches and
sports executives arouse among the public, place them on the top of brand preferences for
endorsement contracts.
This work analyses the factors to be taken into consideration in the selection of sports
celebrities for endorsement with the purpose of developing favorable attitudes towards the
brand and increasing purchase intentions. Based on a sample of 329 respondents and resulting
from the application of multiple linear regression models, it was concluded that the positive
perceptions of the social media activities of sports celebrities and their fit with the product
impact positively the attitudes towards the brand and purchase intentions. The trustworthiness
of the sports celebrity only affects positively the attitudes towards the brand and his/her
lifestyle has a negative impact in the purchase intentions. Statistically significant effects were
not identified regarding the physical attractiveness, the expertise, the sports performance and
the entertainment capability of the sports celebrities, whether in the attitudes towards the
brand or in the purchase intentions.
Taking into consideration these results, strategic recommendations are presented to the brands
with the aim of helping them in the sports celebrity selection process for endorsement.