Título
Latent entrepreneurship: the effects of the type of formal education on youth self-employment
Autor
Caria, Ana Margarida Proença
Resumo
pt
O empreendedorismo e a análise dos seus motivadores tem sido um tema em voga na literatura
econômica recente. Através do uso de conceitos teóricos sobre os fatores individuais que afetam
a probabilidade da decisão na escolha ocupacional, este estudo pretende analisar se o tipo de
educação terá influência na probabilidade de um indivíduo estar disposto a trabalhar por conta
própria. Através da criação de um questionário, este estudo faz uso da sua própria base de dados
para compreender se as disciplinas assim como a experiência em empreendedorismo
influenciam as escolhas ocupacionais dos indivíduos.
Um questionário inspirado no "Flash Barometer" 2000/2004 foi construído para desenvolver uma
base de dados, incluindo 521 alunos das quatro escolas do ISCTE-IUL. A base de dados é usada
para testar três modelos que assumem três hipóteses distintas. A primeira hipótese é se os
estudantes das diferentes escolas têm diferentes intenções no que diz respeito ao autoemprego.
A segunda e a terceira são se os alunos que tiveram disciplinas e experiência profissional em
empreendedorismo têm diferentes intenções no que diz respeito ao autoemprego,
respetivamente.
Estes modelos são analisados através de regressões logísticas binárias. Este estudo não
evidencia suporte para nenhuma das hipóteses. Tais resultados destacam a necessidade de
desenvolver a literatura sobre este tema, complementando-a com diferentes variáveis e
testando-as, posteriormente, com métodos econométricos inovadores. Por fim, de forma a
remover possíveis imparcialidades resultantes de uma amostra limitada e com características
restritas, sugere-se o teste destes resultados para bases de dados mais amplas, comparando os
resultados para diversos países.
en
Entrepreneurship and its drivers analysis has been a hot topic in recent economic literature.
Using theoretical concepts of the individual factors impacting the probability of individual’s
occupational choice decision, this study aims to examine whether the type of education impacts
the probability of an individual to be willing to pursue self-employment. Through the
development of a comprehensive survey, this study uses its own data set to understand whether
entrepreneurial training and experience influence individual’s entrepreneurial intentions.
A Survey inspired in the Flash Barometer 2000/2004 was constructed to develop our data set
including 521 students from all four schools within ISCTE-IUL (Instituto Superior de Ciências
do Trabalho e da Empresa – Instíuto Universitário de Lisboa). The data set is used to test three
models under three different hypothesis. The first model is generated under the hypothesis of
whether students from different schools have different entrepreneurial intentions. The second
and third, under the hypothesis of whether previous entrepreneurial subjects and entrepreneurial
experience impacts student’s entrepreneurial intentions, respectively.
Binary logistic regressions are used to perform the analysis of these models. The study does not
find support for any of the hypotheses. Such results highlight the need to further develop the
literature on this topic, complementing it with different variables and testing it with innovative
econometric methods. In addition, to remove possible biases giving our narrow sample and its
characteristics, one must suggest the need to test these findings for a more broad data with
cross-country analysis.