Título
Análise da performance do serviço nacional de saúde de Portugal continental
Autor
Felício, Maria Teresa de Almeida Monteiro
Resumo
pt
A necessidade de avaliação de performance tem-se vindo a estender ao setor
da saúde, apesar da sensibilidade que lhe é inerente, tanto por razões de natureza
política, como económica, para controlo de custos, como para ocorrer um fenómeno
de empowerment dos cidadãos relativamente à sua saúde. Para colmatar esta
necessidade é necessário existir um conjunto de indicadores mensuráveis e de
confiança, que permita avaliar, comparar e melhorar a performance das instituições.
O estudo tem como principais objetivos a análise da performance global do
SNS de Portugal continental, através da análise dos 3 principais tipos de instituições
que o constituem (hospitais, ULS e ARS) e a construção de um instrumento de
avaliação, o Balanced Scorecard, que tenha em conta as especificidades das
instituições em questão.
O alvo do estudo é toda a população, ou seja, todas as instituições prestadoras
de cuidados de saúde diretos à população, em Portugal continental, e que pertençam
ao SNS. Os anos em estudo são 2013 e 2014. Os dados foram recolhidos nos
relatórios anuais das várias instituições.
Os resultados mostram que há uma grande incoerência de dados no setor da
saúde, não permitindo uma análise adequada da performance das suas instituições.
en
The need for performance evaluation has been extended to the health sector,
despite the sensibility that is inherent, both for political reasons, as for economic
reasons, to cost control, as to health empowerment of the citizens. To overcome this
need is necessary a set of measurable and reliable indicators, in order to access,
compare and improve the institutions’ performance.
This study has as main objectives the analysis of the overall performance of
Portugal’s mainland NHS. The 3 main types of institutions belonging to NHS were
analyzed and the construction of an assessment tool, the Balanced Scorecard, was
made, taking into account the institutions’ specificities.
The study target is the entire population, that means, all the national direct
health care providors, on the mainland, and also belonging to the NHS. The years
under study are 2013 and 2014. The data was collected using the annual institution’s
reports.
The results show that there is great data inconsistencies in the health sector,
not allowing a proper performance analysis, both of the instituions as a unit as per the
entire NHS.