Título
The role of positive and negative brand engagement on affective commitment and self-expression word-of-mouth, using extraversion as a moderator: the brand communities context
Autor
Marques, Maria Inês Lameiras
Resumo
pt
O principal objetivo deste estudo é examinar o engajamento entre marca e consumidor,
enquanto algo não-exclusivo a interações positivas entre as partes envolvidas. Assim, tenta-se
demonstrar que indivíduos que admitem odiar, ou que nutrem sentimentos desfavoráveis para
com uma marca, também podem engajar com a mesma e, especificamente, com as comunidades
de que fazem parte. É também explorada a influência da extroversão, enquanto moderador, na
relação entre o engajamento de marca e de comunidade no comprometimento afetivo e na
palavra-de-boca, enquanto auto-expressão. Através de uma amostra de 700 indivíduos, foi
possível reunir dados de 8 fontes: uma comunidade de fãs e outra de anti-fãs do Sporting Clube
de Portugal, uma comunidade de fãs e de anti-fãs da McDonald’s, uma comunidade de fãs e de
anti-fãs da Starbucks, e uma comunidade de fãs e de anti-fãs da Apple Inc.
Este estudo ilustra que as comunidades têm diferentes motivações no que toca ao engajamento
com a marca e com a comunidade, online, e algumas também influenciam o comprometimento
afetivo e a palavra-de-boca enquanto forma de expressão das comunidades, mesmo com a
presença do moderador ‘extroversão’. Os resultados também dão apoio aos argumentos-chave
propostos e contribuem para o entendimento do engajamento negativo de marca e,
especificamente, engajamento negativo de marca online – conceitos emergentes na área do
Marketing. Implicações do estudo para a gestão, bem como futuros caminhos de pesquisa são
discutidos.
en
The main goal of this dissertation is to examine that consumer-brand engagement is not
exclusively related to positive processes or interactions between the involved entities. Thus, it
tries to demonstrate that individuals who dislike, claim to hate, or develop unfavourable feelings
toward the brand, can also be engaged with it and, specifically, with the community he/she is
part of. The study also explores the influence of extroversion as moderator in the relationship
between brand engagement and affective commitment and between brand engagement and selexpression
word-of-mouth. To illustrate these ideas, using a sample of 700 individuals,
worldwide, it was possible to collect data from 8 sources: one fan and one anti-brand
community of Sporting Clube de Portugal, one fan and one anti-brand community of
McDonald’s, one fan and one anti-brand community of Starbucks, and one fan and one antibrand
community of Apple Inc.
The findings from this research illustrate that communities have different motivations for
engaging with the community and the brand online, and that they influence, to some extent,
some communities’ affective commitment and self-expression WOM, even with the moderation
of extraversion. The findings also provide support for the key arguments proposed and open
paths for further exploration of the concept of negative engagement and, specifically, negative
online brand engagement – upcoming and fundamental areas of research in the Marketing.
Further implications for managers, and future research paths are discussed.