Título
A escola e a família, uma parceria ou uma simples aproximação? : uma análise comparada de políticas,estratégias, práticas e resultados
Autor
Gonçalves, Eva Patrícia Duarte
Resumo
pt
O estudo da relação escola-família continua pertinente devido às mudanças realizadas no
sistema educativo Português, sobretudo desde a década de oitenta do século passado. A
regulação partilhada entre Estado e comunidades locais, embora mantendo o Estado uma
forte centralização de poderes, deu origem a uma redistribuição das responsabilidades
tendo sido reconhecidos novos papéis a desempenhar por professores e pais: de parceiros
nos processos de gestão da escola e turmas e, ainda, de acionistas e de clientes por parte
das famílias. Na sequência desses novos papéis, aos professores pede-se que aceitem
novos elementos no interior das escolas com poder de decisão e aos encarregados de
educação que assumam responsabilidades que nunca haviam sido suas. Passados alguns
anos, importa analisar como os atores escolares e familiares se estão a apropriar dos seus
novos papéis em diferentes contextos familiares e educativos, análise que será conduzida
em três diferentes escalas. O trabalho começa por identificar as orientações nacionais para
a relação escola-família comparando o sistema educativo Português com outros sistemas
Europeus e traçando a evolução da relação possível entre professores e famílias desde
1835 até 2013 (escala macro). A partir das orientações nacionais procura-se identificar
como professores e famílias se apropriam dos seus novos papéis ao nível estratégico
(escala meso) e ao nível das turmas, entre diretores de turma e encarregados de educação
(escala micro). O sistema educativo nacional é um dos mais abertos à participação das
famílias, mas esta ainda é incipiente devido a limitações quer das escolas quer das famílias.
en
The study of school-family relationship in the Portuguese educational system is still pertinent
because of changes implemented especially since the eighties of the 20th century. State
continues to be highly centralized but changes towards shared regulation of education
between central government and local communities caused a redistribution of responsibilities
between actors. New roles for teachers and families were recognised: the role of partners for
both teachers and parents, and for families also the roles of stakeholders and clients.
Consequently, schools have to open to their communities and teachers must accept
outsiders participation in decision-making processes, and families have to accept
responsibilities that were never theirs before. Main objective of this study is to analyse how
teachers and families appropriated their new roles in different familiar and educational
contexts, in three different scales. Work begins by identifying national guidelines for schoolfamily
relationship by comparing the Portuguese educational system with other European
vi
systems and studying how the possible school-family relationship evolved since 1835 until
2013 (macro scale). After identifying national guidelines, work continues with the analysis of
actors’ appropriations of their new roles, first at the strategic level (meso scale) and then at
class level, between teachers and parents (micro scale). Portuguese education system is
positioned among the set of countries that provide more opportunities for parents to
participate in education, but families participation level is still weak due to limitations
observed both in teachers and in family’s actions.