Título
Avaliação de empresas: Caso da Sociedade de Veículos Motorizados
Autor
Matlombe, Fulgêncio
Resumo
pt
O presente trabalho versa sobre os métodos deavaliação de empresas. A determinação do
valor de uma empresa exige do analista coerência e rigor conceptual, já que estão
disponíveis na literatura diversos métodos que visam responderem esta acção.
O presente trabalho teve como objectivo principal, a aplicação prática do método dos
fluxos de caixas descontados para a avaliação de uma empresa moçambicana, a Sociedade
de Veículos Motorizados, mais conhecida por Somotor, que tem como objecto, a
representação de marcas e comercialização de veículos motorizados. Para além da revisão
da literatura, o autor recolheu e analisou a informação económico-financeira e realizou
entrevistas aos elementos da Direcção Executiva da Somotor com vista a obter o melhor
entendimento do negócio e das especificidades da empresa.
A análise dos relatórios e contas permitiu verificar que, nos últimos anos, a Somotor tem
vindo a melhorar substancialmente a sua performance económico-financeira, resultante por
um lado, das acções de reestruturação interna iniciadas em 2007 e por outro, da envolvente
externa favorável ao sector.
Em mercados emergentes, a avaliação de empresas é muito mais difícil visto que os riscos
e obstáculos enfrentados pelas empresas são maiores do que em países desenvolvidos e a
disponibilidade da informação do mercado é reduzida.
O valor de referência da Somotor, considerando na íntegra os bens, direitos e obrigações, é
de cerca de 270 milhões de meticais, equivalentes a cerca de 8,2 milhões de dólares
americanos.
en
This work is concerning to the methods of company valuation. Determining the value of a
company requires the analyst consistency and conceptual rigor, as they are available in the
literature several methods designed to answer this action.
This work’s main objective was the practical application of the method of discounted cash
flows for the evaluation of a Mozambican company, the Sociedade de Veículos
Motorizados, better known as Somotor, which has as object, the representation of brands
and sales of motorized vehicles. In addition tothe literature review, the author collected
and analyzed the economic and financial information and conducted interviews with
members of the Somotor Executive Committee to obtain a better understanding of the
business and the specfinesses of the company.
The analysis of the reports and accounts showed that the Somotor has been substantially
improved its economic and financial performance in recent years, resulting on the one
hand, the internal restructuring actions initiated in 2007 and on the other hands, the
external environment favourable to the sector.
In emerging markets, the valuation is much more difficult since the risks and obstacles
faced by firms are higher than in developed countries and the availability of market
information is reduced.
The reference value of Somotor considering all assets, rights and obligations, is about 270
million of meticais, equivalent to about 8.2 million U.S. dollars.