Theses and dissertations

Master
Communication, Culture and Information Technology
Title

Representações de Portugal nas agências internacionais de notícias

Author
Filho, Mohamad Saleh Aboul Hosn
Summary
pt
A comunicação social desempenha um papel relevante na formação da imagem de países e populações na comunidade internacional. Neste âmbito, as agências internacionais de notícias ocupam uma função central, por ser uma fonte significante do conteúdo que abastece as empresas jornalísticas sobre o que acontece fora do alcance da sua realidade. Nas últimas décadas, Portugal reforçou a sua presença dentro da comunidade internacional, com a participação em blocos e organizações que, se por um lado reduziram o poder das suas fronteiras geográficas, por outro aumentaram a influência portuguesa na política, economia e cultura num contexto global. Em razão disso, aumentou também o interesse dos media estrangeiros em relatar os acontecimentos relacionados com o país. Os personagens ligados a Portugal que mais despertam o interesse destas agências estão ligados ao Desporto e à Política. O género noticioso favorito é a Nota Informativa, com o relato direto e pouco aprofundado de temas atuais. Os assuntos relacionados com Portugal com maior valor-notícia para agências internacionais de notícias são Política, Desporto e Economia, Finanças e Negócios. A maior parte do material publicado por estas agências sobre o país é classificada como Neutro. Entre as peças classificadas como Positivas ou Negativas, foi identificado um maior volume de material negativo. Apesar de o conteúdo negativo se sobressair em relação ao positivo, as agências de notícias não fazem uso de estereótipos ou generalizações sobre Portugal ou os portugueses em uma tentativa de justificar os problemas do país. No entanto, Portugal é comparado com a Grécia e com outros países do Sul da Europa, reforçando a generalização de uma debilidade económica e instabilidade política da região.
en
The media plays an important role in shaping the image of countries and their citizens among the international community. In this context, the international news agencies have a central role, as a significant source of content that supplies news outlets about what happens beyond the reach of their reality. In recent decades, Portugal has strengthened its presence within the international community, participating in political and economic unions and organizations. In one hand, this reduced the power of their geographical boundaries but on the other increased the Portuguese influence in politics, economy and culture in a global context. As a result, the interest of foreign media to report events related to the country has also increased. The main characters linked to Portugal with most interest for these agencies are connected to Sports and Politics. The favorite news gender is the 'Informative Note', a stile of writing with superficial approach about current issues. The most interesting subjects about Portugal for these media outlets are Politics, Sports and Economics, Finance and Business. Most of the material published by these agencies about the country is classified as neutral. Among the ones classified as positive or negative, a larger amount of negative material was identified. But, despite of the larger amount of negative content comparing to the positive ones, the news agencies do not use stereotypes or generalizations about Portugal or the Portuguese as an attempt to justify the country's problems. However, Portugal is compared with Greece and other countries of Southern Europe, reinforcing the conception of economic weakness and political instability about the region.

Date

08-Mar-2017

Keywords

Portugal
Media
Jornalismo
Opinião pública
social stereotypes
Public opinion
Meios de comunicação de massas
Agência de notícias
Estereótipo social
International journalism
News agencies

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