Title
Representações de Portugal nas agências internacionais de notícias
Author
Filho, Mohamad Saleh Aboul Hosn
Summary
pt
A comunicação social desempenha um papel relevante na formação da imagem de países e
populações na comunidade internacional. Neste âmbito, as agências internacionais de notícias
ocupam uma função central, por ser uma fonte significante do conteúdo que abastece as empresas
jornalísticas sobre o que acontece fora do alcance da sua realidade.
Nas últimas décadas, Portugal reforçou a sua presença dentro da comunidade internacional,
com a participação em blocos e organizações que, se por um lado reduziram o poder das suas
fronteiras geográficas, por outro aumentaram a influência portuguesa na política, economia e cultura
num contexto global. Em razão disso, aumentou também o interesse dos media estrangeiros em
relatar os acontecimentos relacionados com o país.
Os personagens ligados a Portugal que mais despertam o interesse destas agências estão
ligados ao Desporto e à Política. O género noticioso favorito é a Nota Informativa, com o relato direto
e pouco aprofundado de temas atuais.
Os assuntos relacionados com Portugal com maior valor-notícia para agências internacionais
de notícias são Política, Desporto e Economia, Finanças e Negócios. A maior parte do material
publicado por estas agências sobre o país é classificada como Neutro. Entre as peças classificadas
como Positivas ou Negativas, foi identificado um maior volume de material negativo.
Apesar de o conteúdo negativo se sobressair em relação ao positivo, as agências de notícias
não fazem uso de estereótipos ou generalizações sobre Portugal ou os portugueses em uma tentativa
de justificar os problemas do país. No entanto, Portugal é comparado com a Grécia e com outros
países do Sul da Europa, reforçando a generalização de uma debilidade económica e instabilidade
política da região.
en
The media plays an important role in shaping the image of countries and their citizens among
the international community. In this context, the international news agencies have a central role, as a
significant source of content that supplies news outlets about what happens beyond the reach of their
reality.
In recent decades, Portugal has strengthened its presence within the international community,
participating in political and economic unions and organizations. In one hand, this reduced the power
of their geographical boundaries but on the other increased the Portuguese influence in politics,
economy and culture in a global context. As a result, the interest of foreign media to report events
related to the country has also increased.
The main characters linked to Portugal with most interest for these agencies are connected to
Sports and Politics. The favorite news gender is the 'Informative Note', a stile of writing with superficial
approach about current issues.
The most interesting subjects about Portugal for these media outlets are Politics, Sports and
Economics, Finance and Business. Most of the material published by these agencies about the
country is classified as neutral. Among the ones classified as positive or negative, a larger amount of
negative material was identified.
But, despite of the larger amount of negative content comparing to the positive ones, the news
agencies do not use stereotypes or generalizations about Portugal or the Portuguese as an attempt to
justify the country's problems. However, Portugal is compared with Greece and other countries of
Southern Europe, reinforcing the conception of economic weakness and political instability about the
region.