Title
Intangibles that matter for HCM: Self-actualization: A case study of a Brazilian company
Author
Machado, Isa Débora Teixeira
Summary
pt
O papel fundamental da gestão de Recursos Humanos nas organizações é o de criar e medir as condições necessárias para a manifestação de um força de trabalho saudável e produtiva que constitua uma fonte de vantagem competitiva e sustentável. O interesse das organizações em abordar os intangíveis no topo da pirâmide de Maslow tem vindo a crescer, contudo o nosso conhecimento sobre como fazê-lo é muito incompleto. Este estudo dedica-se a investigar os colaboradores vivendo o seu potencial máximo no espaço onde dedicam grande parte do seu tempo: o trabalho. Através de um estudo de caso, investigou-se como é que o Hotel Urbano está a abordar as necessidades de auto-realização dos colaboradores. Investigou-se também a possibilidade de que a relação entre os colaboradores auto-realizados e o seu compromisso afetivo com a organização é moderada pela gestão dos intrínsecos da função tais como a autonomia, o reconhecimento, as oportunidades de crescimento e o significado da tarefa. A partir de uma amostra composta por trabalhadores brasileiros (N = 151), foram analisados questionários e o conteúdo de uma entrevista feita ao diretor de RH. Os resultados não suportam os efeitos de moderação, mas apoiam as hipóteses de correlação positiva entre auto-realização, compromisso afetivo e gestão de fatores intrínsecos, deixando espaço para futuras pesquisas sobre como estas variáveis se relacionam entre si. O contributo principal desta investigação salienta a importância da gestão do potencial dos colaboradores como uma estratégia para alcançar maiores e significativos resultados organizacionais.
en
The fundamental role of Human Resources Management in organizations is to create and measure the right conditions for a healthy productive workforce to emerge and represent a source of sustainable competitive advantage. Business interest in how to address the intangibles in the top of Maslow’s pyramid is growing, but our understanding of how to do it is very incomplete. This paper is about employees living up to their full potential in the workplace. Through a case study, we investigated how the company is addressing the employee’s higher needs of self-actualization and also the possibility that the relationship of self-actualized employees and their commitment towards the organization is moderated by the management of intrinsic aspects of the function such as autonomy, recognition, growth opportunities and task significance. We examined questionnaires from a sample of Brazilian employees (N=151) and qualitative information from an interview with the HR Director. Results did not support the moderation effects but supported the hypothesis of positive correlation between self-actualization, affective commitment and management of intrinsic factors, leaving space for future research on how these variables relate to each other. The main contribute of the current study is raising awareness on the importance of workforce’s potential as a strategy to achieve peak performances.