Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços e da Tecnologia
Título

Plano de negócio Hotel do Templo

Autor
Rolo, Ana Catarina Santos
Resumo
pt
O sector do turismo em Portugal, na última década registou um crescimento médio anual de 3,3%, apresentando-se como a principal actividade exportadora nacional, que em 2010 representou cerca de 14% do total das exportações de bens e serviços (Turismo de Portugal, 2010). Informação divulgada pelo Plano Estratégico Nacional de Turismo prevê a continuação do crescimento do sector do turismo, potenciado pelas novas tendências dos consumidores, tais como a diversificação de experiências como principal motivação da viagem. Os factos anteriores permitiram identificar oportunidades no mercado turístico por explorar. Nesse contexto, surgiu o conceito inovador do Hotel do Templo, que pretende reconverter um solar do século XX, localizado na aldeia histórica de Idanha-a-Velha, num hotel rural de elevados padrões de qualidade, associado a um espaço museológico de interpretação da Ordem do Templo, onde é possível vivenciar diversificadas experiências templárias e desvendar mistérios deste enigmático tema. O objectivo é satisfazer uma necessidade cada vez mais difundida e sofisticada na procura de experiências intelectuais e culturais, visando proporcionar o máximo valor acrescendo ao cliente num ambiente de requinte e serenidade. Ao longo do projecto, apresenta-se o plano de negócio que distingue o Hotel do Templo de forma inovadora e diferenciadora da concorrência. É fulcral delinear uma estratégia de marketing eficiente para que este novo serviço tenha impacto no mercado e o máximo de aderência. O aproveitamento das oportunidades no mercado permitirá entregar superior valor acrescentado aos clientes, comparativamente com a concorrência.
en
In the last decade the Portuguese Tourism Sector grew by an average 3.3% annual and presented itself as a major national export activity. In 2010 it represented about 14% of total exports of goods and services (Turismo de Portugal, 2010). The Portuguese National Tourism Strategic Plan forecasts that the tourism sector will keep growing, boosted by new consumers trends, such as diversification of experiences as the main motivation for travelling. This search for diversification allowed identifying new opportunities in the tourism market. One of the opportunities is innovating the Hotel segment with the Templar Hotel, a reconverted historical solar from the early XX century, located in the historic village of Idanha-a-Velha. Its mission is becoming a high quality rural associated with a thematic museum focused on the Templar Order, where one can enjoy multiple Templar experiences and unveil the mysteries of this enigmatic subject. This offer aims at satisfying an increasingly widespread and sophisticated search for intellectual and cultural experiences in order to provide the most added value to the customer in an environment of elegance and serenity. This project discusses the business plan for the Templar Hotel so it can present himself has innovative and differentiated from the competition. It is a key factor for success to draw an effective marketing plan so the project maximizes the market impact and gets maximum grip. Taking advantages of the market opportunities will enable delivering a higher added value for customers when compared to competition.

Data

30-mai-2013

Palavras-chave

Turismo
Tourism
Plano de negócio
Business plan
Hotel rural
Ordem dos Templários
Rural hotel
Templar Order

Acesso

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