Theses and dissertations

Master
Social and Organizational Psychology
Title

O papel do bem-estar na optimização das práticas de formação e comunicação organizacional com vista a um clima de aprendizagem

Author
Pinto, Ana Filipa Ramos
Summary
pt
O Clima de Aprendizagem Organizacional é, simultaneamente, visto como resultado de uma gestão eficaz das práticas de Recursos Humanos bem como de características individuais. Tem vindo a ser associado ao Bem-Estar Subjectivo mas os processos que envolve não estão ainda explorados. Tendo por base uma amostra de 853 indivíduos, o presente estudo testa um modelo de mediação tomando as práticas de formação e de comunicação da empresa como potenciais mediadores na relação entre o Bem-Estar Subjectivo e percepção de existência de um Clima de Aprendizagem Organizacional (CAO). Os resultados apontam para a existência de uma mediação parcial, assim mostrando que as práticas de comunicação e de formação operam como elemento de processo a considerar na aposta no Bem-Estar Subjectivo para promover um CAO.
en
Organizational learning climate (OLC) is, simultaneously, taken as a result of an effective management of HR practices as well as individual characteristics. It has been associated to the subjective well-being but underlying processes are yet to be known. With a sample of 853 employees, the present study tests a mediated model taking training practices and organizational communication practices as potential mediators of the relation between subjective well-being and OLC. Results show a partial mediation occurs thus highlighting that such HR practices operate as process elements that should be taken into consideration when investing in subjective well-being with the purpose of promoting an OLC.

Date

14-Mar-2011

Keywords

Training
Bem-estar subjetivo
Subjective well-being
Clima de Aprendizagem Organizacional
Organizational learning climate
Comunicação -- Communication
Formação -- Formation

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